quinta-feira, 11 de outubro de 2012

LEGACY OF KAIN: BLOOD OMEN!

Escrito e editado por: Mr.Gameworld

Gênero: Action RPG
Plataforma: Windows, Playstation
Ano de Lançamento: 1996
Produtora: Sillicon Knights/Crystal Dynamics/Eidos

Revisão: para quem não procurou se aprofundar verdadeiramente na série Legacy Of Kain, talvez esse tenha passado batido. Blood Omen foi o verdadeiro inicio da história apresentada nos demais jogos. Contando com uma jogabilidade completamente diferente da experimentada em Legacy Of Kain: Soul Reaver (talvez o mais famoso título da série até hoje), o game acabou se perdendo no tempo, em meio à outros semelhantes que fizeram mais sucesso na linha Action RPG num clima mais "PC Style" (como eu e o Edu costumamos chamar). Mesmo que Blood Omen seja constantemente comparado com Diablo, por exemplo, é surpreendente notar que ele na verdade foi lançado antes, com quase um mês de antecedência, o que nos faz perceber que uma nova onda do gênero estava por vir, para se popularizar entre milhões de Gamers naquela geração (ao longo da review, Screenshots e Trailer, você entenderá a semelhança entre os games). A história terá como protagonista Kain, o vilão de Soul Reaver, que em uma noite qualquer tenta parar em uma taverna para se abrigar na noite perigosa do Reino de Nosgoth, habitado por criaturas sombrias e bandidos impiedosos. Após ser expulso do local, Kain decide partir, tentando encontrar outro lugar seguro pelas longas terras da região. Porém, acaba sendo atacado por um grupo de bandidos, que o assassinam sem dar chances de reação (por motivos até então desconhecidos). Mas uma nova esperança surge em frente aos seus olhos: Mortanius, o mais poderoso necromante de Nosgoth, oferece uma nova vida para Kain! Com um enorme desejo de vingança correndo em suas veias, Kain aceita a proposta sem medir as consequências,  apenas pensando em ir atrás daqueles que lhe fizeram tamanha crueldade. O que Kain não sabia é que apenas parte de sua vida seria dada de volta, pois a partir do momento de sua ressurreição, ele se tornaria um vampiro, dependente do sangue dos mortais e da escuridão de seu Reino para garantir sua sobrevivência! Mesmo sabendo que sua vida passaria a ser um grande vazio, Kain parte em busca dos seus assassinos, sendo que tal busca muito em breve o levará à um novo destino (que mudará para sempre os rumos de Nosgoth)! Então, segure-se firme, pois essa será uma aventura muito interessante para aqueles que querem saber todos os detalhes da complexa história dessa importante franquia que marcou muitos Gamers ao longo de três gerações!

Jogabilidade: para a surpresa dos fãs dos demais games, aqui você não encontrará nada do estilo Ação/Aventura, muito bem explorado a partir do segundo lançamento, pois o Gameplay tem sua base nos padrões mais clássicos dos Action RPGs. Você terá um longo mapa para explorar, onde deverá entrar em cidades e cruzar territórios neutros (normalmente repletos de segredos e itens) para chegar a determinadas Dungeons, onde Puzzles e Chefes terão de ser vencidos. O guerreiro vampiro contará com uma série de recursos, como itens, magias e equipamentos. Basicamente será possível equipar uma armadura e uma arma como equipamentos básicos. Três armaduras serão adquiridas ao longo do jogo, cada uma com uma característica própria, mas o destaque dos equipamentos se encontra mesmo nas armas: você terá uma espada (de ataques rápidos e efetivos contra inimigos desprotegidos), uma massa (ideal para combater aqueles que vestem armaduras) e dois machados (perfeitos para os combates mais rápidos do jogo). A espada terá ainda duas variações, sendo uma espada de fogo e uma famosa arma que todos já devem conhecer. Já os itens e as magias devem ser equipados em um Quick Menu, ativado de maneira muito prática durante os combates, sendo que 5 magias e 5 itens poderão ser organizados nele, com um menu para cada especie de recurso (um para os itens e outro para as magias). Ao lado direito da tela você verá sempre uma imagem fixa, onde se encontra o HP e o MP de Kain, além de um pequeno Slot no meio deles. É nesse Slot que ficará a magia ou item que você decidir usar, sendo que para mudar rapidamente o que está em uso, basta acessar o menu já citado. Além de tudo isso, Kain ainda terá suas transformações, que seguem uma lógica muito semelhante a de muitos outros games onde a exploração é um ponto forte, pois elas servirão como Upgrades que possibilitam novas buscas nos mapas. Elas serão: a transformação de lobo (que pode pular em lugares antes inacessíveis) a de morcego (que pode viajar rapidamente pelos mapas) a de névoa (que pode andar sobre as águas e atravessar grades) e a de humano (que proporciona um disfarce em meio às cidades). De posse das transformações, basta acessar seu menu para trocar a forma de Kain, dependendo da necessidade encontrada em seu caminho. Vale lembra também que um recurso que já deve ser conhecido entre os mais ligados em outros games da franquia também existe aqui: o Feed, ou seja, a alimentação que recupera o HP (que nesse caso é o sangue). Sempre que você derrotar um inimigo que tenha sangue, ele ficará tonto por alguns segundos. Nesse momento, você terá duas opções: executá-lo com mais um golpe ou sugar seu sangue para uma boa recuperação de vida (semelhante ao que Raziel fazia com as almas). Além dos inimigos, alguns escravos também serão encontrados, colocados no game justamente com o proposito de recuperar o protagonista em momentos de desespero.

Pros: os gráficos não são muito bons, na verdade são até estranhos. Mas é impossível não reparar que ajudam muito na criação do clima gótico do game, que conta com ambientes de arquitetura muito peculiar do estilo, bem encaixada em todo o contexto da história; visitar diversos locais que ao longo da série foram revisitados (em outros tempos da história de Nosgoth) é algo realmente muito interessante; a enorme quantidade de magias/itens e a boa variedade de armas tornam o Gameplay muito agradável; ainda que não muito frequentes, as Boss Battles são sempre um prato cheio para quem curte bons desafios; a história é muito bem contada, com diversas narrativas vindas do próprio Kain, explicando mais sobre sua busca e sobre certos locais, inimigos ou objetos encontrados em seu caminho; as transformações dão um ar muito interessante de avanço das capacidades do personagem, abrindo uma infinidade de novas possibilidades no mapa gigantesco do Reino (com direito a 100 segredos, com itens importantes a serem coletados).

Contras: é verdade que temos que dar um desconto para a época de produção do jogo, mas o excesso de Loadings é um ponto irritante em momentos que você não está com muito tempo ou paciência para jogar. Eles não chegam a ser demorados, mas existe carregamento para tudo (incluindo todos os menus, que serão usados com frequência). Além disso, alguns Bugs estranhos acontecem, como a perda de velocidade ao tentar distanciar a câmera para uma visão mais ampla, sendo que tais problemas são ainda mais frequentes na versão de PC (especialmente se estivermos falando de OSs mais recentes, como Xp, Vista ou 7, onde só os Patchs podem te salvar!).

Screenshots:









Trailer:


Considerações Finais: Muito provavelmente, para uma grande maioria de jogadores casuais que tiveram sua experiencia com Soul Reaver ainda no PSX, esse game tenha sido completamente desconsiderado, mas não de proposito. Sua fama não chegou a ser realmente notória, o que fez com que o título se perdesse no tempo, ficando obscurecido pelo avassalador sucesso de seus sucessores. Alias, devo admitir que não faz muito tempo que descobri sua existência, pois na época que zerei Soul Reaver, não tinha a experiencia que tenho hoje com o mundo da internet, onde descobri muita coisa. Sem dúvida alguma, esse é o game mais "restrito" de todos da franquia Legacy Of Kain, por ser um jogo datado e por apresentar conceitos gerais que não dizem nada aos fãs do gênero Ação/Aventura que se seguiu na série. Mas para os que procuram se aprofundar no mundo de Nosgoth para não perder um trecho sequer de sua história, ou para aqueles que procuram um bom Action RPG, de certa até influente, Legacy Of Kain: Blood Omen é uma boa escolha para esse fim de semana! Como sempre, deixem seus comentários! Muito obrigado pela visita de todos! Nos vemos logo mais!


3 comentários:

  1. Como um SUPER fã da série, impossível seria se eu não comentasse neste post.

    Blood Omem tem uma jogabilidade beeem interessante pra pessoas que curtem os Action RPG Old School (como Link To The Past).

    Fora as vozes que nos jogos sucessores da franquia, continuou com o clima Dark.

    É uma fórmula de game de como busca por vingança pode se tornar algo bem mais grandioso.

    Abraço, Mr. Game (;
    Sempre um prazer ver o blog crescendo (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ae Juão Lucas! Quanto tempo cara! De fato, esse game é uma ótima pedida para quem curte os Action RPGs mais tradicionais. E como tu disse, as vozes chamam atenção, pois assim como em todos os demais games, o protagonista narra a história em diversos momentos importantes, assim tornando o jogo muito mais envolvente! Valeu pelo comentário Juão! Até mais cara! E valeu por torcer pelo Blog! Abraço!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...