domingo, 1 de janeiro de 2012

OBSCURE 2: THE AFTERMATH!

Escrito e editado por: Mr.Gameworld

Gênero: Survival Horror
Plataforma: Playstation 2, Nintendo Wii, Windows, PSP
Ano de Lançamento: 2007
Produtora: Playlogic Entertainment
Revisão: Obscure (clique para conferir minha review) foi um game que não alcançou um grande sucesso se comparado com os demais Survival Horrors, mais famosos, mas ainda sim conseguiu um grande número de fãs. Graças a isso, um segundo game foi lançado em 2007, experimentando novamente a marca registrada do primeiro jogo: a grande interatividade entre os personagens e a possibilidade de jogar em dupla! Porem, tudo foi aperfeiçoado (como veremos a seguir em jogabilidade). A história de Obscure 2: The Aftermath tem seu inicio dois anos após o incidente na Escola Leafmore. Os sobreviventes do terror de Leafmore agora estão estudando na Faculdade Fallcreek e vivendo uma vida normal novamente. No campus da Fallcreek, um grupo de jovens (Corey, Sven, Mei, Jun e Amy) descobre uma estranha flor que começa a ser usada como droga por eles. Em meio a diversas alucinações causadas pela flor, muitas cenas terríveis passam pela mente dos alunos, que retornam ao seu estado normal perturbados. Certo dia, Kenny e Amy decidem invadir uma festa que estava ocorrendo entre alguns alunos da faculdade (que por sua vez não os convidaram). Ao entrarem no local, os dois descobrem que algo de muito errado estava ocorrendo: uma misteriosa névoa negra e bizarras criaturas haviam aparecido. Para Kenny as coisas ficam claras: um novo pesadelo estava começando! Agora cabe a você assumir o controle dos jovens para descobrir o que são as novas criaturas e tentar escapar de um novo terror como o ocorrido há dois anos atrás em Leafmore (para ler a review do primeiro game, basta clicar aqui)! E já aviso: prepare-se para algo chocante, perturbador e muito assustador!

Jogabilidade: analisando de um modo geral, a jogabilidade de Obscure 2 tem quase toda a sua base em Obscure: você jogará com um personagem e levará um companheiro com você, poderá usar armas brancas e armas de fogo, que poderão ser distribuídas entre seus personagens e poderá também jogar com um amigo utilizando o modo 2 Players. Porém, uma alteração significativa foi o fato de que aqui você realmente necessita das habilidades dos personagens (ao contrário do primeiro game, que apesar dos personagens terem uma habilidade que em certos pontos ajudava bastante, a ausência delas não impedia o jogador de seguir em frente). Cada um dos personagens terá uma habilidade completamente deferente da dos outros, que será necessária para seguir sua aventura, tornando-se muitas vezes os Puzzles do Gameplay. Isso faz com que você sempre tenha que jogar com um ajudante (seja ele um amigo no modo 2 Players ou o AI do game). Outro ponto muito interessante é o fato de que você, logo nas primeiras horas de jogo, ganhará um item (uma seringa, para ser mais especifico) que serve para criar itens de cura usando os corações dos monstros que você matar. Por isso, sempre é bom matar as criaturas que surgirem em seu caminho, pois assim você poderá fazer bons itens de cura para até mesmo economizar e administrar melhor os itens que você encontrar ao longo do jogo (ainda que teorias digam que quanto mais você usa, mais você ganha... mas não tenho uma confirmação disso, sendo assim melhor não arriscar!). Outra inovação ainda nos itens são as armas carregadas por energia elétrica. Essas, tomando como exemplo a Arma de Choque, terão uma barra que representa sua bateria. Se a bateria se esgotar, será possível dar uma nova carga utilizando os pequenos transformadores, eventualmente encontrados ao longo dos mapas. Assim como no primeiro game, os saves ainda são limitados! Porem, agora eles não são mais CDs, mas sim as flores que você irá encontrar em determinados pontos das fases. Se salvar em uma flor, a mesma flor nunca mais poderá ser usada! Por isso, a mesma regra do game anterior ainda vale: salve com sabedoria! Vale lembrar que os comandos que dão ordens para a AI do jogo continuam existindo, sendo eles ainda mais necessários!

Pros: os gráficos estão bem melhores do que os vistos no primeiro game; a interação que já havia entre os personagens está ainda maior, pois agora é obrigatório o uso de suas habilidades especiais para resolver os enigmas; o game é relativamente maior do que o primeiro, além de se passar em diversos ambientes, dentro e fora das dependências da Faculdade Fallcreek,  como florestas e cabanas abandonadas no meio do nada; a jogabilidade está aperfeiçoada, com novas possibilidades, novos comandos e novas armas; os personagens são muito interessantes e melhor utilizados no desenrolar da história (com direito a trechos únicos para determinadas duplas); os enigmas estão muito melhores do que no primeiro game, onde não era necessário pensar muito antes de resolvê-los; as dublagens são excelentes e os personagens se comunicam com bastante frequência, sempre demonstrando muito de suas personalidades através de comentários e piadinhas que revelam até mesmo paixões escondidas (ou simplesmente atração carnal); a história é muito interessante e utilizou propostas que poucos games de terror utilizaram, com temas chocantes e pesados (capazes de revoltar os menos preparados), que trazem um terror extremamente característico para o game.

Contras: quando a questão é o modo 1 Player as coisas complicam, pois apesar de quase tudo ter melhorado, o AI ainda toma atitudes dignas de um jogador idiota (bem idiota!). Nada de muito diferente do primeiro jogo, onde o AI já atrapalhava um pouco. Porem, a grande diferença é que Obscure 2 é consideravelmente mais difícil e mais longo (exigindo o dobro de atenção!).

Screenshots:












Trailer:


Considerações Finais: Esse foi simplesmente surpreendente para mim, de uma forma indescritível (até porque para descrever os exatos motivos, teria que enchê-los de Spoilers, coisa que não faço)! O enredo é muito bom, mas acima de tudo é extremamente perturbador! Muitos conceitos e temas pesados formam seu Storyline. Você certamente vai entender o que eu estou querendo dizer assim que terminar o game. Tenho quase toda a certeza de que muitos Gamers vão concordar comigo: Obscure 2 é um grande game de terror, que ao seu modo, calou a boca dos que criticaram negativamente o primeiro game dizendo que ele não era "pesado o suficiente", e esperavam o mesmo do segundo! Esse ficou marcado para mim, e acredito que também para muitos outros! Se gosta de Survival Horrors, sem duvida Obscure 2: The Aftermath é uma obrigação, pois aqui você poderá experimentar um Gameplay sensacional e um enredo com 100% de perturbação! Certamente um dos meus favoritos do gênero terror! Um forte abraço do Mr.Gameworld! Nos vemos logo mais (e não esqueça de passar em minha review de Obscure)!


8 comentários:

  1. Olá Mr. Gameworld! Feliz 2012 a todos.

    Em uma coisa concordo plenamente contigo: ele é surpreendente. Perturbador, daqueles que fica pensando por um tempão depois que termina.

    Na verdade, conforme já te disse, ele me decepcionou em alguns aspectos, não posso falar muito pra não ser spoiler. Acho que sou o único que prefere o 1, hehehe.

    Mas é com certeza um jogo que merece ser jogado por fãs de jogos de terror. Como o Mr. Gameworld disse, ele pode não ser famoso mas é dos grandes jogos de terror produzidos.

    Só vou discordar de mais uma coisa. Pelo menos pra mim deu certo. Para quem vai começar este jogo, não economize balas ou itens de cura. O jogo usa o mecanismo de quanto mais usa mais ganha.

    Abraço

    Edu-jb

    ResponderExcluir
  2. eé vedade esse mecanismo de quanto mais usa mais ganha eu virei tudo na arma branca e usava muito pouco os itens de cura, por isso nunca vinha bala,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por confirmar! Realmente não tinha me dado conta disso quando zerei ele. Costumava fazer o que normalmente se faz nos games de Survival Horror: economizar munição e medicamentos, e deu certo (zerei o game sem problemas). Mas é bom saber que o "quanto + se usa, + se ganha" de fato fuciona. Pode ser util em uma próxima jogada! Obrigado pela visita e pelo comentário! Volte sempre!

      Excluir
  3. Agora aiii siiiim.

    Tô quebrando a cabeça nesse game já faz um tempinho.
    Jogabilidade excelente, apesar da AI ser um pouco limitada (aconselho a deixar a arma de choque com seu parceiro), história relativamente boa, bons gráficos e muito susto.

    Excelente game. (;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sem duvida. Pra mim, além de tudo que você disse acima em seu comentário, foi um Survival Horror extremamente marcante. Um excelente game, sem duvida! Abração!

      Excluir
  4. Eu adoro o jogo obscuro,na minha opiniao é melhor que residente evill e isso que eu ja virei todos os residentes mas obscuro ta dificil hehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto muito de Obscure tambem, exatamente como minha review deixou bem claro. Eu não diria que ele é melhor que Resident Evil, pois RE é possivelmente minha serie de terror favorita (além do fato de que Obscure e Resident Evil são games bem diferentes, dificeis de comaparar), mas entendo o que você quer dizer. O sistema de jogabilidade de Obscure apresenta novidades muito interessantes para os jogadores de games do gênero terror. Muito obrigado pelo comentário e volte sempre!

      Excluir
  5. Um dos melhores games que já joguei, contudo o que me deu susto mesmo foi o primeiro. Não considero um game assustador, mas é um dos mais marcantes! Eu amo o lance do primeiro de se passar numa escola. O 2 melhorou praticamente tudo, mas peca pela falta de variedade dos inimigos e não ter fins alternativos, mas o que me chateou de verdade foi Josh que é meu preferido não estar nele, e pela linearidade, seria melhor você jogar e assim determinando quem morreria e quem viveria. Infelizmente esse matou vários personagens queridos...

    PS: Seria o máximo um ObsCure 0 com o Alan Gardener e o Dan, do primeiro hein?! Mas quem sabe um dia não teremos pelo menos um Obscure 3!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...