quinta-feira, 6 de setembro de 2012

SUPER MARIO WORLD!

Escrito e editado por: Mr.Gameworld

Gênero: Ação/Aventura, Side-Scrolling
Plataforma: Super Nintendo, Gameboy Advance
Ano de Lançamento: 1990 (SNES), 2001 (GBA)
Produtora: Nintendo
Revisão: que tal continuar lendo sobre uma das franquias mais importantes para a história, evolução e popularização dos videogames? Então, vamos nessa, hoje com o lendário e aclamado Super Mario World, lançado inicialmente em 1990, fazendo fama no Super Nintendo (e não esqueça de ler também minha review de Super Mario World 2: Yoshi's Island). Esse talvez tenha sido o game mais importante para minha infância nos videogames e, consequentemente, para o meu interesse em tal assunto. Muito joguei esse jogo, e acredito que muitos Gamers aqui ligados podem dizer o mesmo, não é? Eu mesmo, quando criança (cá entre nós), já inventei algumas dores de barriga para não ir na aula para passar a tarde jogando Super Mario... e agora estou aqui admitindo meus pecados (risos). Mas deixando o papo furado de lado, vamos direto ao ponto: Super Mario World inicia-se com as férias dos conhecidos irmãos Mario e Luigi, que após um duro trabalho de salvar a Princess Toadstool, decidem descansar em um lugar chamado Dinossaur Land (uma das províncias do Reino dos Cogumelos, habitada por diversas espécies de dinossauros). Porém, como já era habitual, a Princesa some sem dar sinal de onde poderia ter ido. Mario e Luigi procuram por ela em diversos lugares, até que encontram um ovo, onde um Yoshi estava aprisionado. O Yoshi explica que uma maldição havia caído sobre a Dinossaur Land, e que outros diversos Yoshis também estavam aprisionados, correndo perigo. Sabendo que a maldição (e também o sequestro da Princesa Toadstool) só poderiam estar ligados ao Rei Koopa Bowser, Mario parte em sua missão para salvar a Princesa e a Dinossaur Land, para assim trazer a paz absoluta para o local, livrando os Yoshis e a Princesa das garras dos servos de Bowser! Esse é um game espetacular, com tudo que há de melhor nessa sensacional série (que como era de se esperar de qualquer Game-maníaco, também uma das minhas favoritas)! Vale lembrar que ele foi relançado na coleção Mario Advance, que trouxe alguns dos principais títulos da franquia para o portátil Gameboy Advance. Esse especificamente foi relançado em Super Mario Advance 2, de 2001. Então, dadas as informações desse tópico, venha comigo agora para conhecer a jogabilidade!

Jogabilidade: tradicionalmente, Mario era uma personificação exata dos conceitos de um game de plataforma, com diversos buracos espalhados pelos cenários (e outros obstáculos a serem ultrapassados) e locais onde você podia saltar para fazer uma exploração no sentido 2D Side-Scrolling. Nesse título, tudo isso também se fez presente. Porem, muitas inovações também surgiram, e agora vamos observar justamente elas. Primeiramente, devo começar pelo dinossauro Yoshi, que aqui tem um papel importante também. Em algumas fases, você encontrará um Yoshi preso nos clássicos Blocos. Ao bater no Bloco, Yoshi saltará de dentro dele, saindo de seu ovo logo em seguida. Então, será possível pular nas costas de Yoshi para "cavalgar" nele. Yoshi, além de ser mais forte e rápido que Mario, também pode engolir alguns objetos (assim como alguns inimigos mais fracos, que morrem com apenas um golpe). Dentro dos principais objetos que Yoshi pode engolir, é importante citar os cascos dos Koopas, sendo que dependendo da cor do casco, um efeito diferente será adquirido: os cascos vermelhos fazem Yoshi cuspir fogo (o que mata boa parte dos inimigos instantaneamente); o casco verde é simplesmente cuspido em linha reta (também matando os inimigos que estiverem em seu percurso); o casco azul faz Yoshi ganhar asas, podendo voar, obviamente (o que ajuda no alcance de segredos que as fases escondem); e por fim, o raríssimo casco amarelo fará com que Yoshi ganhe o dobro de sua força (com um pisão que mata qualquer inimigo que estiver perto dele no momento do pulo + queda). Um Yoshi poderá ser levado para qualquer fase, sendo que ao termino de uma fase, Mario continua montado nele. Você poderá andar pelos enormes mapas, selecionar uma fase e Yoshi ainda estará com você. O único local que Yoshi não entra são os Castelos dos chefes, filhos de Bowser. Além de Yoshi, Mario também terá o auxilio de alguns itens (caso perca o Yoshi, o que acontece levando um dano qualquer) já clássicos na série, como a flor que faz Mario soltar bolas de fogo ou o Cogumelo que faz ele crescer. Mas dessa vez, você verá também o item que se tornou o favorito de qualquer um que jogou esse game: a pena, que faz Mario ganhar uma capa mágica, capaz de fazê-lo voar! Assim você poderá explorar muito mais as fases, e encontrar muitos dos segredos que fazem você alcançar o 100% do game ao seu final! 

Pros: assim como qualquer outro game de Mario, esse é diversão garantida, sendo que tudo contribui para esse feito (gráficos estilizados e extremamente bonitos, trilha sonora empolgante, inimigos e personagens divertidos, psicodelia para todos os lados, etc); a jogabilidade fluí muito bem, sendo de fácil adaptação para qualquer jogador, além de contar com muitos itens e possibilidades novas para os jogadores mais antigos da série; o World Map é enorme, com fases para todos os gostos (castelos dos fantasmas Boo's, Castelos dos filhos de Bowser, florestas, montanhas, cavernas e as tão odiadas fases da água!); as fases contam com muitos segredos, como caminhos secretos que podem levá-lo a pontos totalmente distintos, estendendo-se até mesmo para locais antes nunca visitados no próprio World Map. Tantos mistérios certamente adicionam uma bela dose de desafio, diversão e exploração para aquilo que para muitos menos informados, parecia simples; as Boss Battles são sempre interessante, bem mais variadas em comparação aos games mais antigos, onde a varição era bem pequena. Aqui você terá de usar diferentes estratégias para passar dos chefes e avançar em sua aventura.

Contras: talvez o único contra que poderia ser percebido nesse game é a dificuldade de encontrar certos locais secretos. Eu mesmo o zerei umas 5 vezes para chegar a algumas conclusões, pois alguns locais secretos estão escondidos até demais! A boa notícia é que realmente vale a pena fazer o 100% (sonho de infância de qualquer criança de teve parte de sua vida no SNES), pois o final muda para algo realmente compensador! Não vou dizer o que muda para não estragar a surpresa, pois bom mesmo é descobrir por você mesmo!

Screenshots:












Trailer:


Considerações Finais: Esse é certamente um dos games mais famosos, importantes e históricos dos videogames, e eu me sinto quase um idiota afirmando aqui o obvio que todos já sabem! Acho difícil  (ou impossível, talvez) imaginar alguém que não conheça esse jogo, pois ele esteve por anos e anos (e continua até hoje) estampado nas principais propagandas de games do SNES. Assim como ele me marcou muito, fazendo minha infância ainda mais divertida do que naturalmente seria, imagino que tenha sido assim para muitos outros que tiveram uma boa relação com o Super Nintendo. Se Mario já era um sucesso mesmo antes de 1990, aqui ele alcançou o seu posto máximo (de símbolo não somente da Nintendo, mas também dos videogames e sua importância), de onde o bigodudo possivelmente nunca será tirado! Um game que vale muito a pena, por completo, apresentando desafio com uma dose cavalar de diversão! Impossível não gostar! Deixem seus comentários! Até mais pessoal! Nos vemos na próxima postagem!


8 comentários:

  1. O primeiro jogo que joguei no meu próprio videogame. Por ser uma versão pirata muito ruim (a capa parecia ter sido pintada com canetinha hidrocor como diria um velho amigo), o jogo não salvava, era necessário jogar tudo de uma vez.

    O que eu achava mais legal era que tu nunca sabia onde achava mais fases secretas. Afinal não havia Internet na época e zerávamos os jogos centenas de vezes. Me lembro dos castelos secretos, as terríveis fases fantasmas... E quando achava que tudo tinha acabado descobrimos a fase das estrelas (se é que esse é o nome, mas é assim que chamávamos). E mais pra frente mais um caminho, cheio de músicas e cenários de inspiração caribenha (alguém lembra o nome daquilo?). Bons tempos. Não me lembro dessa do final, faz muito tempo. Mas realmente não imagino alguém com mais de 20 que não tenha jogado Mário. O jogo mais importante do Snes e um dos principais de todos os tempos.

    Abraço e valeu por desenterrar algumas velhas lembranças de infância.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bah! Me emocionei com teu comentário Edu! Como eu disse nas redes sociais em minhas divulgações, esse ai é o game que fez a felicidade das crianças e adultos que viveram os anos 90! Um dos jogos mais divertidos de todos os tempos, e além de tudo, como eu já disse, cheio de segredos. E tu tem razão: realmente era difícil pra caramba zerar com 100% sem internet, tanto que coloquei isso como "Contra". Como eu disse, eu zerei umas 5 vezes até chegar a ALGUMAS conclusões. Mas o 100% mesmo só fui fazer lá pela sexta, sétima vez! Mas como ele é tão emocionante, tão empolgante e tão divertido, não me arrependo de um segundo sequer que passei jogando, e inclusive jogaria mais uma vez (alias, ainda vou fazer isso uma hora ou outra)! Fazer essa review foi muito bom, pois minha infância está aqui!

      P.S.: Aquele teu "Mario pintando com hidrocor" era muito tosco mesmo! eheheheheheheheheh. Valeu a lembrança aqui, porque esse era clássico!

      Excluir
  2. Realmente, é bem impossível achar alguem que não conheça esse jogo xD Pow, tanto gamers como não gamers xD Minha mãe adorava jogar esse jogo. Até hoje ela fala: Meu filho, você foi e trocou seu Super Nitendo porquê?
    Acho que todo mundo sabe aquele truque pra ganhar uma vida no começo xD heueheueheue. Realmente foi um post que desenterrou lembranças, várias delas. Eu também chamava de "fase das estrelas" XD Acho que tinha um nome "ESPECIAL" bem grande no mapa delas xD
    BTW, não sabia que o nome da princesa era Toadstool, e eu ia morrer sem saber disso se não fosse essa postagem XD
    Exelente review cara :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior que muita gente, mesmo os fãs, não sabem que a Princesa se chama Toadstool, porque aqui ela ficou popularmente conhecida simplesmente como "Princesa" (era assim que eu e os amigos chamávamos ela quanto crianças). Na verdade Toadstool é sobrenome (herdado de sua dinastia), pois o nome dela mesmo é Peach. Portanto, Peach Toadstool é o nome todo dela :) E realmente, esse jogo fez parte da vida de quase 100% das pessoas que sabem o que é um videogame, independente de serem Gamers ou não! E o engraçado é que minha mãe também adorava Mario, assim como Zelda! Até hoje minha mãe ouve uma música de um RPG e diz: "Legal essa música! Parece uma que tocava no Zelda do Super Nintendo!" XD heheheheheheheheheh. Minha mãe é muito legal! Mas enfim: que bom que você gostaram dessa review! Como eu disse, esse game representa muito da melhor fase da minha vida! E é muito satisfatório saber que eu consegui passar nesse texto um pouco disso, trazendo lembranças pra outras pessoas também! Abraço Time Keeper! Até mais o/

      Excluir
    2. É verdade xD É só "princesa" mesmo xD Cara acho muita viajem a história de Mario xD Engraçada xD Ah :D
      Caraca sua mãe é pal cara, a minha nem conhece músicas de jogos D: Nem Zelda D: Se bem que eu não jogava Zelda no Super Nitendo.
      Sim :D Lembro de muitos dias que joguei esse jogo..até dos momentos um tanto recenetes, no meu 1° ano, que as pessoas da sala jogavam Mario nos PCs da aula de informática básica xD
      Abraz man :D

      Excluir
  3. Kra, sem o que dizer, esse jogo é incrível, estou jogando ele no GBA só pra ver se tem alguma coisa diferente... esse é um dos poucos games q eu sei tudo de cabeça, virei do avesso em uma época q nãop tinha net pra procurtar respostas rsrssr...lembro até hje do segredo q descobri por ultimo: a saída secreta da fortaleza da floresa! E a fase mais difícil era a 2a do Special (akela do balão) talvez jogando agora meus conceitos mudem, como mudaram e vários games... (no contra III eu terminava sem morrer, agora no maximo sem usar continue...)
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Mario é um dos melhores jogos nesse estilo. Parece ser para criancinhas, mas é bem difícil de passar das fases. Sem contar com as passagens secretas.
    Nesse jogo tem o pet que eu mais gosto, Yoshi! Simplesmente épico, Yoshi é Yoshi. Uso mais o azul.

    ResponderExcluir
  5. como faso pra jogar super mario world original

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...