sexta-feira, 13 de julho de 2012

ROCK & ROLL RACING!

Escrito e editado por: Edu-jb

Gênero: Corrida/Ação
Ano de Lançamento: 1993
Plataforma: Super Nintendo, Mega Drive, Gameboy Advance
Produtora: Blizzard Entertainment
Revisão: comemorando hoje o Dia Mundial do Rock (27 anos do Live Aid de 1985, pra quem não sabe) e a Semana Especial do Rock no PrettyCoolGames, trazemos um clássico dos videogames e também do rock para vocês! Nos anos 90 muitos bons jogos de corrida foram lançados para a geração 16 bits, como Top Gear, Indycar Challenge, Grand Prix, entre outros. Em 1993 a Blizzard lançou um jogo com uma proposta diferente. Além de vencer os oponentes na corrida, o jogador tinha a possibilidade de usar armamentos como bombas, mísseis e minas, sendo possível destruir os adversários, com uma jogabilidade muito mais voltada para a ação do que propriamente para as manobras. Além disso o game foi amplamente influenciado pelo Hard Rock, seja pela trilha sonora ou pela aparência de seus participantes, com destaque para  os corredores Snake Sanders, inspirado no vocalista do Whitesnake David Coverdale, e Jake Badlands, baseado em Jake E. Lee, guitarrista da Badlands (e do Ozzy Osbourne mais antigamente), além de outros nomes cuja inspiração não é confirmada mas a semelhança é clara (Cyberhawk é muito semelhante ao personagem que aparece na capa de "Screaming for Vengeance" do Judas Priest). A história girava em torno de um torneio galático de corrida, disputado em planetas bizarros, sempre com condições atmosféricas desfavoráveis. Rock & Roll Racing marcou época como um dos mais originais e divertidos  jogos do SNES e do Mega Drive, capaz de agradar fãs de corrida ao mesmo tempo que agrada aqueles que jamais haviam jogado nada do estilo.

Jogabilidade: o game usa uma câmera fixa e a movimentação do carro se dá pelo direcional. O B acelera enquanto X, Y e A utilizam as armas previamente equipadas. A jogabilidade é muito baseada no lançamento anterior da produtora, RPM Racing, que nunca alcançou grande sucesso por gráficos e som de baixa qualidade. Em R&R Racing há dois modos principais. O multiplayer permite jogar contra um amigo e mais dois corredores, Shred e o chefe responsável pelo planeta escolhido (Viper Mackay[gan], Grinder X19, Ragewortt, Roadkill Kelly, Butcher Icebone e J.B. Slash). No single player é possível escolher entre 7 corredores, cada um com seus atributos e qualidades, como o terráqueo Snake Sanders e o asgardiano Olaf, do jogo Lost Vikings. Serão  disputadas provas em um planeta hostil, sendo seis ao todo. Cada planeta tem um chefe (os mesmo citados acima). Além destes, dois corredores padrão, Shred e Rip, completam o quadro. Para progredir de planeta é necessário ser o primeiro colocado no ranking após todas as corridas serem realizadas duas vezes. Prêmio em dinheiro e pontos é dado aos corredores após a corrida conforme colocação, do primeiro ao terceiro. Na fase preparatória é possível usar o dinheiro para comprar itens para o carro, como armamentos, pneus, lataria e diversas outras opções, entre elas trocar a cor e o modelo do veículos. Como o nome sugere, a trilha sonora é composta por grandes clássicos do hard rock/heavy metal, contando com versões de Paranoid (Black Sabbath), Highway Star (Deep Purple), Bad to the Bones (George Thorogood) e Born to be Wild (Steppenwolves) na versão do Snes, além de Radar Love do Golden Earring na versão de Mega Drive. O jogo apresenta três níveis de dificuldade, variando também a cena final que aparece. O jogo conta ainda com o narrador Loudmouth Larry (Larry Huffman), que garante o humor do jogo.

Pros: muitos jogos divertidos foram lançados nesta geração mas me atrevo a dizer que este é o campeão. A maneira única com que se pilota os veículos, a possibilidade de explodir os oponentes, as arriscadas armadilhas, enfim, tudo colabora para agradar fãs de jogos de corrida e também aqueles que detestam o estilo (como eu). A trilha sonora dispensa qualquer comentário, composta por clássicos dos anos 60, 70 e 80, verdadeiros hinos do hard, sendo jogo talvez o contato inicial de videogame e rock, algo muito presente hoje em uma série de títulos (conforme citamos em nossa postagem especial). Os três níveis de dificuldade garantem a diversão do jogador iniciante e o desafio dos mais experientes. Por último, a narração de Loudmouth garante momentos hilários, mesmo com o sistema de vozes deficitário dos consoles 16 bits (Viper is about to blow).

Contras: o jogo pode se tornar repetitivo se você ficar trancado muito tempo em um mesmo planeta. Os carros são legais mas são sempre uma versão melhorada do anterior, então mesmo que você goste de um modelo provavelmente precisará trocar para conseguir completar o jogo.

Screenshots:












Trailer:


Considerações Finais: Rock & Roll Racing é um jogo lendário para muitos gamers das antigas, efetivamente marcando época. Permanece até hoje como um jogo único, um projeto que infelizmente se perdeu no tempo. Uma continuação até foi lançada para psx, mas ficou bem longe do sucesso e da qualidade deste jogo. Certamente um dos games que eu mais gostaria de ver uma continuação na geração atual. Aos fãs, recomendo um replay deste magnífico e inesquecível game. Liguem os motores e aumentem o volume dos seus amplificadores até o limite!



Então é isso pessoal! Feliz Dia do Rock para todos os Rokeiros Gamers em geral que acompanham o PrettyCoolGames.Blogspot! Espero que tenham gostado dessa postagem que trouxe recordações de um dos games mais Rock N' Roll de todos os tempos! E que os Deuses do Rock abençoem vocês! Até mais pessoal!




Mensagem Póstuma: No último dia 16 de julho de 2012 faleceu Jon Lord, famoso por ser um dos membros fundadores do Deep Purple, além de uma importante carreira solo e participação no Whitesnake. Lord lutava contra um câncer localizado no pâncreas desde 2011 e faleceu devido a embolia pulmonar. Uma grande perda para os fãs de rock. Quem não conhece, clique aqui para ouvir o clássico Highway Star ao vivo em 1972, destaque para o genial solo de teclado de Lord.


Equipe do PrettyCoolGames.Blogspot.com



5 comentários:

  1. Mais uma ótima matéria, e concordo plenamente quanto a esse jogo ser incrível e marcante. penei muito pra terminar esse game... só descobri o truque do olaf mais tarde, o que facilitaria muito minha vida...tem um remake feito por fãs que parece incrível, está em fase final e deve sair até o fim do ano, só procurar no youtube. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procurei o video que tu falou. Emocionante! Tomara que saia logo esse remake, cara. Recomendo que todos procurem, acha de barbada no youtube. Valeu pela contribuição, Giovani! Abração e até a próxima,

      Excluir
  2. Acho que meu pai devia ter comprado uns jogos pra mim na época =/
    Gostava muito desses jogos de corrida onde você pode sair dizimando, ou ser dizimado heueheueheeu. Essa caracteristica me lembrou muito aquele Nascar Rumble pra Ps1. Talvez teria tomado gosto musical mais cedo também. Lembro que demorei muito pra demonstrá-lo.
    Parece que ontem foi o dia do homem heueheueeheueheue. Nem sabia que tinha xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem eu, hehehe... É o tipo da data que os caras tentam criam e não dá certo.

      Rock&Roll Racing fez muito sucesso por ser mais dinâmico que os jogos convencionais e seguramente ajudou muita gente a descobrir seu caminho no hard rock. Mas mesmo assim não foi o meu caso."Descobri" o rock com Winning Eleven 6 que tinha We will rock you e We are the Champions do Queen. Bizarro, mas comecei a ouvir rock por causa de um game de futebol...

      Excluir
  3. Esse jogo tem uma trilha sonora fantástica! Cheguei a jogar um pouco no SNES, mas sinceramente não tenho tantas recordações dele. Precisaria jogar um pouco mais nos dias atuais pra relembrar mais a jogabilidade, mas as imagens ajudaram bastante.
    Muito bom o texto.
    Abraços

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...