quinta-feira, 4 de outubro de 2012

KILLZONE 3!

Escrito e editado por: Edu-jb

Gênero: First Person Shooter
Plataforma: Playstation 3
Ano de Lançamento: 2011
Produtora: Guerrilla Games/Sony CE

Revisão: hoje vou falar de um jogo que não é bem a minha praia. Quando um amigo me convidou para jogar Killzone 3 fiquei bem desconfiado, jogos em primeira pessoa não são bem a minha preferência (exceto alguns arcaicos RPGs do Snes, hehe). No entanto gostei tanto que resolvi escrever sobre o jogo aqui no blog. Deixo claro que não entendo do estilo, então não poderei estabelecer comparações com Call of Duty ou Medal Of Honor por exemplo. Então a review não deve ser atrativa para veteranos do estilo. Mas talvez quem assim como eu não tem muita experiência pode se beneficiar de um ponto de vista diferente dos especialistas. Bom, terminadas as explicações, a série Killzone é uma marca dos consoles da Sony e consiste basicamente em um jogo de tiro em primeira pessoa que mostra a guerra da Terra contra as forças invasoras de Helghast. Os três jogos fazem sequência direta, então falar sobre este jogo fatalmente implicará em spoilers dos anteriores, mas tenarei manter  no mínimo possível. Quem clicar no link abaixo sem ter jogado os demais games da série está avisado.

Jogabilidade: a movimentação segue é claro o padrão First Person Shooter (FPS), com a mira sempre à frente, sendo uma alavanca responsável pela movimentação e outra pelo ajuste de mira. É possível carregar até três tipos de armas, de médio e grande calibre, além de granadas. Todas podem ser trocadas facilmente pelo ajuste do controle. A movimentação do personagem é sensível à pressão das alavancas, podendo caminhar ou correr. Em determinados pontos é possível matar os inimigos com apenas um golpe pelas costas, desde que não estejam em posição de alerta. Em alguns momentos saltos precisos serão necessários para atingir pequenos patamares, por vezes inclusive com auxílio de jetpacks. Determinadas missões permitem o uso de veículos. Seguramente a coisa mais divertida neste jogo é o multiplayer. É possível até quatro jogadores simultaneamente, sendo que o player 1 controla Sev e os demais controlam outros três que não aparecem no storyline principal. A resposta aos comandos dos jogadores é ótima e não há grandes bugs que atrapalhem o modo. Quando um dos personagens morre ele pode ser imediatamente revivido por seu(s) colega(s). No entanto, se isso não for feito em determinado tempo, ele morrerá em definitivo e o jogo retorna ao checkpoint anterior, que por sorte são bastantes frequentes. Infelizmente o jogo não permite a campanha cooperativa online. O multiplayer online tem muitas opções de confronto entre os jogadores, entre elas o bom e velho duelo e as batalhas contra um gigantesco número de pessoas, o que garante a alegria dos viciados, fato comprovado pelo grande número de videos do Youtube com profissionais promovendo verdadeiras carnificinas de novatos (como eu).

Pros: como já disse, não sou fã de FPS em geral, talvez por ignorância, talvez por falta de oportunidade. Mesmo assim, com os avanços da nova geração em relação a eles, acho que todos os gamers deveriam experimentar pelo menos um dos tantos para ver, mesmo que eventualmente já o tenha feito no PS2, no Xbox ou no PC. Qualquer fã dos grandes jogos de ação em terceira pessoa tem grande chance de gostar deste jogo e de seus semelhantes. O clima de guerra propiciado por Killzone faz jus a seu nome. As armas, fictícias obviamente pelo contexto, são muito diferenciadas e bem planejadas. Desta forma, jogadores devem se adaptar às diferentes armas de acordo com suas preferências e habilidades, seja de tiro à distância, mortes em silêncio ou o velho tiroteio com explosões. Isso torna ainda mais interessante o multiplayer, que permite que você e seu(s) amigo(s) entrem em perfeito acordo em relação a táticas e funções no campo de batalha. Os muitos modos de dificuldade garantem o desafio por algum tempo, enquanto as fases bem diferenciadas (que fogem do anda e atira) garantem a diversão por variar as posições dos jogadores e evitar que o jogo caia no tédio. As questões de produção são ótimas, tanto gráficas tanto sonoras. Um detalhe interessante é que este foi o primeiro jogo do Playstation 3 a ser totalmente dublado em português brasileiro. Este é mais um ponto positivo a ser ressaltado, a dublagem é bem feita e as traduções são bem adequadas e sem grandes censuras (nada de "filho da mãe" ou "caramba"). Claro que vale ressaltar para os mais exigentes que está longe da perfeição. Mas ainda assim muito melhor que tudo que havia sido feito até então neste sentido.

Contras: minha grande decepção foi a ausência do modo cooperativo online, que eu considero o grande avanço da nova geração, já que permite que amigos joguem à distância. Os modos online estão mais indicados aos jogadores inveterados, enquanto os casuais terão dificuldade em adaptação. Pode parecer pouco, mas o fato de os companheiros do player 1 não aparecerem nos cinematics tira um pouco da identificação com o personagem. Enfim, vício de jogador de RPG...

Screenshots:









Trailer:

Considerações Finais: Killzone 3 é diversão garantida a qualquer fã de ação constante e tiroteio. As opções de multiplayer e os muitos cenários garantem horas de jogos aos viciados e a campanha (solo ou cooperativa) com seus muito níveis de dificuldade permitem o fácil acesso ao jogo mesmo para iniciantes. Além disso ela é consideravelmente grande para um FPS, pelo pouco que sei bem maior que muitos de seus principais concorrentes. Indico este game para os fãs de FPS e também para aqueles que jamais experimentaram, já que é um bom contato inicial. Além disso, as DLCs, agora disponíveis também na PSN Brasil, expandem ainda mais as emoções deste eletrizante jogo.

2 comentários:

  1. Voltando ao blog, perdões pela ausência, mas sempre intervalar :D
    Só conhecia o jogo de nome, e confesso que deixei de lado os FPS. Quando criança meu pai sempre alugava um CD com MoH 1, 2 e Spec Ops XD Que tinha aquele P gigante no menu XD Eu sempre perco o foco do comentário xD
    1ª vez que vejo um super texto nos pros esmagando os contras XD
    O jogo me é atrativo, agora eu me acostumei de um jeito muito forte a RPGs que mal jogo outras coisas D: Erro meu. Porém, um dia quando via um amigo jogar CoD, eu me senti meio tonto... acho que não posso mais jogar FPSs =/ Na maioria dos casos eles mesmos avisam nas capas dos jogos que eles podem causar isso em algumas pessoas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ai, TK, há quanto tempo? Cara, este jogo é muito legal, por isso tantos pros, hehehe. Quanto ao teu problema com FPS, muita gente sofre disso. Mas se um dia tu já conseguiu jogar então provavelmente seja só uma questão de se habituar novamente. Abraço

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...