Gênero: Ação/Aventura, Side-Scrolling
Plataforma: Super Nintendo, GameCube e Playstation 2 (X Collection)
Ano de Lançamento: 1993, 1994, 2006
Produtora: Capcom
MEGAMAN X:
Revisão: a era 16 Bits foi importantíssima
para a Capcom. Afinal, quem não jogou pelo menos alguns dos vários clássicos da
produtora no Super Nintendo, não é mesmo? Pois hoje trago até vocês dois desses
games que marcaram a geração em questão: Megaman X e Megaman X2, os dois
primeiros lançamentos dessa série sensacional (mais
uma das minhas favoritas, para quem ainda não sabe e quer saber). Pois
vamos começar com Megaman X e sua historia para darmos continuidade com o
estilo já conhecido de reviews. Mas antes, vamos a alguns fatos históricos
sobre a criação da subdivisão "X" da franquia Megaman: o Megaman
original foi lançado ainda no NES, tendo seis continuações para o mesmo e uma
(Megaman 7) para SNES. Porém, em 1993, a Capcom decidiu dar continuidade a
história de uma forma diferente, com novos personagens, nova ambientação, novo
Storyline e novo estilo gráfico. Assim surgia Megaman X, que apesar de guardar
algumas ligações com os Megaman mais clássicos (mesmo
que muitas delas sejam apenas teorias), deve ser visto como um Reboot,
pois essa era justamente a proposta em seu desenvolvimento. O primeiro game
apresentará para os jogadores o andróide X, que foi descoberto pelo Doutor Cain
no ano 21XX (algo no o século 22) em uma
escavação. O andróide havia sido criado pelo já falecido Dr. Thomas Light, que
lhe equipou com poderosos armamentos, força sobre-humana e a capacidade de
tomar suas próprias decisões sem nenhuma ordem pré-programada. O
projeto chamou a atenção de Cain, que passou a criar
seus próprios Robôs com a mesma capacidade, assim dando inicio a uma
era de Reploids (os andróides baseados no modelo de
X). Porém, devido ao livre arbítrio dos Reploids, muitos acabaram optando
por trazer o mal aos humanos. Esses passaram a ser conhecidos como Mavericks.
Então, um grupo de Anti-Mavericks foi criado (chamado
de Maverick Hunters), sendo que X e ZERO assumem a linha de frente dos
combates da equipe após Sigma, o antigo líder, também se rebelar. E você
entrará na pele de Megaman X em sua primeira missão, onde alguns dos planos dos
Mavericks começarão a aparecer! Preparem-se para um dos maiores nomes dos games
de SNES (que mais tarde ganhou um relançamento em Megaman X: Collection,
lançado em 2006 para GameCube e Playstation 2, onde todos os Megaman X foram
relançados juntos)!
Jogabilidade: a base da jogabilidade de
Megaman X foi basicamente tirada dos clássicos da serie original. Porém,
algumas modificações foram feitas. Dessa vez o game ganha uma fase de
apresentação (semelhante à já vista em Megaman 7),
onde alguns dos pontos básicos da jogabilidade serão abordados. Logo depois
dela, as fases de cada um dos Mavericks estarão abertas, sendo que a
tradicional ordem para visitá-las continua existindo, cabendo ao jogador
descobrir o chefe que iniciará a sequência (sendo
que esse deverá ser derrotado com o X-Buster). O X-Buster agora ganha
uma nova roupagem, sendo que ele poderá ser carregado com o botão Y em dois estágios além do disparo normal,
executando um tiro de dano médio (entre 1 e 2
segundos de carregamento) ou um tiro de dano altíssimo (cerca de 3 segundos de carregamento). Ao
contrário do que acontecia na série original, X não terá apenas uma armadura.
As partes de sua armadura inicial serão modificadas nas cápsulas deixadas pelo
Dr. Light, que podem ser encontradas em locais secretos em determinadas fases.
Ao todo serão quatro partes novas: pernas (que
possibilitam o Dash), cabeça
(que destrói certos obstáculos), braços (um quarto estagio de Charge para o X-Buster e a
possibilidade de carregar as armas dos Mavericks) e o peito (que diminui os danos). O designe dos cenários também apresenta
uma lógica diferente, sendo que agora os obstáculos estão de acordo com as
habilidades de Megaman X. Muitas das fases exigem pulos muito mais precisos com
o uso do Dash Jump (Pulo + Dash, sendo o Dash ativado
pelo botão A). Fora isso, muitas vezes as Armas Especiais
deixadas pelos chefes servirão para abrir passagens secretas ou mesmo adquirir
itens secretos. Vale lembrar também que muito da exploração tem foco na
habilidade de se pendurar/deslizar nas paredes, inexistente nos Megaman mais
antigos. Ao saltar contra uma parede, se você continuar pressionando o botão do
direcional na direção dela, X começará a deslizar. Pressionado o botão B para pular novamente (ainda para a direção da parede), X subirá mais um pouco ainda
grudado nela. Assim, será possível acessar diversos locais, o que dá
ao game um ar muito mais amplo em termos de Layout das fases. Devo
lembrar também que os Sub-Tanks de energia dos games
anteriores também existem aqui. A diferença é que agora eles podem
ser recarregados, possibilitando seu uso diversas vezes sem precisar de novos!
Pros: maravilhosos
gráficos 2D, com uma riqueza de detalhes até mesmo a frente de sua época (além do Design muito peculiar que marcou a série X com
personagens famosíssimos e memoráveis); a jogabilidade que já era
interessante na série original ficou ainda mais em X, com mais complexidade em
exploração e Upgrades das capacidades do personagem; a grande variedade de
ambientes (todos com cenários muito bem produzidos,
alias) ajuda muito a dar um clima único para o game. Você passará
por locais que vão desde bases militares e aeroportos até florestas e
continentes de gelo; a trilha sonora é um verdadeiro Show, com canções
altamente influenciadas pelo Hard Rock e Heavy Metal que rolou na época (sendo que isso também se tornaria uma
assinatura de Megaman X).
Contras: mesmo
que possivelmente o propósito da Capcom era lançar continuidades para esse
game, o enredo dele é bastante perdido, com poucas explicações especialmente em
relação ao vilão principal. Se ele tivesse sido um game sozinho na franquia,
sem dúvida teria deixado várias perguntas no ar e muito a desejar nas
respostas.
Screenshots:
Trailer:
Considerações Finais: Megaman X foi um projeto
ousado, criado com o objetivo de mexer em algo que já havia conquistado milhões
de pessoas. Essa missão foi cumprida com absoluto sucesso, sendo que Megaman X
tornou-se quase tão lendário quanto os jogos mais respeitados da série original,
além de conquistar novos fãs! Uma produção espetacular que representa uma das
grandes obrigações para aqueles que passaram certo tempo da vida de videogames
com um SNES. Um sucesso total com diversão garantida! E o Mr.Gameworld assina
em baixo!
MEGAMAN X2:
Revisão: Megaman X2 foi lançado apenas um ano depois
de seu antecessor como uma continuação direta para ele. Alias, uma continuação que parecia óbvia, sendo que muitas das perguntas deixadas no game anterior
deveriam ter uma resposta e o sucesso fez com que a Capcom criasse uma
prioridade para Megaman X. O game também alcançou muito sucesso (mesmo que tenha ficado atrás do primeiro X na visão de algumas
mídias), dando continuidade ao novo estilo de se fazer Megaman. Agora, ATENÇÃO! Se você não jogou Megaman X, aconselho
não ler o restante desse trecho, sendo que Spoilers (inevitáveis)
terão de ser dados! Clique no botão apenas se estiver ciente dos riscos!
Jogabilidade: tratando-se de jogabilidade, Megaman X2 segue uma linha
muito semelhante a seu antecessor, com pouquíssimas alterações. Por isso, para
resumir sua leitura, vou entrar apenas nos detalhes que mudaram o Gameplay,
pois os conceitos básicos foram mantidos sem grandes alterações. As mudanças
começam com o fato de que a armadura inicial de X já permite o Dash, o que vem
como um presente para facilitar a vida dos jogadores em saltos mais longos.
Ainda no quesito armadura, os Upgrades também mudaram, sendo que agora três das
partes encontradas nas cápsulas apresentam funções mais variadas: a cabeça, que
serve para rastrear passagens secretas; as pernas, que agora dão a
possibilidade de um Dash aéreo (para frente ou para
cima) e o peito, que dá um ataque a mais para o X-Buster, além da já
conhecida função de diminuição de danos. Outro ponto interessante a ser notado
nesse game é o fato de uma das fases apresentar uma moto como meio de
transporta, assim como outra apresenta uma nova versão do Robô que X pode
controlar, dessa vez voador. Mesmo sendo apenas detalhes a primeira vista (sendo que esses novos veículos são usados em poucas fases), vale ressaltar que os mesmos foram utilizados em outros Megaman X
posteriores, com detalhes ainda melhor elaborados. Outra diferença se encontra
no Layout das fases, que agora está um pouco diferente, sendo o ponto alto
dessa diferença os cenários dos combates contra os oito chefes Mavericks. Em
alguns deles você encontrará um cenários mais aberto, que por sua vez força
estratégias mais aprimoradas (sendo que eles foram
desenvolvidos para beneficiar diretamente o chefe em questão). Isso
resulta em Boss Battles
um pouco mais técnicas do que as de Megaman X, mesmo que a lógica de
"Encontre as armas certas e vença os chefes sem maiores problemas"
encontrada desde o inicio da franquia Megaman continue existindo.
Pros: os gráficos e o design geral
seguem o mesmo padrão de qualidade de seu antecessor, porém, dessa vez com
alguns detalhes adicionais na arquitetura das fases (destaque para os ambientes das Boss Battles, já citados
acima); a trilha sonora continua excelente, com um clima Hard Rock/Heavy
Metal semelhante ao do primeiro game; para quem reclamava de pouca dificuldade,
aqui as Boss Battles e as fases em si parecem mais desafiadoras, assim como a
busca por itens (sendo alguns difíceis de
encontrar/alcançar); o enredo ainda deixa muitas perguntas no ar, mas
pelo menos cumpre com a obrigação de esclarecer as origens de certos
personagens vistos anteriormente; os novos Upgrades da armadura de X deram
inicio aos que viriam em X3, bem mais aprimorados
(incluindo um X-Buster muito mais poderoso!).
Contras: existe uma Quest opcional no
game. Para cumpri-la, você deverá derrotar os três X-Hunters (encontrados em caminhos alternativos nas fases)
para coletar itens específicos. Não vou dizer quais para não dar Spoiler
para quem não jogou, mas quem jogou sabe do que eu estou falando. O problema
está no fato de que fazer tal Quest resulta basicamente no corte de uma batalha
épica do game, sendo que nem sequer o final é alterado de forma que faça valer
a pena tal perda. Sinceramente, me pareceu uma pegadinha da Capcom.
Screenshots:
Trailer:
Considerações Finais: Para quem gostou do primeiro X,
é bem difícil não gostar desse. Seguindo a mesma linha e mantendo a qualidade
do anterior em boa parte dos aspectos básicos, X2 foi uma continuação muito
competente. Assim como o anterior, esse é mais um game que deve ser jogado
pelos donos de um SNES, sendo que, acima de tudo, ele foi importante por
definir que Megaman X não seria apenas um jogo, mas sim uma série que entraria
para a história de mais duas gerações com games de muito sucesso! Um game muito
bom! Hoje vou ficando por aqui. Não deixem de jogar ambos os games aqui
apresentados! Até a próxima postagem, game-maníacos! E não deixem de conferir minha review do próximo game, Megaman X3 (basta clicar)!
eu discordo do "contra" do Megaman X2 a quest que é feita, é para mostrar uma relação na parte Final de Megaman X, ai explica o porque da missão, de coletar 3 partes, mostra quem pode reconstruir tal coisa com essas partes que é o Dr. Cain.
ResponderExcluirconcordo que mesmo feita as quests o final não muda em sí, mas mesmo assim vale completa-las pra ter a surpresa, e da origem a GRANDE surpresa jogavel no inicio de megaman X3.
Obs: esse foi o comentario mais cuidadoso, so por causa de quem não jogou e verá o Review, por isso não fiz um comentario mais detalhado sobre.
Primeiramente, parabéns pelo cuidado que teve para não dar Spoilers. Eu tentarei fazer o mesmo: o que eu quis dizer no contra citado foi basicamente que o resultado de fazer ou não fazer a quest é o mesmo, pois o personagem termina bem em qualquer uma das opções. Portanto, qualquer uma das duas faz sentido para a sequencia (Megaman X3), e como você mesmo concordou, o final não se altera muito. Levando em consideração os resultados extremamente semelhantes (tanto no seguimento da história como no final do game), vejo o corte de uma Boss Battle épica como uma perda. Mas tu tens razão: vale fazer a quest, mas vale muito mais não fazer hehehehehe. De qualquer forma, os games são tão bons que vale mesmo jogar duas vezes (no minimo) para fazer as duas coisas. Mas enfim: valeu pelo comentário e pela visita! Seja sempre bem vindo! Um abraço e até mais!
ExcluirDois grandes games que marcaram minha vida, principalmente o primeiro, pois eu tinha essa fita quando criança e sabia de cor cada movimento de cada inimigo... terminei ele n vezes, com haddouken e tudo... Já o dois era uma raridade da minha cidade, tinha só uma cópia, em uma locadora que ficava do outro lado da cidade!!!! Joguei ele apenas um final de semana, o suficiente pra terminar com shoryuken e tudo... (haddouken e shoryuken não são spoilers né?).
ResponderExcluirComentando os pros e contras, no X1 eu colocaria como contra a baixa dificuldade do game para quem estava acostumado com a outra série... no x2, essa quest (sem spoilers^^) deixa o game muuuito mais dificl principalmente pq vc tem confrontos em momentos que não estava preparado... acho isso um pouco chato, mas não chego a dizer q é um contra... Na minha humilde opinião a série X teve seu ponto mais alto no X4,do ps1, com todas akelas animações e etc... nos outros não gostei dakela corrida contra o tempo e salvar refens (só pq se perder um já era...), o X7 foi uma mancada, o x8 é ótimo, uma grande promessa de algo mais q até hje não foi cumprida... O remake do X1 pra PSP é demais, na minha opinião tão bom qto o x4. Com certeza não houve game na minha infancia q eu curtia mais q megaman...abraço
ResponderExcluirMegaman X é uma série sensacional realmente, Giovani! E certamente marcou muita gente! Quanto ao Haddouken e Shoryuken, não são Spoilers não, mas são sim coisas desnecessárias no game, tanto que nem citei na review ^^ HAhHAhHAhHAhHAhH. Não sei... acho que a mistura ficou meio estranha... mas enfim. Pelo que vejo o Contra que citei em Megaman X2 realmente gerou polêmica, mas eu acho que você entende o que eu quis dizer. Acho que perder uma batalha emocionante e desafiadora para não ganhar muito em recompensa, não vale muito a pena. Volto a dizer duas coisas: todas as minhas review trazem coisas que podem ser relativas, sendo que variam com a opinião de cada um e podem servir de uma forma para jogadores iniciantes no game e de outra para os que zeraram mais de uma vez. E como eu falei para o amigo acima, o que vale mesmo é jogar mais de uma vez para ver ambos os eventos. Quanto aos demais Megaman, de fato são todos muito bons. Mas discordo de você (alguns me considerariam louco pela informação a seguir, alias XD hehehehehheh), pois meu favorito de todos os Megaman é o X6. Tenho meus motivos, mas isso é historia para outra review =) Um forte abraço pra ti, brother! Valeu pelo comentário! Até mais cara! Seja sempre muito bem-vindo nessa sessão do Blog!
ExcluirAguardo a review do x6 então. ^^. Abração.
ExcluirMegaman é um dos grandes jogos da Capcom, e a série X conseguiu ser tão sensacional quanto à original. A questão do 1 realmente se vai pelo roteiro que não deixa nada muito claro, pelo que minha memória permite, não deixa claro nem qual a relação X e Megaman (que já me disseram ser nenhuma). Com o Giovani eu concordo que o jogo fique sistemático e fácil para quem joga muito, mas isso era um problema recorrente no Snes (com exceção jogos MUITO infernais). E quanto a polêmica da side-quest, eu nem sei o que dizer! Mas acho que eu preferia não enfrentar o chefe em questão pelo meu apreço ao personagem.
ResponderExcluirDois excelentes jogos de um tempo que as coisas eram mais simples e bem feitas. Abraço.
Certamente, Megaman X é uma série que marcou a Capcom e conseguiu ser destaque, assim como o Megaman original. O 1 realmente deixou a desejar no quesito historia, deixando muita coisa no ar. Mas a realidade é que a ligação de Megaman X com Megaman é bem relativa. Não vou entrar em detalhes para não ficar com cara de Spoiler. Mas no fim das contas já conversamos sobre isso outro dia. E a dificuldade do X realmente me pareceu bem menor do que a de qualquer outro (tanto que pensei em citar isso como contra), pois não é difícil derrotar os chefes sem levar um golpe sequer (tirando alguns poucos que são mais complicados). Mas no fim isso é algo que era tradição na série como tu disse (mesmo que em X tenha ficado muuuuuuuuuito mais evidente). Mas enfim cara: valeu pelo comentário. Nos falamos por ai! Abraço!
ExcluirEu poderia ter jogado esse jogo na época se não fosse meu tio D: Que dizia que o jogo dele era emprestado e ai não poderia me emprestar. Fui enganado xD Mas ainda cheguei a jogar alguma coisa na casa dele. E fiquei louco pelo jogo heueheueheueheuehee.
ResponderExcluirAchei interessantissima a história que da inicio ao jogo, porém senti uma falta enorme da história do Zero, que realmente não conheço. O jogo não a conta muito bem?
HAhAHHAhHAhHAhHAhHAhHAhHAHh. Engraçada sua história! E quanto a você ter ficado louco pelo jogo, não é nenhuma surpresa. Afina, esse game deixa qualquer um que goste de videogames (e games em 2D) louco por ele. E quanto ao ZERO, não posso dizer nada, perdão (seria Spoiler). Mas garanto a você que a historia dele é contada sim... não posso dizer nada mais, nem em qual game isso ocorre... enfim: Nada mais XD HAhHAhHAhHAh! Se você ainda não zerou esses dois games, aconselho que você faça isso. Não somente eles, mas todos os demais X também, que são todos excelentes. Vale a pena mesmo, uma série muito boa! Abraço Time Keeper! Até mais!
ExcluirEra tenso. Na época nem sabia o que era comprar jogos. Meu pai pegou um monte de fitas quando comprou o console. Quando eu terminei o que conseguia terminar, simplesmente jogava o jogo denovo xD O único jogo que lembro que ele comprou depois foi um Sonic que nem sei qual é.
ResponderExcluirEita D: Entendo D:
Talvez eu faça isso :D To quase acabando aquele Sands of Destruction que tem no blog e baixei o Rondo of Swords. Depois dele eu jogo o Megaman.
Vou expressar minha opinião sobre o Sands of Destruction agora mesmo heueheueheue.
Até mais cara :D