domingo, 8 de julho de 2012

MEGAMAN X & MEGAMAN X2!

Escrito e editado por: Mr.Gameworld

Gênero: Ação/Aventura, Side-Scrolling
Plataforma: Super Nintendo, GameCube e Playstation 2 (X Collection)
Ano de Lançamento: 1993, 1994, 2006
Produtora: Capcom

MEGAMAN X:
Revisão: a era 16 Bits foi importantíssima para a Capcom. Afinal, quem não jogou pelo menos alguns dos vários clássicos da produtora no Super Nintendo, não é mesmo? Pois hoje trago até vocês dois desses games que marcaram a geração em questão: Megaman X e Megaman X2, os dois primeiros lançamentos dessa série sensacional (mais uma das minhas favoritas, para quem ainda não sabe e quer saber). Pois vamos começar com Megaman X e sua historia para darmos continuidade com o estilo já conhecido de reviews. Mas antes, vamos a alguns fatos históricos sobre a criação da subdivisão "X" da franquia Megaman: o Megaman original foi lançado ainda no NES, tendo seis continuações para o mesmo e uma (Megaman 7) para SNES. Porém, em 1993, a Capcom decidiu dar continuidade a história de uma forma diferente, com novos personagens, nova ambientação, novo Storyline e novo estilo gráfico. Assim surgia Megaman X, que apesar de guardar algumas ligações com os Megaman mais clássicos (mesmo que muitas delas sejam apenas teorias), deve ser visto como um Reboot, pois essa era justamente a proposta em seu desenvolvimento. O primeiro game apresentará para os jogadores o andróide X, que foi descoberto pelo Doutor Cain no ano 21XX (algo no o século 22) em uma escavação. O andróide havia sido criado pelo já falecido Dr. Thomas Light, que lhe equipou com poderosos armamentos, força sobre-humana e a capacidade de tomar suas próprias decisões sem nenhuma ordem pré-programada. O projeto chamou a atenção de Cain, que passou a criar seus próprios Robôs com a mesma capacidade, assim dando inicio a uma era de Reploids (os andróides baseados no modelo de X). Porém, devido ao livre arbítrio dos Reploids, muitos acabaram optando por trazer o mal aos humanos. Esses passaram a ser conhecidos como Mavericks. Então, um grupo de Anti-Mavericks foi criado (chamado de Maverick Hunters), sendo que X e ZERO assumem a linha de frente dos combates da equipe após Sigma, o antigo líder, também se rebelar. E você entrará na pele de Megaman X em sua primeira missão, onde alguns dos planos dos Mavericks começarão a aparecer! Preparem-se para um dos maiores nomes dos games de SNES (que mais tarde ganhou um relançamento em Megaman X: Collection, lançado em 2006 para GameCube e Playstation 2, onde todos os Megaman X foram relançados juntos)!

Jogabilidade: a base da jogabilidade de Megaman X foi basicamente tirada dos clássicos da serie original. Porém, algumas modificações foram feitas. Dessa vez o game ganha uma fase de apresentação (semelhante à já vista em Megaman 7), onde alguns dos pontos básicos da jogabilidade serão abordados. Logo depois dela, as fases de cada um dos Mavericks estarão abertas, sendo que a tradicional ordem para visitá-las continua existindo, cabendo ao jogador descobrir o chefe que iniciará a sequência (sendo que esse deverá ser derrotado com o X-Buster). O X-Buster agora ganha uma nova roupagem, sendo que ele poderá ser carregado com o botão Y em dois estágios além do disparo normal, executando um tiro de dano médio (entre 1 e 2 segundos de carregamento) ou um tiro de dano altíssimo (cerca de 3 segundos de carregamento). Ao contrário do que acontecia na série original, X não terá apenas uma armadura. As partes de sua armadura inicial serão modificadas nas cápsulas deixadas pelo Dr. Light, que podem ser encontradas em locais secretos em determinadas fases. Ao todo serão quatro partes novas: pernas (que possibilitam o Dash), cabeça (que destrói certos obstáculos), braços (um quarto estagio de Charge para o X-Buster e a possibilidade de carregar as armas dos Mavericks) e o peito (que diminui os danos). O designe dos cenários também apresenta uma lógica diferente, sendo que agora os obstáculos estão de acordo com as habilidades de Megaman X. Muitas das fases exigem pulos muito mais precisos com o uso do Dash Jump (Pulo + Dash, sendo o Dash ativado pelo botão A). Fora isso, muitas vezes as Armas Especiais deixadas pelos chefes servirão para abrir passagens secretas ou mesmo adquirir itens secretos. Vale lembrar também que muito da exploração tem foco na habilidade de se pendurar/deslizar nas paredes, inexistente nos Megaman mais antigos. Ao saltar contra uma parede, se você continuar pressionando o botão do direcional na direção dela, X começará a deslizar. Pressionado o botão B para pular novamente (ainda para a direção da parede), X subirá mais um pouco ainda grudado nela. Assim, será possível acessar diversos locais, o que dá ao game um ar muito mais amplo em termos de Layout das fases. Devo lembrar também que os Sub-Tanks de energia dos games anteriores também existem aqui. A diferença é que agora eles podem ser recarregados, possibilitando seu uso diversas vezes sem precisar de novos!

Pros: maravilhosos gráficos 2D, com uma riqueza de detalhes até mesmo a frente de sua época (além do Design muito peculiar que marcou a série X com personagens famosíssimos e memoráveis); a jogabilidade que já era interessante na série original ficou ainda mais em X, com mais complexidade em exploração e Upgrades das capacidades do personagem; a grande variedade de ambientes (todos com cenários muito bem produzidos, alias) ajuda muito a dar um clima único para o game. Você passará por locais que vão desde bases militares e aeroportos até florestas e continentes de gelo; a trilha sonora é um verdadeiro Show, com canções altamente influenciadas pelo Hard Rock e Heavy Metal que rolou na época (sendo que isso também se tornaria uma assinatura de Megaman X).

Contras: mesmo que possivelmente o propósito da Capcom era lançar continuidades para esse game, o enredo dele é bastante perdido, com poucas explicações especialmente em relação ao vilão principal. Se ele tivesse sido um game sozinho na franquia, sem dúvida teria deixado várias perguntas no ar e muito a desejar nas respostas. 

Screenshots:











 
Trailer:



Considerações Finais: Megaman X foi um projeto ousado, criado com o objetivo de mexer em algo que já havia conquistado milhões de pessoas. Essa missão foi cumprida com absoluto sucesso, sendo que Megaman X tornou-se quase tão lendário quanto os jogos mais respeitados da série original, além de conquistar novos fãs! Uma produção espetacular que representa uma das grandes obrigações para aqueles que passaram certo tempo da vida de videogames com um SNES. Um sucesso total com diversão garantida! E o Mr.Gameworld assina em baixo!



MEGAMAN X2:


Revisão: Megaman X2 foi lançado apenas um ano depois de seu antecessor como uma continuação direta para ele. Alias, uma continuação que parecia óbvia, sendo que muitas das perguntas deixadas no game anterior deveriam ter uma resposta e o sucesso fez com que a Capcom criasse uma prioridade para Megaman X. O game também alcançou muito sucesso (mesmo que tenha ficado atrás do primeiro X na visão de algumas mídias), dando continuidade ao novo estilo de se fazer Megaman. Agora, ATENÇÃO! Se você não jogou Megaman X, aconselho não ler o restante desse trecho, sendo que Spoilers (inevitáveis) terão de ser dados! Clique no botão apenas se estiver ciente dos riscos!

Jogabilidade: tratando-se de jogabilidade, Megaman X2 segue uma linha muito semelhante a seu antecessor, com pouquíssimas alterações. Por isso, para resumir sua leitura, vou entrar apenas nos detalhes que mudaram o Gameplay, pois os conceitos básicos foram mantidos sem grandes alterações. As mudanças começam com o fato de que a armadura inicial de X já permite o Dash, o que vem como um presente para facilitar a vida dos jogadores em saltos mais longos. Ainda no quesito armadura, os Upgrades também mudaram, sendo que agora três das partes encontradas nas cápsulas apresentam funções mais variadas: a cabeça, que serve para rastrear passagens secretas; as pernas, que agora dão a possibilidade de um Dash aéreo (para frente ou para cima) e o peito, que dá um ataque a mais para o X-Buster, além da já conhecida função de diminuição de danos. Outro ponto interessante a ser notado nesse game é o fato de uma das fases apresentar uma moto como meio de transporta, assim como outra apresenta uma nova versão do Robô que X pode controlar, dessa vez voador. Mesmo sendo apenas detalhes a primeira vista (sendo que esses novos veículos são usados em poucas fases), vale ressaltar que os mesmos foram utilizados em outros Megaman X posteriores, com detalhes ainda melhor elaborados. Outra diferença se encontra no Layout das fases, que agora está um pouco diferente, sendo o ponto alto dessa diferença os cenários dos combates contra os oito chefes Mavericks. Em alguns deles você encontrará um cenários mais aberto, que por sua vez força estratégias mais aprimoradas (sendo que eles foram desenvolvidos para beneficiar diretamente o chefe em questão). Isso resulta em Boss Battles um pouco mais técnicas do que as de Megaman X, mesmo que a lógica de "Encontre as armas certas e vença os chefes sem maiores problemas" encontrada desde o inicio da franquia Megaman continue existindo.

Pros: os gráficos e o design geral seguem o mesmo padrão de qualidade de seu antecessor, porém, dessa vez com alguns detalhes adicionais na arquitetura das fases (destaque para os ambientes das Boss Battles, já citados acima); a trilha sonora continua excelente, com um clima Hard Rock/Heavy Metal semelhante ao do primeiro game; para quem reclamava de pouca dificuldade, aqui as Boss Battles e as fases em si parecem mais desafiadoras, assim como a busca por itens (sendo alguns difíceis de encontrar/alcançar); o enredo ainda deixa muitas perguntas no ar, mas pelo menos cumpre com a obrigação de esclarecer as origens de certos personagens vistos anteriormente; os novos Upgrades da armadura de X deram inicio aos que viriam em X3, bem mais aprimorados (incluindo um X-Buster muito mais poderoso!).

Contras: existe uma Quest opcional no game. Para cumpri-la, você deverá derrotar os três X-Hunters (encontrados em caminhos alternativos nas fases) para coletar itens específicos. Não vou dizer quais para não dar Spoiler para quem não jogou, mas quem jogou sabe do que eu estou falando. O problema está no fato de que fazer tal Quest resulta basicamente no corte de uma batalha épica do game, sendo que nem sequer o final é alterado de forma que faça valer a pena tal perda. Sinceramente, me pareceu uma pegadinha da Capcom.

Screenshots:












Trailer:



Considerações Finais: Para quem gostou do primeiro X, é bem difícil não gostar desse. Seguindo a mesma linha e mantendo a qualidade do anterior em boa parte dos aspectos básicos, X2 foi uma continuação muito competente. Assim como o anterior, esse é mais um game que deve ser jogado pelos donos de um SNES, sendo que, acima de tudo, ele foi importante por definir que Megaman X não seria apenas um jogo, mas sim uma série que entraria para a história de mais duas gerações com games de muito sucesso! Um game muito bom! Hoje vou ficando por aqui. Não deixem de jogar ambos os games aqui apresentados! Até a próxima postagem, game-maníacos! E não deixem de conferir minha review do próximo game, Megaman X3 (basta clicar)!



11 comentários:

  1. eu discordo do "contra" do Megaman X2 a quest que é feita, é para mostrar uma relação na parte Final de Megaman X, ai explica o porque da missão, de coletar 3 partes, mostra quem pode reconstruir tal coisa com essas partes que é o Dr. Cain.
    concordo que mesmo feita as quests o final não muda em sí, mas mesmo assim vale completa-las pra ter a surpresa, e da origem a GRANDE surpresa jogavel no inicio de megaman X3.

    Obs: esse foi o comentario mais cuidadoso, so por causa de quem não jogou e verá o Review, por isso não fiz um comentario mais detalhado sobre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente, parabéns pelo cuidado que teve para não dar Spoilers. Eu tentarei fazer o mesmo: o que eu quis dizer no contra citado foi basicamente que o resultado de fazer ou não fazer a quest é o mesmo, pois o personagem termina bem em qualquer uma das opções. Portanto, qualquer uma das duas faz sentido para a sequencia (Megaman X3), e como você mesmo concordou, o final não se altera muito. Levando em consideração os resultados extremamente semelhantes (tanto no seguimento da história como no final do game), vejo o corte de uma Boss Battle épica como uma perda. Mas tu tens razão: vale fazer a quest, mas vale muito mais não fazer hehehehehe. De qualquer forma, os games são tão bons que vale mesmo jogar duas vezes (no minimo) para fazer as duas coisas. Mas enfim: valeu pelo comentário e pela visita! Seja sempre bem vindo! Um abraço e até mais!

      Excluir
  2. Dois grandes games que marcaram minha vida, principalmente o primeiro, pois eu tinha essa fita quando criança e sabia de cor cada movimento de cada inimigo... terminei ele n vezes, com haddouken e tudo... Já o dois era uma raridade da minha cidade, tinha só uma cópia, em uma locadora que ficava do outro lado da cidade!!!! Joguei ele apenas um final de semana, o suficiente pra terminar com shoryuken e tudo... (haddouken e shoryuken não são spoilers né?).

    ResponderExcluir
  3. Comentando os pros e contras, no X1 eu colocaria como contra a baixa dificuldade do game para quem estava acostumado com a outra série... no x2, essa quest (sem spoilers^^) deixa o game muuuito mais dificl principalmente pq vc tem confrontos em momentos que não estava preparado... acho isso um pouco chato, mas não chego a dizer q é um contra... Na minha humilde opinião a série X teve seu ponto mais alto no X4,do ps1, com todas akelas animações e etc... nos outros não gostei dakela corrida contra o tempo e salvar refens (só pq se perder um já era...), o X7 foi uma mancada, o x8 é ótimo, uma grande promessa de algo mais q até hje não foi cumprida... O remake do X1 pra PSP é demais, na minha opinião tão bom qto o x4. Com certeza não houve game na minha infancia q eu curtia mais q megaman...abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Megaman X é uma série sensacional realmente, Giovani! E certamente marcou muita gente! Quanto ao Haddouken e Shoryuken, não são Spoilers não, mas são sim coisas desnecessárias no game, tanto que nem citei na review ^^ HAhHAhHAhHAhHAhH. Não sei... acho que a mistura ficou meio estranha... mas enfim. Pelo que vejo o Contra que citei em Megaman X2 realmente gerou polêmica, mas eu acho que você entende o que eu quis dizer. Acho que perder uma batalha emocionante e desafiadora para não ganhar muito em recompensa, não vale muito a pena. Volto a dizer duas coisas: todas as minhas review trazem coisas que podem ser relativas, sendo que variam com a opinião de cada um e podem servir de uma forma para jogadores iniciantes no game e de outra para os que zeraram mais de uma vez. E como eu falei para o amigo acima, o que vale mesmo é jogar mais de uma vez para ver ambos os eventos. Quanto aos demais Megaman, de fato são todos muito bons. Mas discordo de você (alguns me considerariam louco pela informação a seguir, alias XD hehehehehheh), pois meu favorito de todos os Megaman é o X6. Tenho meus motivos, mas isso é historia para outra review =) Um forte abraço pra ti, brother! Valeu pelo comentário! Até mais cara! Seja sempre muito bem-vindo nessa sessão do Blog!

      Excluir
    2. Aguardo a review do x6 então. ^^. Abração.

      Excluir
  4. Megaman é um dos grandes jogos da Capcom, e a série X conseguiu ser tão sensacional quanto à original. A questão do 1 realmente se vai pelo roteiro que não deixa nada muito claro, pelo que minha memória permite, não deixa claro nem qual a relação X e Megaman (que já me disseram ser nenhuma). Com o Giovani eu concordo que o jogo fique sistemático e fácil para quem joga muito, mas isso era um problema recorrente no Snes (com exceção jogos MUITO infernais). E quanto a polêmica da side-quest, eu nem sei o que dizer! Mas acho que eu preferia não enfrentar o chefe em questão pelo meu apreço ao personagem.

    Dois excelentes jogos de um tempo que as coisas eram mais simples e bem feitas. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente, Megaman X é uma série que marcou a Capcom e conseguiu ser destaque, assim como o Megaman original. O 1 realmente deixou a desejar no quesito historia, deixando muita coisa no ar. Mas a realidade é que a ligação de Megaman X com Megaman é bem relativa. Não vou entrar em detalhes para não ficar com cara de Spoiler. Mas no fim das contas já conversamos sobre isso outro dia. E a dificuldade do X realmente me pareceu bem menor do que a de qualquer outro (tanto que pensei em citar isso como contra), pois não é difícil derrotar os chefes sem levar um golpe sequer (tirando alguns poucos que são mais complicados). Mas no fim isso é algo que era tradição na série como tu disse (mesmo que em X tenha ficado muuuuuuuuuito mais evidente). Mas enfim cara: valeu pelo comentário. Nos falamos por ai! Abraço!

      Excluir
  5. Eu poderia ter jogado esse jogo na época se não fosse meu tio D: Que dizia que o jogo dele era emprestado e ai não poderia me emprestar. Fui enganado xD Mas ainda cheguei a jogar alguma coisa na casa dele. E fiquei louco pelo jogo heueheueheueheuehee.
    Achei interessantissima a história que da inicio ao jogo, porém senti uma falta enorme da história do Zero, que realmente não conheço. O jogo não a conta muito bem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAhAHHAhHAhHAhHAhHAhHAhHAHh. Engraçada sua história! E quanto a você ter ficado louco pelo jogo, não é nenhuma surpresa. Afina, esse game deixa qualquer um que goste de videogames (e games em 2D) louco por ele. E quanto ao ZERO, não posso dizer nada, perdão (seria Spoiler). Mas garanto a você que a historia dele é contada sim... não posso dizer nada mais, nem em qual game isso ocorre... enfim: Nada mais XD HAhHAhHAhHAh! Se você ainda não zerou esses dois games, aconselho que você faça isso. Não somente eles, mas todos os demais X também, que são todos excelentes. Vale a pena mesmo, uma série muito boa! Abraço Time Keeper! Até mais!

      Excluir
  6. Era tenso. Na época nem sabia o que era comprar jogos. Meu pai pegou um monte de fitas quando comprou o console. Quando eu terminei o que conseguia terminar, simplesmente jogava o jogo denovo xD O único jogo que lembro que ele comprou depois foi um Sonic que nem sei qual é.
    Eita D: Entendo D:
    Talvez eu faça isso :D To quase acabando aquele Sands of Destruction que tem no blog e baixei o Rondo of Swords. Depois dele eu jogo o Megaman.
    Vou expressar minha opinião sobre o Sands of Destruction agora mesmo heueheueheue.
    Até mais cara :D

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...