quarta-feira, 25 de julho de 2012

LEGEND OF DRAGOON!

Escrito por: Time Keeper
Postado por: Mr.Gameworld


Gênero: RPG
Plataforma: PS1
Ano de lançamento: 2000
Produtora: Sony

Revisão: Hoje trago aos fãs de RPG mais um prato cheio! Falo de um jogo que veio no finalzinho da vida do Ps1, junto com outros grandes RPGs (dentre os quais posso citar Chrono Cross e Xenogears, que com certeza terão seu espaço aqui no Pretty Cool Games), e facilmente é considerado como favorito por alguns jogadores do gênero. Talvez esse brilhante resultado se deva ao fato de o título ter sido desenvolvido por 3 anos até finalmente ser lançado em 1999 (no Japão). Mas vamos então conhecer um pouco a história do jogo. O enredo se passa pelo mundo de Endiness, mais precisamente nas terras de Serdio. Nesse lugar, existem dois reinos, o de Sandora e o de Bale. Essas civilizações viviam em um acordo de paz, até que o reino de Sandora descobre um meio de utilizar o poder de um dragão que habita Serdio. Rapidamente eles decidem atacar um vilarejo chamado Seles, quebrando qualquer acordo de paz estabelecido. Na ordem de retirada do ataque, o jovem Dart, o personagem principal, estava quase de chegada a vila, após ter viajado por 5 anos. Dart encontra alguns soldados de Sandora que prontamente tentam intimidá-lo, mas ele reage em defesa. O que iria ser um combate acaba sendo interrompido com a chegada inusitada do dragão, fazendo todos fugir. O dragão decide perseguir Dart e a coisa vai ficando feia até que ele é salvo por uma misteriosa mulher. Os dois conversam um pouco, mas Dart parte imediatamente ao vilarejo depois de saber que ele sofreu um ataque. Você toma o controle do personagem e defende a vila de alguns soldados remanescentes. Dart descobre que o ataque em Seles aconteceu com o único objetivo de raptar uma garota chamada Shana, sua amiga de infância.  Porque o objetivo do ataque era raptar apenas uma pessoa? Por que logo Shana? Tome as dúvidas de Dart para si e embarque nessa fabulosa trama!

Jogabilidade: Legend of Dragoon abrange elementos comuns do tradicional RPG. Existem as random battles (batalhas ativadas aleatoriamente pelo cenário), porém, em casos especiais, o jogo pode utilizar um sistema em que você precisa entrar em contato com os oponentes para começar a batalha. Durante a batalha, em que cada um tem sua vez, você pode atacar, defender, utilizar itens ou correr. Um dos grandes diferenciais do jogo em quesitos de Jogabilidade é o fato de que você executa sequências de golpes quando ataca, são as chamadas additions. Cada personagem possui suas sequências, e elas não são simplesmente pra olhar. Seus personagens dependem da sua ajuda para executar corretamente essas sequências. É preciso que se aperte X a cada golpe, e O em certas sequências, onde o inimigo ameaça um contra-ataque. A cada ataque, aparecem dois quadrados, um fixo e um que vai diminuindo. Eles indicam o momento certo para apertar o botão, o qual seria a hora em que os dois quadrados se encaixam perfeitamente. Parece difícil, mas com prática as coisas melhoram, trust me. A defesa no jogo segue com um toque especial. Ao defender, seu personagem ganha 10% do seu HP, além de reduzir pela metade qualquer tipo de dano. Os itens são muito importantes nesse jogo, por serem a forma mais fácil e rápida de garantir seu HP. Existem também itens de ataque que dependem do jogador para causar um bom dano. Simplesmente use o item e aperte X adoidado. O jogo lhe oferece a possibilidade de utilizar o poder dos dragões, através de um jeito que se entende ao jogar melhor o jogo. Para usar os incríveis poderes dos dragões, você precisa acumular no mínimo 100 pontos de SP, que fica disponível para ser adquirido a partir de uma parte do jogo. Não é difícil acumulá-lo, pois o SP é obtido através de ataques, principalmente os bem sucedidos (sequências completadas). Durante o uso desses poderes, você pode utilizar um tipo de sequência própria dos dragões, ou utilizar mágicas. Qualquer uma dessas ações custa 100 SP. A forma de executar o D-attack é diferente das additions. Aparece um círculo no canto da tela com um ponteiro que começa a girar quando você aperta X. Pense nesse círculo como um relógio. Toda vez que o ponteiro chegar a 12 horas, deve-se apertar X para garantir um ataque. O ponteiro gira até que se aperte X cinco vezes, mas se algo der errado antes, ele para e o personagem ataca conforme o número de acertos. Até hoje eu sempre atraso na hora de apertar essa 5ª vez, acertando algumas vezes, mas acredito que seja apenas uma má insistência da minha parte. A D-magic segue os conformes tradicionais dos RPGs, apenas escolhendo e vendo a animação.

Prós: Um gráfico interessante, que aborda muito bem detalhes nos personagens e nos cenários, sem contar que as animações dos ataques em geral seguem um ótimo padrão. Uma OST que atende em todos os aspectos o jogo, em minha opinião. São músicas que criam o clima que cada cenário precisa, não só nas viagens pelo mundo ou nas conversas, mas também nas batalhas, principalmente contra bosses. O jogo conta com uma história maravilhosa, que aborda toda uma sequência de elementos míticos responsáveis pelo surgimento das coisas, e também expõe a passagem das civilizações antigas até as atuais nos termos do jogo. Além disso, o contexto político também fica em conhecimento do jogador, dando um sentido a mais para os acontecimentos. Para completar as coisas, o enredo possui sua forma de motivar o jogador de uma forma incrível, contando com cenas bem comoventes e controvérsias na história. O sistema de additions foi quase que completamente bem aceito pelos jogadores, onde você sente uma participação melhor na batalha, e nunca se enjoa de usar os combos.

Contras: O fato de a defesa restaurar 10% do HP torna o uso dela meio apelativo. Você pode chegar a precisar da utilização de itens de cura apenas nos bosses. As magias são bem limitadas, dá pra contar nos dedos a variedade. Fora que não podem ser muito utilizadas. O fato de você não poder retornar da dungeon final após pisar nela incomodou muitos colecionadores de itens também. Outro problema no jogo é o fato de cada CD (esqueci-me de comentar que são 4 CD’s) possui um número de cidades acessíveis no seu banco de dados, fazendo com que seja preciso trocar de CD para visitar algumas cidades. Não sei se realmente não dava pra encaixar todos os cenários em todos os jogos.

Screenshots:











Trailer:


Considerações Finais: É um jogo altamente recomendado. Quase que a totalidade de jogadores do gênero sentiram-se satisfeitos com esse jogo. Lembro-me dos tempos em que peguei esse jogo emprestado (o cara só tinha os 2 primeiros CD’s). Todos os dias a Kombi da escola ficava atrasando pra chegar por que eu queria achar um save pra não perder meu progresso. Nem imaginem como fiquei quando terminei o CD 2 e não tinha o 3 e 4. Na época dei 35 reais numa loja pra comprar os 4 (nada que eu me arrependa). Enfim, é um jogo mais do que necessário no arsenal de um jogador de RPGs! See you around.


5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. tá aí um grande RPG... que eu não joguei... gosto de games de vários estilos, mas RPG é o que faz meu coração bater mais forte. Esse jogo não joguei na época porque estavajogando outras coisas como o citado Chrono Cross, mas sempre me pareceu incrível, talvez um dia jogue ele, mas são tantos RPGs na fila...ter que ganhar a vida deixa a gente sem tempo pros games, por isso faz tempo que não jogo RPG, o último que terminei foi o FFIV pro DS no inicio do ano. Estou ensaiadno pra começar Eternal Sonata do PS3 que parece muito bom (jogando ele é incrivelmente melhor que os videos, prova definitiva de que grafico não é o principal...). Legend of Dragoon talvez aconteça em minha trajetória de gamer quando eu não precisar mais trabalhar pra ninguém e viver de games kkkk. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tenho uma variedade boa de generos de jogos, mas grande parte dela existe por que ainda não conhecia os RPGs xD Depois..foi meio que 95% dos jogos comprados XD
      Queria muito cara ter jogado Chrono Cross nessas épocas.
      Ainda estou só estudando, mas só isso toma um bom tempo. Nessa greve deu pra conferir ótimos jogos, só que quando voltar...D:
      Não conheço o título '-' E jogá-lo..vai demorar muito mais =/
      E também quando você estiver mostrando o que é um grande RPG pro seu filho ou filha :D
      Abraz :D

      Excluir
  3. Time Keeper... excelente review, cara! Boas recordações esse game me trás, tu não tem noção. Já conversamos um pouco sobre isso pelo Facebook no outro dia, mas não poderia deixar de comentar aqui também. Creio que esse tenha sido um dos primeiros RPGs que eu zerei no meu PSX. Lembro que a primeira vez que vi esse game na minha vida foi atrás da caixa do meu PSX (sorte não? Não eram todas as caixas que vinham com as mesmas imagens!). Logo fui tentar me informar que game era aquele, pois naquela época o meu acesso a internet era limitadíssimo. Quando descobri, decidi imediatamente comprá-lo. Era uma versão de aparência meio duvidosa, se é que tu me entende. Mas o que importa é que o game estava completo e em perfeito estado e funcionamento. Me viciei nesse jogo cara, tudo muito empolgante. O enredo cativante, os personagens mais cativantes ainda (aaah, Meru... uma das minhas paixões nos games até hoje *-*). Muito tempo de evolução, ouvindo o disco The Game do QUEEN como trilha sonora desse processo. Tudo que posso dizer é que essa sua review me trouxe recordações de uma época muito boa. Saudades desse game, um dos RPGs mais marcantes da minha vida, sem dúvida! Parabéns por essa review cara, expressaste muito bem tudo sobre esse titulo espetacular! Um forte abraço pra ti, nos falamos por ai! Até mais Time Keeper, my friend!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado o/ Sem dúvidas é um jogo que agradou a quase todos os fãs do gênero. Quase todos mesmo.
      Eu vi uma matéria no gamevicio falando sobre um remake desse jogo. Não sei se é verdade, mas quando eu vi os comentários, TODOS eles diziam basicamente isso: "Boas recordações esse game me trás, tu não tem noção".
      Tava tentando lembrar agora que você falou da caixa do Ps1. O meu também tinha xD Sei mais como a imagem é XD Só que meu acesso a internet era nulo eueheueheuehe, daí conheci o jogo por acaso.
      Tudo perfeito mesmo *_______* Uma pena que quando eu joguei pela 1ª vez eu não sabia taaaaanto assim de inglês, porém ainda assim gostei muito de Shana, muito mesmo.
      Lembro que eu ficava evoluindo em Mile Sesseau, no caminho de Flanvel, porque tinha umas caixas em um caminho que você escorrega que eu não conseguia pegar de jeito nenhum '-' Fiquei tentando tantas vezes que acabava batalhando muito.
      Obrigado novamente :D Your're wellcome.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...