quinta-feira, 10 de maio de 2012

ULTIMATE SPIDER-MAN!

Escrito e editado por: Mr.Gameworld

Gênero: Ação/Aventura
Plataforma: Playstation 2, PC, Gamecube, XBOX
Ano de Lançamento: 2005
Produtora: ActVision
Revisão: ao longo da historia do PS2, para boa parte dos fãs, o famoso Herói Aracnídeo não esteve muito bem. Alguns games foram lançados, porem, muitos deles de qualidade discutível, fazendo o Homem-Aranha ficar esquecido. Para alguns, Ultimate Spider-Man (lançado também para PC, XBOX e Gamecube) representou um titulo interessante, pretensioso e que ajudou a "tirar as teias" das boas produções do herói nos videogames. Porem, tudo isso é muito relativo, pois eu mesmo vou apresentar nessa review alguns pontos que o impediram de ser um titulo de qualidade indiscutível. O enredo do game segue o universo Ultimate de Spider-Man. Tudo tem inicio com uma narrativa de Peter Parker lembrando dos feitos de seu pai, Dr.Parker, juntamente com seu ajudante (pai de Eddie Brock) na criação de uma roupa que seria a cura para o câncer. Porem, após o projeto estar concluído, Dr.Parker assinou um contrato com Bolivar Trask, que tinha extensões completamente diferentes para a tal roupa. Peter Parker decide então (como Spider-Man) recuperar o que originalmente pertencia a seu pai e rouba o projeto que estava guardado por Bolivar Trask. Ao tocar no frasco, uma nova roupa envolve Spider-Man, tornando-o preto e muito mais poderoso. Peter se diverte sem saber que a roupa tinha vida própria. Logo, a roupa se recusa a aceitar o corpo de Spider-Man e foge. Sabendo do que tinha ocorrido, Eddie Brock (antigo amigo de Peter) decide também roubar o projeto, assim também sendo tomado pela roupa e se tornando o Venom, que imediatamente vai em busca de Peter Parker, dizendo que seu pai havia o criado e que ele teria o mesmo fim dele (ou seja: a morte)! Agora você deverá ajudar Peter Parker a se livrar de Venon. Porem, isso será apenas o começo de uma trama que envolve muitos dos vilões famosos de Spider-Man (e alguns nem tão famosos).

Jogabilidade: esse é o ponto máximo do game a primeira vista. Assim que ligar seu videogame com esse jogo e começar a controlar Spider-Man, se você é fã do herói (ou já teve sua época de fã), certamente irá pensar "era isso que eu esperava de um game do Homem-Aranha" ao ver a forma com que ele se movimenta pelas cidades. Você terá uma cidade aberta, num conceito de Open World, famoso por exemplo na serie GTA. Ao andar pelas cidades, você poderá se pendurar e balançar livremente por qualquer prédio em movimentos que nos fazem imediatamente lembrar dos movimentos que Spider-Man fazia em seus desenhos animados! Além disso, evidentemente é possivel se agarra nos prédios através do botão Circulo, o que faz com que você possa escalar até mesmo os mais altos da cidade. O herói terá basicamente dois tipos de ataques, sendo divididos nos botões Quadrado (para socos) e Triângulo (para chutes). Em meio a lutas em locais fechados você poderá utilizar paredes ou outras estruturas para se impulsionar em direção aos inimigos para ataques mais fortes (pressionando o analógico em direção à estrutura em questão enquanto continua pressionando um dos botões de ataque), que acima de tudo potencializam os movimentos peculiares que somente Spider-Man poderia fazer! É possivel (alias, necessário) prender seus inimigos com suas teias no momento em que eles forem derrubados, fazendo com que eles sejam impedidos de continuar lutando. No canto inferior direito de sua tela você terá um mapa que indicará as missões, as missões extras e outros extras que podem ser encontrados na cidade ao longo de suas idas e vindas. As missões extras resumem-se em corridas (com um tempo determinado para passar em certos pontos da cidade ou contra o Tocha-Humana), acabar com certas concentrações de marginais nas ruas ou salvar pessoas de acidentes, assaltos ou quedas de prédios (em alguns casos, você deverá levá-las para o hospital mais próximo). As missões (as Story Missions) podem muitas vezes somente ser acessadas com o termino de algumas determinadas missões extras. Sem dúvida um dos pontos mais geniais do game é a possibilidade de assumir também o controle de Venon, que ao contrario de Spider-Man não terá teias, mas sim um salto enorme que o faz sobrevoar os prédios! Venon também poderá se agarrar nos prédio e terá também os dois tipos de ataque já citados nos comandos de Spider-Man, além do fato de que ele poderá arremassar carros nos inimigos! Para terminar, devo lembrar que o vilão perde vida naturalmente. Para evitar maiores danos indesejados, você poderá devorar pessoas, sugando parte de sua energia e dando-as para o Simbiótico de Eddie Brock!

Pros: os gráficos são excelentes, construidos em um estilo Cartoonizado que lembra muito as HQs; a jogabilidade é perfeita em alguns pontos, mais especificamente nos movimentos de Spider-Man (que fará com que qualquer fã se sinta o próprio Spider-Man enquanto estiver com o controle nas mãos); você praticamente não terá limites na cidade, sendo que poderá subir em qualquer local que imaginar, desde pontes até os prédios mais altos encontrados no mapa; os ataques funcionam de uma forma simples, divertida e de fácil adaptação, fazendo com que você possa variar seus ataques sem ter que fazer nenhum movimento muito difícil (inclusive, algumas outras possibilidades são apresentadas nos combates, como prender seus inimigos com a teia e pular, o que resulta em pendurá-los em postes se estiver perto de um); controlar Venon foi uma idéia muito boa, pois a jogabilidade com ele é bem diferente, fazendo você jogar de forma diferente e com táticas diferentes; como já era de se esperar, Spider-Man fará piadas muito bem pensadas para as ocasiões, que variam bastante (ele tem uma piada para tudo na verdade).

Contras: o conceito de Open World parece interessantíssimo, mas tem um grande problema: devido à quantidade absurda de problemas que surgem na cidade para você resolver (assaltos, pessoas presas em prédios, tiroteios entre a policia e criminosos, etc), você não vai nem conseguir curtir a idéia de passear pela cidade. Muitas vezes esses extras atrapalham até mesmo o andamento do game, pois você não consegue chegar a seus objetivos rapidamente por problemas a serem resolvidos (eles não são obrigatórios, mas  são necessarios para habilitar alguns extras no final do game); existe ainda um ponto que se torna irritante ao longo do jogo: quando um novo vilão surge, você SEMPRE deve seguí-lo em uma corrida (completamente desnecessária) para somente depois enfrentá-lo de verdade. Isso se torna um padrão, o que torna o game repetitivo (por sorte, as Boss Battles, quando você de fato enfrenta os chefes, são muito interessantes e variadas).

Screenshots:











Trailer:



Considerações Finais: Quer saber? Talvez essa seja a primeira vez que você me veja escrevendo isso (e talvez também a última), mas eu não tenho uma opinião exata, muito bem definida sobre Ultimate Spider-Man. Por quê? Simples: ao mesmo tempo em que encontrei tudo que eu procurava em um game do Homem-Aranha (herói do qual já fui fã e que fez parte dos meus ídolos de infância), eu encontrei um game que começa a se tornar fraco conforme você vai jogando mais. Controlar Spider-Man de forma tão perfeita é algo que me deu uma emoção inicial, mas ela foi embora com algumas idiotices sem sentido que aparecem ao longo da aventura (alguém poderia por favor me dizer: porque diabos Homem-Aranha e Tocha-Humana se encontrariam para bater corrida enquanto vilões estão à solta pela cidade?!). Um game que poderia ter sido ideal, mas que me fez desanimar em muitos aspectos. Mesmo assim, eu recomendo para os fãs do Aracnideo. É uma experiencia interessante.  Deixem seus comentários! Até logo mais pessoal!


4 comentários:

  1. Pensei muito antes de comentar para não parecer um fanático babaca... mas dane-se, eu não consigo.

    Esse jogo pra mim já nasce de um erro, o famigerado Universo Ultimate. Para quem não sabe, é um "universo alternativo" (como a Marvel adora fazer) criado em 2000, dando "nova origem" aos velhos personagens, ou seja, inventaram umas diferenças cretinas para vender mais gibi. Para citar um exemplo basta voltar na review, o Venom não é um simbionte alienígena mas sim uma roupa que curaria o câncer (??).

    Desabafo à parte, concordo com o Mr. Gameworld, o jogo dá a exploração da cidade que todo fã queria ver em um jogo do Aranha. Essa é a parte boa. A ruim é que abusaram da "inspiração" em GTA III (e sim, me refiro as malditas corridas com o Tocha Humana) e as missões do story são curtíssimas, além de seguir o padrão descrito na review.

    Enfim, quem curte o universo Ultimate (o que eu não sei se deu pra perceber mas não é o meu caso) esse jogo pode ser bom. É provavelmente o melhor jogo do Aranha para o ps2, mas sinceramente? Eu sou mais o Maximum Carnage.

    Desculpem, fugi do assunto. Sempre me exalto quando o assunto é quadrinhos. Mas a review ficou muito boa, dá pra ter bem a ideia do jogo lendo.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Edu, e ai! Bem... vamos à resposta: primeiramente, entendo sua "aversão" em relação ao Universo Ultimate. Eu sinceramente (apesar de não ter lido nem 1% do que você leu de Spider-Man) gosto bastante do Homem-Aranha e, acima de tudo, tenho um conhecimento relativamente profundo sobre o herói, seus vilões, eventos importantes, etc. Hoje, com a internet temos à nossa disposição resumos que podem facilmente nos deixar por dentro de boa parte do que rola nas HQs, mesmo não tendo acesso as próprias. O que eu quero dizer é que poderíamos discutir sobre Spider-Man por aqui sim, pois conheço o suficiente para uma longa conversa (inclusive pelo excelente Spider-Man: The Animation, que você certamente deve lembrar). A partir desse conhecimento, pesquisei e li muitas coisas sobre o Universo Ultimate, até para entender o que se passava no Game (o inicio dessa pesquisa veio de um e-mail seu inclusive). De fato as diferenças (ou distorções, se assim preferir chamar) são gritantes, o que justifica a oposição por parte de alguns fãs. Mas não vejo esse universo como um crime, que somente ele faça um game já ser ruim por partir desse principio. Não acho que alguém será mais ou menos fã do "Herói-Aracnídeo" por gostar de Ultimate Spider-Man. O enredo de tal "universo" foi muito bem encaixado nesse game que tinha tudo para ser uma maravilha, independente de fanatismos em relação ao Spider-Man original. Na jogabilidade, concordamos, aparentemente: o controle de Spider-Man e a possibilidade de ter uma New York inteira para passear, soltando teias nos prédios, exatamente como Spider-Man faria, é algo realmente emocionante. Pensando assim, também não acho que alguém deve "ser fã do Universo Ultimate" para apreciar o que esse game apresenta (se fosse o caso, eu mesmo não gostaria de Spawn:Armaggedon, que basicamente mudou partes do enredo original das HQs, o que por lógica é pior do que utilizar um Universo paralelo). Porém, tudo isso foi estragado pelos detalhes irritantes que atrapalham esses conceitos geniais, levantando limites no que poderia ser 100% melhor em alguns aspectos. O que estou querendo dizer apenas é que o Universo Ultimate existe, quem gosta gosta, quem não gosta não gosta. Mas acho que dentro das possibilidades do Ultimate, o game cumpriu bem seu papel, mas pecou no que se esprava que seria uma perfeição por uma primeira impressão (a jogabilidade). Enfim... Valeu por ter gostado da review e Maximum Carnage é com você, assim como o clássico Spider-Man do PSX! Abraço cara! Até mais!

      Excluir
  2. Desculpa, mas vou encher o saco de novo. No meu comentário dei muita importância pelos motivos que não gosto do universo Ultimate. E são vários. Mas o fato é que este game me decepcionou independente do heroi em questão justamente pela repetição das fases e pelo tamanho ridículo do story. Enfim, já estou me repetindo, mas o que quero dizer é que minha aversão pelo ultimate não foi determinante para eu não gostar.

    O pior é que poderia ser um excelente jogo mas o excesso de 'pequenos problemas' impedem isso, a meu ver claro. Mas os fãs de Aranha devem com certeza e tirar suas próprias conclusões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai sim concordo plenamente com você. Eu mesmo deixei bem claro em minha review, que minha questão com esse game foi uma coisa dificil de definir. Me empolguei de verdade no inicio, nas primeiras impressões. Provavel até tenha discordado de você, pois você tentou me alertar que ele seria uma decepção, levando em consideração a forma com que eu esperava que o game fosse (algo de espetacular). De fato, conceitos geniais foram apresentados (mesmo que vindos do lendários GTA, eles foram geniais por terem sido encaixados num game do Aranha). Mas saber aproveitar foi outra história...! Mas de um modo geral, tratando-se do game em si (esquecendo os gostos pelo Universo Ultimate), temos opiniões praticamente identicas em relação a ele. E minha dica para todos que aqui estão é a mesma que o Edu acaba de deixar: Os fãs do Aranha devem jogá-lo para tirar suas proprias conclusões!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...