domingo, 23 de outubro de 2011

STAR OCEAN / STAR OCEAN: FIRST DEPARTURE!

Escrito e editado por: Mr.Gameworld

Gênero: RPG
Plataforma: Super Nintendo, PSP
Ano de Lançamento: 1996, 2007
Produtora: Enix/Tri-Ace, SquareEnix
Revisão: em 1996 a antiga Enix (hoje SquareEnix), em parceria com a Tri-Ace, fez historia no SNES lançando Star Ocean. O game apresentava gráficos incríveis para a sua época, sendo considerado por muitos um dos mais fortes candidatos aos melhores gráficos do Super Nintendo. Isso é facilmente explicado pelo fato da Enix ter feito o game chegar ao limite do cartucho de SNES, com uma capacidade de 48Megabits (resultando em uma definição vista em poucos jogos de sua geração). A historia de Star Ocean tem inicio no subdesenvolvido planeta Roak, com Ratix, Milly e Dorn, que juntos formam um grupo chamado Brigada Clatos (responsável por manter a segurança do vilarejo Clatos). Certo dia uma carta chega a Clatos, alertando sobre uma terrível doença que se espalhava rapidamente, tendo sua origem no vilarejo Cool. O poderoso curandeiro de Clatos (e pai de Milly) parte para Cool com o objetivo de descobrir uma cura para a doença que transforma os infectados em pedra. Milly, preocupada com seu pai, decide fugir à noite para ir atrás dele. Dorn e Ratix correm para tentar impedi-la, mas acabam encontrando-a somente em Cool. A doença já havia se espalhado. A única esperança estava em uma flor que nascia apenas no topo do mais perigoso monte do continente: o Monte Metox. Os heróis partem em busca da flor em uma tentativa desesperada de salvar os infectados. Porem, o grupo encontra dois terráqueos, que revelam que a cura através da flor era apenas um mito. Os viajantes se apresentam como Ronixis Kenny e Iria Silvestoli e oferecem sua ajuda. Uma nova esperança surge: ir à busca da origem da doença em Roak de 300 anos atrás através de uma viagem temporal! Assim, uma excelente história cheia de surpresas está para começar! Alem da versão de SNES, em 2007 foi lançado para PSP Star Ocean: First Departure, sendo um Remake do original de 1996, com um estilo gráfico muito semelhante ao visto em Star Ocean: The Second Story (segundo game da franquia e clássico do PSX, que você também confere aqui no Blog clicando no link)!

Jogabilidade: Star Ocean faz uma mistura característica entre os RPGs tradicionais e os Action RPGs, até mesmo dificultando uma classificação exata em alguma das duas subdivisões do gênero. Nas batalhas você assume o controle de um personagem. É possível trocar o personagem que está sendo controlado. Todos os demais serão controlados pela inteligência artificial do game. Porem, é possível acessar o menu de magias mesmo dos personagem controlados pela máquina, o que ajuda bastante a determinar ações mais especificas por parte do grupo. E para ajudar mais, existe ainda um recurso de configurar as estratégias dos seus personagens, determinando ações diversas, como partir para o front dos combates ou manter-se mais afastado do resto do grupo, atacando de longe e evitando maiores danos. Os ataques normais são executados imediatamente com o apertar de um botão, assim como as técnicas especiais (que podem ser distribuídas nos botões R e L). Além disso, você poderá andar livremente na tela de combate para se distanciar ou se aproximar dos inimigos, o que dá uma ação bem maior às batalhas. Há ainda um sistema muito interessante nas armas do game: você pode criar ou modificar armas com o uso de itens específicos, além das habilidades necessárias para fazer isso. É possível criar armas realmente poderosas! Porem, existem três pontos fundamentais para sua arma ideal ser criada com sucesso: 1) o Level da habilidade correspondente (ele pode ser aumentado com o uso dos Skill Points adquiridos a cada level do seu personagem); 2) Os talentos (que determinam se seus personagens são bons ou não na criação/customização, ou em qualquer outra habilidade); 3) Sorte! Muita sorte! Por isso, antes de fazer uma tentativa, salve! Se der errado, carregue e tente novamente! Além da criação e customização de armas, os Skills/Talentos de seus personagens também proporcionam outras habilidades, como copiar itens, compor e executar músicas através de vários instrumentos musicais (que fazem batalhas especiais aparecerem, com possibilidade de Drops raríssimos e/ou únicos), cozinhar para gerar itens de cura, entre muitas outras! Vale ainda lembrar de um conceito muito importante no game: existe uma quantidade grande de personagens que podem se tornar membro do grupo. Porém, não existe espaço para todos eles. Sendo assim, o jogo se utiliza de um sistema onde adquirir um personagem especifico pode significar automaticamente não ter mais a chance de adquirir outro especifico. Sendo assim, é importante um planejamento para adquirir os que melhor fecham com seu estilo de jogo (para isso, deixarei um detonado interessante ao final do texto).

Pros: os gráficos são impressionantes, sendo que na versão original levaram o SNES à suas capacidades máximas, com um belo jogo de cores incomuns para sua geração; excelente trabalho na dublagem dos personagens durante os combates, onde eles costumam dizer os nomes de seus ataques/magias (que diga-se de passagem que são muitos!) quando esses são executados (alias, mais um ponto revolucionário, pois dublagens nos RPGs dos 16Bits era algo realmente raro); a jogabilidade é extremamente divertida e inovadora, impecável para quem gosta de RPGs intensos; o roteiro é maravilhoso, com temas interessantíssimos (que misturam perfeitamente as mais avançadas tecnologias e teorias cientificas com temas religiosos e medievais, tudo com um excelente motivo); a trilha sonora é perfeita; os personagens são muito interessantes, todos com seus estilos próprios de luta e participação bastante ativa no enredo (independente de quais você escolher); a inteligência artificial do seu grupo pode ser customizada com diferentes táticas, sendo que o AI costuma fazer um bom trabalho em boa parte dos casos, respondendo bem às expectativas dos jogadores; o sistema de criação de itens (ainda que extremamente complicado, como veremos abaixo), proporciona centenas de possibilidades de bons itens/equipamentos, sem contar as outras habilidades já citadas mais acima, que completam ainda mais o jogo!

Contras: o sistema random de criação de armas é um verdadeiro teste de paciência! Você precisará basicamente de sorte e certamente reiniciar o game várias e várias vezes. Isso ocorre porque quando você tenta criar a arma que deseja, existe um resultado de sucesso e outro de fracasso (gerando um item que serve apenas como lixo, não tendo nem sequer preço na venda de itens). E não preciso nem dizer que, se a questão for as armas finais (fundamentais para o término da aventura), as chances de sucesso são consideravelmente menores do que na criação de uma arma mais simples. Mas eu garanto à você: os resultados valem realmente muito a pena!

Screenshots (SNES):












Trailer (SNES):

Screenshots (PSP):









Trailer:


Considerações Finais: Esse é o meu RPG favorito da era Super Nintendo, sem dúvida alguma. Mas independentemente de preferências, Star Ocean é um verdadeiro clássico dos RPGs. O storyline é genial, os gráficos são incríveis para a sua época e a trilha sonora é simplesmente perfeita! Além disso, o game estreou diversos elementos peculiares, que mais tarde se tornariam os conceitos principais para a criação dos demais títulos da série, que se seguiu por mais três gerações (contando com a atual). Um jogo acima de tudo revolucionário, recheado de características que vão além do que era mais comum no SNES. E quanto a First Departure, sem dúvida foi um Remake perfeito! Trazendo um novo estilo gráfico, o game reformulou o original, mas conseguiu manter tudo que havia nele, contando com a mesma jogabilidade e os mesmos conceitos gerais! Ambos valem muito serem jogados, por todos os fãs de RPGs clássicos, marcantes e que tiveram uma enorme parcela de responsabilidade na evolução do estilo! Recomendadíssimo! Não deixem de jogar! Comentem! Até mais pessoal! E não deixem de conferir também minha review de Star Ocean: The Second Story (basta clicar)! Nos vemos por lá!

P.S.: Caso você queira um bom detonado para planejar melhor seu grupo, suas habilidades e Skills, aqui está um: http://shrines.rpgclassics.com/snes/so1/. 


24 comentários:

  1. Kramba tinha esquecido q o emulador SNES de PS2 não roda esse jogo...vou baixar e jogar no pc *_________*
    fico impressionado com o trabalho dedicado a essa serie ^^ (apesar de eu achar q hj em dia a square farrapa com a enix e so quer produzir direito final fantasy) mais um jogo para minha lista :D
    exelente review como sempre =D

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  2. E como sempre, muito obrigado Time Keeper! de fato eu já tinha ouvido falar do problema com o emulador de PS2. Alias, o game tem problemas até mesmo com alguns emuladores de PC... imagina no PS2. Jogue no Snes 9X que não terá problema algum!

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  3. Obrigado por tb me indicar um emulador ^^
    Estava procurando um e ia justamente pedir uma opinião rsrsrs
    Obrigado mais uma vez :D

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  4. Time Keeper: Não tem porque agradecer. Qualquer coisa é só pedir!

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  5. Acho q vou jogar na versão do psp. A fita do SNES ta baratinha no ebay, mas só jpa né, e meu japa ainda ta engatinhando, la sei ler hiragana e katakana, e se aparecer um kanji ja me perco tudo. Valeu pela recomendação.

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  6. Esse jogo ao lado de Tales of Phantasia e FF 6 ao meu ver são a trindade dos RPGs do Snes.

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  7. queria jogar esse jogo
    mas ele não roda SNES
    já tentei 3 vezes
    e eu não sei BAIXAR jogos =(

    Vanderley Samuel

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