quinta-feira, 19 de julho de 2012

RESIDENT EVIL 2!

Escrito e editado por: Mr.Gameworld

Gênero: Survival Horror
Plataforma: Playstation, Nintendo 64, Windows, DreamCast, GameCube
Ano de Lançamento: 1998, 2000, 2003
Produtora: Capcom
Revisão: aproveitando o sucesso do primeiro Resident Evil (clique para ler minha review), não muito tempo depois a Capcom lançou o segundo game da franquia, intitulado Resident Evil 2. Com diversas melhorias nos conceitos apresentados no primeiro game, Resident Evil 2 (inicialmente lançado para PSX) foi sucesso total de vendas e critica, não demorando para ganhar versões para PC, Nintendo 64, e mais tarde DreamCast e GameCube. A historia do game se inicia em Raccoon City, seis meses após os fatos ocorridos na missão do Time Alpha. Leon S. Kennedy está em seu primeiro dia de trabalho como policial da R.P.D. (Raccoon Police Department). Enquanto isso, Claire Redfield, irmã de Chris Reddfield, está à procura de seu irmão que havia sumido do mapa, deixando pistas que levavam para a pacata cidade. Porém, algo de muito estranho ocorria no local: todos os moradores haviam se tornado Zumbis, o que indicava claros indícios de contaminação pelo conhecido T-Virus. Leon e Claire se encontram em meio ao caos que as ruas da cidade haviam se tornado. Pegando uma viatura da policia, os dois partem em direção a Delegacia, onde supostamente estariam seguros. Porém, no meio do percurso, um caminhão desgovernado (dirigido por um caminhoneiro que havia sido atacado por Zumbis) surge de atrás do carro da dupla. Como se não bastasse, um Zumbi estava no banco de trás, o que faz Leon perder o controle do veiculo, batendo logo em seguida. Vendo que o caminhão ia se chocar com o carro em poucos segundos, Claire e Leon saltam para fora dele. A batida causa uma grande explosão que separa os protagonistas um para cada lado da rodovia. Agora, o objetivo dos dois é chegar ao Departamento de Polícia. Mas isso será apenas o inicio de uma aventura que apresentará muitas surpresas para os jogadores, que conhecerão novas B.O.W.s (Biological Organic Weapons) da Umbrella Corporation, como o temido T-103 (vulgo Mr.X), um novo projeto que logo será testado em Raccoon City e se tornará um verdadeiro pesadelo para você! Então, prepare-se para saber um pouco mais dos planos da Umbrella e conhecer personagens famosas como Ada Wong e Sherry Birkin, por exemplo,  nesse game que para muitos dos fãs é um dos melhores da série!

Jogabilidade: a jogabilidade de Resident Evil 2 traz os mesmos elementos do primeiro game, a começar pela movimentação que permanece praticamente a mesma, onde esquerda e direita do direcional fazem o personagem se virar, enquanto frente e trás o fazem caminhar para tais direções. O inventário também tem as mesmas funções do visto em seu antecessor, onde você poderá examinar seus itens, equipar suas armas e administrar suas ervas. Alias, as já conhecidas ervas continuam existindo, sendo que mais uma vez a fusão delas se faz muito necessária para uma cura mais eficiente de ferimentos (especialmente a combinação Verde + Vermelha, que como sabemos, é uma salvadora de vidas!). Os baús das salas de Save, que servem como deposito de itens, também serão encontrados aqui, para novamente facilitarem as coisas. As grandes novidades do game começam a surgir na exploração, sendo que aqui você terá uma Raccoon City inteira para conhecer! Tal conceito traz uma sensação de mais complexidade e liberdade  para o game, com cenários mais amplos e localidades diversas, que obviamente apresentam uma linha já conhecida de resolução de Puzzles e busca por itens (com diversos perigos no caminho, que dessa vez estão bem maiores, alias, graças à alguns novos inimigos). Além disso, um fato muito interessante deve ser citado: o Storyilne do jogo é dividido em quatro possibilidades. Basicamente o game tem 2 CDs, sendo que cada um deles indica um “cenário” representado por um dos protagonistas. É possível começar por qualquer um dos CDs, sendo que se você terminar o game com um e carregar o mesmo save com o outro, uma historia completamente diferente (na perspectiva do outro personagem) será vista. Portanto, as quatro possibilidades citadas anteriormente são: Claire A, Claire B, Leon A e Leon B. Assim, será possível optar por quais eventos você deseja ver com determinado personagem, sendo que hoje a ordem aceita pela Capcom é Claire A e Leon B, apesar de alguns questionamentos ainda surgirem (especialmente após o lançamento de Resident Evil: Darkside Chronicles, de Nintendo Wii, que revisitou os eventos de Raccoon City), fazendo muito acreditarem que ambas as possibilidades poderiam ser levadas em conta, como fatos que separadamente deveriam ser encaixados.

Pros: os gráficos são bem melhores que os do primeiro game, especialmente no que diz respeito aos personagens, que agora tem um design mais detalhado e nítido, bem mais natural (com um belo uso dos polígonos de sua época); o enredo é muito bom, adicionando novos personagens e novos monstros que geram curiosidades nos jogadores, definindo esse como um dos mais bem pensados Storylines da série, tanto que rendeu alguns outros games baseados nele; para a sorte de todos nós, as CutScenes em forma de filme (muito mal produzidas no jogo anterior) não existem mais, o que deu um ar bem mais sério para aventura. Elas foram substituídas pelos tradicionais gráficos CGI (no padrão PSX), que alias são excelentes, mostrando mais dos personagens; a ideia de colocar o clima terror da série nas ruas de uma cidade inteira foi genial. Isso ajudou a tornar o game consideravelmente mais longo e complexo que seu antecessor (fato esse que é potencializado pelos dois CDs, que deram uma longevidade ainda muito maior à ele!), além de trazer uma sensação de liberdade para a exploração; as armas são todas muito bem desenvolvidas em seu funcionamento, sonoridade, etc. Além disso, aqui entra uma proposta muito boa: os Upgrades que melhoram algumas armas, dando à elas mais poder de fogo, mais velocidade ou menos recuo através de novas peças que podem ser fundidas, gerando quase que uma nova arma (o que seria visto também nos games posteriores, até mesmo no famigerado Resident Evil 4!).

Contras: para um game onde o número de monstros em uma mesma tela cresceu bastante (além de alguns inimigos que sozinhos já podem gerar alguns problemas), poderíamos dizer que a jogabilidade um tanto quanto "travada" do primeiro jogo poderia ter sido melhorada. Os movimentos lentos do personagem e a mira imprecisa podem gerar alguns danos indesejados em alguns pontos da jogatina!

Screenshots:











Trailer:


Considerações Finais: Eu particularmente tenho Resident Evil 2 como um dos meus games favoritos da série e dos Survival Horrors como um todo! E não somente isso, pois esse foi um dos games que fez Resident Evil se tornar possivelmente minha franquia de Survival Horror favorita (hoje competindo com Fatal Frame, mas isso é assunto para outra review). Deixando os gostos de lado e partindo para uma conclusão baseada em fatos, poderia facilmente dizer, sem medo de errar, que Resident Evil 2 foi provavelmente um dos mais importantes games desse grande nome da Capcom, pois criou quase uma nova subdivisão dentro da série, sendo que seus fatos estão ligados a outros games (direta ou indiretamente), com algumas revisões interessantíssima! Um game espetacular! Impossível gostar de Survival Horror no estilo clássico e não gostar dessa grande obra, que marcou muitos e muitos Gamers mais das antigas! Então, se não jogou ainda, corra para fazer isso! Certamente com uma Raccoon City lotada de Armas Biológicas da Umbrella Corporation para atormentar você (com destaque para um dos vilões mais temidos dos videogames, T-103), emoção é o que você terá de sobra! Um forte abraço à todos os leitores! Até a próxima postagem! E não deixem de ler minha review sobre Resident Evil 3: Nemesis (mais um sucesso absoluto do PSX)!


11 comentários:

  1. Muito bom esse jogo :D
    Como tinha dito, meu 1° RE :D Achava tenso ter que pegar um item pra poder salvar XD
    Uma coisa muito inteligente feita pela Capcom nesse jogo foi dividir o jogo em 2 CD's, cada um pra um personagem. Isso devia ter sido seguido por Persona 3 Portable... Fizeram o jogo a partir de uma nova protagonista, mas teimaram em querer por a história dela no mesmo jogo que a história original. Resultado: tiveram que remover quase todos os movimentos do jogo. As cenas parecem jogos de visual novel, e você não move o personagem, move uma espécie de mouse que o representa. Podia ter feito dois jogos? Ou ter feito só o dela e deixado o original no Ps2 mesmo...
    Falei mais de Persona do que de RE xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu percebi que o tema do teu comentário foi 99% Persona e 1% Resident Evil XD HahHAhHAhHAhHAhHAhHAhHAhHAh. Não cheguei a jogar o Persona que tu tá falando, mas de fato a ideia de dividir o game em 2CDs foi genial, exatamente como eu disse algumas vezes na review. Mas eu vou mais além: isso não só prolongou o jogo como também abriu uma série de possibilidades que foram dadas aos jogadores, que podem ver dois lados da historia de cada um dos protagonistas (mesmo que a Capcom tenha determinado uma das ordens como correta, devido a uma contradição que surgiu anos depois. Se tu conhece bastante RE, deve saber do que eu estou falando). Abraço Time Keeper. Até mais.

      Excluir
  2. Eu não tenho dúvidas, este é meu RE favorito até hoje. É difícil citar tantas coisas boas criadas por ele, uma jogabilidade mais intuitiva, um clima de terror aprimorado, puzzles inteligentíssimos, enfim. A série deliberadamente abandonou este estilo desde RE4, passando mais para ação, o que eu acho uma pena, mas agradou muita gente.

    Os fãs do estilo mais clássico de survival precisam jogar esse jogo (ou fazer um replay), porque é um dos melhores criados no geral.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso ai Edu. Esse jogo é realmente sensacional e obrigatório para os fãs mais "Old-School" do Survival Horror. O clima de Resident Evil 2 é muito peculiar, deixando o game com uma cara só dele, sendo assim extremamente marcante para qualquer um que o tenha jogado. Um abraço pra ti cara! Até mais!

      Excluir
  3. Esse é meu RE preferido sem dúvidas, e foi o que mais joguei, muitas frustrações morrendo perto do final tentando habilitar o 4th survivor (sem salvar né...). É um jogo pros fortes mesmo, voce ja começa cercado de zumbis, sem armas potentes e com akele controle "tanquinho" q eu sinto muita falta... é uma pena que RE 4 e 5, apesar de bons games tenham virado um passeio no parque com a questão dos desafios. Tenho ele original na versão japa apenas, e cada vez mais percebo q a capcom americana não entendeu a intenção da capcom japonesa desde o primeiro game por causa do título. Bio Hazard remete diretamente a armas biológicas, vírus, epidemias, coisas em larga escala, enquanto Resident Evil evoca um clima mais sombrio, suspense, sobrenatural e psicológico... penso que o nome americano se perdeu com o rumo que a série tomou... apesar de raramente usar BH, acho o nome mais adequado. P. S. alguem conseguiu terminar com o To-Fu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato esse é um game excelente e também muito desafiador mesmo, como tu disse. Só não acho que Resident Evil 4, por exemplo, tenha deixado o desafio de lado. A grande diferença é que novas táticas de combate entraram no gameplay, talvez facilitando sim a aventura. Mas não dá pra dizer que o game é fácil, sendo que muitas vezes em combates contra muitos inimigos ou contra os chefes, suas munições se vão e os problemas começam. Nunca fui um exemplo de um cara que procura se profissionalizar em um game. Então, sim, eu acho Resident Evil 4 um game desafiador. E respondendo tua pergunta: eu não terminei com o Tofu por que achei aquilo completamente idiota. Não costumo fazer esses extras engraçados... XD hehehheheheheheheheh. Valeu pelo comentário Giovani! Até mais, volte sempre!

      Excluir
    2. Meu principal critério de desafio para classificar o 4 e 5 como mais fáceis que os antigos é por causa dos checkpoints... no 2, sem conhecer, vc poderia morrer a qualquer momento, o Mr. X poderia aparecer, um movimento em falso e game over, vc começa do save q as vezes ficava muito longe, isso é o q chamo de desafio. No 4 e 5, tem partes muito dificies, como a parte da gaiola com os "wolverines" cegos, porem vc tem checkpoint. Isso é uma cvarateristica dessa geração:God of War, Uncharted... antigamente, em Sonic por exemplo, acaba as vidas, game over... eu prefiro COM CERTEZA ter checkpoints infinitos, porém, não dá pra cahamr isso de um alto niveld e desafio. Só ma minha forma de ver os games. Abraço e parabens pelo blog.

      Excluir
    3. Sobre o Tofu é bem idiota mesmo, uma versão impossivel do 4th survivor (q é demais). nem consegui habilitar o tofu, peguei do Memory de um amigo q usou gameshark.

      Excluir
    4. EXATAMENTE, cara! Bah, tu falou bem o que eu penso. Claro que RE4 e 5 não são fáceis, mas é um nível de desafio diferente, sem enigmas (característica que eu considero DEFINIDORA do Survival) e marcando toda a hora. Tipo, tendo tempo e paciência tu zera o jogo 100% das vezes em que começa. Como disse o Time Keeper acima, ter um item específico para salvar era tenso.

      Os novos RE se tornaram jogos de ação. Isso não é demérito, foi obviamente uma opção da Capcom. Mas eu (e aparentemente o Giovani) temos todo o direito de lamentar, hehehe.

      E sobre a questão do Bio Hazard, eu sempre pensei em uma tradução ruim, como estamos acostumados no Brasil (Godfather=Poderoso Chefão). Mas tu tem razão, muda até o enfoque esperado pelo jogo, de armas biológicas para algo mais sombrio e talvez sobrenatural. Bem observado!

      Abração.

      Excluir
  4. Cara, esse é meu RE favorito. Terminei tantas vezes que nem sei. O problema é que eu usava aqueles discos importados do PY e não abri outros cenários, então eu terminava um e outro. Meu único desafio era baixar o tempo de zeramento, que na primeira vez passou de 8 horas!!!! e baixou para 1h58. Nunca usei detonado, revistas ou gamesharks, apenas decorava o que fazer. Recentemente adquiri a versão de Nintendo 64, pena que com tanta coisa pra jogar aqui, nem sei se dá tempo esse ano rsrsrs.

    Boa lembrança, pra mim, é disparado o melhor jogo do PS1, e o mais divertido da série também. Claro que eu também terminei o 4, mas ai é outro tipo de jogo, nem sei se deveria se chamar Resident Evil...

    T+

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse game é sensacional mesmo, João Roberto! Eu zerei ele duas vezes (tecnicamente 4, contando com os 2 cenários) e já estou afim de jogar mais uma vez! Não cheguei a jogar tentando terminar com o melhor Ranking (fazendo o menor tempo), mas quem sabe qualquer hora dessas eu faça isso. O problema é que costumo sempre estar com o mesmo problema que você: muitas... MUITAS coisas para jogar XD heheheheheheheh. Ai fica complicado fazer tudo que queremos nos games. Mas enfim cara, obrigado pelo comentário! Seja sempre bem vindo aqui! Abraço, até mais o/

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...