domingo, 21 de outubro de 2012

STREET FIGHTER IV

Escrito e editado por: Edu-jb

Gênero: Luta
Plataforma: Playstation 3, Xbox 360, Nintendo 3DS
Ano de Lançamento: 2008
Produtora: Capcom

Revisão: Street Fighter IV é a sexta série do jogo de luta mais famoso de todos os tempos. A atual versão do jogo, lançada após o mediano Street Fighter 3, veio para ser a versão definitiva da série, repleta de elementos novos mesclados com aquilo que fez de Street Fighter II o jogo de luta mais popular de sua época. A similaridade começa pelo lançamento em 2008 exclusivo para Arcade. No ano seguinte o jogo base foi lançado para Playstation 3 e Xbox 360. A história do jogo se passa entre SF2 e SF3, após o embate entre M. Bison e Akuma e mostra o início das operações da sinistra corporação S.I.N. O jogo inicial incluia os doze personagens de Street Fighter II Turbo (os 8 principais e os 4 chefes), mais Akuma e seis personagens novos: Abel, o homem que esqueceu seu passado; Crimson Viper, uma sinistra espiã; Rufus, o lutador de Kung Fu que quer ser o maior dos EUA; o mexicano El Fuerte; Gouken, mestre de Ryu e Ken e irmão de Akuma; e Seth, o último chefe do jogo. As versões para consoles apresentavam ainda mais seis personagens da série II e Alpha que podiam ser destravados: Sakura, Cammy, Dan, Rose, Gen e Fei Long. Estas versões tinham como grande atrativo o extensivo uso das redes, PSN e Xbox Live, para intensos combates online. Em 2010 uma nova expansão do jogo foi lançada, o Super Street Fighter IV. Este jogo era ainda mais voltado ao multiplayer online, apresentando muitas inovações neste sentido (não é compatível com quem não fez o upgrade da versão anterior). Quem já possuía SFIV poderia comprar pelas redes a expsansão ou comprar diretamente o disco com o jogo completo. Foram acrescentados ainda mais personagens, como Dee Jay e T. Hawk de SF2, Adon de SF1, Dudley, Ibuki e Makoto de SF3, e Cody e Guy de Final Fight, além de mais dois personagens novos, Juri e Hakan. Outros personagens foram incluidos posteriormente em DLCs, como Evil Ryu e Oni. No ano seguinte a expansão Arcade Edition foi lançada,  sendo ainda mais apromorada para lutas online e incluidas as DLCs dos personagens secretos, mas não das roupas secretas que ainda precisam ser compradas pelas redes.

Jogabilidade: a Capcom conseguiu a perfeita união entre o clássico e o novo. Com isso, a jogabilidade ficou muito, mas muito parecida com Street Fighter II, com personagens leves, que saltam com facilidade em uma movimentação totalmente 2D, mas com gráficos cartoonizados em 3D. Os variados botões dos consoles dividem em socos e chutes em fortes, médios ou fracos (exatamente como era no SNes ou no Mega Drive). Os golpes seguem sendo um pouco "duros", envolvendo giros parciais ou completos do direcional, carregar para trás ou para baixo por alguns seguntos, etc. Mas diferente dos joysticks antigos, os da nova geração contam com as alavancas, aproximando os jogos caseiros da jogabilidade quase perfeita do Arcade, além de poupar os polegares dos mais fanáticos. Praticamente todas as táticas de antigamente são novamente aplicáveis. Se unir isso aos excelentes aspectos gráficos e sonoros, conseguimos um jogo capaz de atrair jogadores novos ao mesmo tempo que traz de volta os mais veteranos que já haviam abandonado a série pelos rumos que havia tomado. O modo single player permite confrontos com a CPU ou jogar no modo arcade e ver a história dos personagens, havendo bastante variação e algumas falas especiais quando se enfrenta o "Rival". Mas o último chefe será invariavelmente Seth (que nem chega nem perto dos problemas que Bison causava em SFII). Durante a história, os clássicos desafios de quebrar o carro e os barris estão de volta.

Pros: a grande surpresa deste jogo (especialmente para quem muito jogou SFII) são as semelhanças e as características simples que fizeram da série a mais importante dos anos 90 no quesito luta, se afastando de vez daquela tendência "frenética" de jogos como Soulcalibur e Tekken, com embates mais agressivos e muito "smash button". SFIV segue um jogo mais calmo, em que muitas táticas podem ser aplicadas, havendo grande variação entre os personagens e os estilos de cada jogador, alguns mais ágeis (Chun Li), outros mais defensivos (Guile), outros mais agressivos (Ryu, Ken) e assim vai. O modo online de confrontos é bem perto da perfeição, garantindo muito desafio para quem curte esta modalidade, que só é estragada por eventuais conexões lentas. Por último cabe ressaltar a excelente arte gráfica e a trilha sonora primorosa, algo que já é comum na série mas que está ainda melhor nesta edição.

Contras: o jogo é quase totalmente voltado para o modo online, de modo que há poucas opções de single player. Para quem não gosta muito de confrontos virtuais e mesmo assim gosta de luta provavelmente SFIV ocupará uma posição secundária, já que outros jogos de luta desta geração trabalham mais o desafio offline. Para um gigantesco jogo como este e todas as capacidades eu esperava que a história dos personagens fosse melhor explicada.

Screenshots:








 Trailer:


Considerações Finais: Street Fighter IV é considerado pela maioria dos gamers e sites/revistas especializadas como o melhor jogo de luta desta geração, algo que certamente é justo. A grande quantidade de lutadores e suas diferentes características e todo o excelente trabalho do jogo online tornam ele atrativo para os viciados, mas também permite que jogadores ocasionais tenham bastante diversão e aproveitem este enorme game e seu esplêndido trabalho de arte, gráfica e sonora (cabe novamente destacar a sempre incrível OST). Após as versões de PS3 e Xbox 360, uma versão alternativa foi lançada para Nintendo 3DS com o título de Super Street Fighter IV: 3D Edition. Apresenta todos os personagens e tem um gameplay muito rápido, bem próximo da versão dos consoles, garantindo que donos do novo portátil da Nintendo também possam usufruir deste magnífico jogo.


5 comentários:

  1. Pelo pouco que vi do jogo, achei legal :D Me parece ser do tipo que você reune os amigos e vai bagunçar geral xD Pelo que falou, tem uma gama de personagens, hein?'-'
    Infelizmente eu tenho que discordar que Soul Calibur é smash button D: Apesar de ter mais movimentação, a pessoa tem que pensar no que vai fazer D:(claro que não, caso seja em um nível fácil xD). O AI do jogo foi feito pra se acostumar com sequências de golpes, fazendo com que o CPU esquive facilmente se alguém tentar "apelar" XD Sem contar que os deflects são basicamente a esquiva de RE3 que o Mr. G.W. citou xD
    Bison no SFAIII era imoral xDDDDDDD Com aquele especial que não tem nem um aviso direito xD Eu ria muito quando ele vencia no especial, ai mostrava ele girando bem devagar. Povo chamava de "especial do galeto", porque ele ficava girando deitado xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehehe... não leva tão à sério essa história de smash button, TK. Tanto Tekken quanto Soul Calibur (curto ambos) exigem muito raciocínio e são bem mais reais em termos de luta. Mas inegavelmente tu "aperta mais botões e de maneira mais rápida" para efetuar os golpes. Tipo frente, frente, quadrado, quadrado, triângulo. SF é mais lento, dá pra pensar mais no que fazer. Mas as lutas são pouco realistas e a defesa não pode ser mais simples (segurar pra trás). Vai mesmo da preferência de cada um. Como sou um velho, prefiro SF, hahahaha

      Bah, cara, não sei se tu chegou a jogar o SF 2, eu acho aquele Bison bem pior que o do A3, ainda que este de fato seja de fazer largar o controle na hora de dar o especial. Enfim. Já sobre o número de personagens, acho que entre os jogos mais tradicionais SF4 é o que tem o maior número de personagens mesmo, o que é bem legal para jogar com amigos porque demora muito pra ficar repetitivo.

      Excluir
  2. eu comprei o do 3ds é muito bom, alguns combos "poucos" não da pra fazer os chamados Chain combos, são poucos, e o cenario não tem animação de fundo, mas é bom assim mesmo.

    ResponderExcluir
  3. eu comprei o do 3ds é muito bom, alguns combos "poucos" não da pra fazer os chamados Chain combos, são poucos, e o cenario não tem animação de fundo, mas é bom assim mesmo.

    ResponderExcluir
  4. E ja que mencionaram o 3ds aqui, o Resident Evil REvelations é muito bom heim, comprei, chorei no preço, achei que ia me arrepender mas é muiiiiiiiiiiiiiiiito bom, é Resident Evil de verdade...diferente desse cocô do R.E 6 que so o Mr gosta lol

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...