terça-feira, 10 de julho de 2012

ESPECIAL: O ROCK N' ROLL NOS VIDEOGAMES!

Escrito por: Mr. Gameworld e Edu-jb
Editado por: Mr. Gameworld



Olá pessoal! Como o Dia Mundial do Rock está chegando (e as pessoas que escrevem para vocês aqui curtem muito Rock), resolvemos trazer uma postagem interessante, que mostrará algumas referências ao mundo do Rock nos videogames. Pensando que algumas delas podem passar despercebidas, abaixo vão as mais evidentes! Esperamos que vocês gostem:

MEGAMAN X5 & GUNS N' ROSES!

Sim! A equipe de produção de Megaman X5 especificamente era muito fã de Guns N' Roses! Isso fica claríssimo nos nomes dos Mavericks, pois não é 1 nem 2 dos nomes que apresentam referencias à lendária banda de Hard Rock, mas 7 deles! Na verdade as referencias vieram com a versão americana, sendo que na japonesa os nomes eram bem diferentes. Vamos conhecer um pouco mais sobre eles?

Izzy Glow: referencia ao guitarrista-base original, Izzy Stradlin.
Squid Adler: referencia ao baterista original, Steve Adler.
Duff McWhale: referencia ao baixista/vocalista, Duff McKagan.
Dark Dizzy: referencia ao tecladista Dizzy Reed.
MattRex: referencia ao baterista Matt Sorum, que assumiu as baquetas em 1991.
Axle The Red: mesmo com a grafia errada, uma referencia ao vocalista Axl Rose.
Grizzy Slash: referencia ao guitarrista principal, Slash.

Agora a pergunta que fica é: quem foi o engraçadinho que fez a brincadeira? Respondo: não foi o engraçadinho, mas sim A ENGRAÇADINHA: a atriz Alyson Court, casada com o produtor de Megaman X5 na época (não tenho informações se ainda estão juntos), que já havia ficado conhecida nos games por ter dublado Claire Redfield em Resident Evil 2. Interessante, não? Vale lembrar que não somente ela é fã de Rock entre todos que tiveram alguma participação na produção dos Megaman, sendo que o cachorro do Megaman original se chamava RUSH (clássica banda de Rock Progressivo). Isso pode ser apenas uma coincidência, mas levando em consideração que o nome original do personagem principal da série é ROCKman, acho difícil acreditar em coincidências (até porque a trilha sonora dos Megaman X já dizem muita coisa...).


SPIDER-MAN & VENON: MAXIMUM CARNAGE!

Produzido pela Software Creations para os games da quarta geração em 1994, esse clássico Beat 'em Up teve sua trilha composta pela banda americana Green Jelly. A música tema do jogo, "Carnage Rules", chegou a entrar no álbum de 94 da banda, chamado "333" (Ouça a musica tema do game AQUI e a versão do álbum do Green Jelly AQUI!)



AMERICAN MCGEE's ALICE & CHRIS VRENNA!

Um game um tanto quanto desconhecido, mas excelente, definido como um dos games mais perturbadores de sua época, cheio de imagens bizarras e psicodélicas. Pensando em alguém para compor uma trilha sonora à altura de tanta bizarrice, a produtora EA Games decidiu então convidar ninguém mais, ninguém menos que Chris Vrenna, baterista original do Nine Inch Nails, banda que praticamente criou o Rock Industrial que ficou conhecido no final dos anos 80 e inicio dos 90. Quer algo mais perturbador do que um game perturbador com uma trilha sonora vinda de uma mente que passou pelo Nine Inch Nails? Acho difícil encontrar...


FINAL FIGHT & HARD ROCK!

Esse clássico do final dos anos 80 traz diversos nomes de estrelas do hard rock oitentista, conforme conferimos abaixo:
Axl: o mais lembrado e fácil, trata-se de Axl Rose, vocalista do Guns.
Slash: quase sempre acompanhava Axl, se trata logicamente de Slash, guitarrista da banda.
Haggar: o prefeito tem o mesmo nome de Sammy Haggar, segundo vocalista do Van Halen.
Poison: a polêmica mulher (ou não) recebe o nome da banda americana de glam rock Poison
Sid: o punk provavelmente foi baseado em Sid Vicious, baixista da banda punk Sex Pistols.


SQUARE & QUEEN!

Algumas referencias à histórica banda de Rock/Hard Rock QUEEN foram feitas em alguns games da produtora SquareSoft (atualmente SquareEnix). Abaixo, veremos algumas delas:

Final Fantasy Tactics: nesse game, os nomes de todos os membros da banda podem ser vistos aleatoriamente nos personagens normais (os soldados, no caso). Os nomes aparecem separados, incluindo nomes e sobre nomes dos integrantes do QUEEN: Freddie, Mercury, John, Deacon, Roger, Taylor, Brian e May.  Além disso, o capítulo 4 do jogo recebe o nome "Somebody to Love". Sinceramente: IMPOSSIVEL ser coincidência, não acha? (Ouça a canção "Somebody To Love AQUI!)


Final Fantasy VII: essa é um pouco mais sutil e muito mais uma teoria interna nossa (pelo menos não tive respaldo até hoje em sites do gênero). Primeiro temos o filho do Presidente Shinra, chamado Rufus. Depois, uma dos estabelecimentos do jogo recebe o nome de Loja de Armas de Tiger Lily. Talvez isso não diga nada a muitos, mas Rufus e Tiger Lily são os nomes de dois dos filhos de Roger Taylor, baterista do QUEEN. Pode-se argumentar se foi uma inspiração ou não (já que Tiger Lily é também o nome de um personagem de Peter Pan), mas como muitos dos produtores de Final Fantasy VII trabalharam no Tactics (onde a influência é indiscutível), podemos imaginar que possa haver ligação.


Ogre Battle: The March Of The Black Queen & Tactics Ogre: Let Us Cling Together: não há muito que dizer, sendo que os nomes dos games deixam as referencias claríssimas. Tanto "Ogre Battle" quanto "March Of The Black Queen" são canções do segundo disco do QUEEN, lançado em 1974. Já "Let Us Cling Together" é uma canção do disco A Day At The Races, de 1976. Realmente alguém (ou alguns) dentro da Square é muito fã de QUEEN (Ouça a canção "March Of The Black Queen" AQUI, "Ogre Battle" AQUI e "Let Us Cling Together" AQUI!)



IRMÃOS REDFIELD & QUEEN!

Novamente o QUEEN entra nos videogames nos dois primeiros games de Resident Evil. Nesse caso as referências vêm mais como homenagens, sendo que no primeiro Resident Evil, Chris Redfield veste uma jaqueta (como roupa secreta) na qual a frase "Made In Heaven" pode ser vista. Já no Resident Evil 2, é a vez de Claire Redfield exibir em sua roupa secreta a frase "Let Me Live". Ambas as frases são musicas do disco Made In Heaven, lançado em 1995 pela banda QUEEN. Um disco póstumo, sendo o último registro que se teve com o genial e inesquecível Freddie Mercury (Ouça a canção "Made In Heaven" AQUI e "Let Me Live" AQUI!)



REVOLUTION X!

Um jogo pouco conhecido. Lançado em 1994 pela Midway para os consoles da geração 16 bits, o jogo narra a história de uma organização que tem por objetivo combater a cultura jovem e inicia seus planos sequestrando a banda Aerosmith! O jogador inicia uma jornada buscando pistas do paradeiro da banda, terminando em Londres, em pleno estádio de Wembley! A OST era composta por clássicos da banda como "Dude (Looks Like a Lady)" e "Walk This Way".  



GUITAR HERO!

Impossível não lembrar deste jogo quando se pensa em união de rock e videogame. Lançado em 2005, Guitar Hero surgiu em um momento em que muitos jogos usavam clássicos do rock como parte de suas OSTs. Contava com clássicos de grandes bandas, que só cresceram com o passar das sequências, destaque para Ozzy Osbourne, Iron Maiden, Judas Priest, Queen, Cream, Rush, Ramones, Deep Purple, Black Sabbath, Jimi Hendrix, David Bowie, AC/DC, entre outros. Após um tempo, edições especiais foram lançadas para as bandas Aerosmith, Metallica e Van Halen. Além de usar o controle básico de cada sistema, era possível adaptar uma guitarra estilizada que permitia acertar as notas e as sequências exigidas no jogo. A guitarra, assim como todas as que aparecem no jogo, é baseada em modelos da clássica Gibson.



ROCKBAND!

Seguindo o sucesso de Guitar Hero, a Eletronic Arts lançou em 2007 Rock Band. Além de guitarra, o jogo continha ainda baixo, bateria e microfone, permitindo que até quatro jogadores participassem do "show" simultaneamente. Também fez muito sucesso e recebeu versões especiais para Beatles, Green Day e AC/DC.


GTA!
Desde o tempo do PSX o GTA apresentava músicas, muito limitadas neste tempo. GTA III, além de uma jogabilidade inovadora, foi um dos primeiros jogos a colocar músicas diversas em sua OST. Mesmo assim, GTA III e Liberty City Stories apresentam pouca relação com o rock, diferente de outras versões:

Vice City: o jogo se passa nos anos 80, não precisa dizer mais nada! A V Rock conta com Ozzy, Iron, Judas, Megadeth, Dave Lee Roth, Mötley Crüe e muitos outros clássicos do hard rock, além da Flash FM (mais no rock eletrônico, Yes, INXS) e a Emotion 98.3 (voltado para baladas).
(Ouça as canções da radio V Rock AQUI! Já para as canções da Flash FM, clique AQUI!)

San Andreas: para os mais clássicos, K-DST conta com Tom Petty, Who, Bowie, Kiss, Boston, entre outros. Para os mais pesados, a Radio X tem Ozzy, Guns, Alice in Chains, Stone Temple Pilots, Rage Against the Machine, Faith no More e outras bandas de peso.
(Ouça as canções da radio K-DST AQUI! Para as canções da Radio X, clique AQUI!)

Vice City Stories: novamente nos anos 80, a V Rock apresenta Dio, Kiss, Judas, e Scorpions, principalmente. A Flash toca Phil Collins, INXS e Genesis. Este jogo também teve a ilustríssima participação de Phill Collins, que faz um show em Vice City e acaba, claro, sofrendo ameaças de gangues. Mas no fim, graças ao "herói" do jogo, tudo acaba bem, com direito a uma performance ao vivo do Mega Hit "In the Air Tonight". O próprio Phill Collins dublou seu personagem, como era de se esperar (Ouça a V Rock AQUI e a Flash FM AQUI!)
IV: a Liberty Rock Radio roda Black Sabbath, Kiss, Bowie, Who, Queen, Genesis, ZZ Top, REM, AC/DC, Elton John, Thin Lizzy e Stooges, além de apresentar Iggy Pop como DJ!
(Para ouvir as canções da Liberty Rock Radio, clique AQUI!)


11 comentários:

  1. Olá, primeiramente, quero dizer que esta matéria ficou incrível, muito gostosa de ler. Na parte do Megaman eua crescentaria o detalhe que no japão o nome dos dois irmãozinhos são Rock e Roll, daí, é claro que Rush não pode ser uma coincidencia (sou fã de Rush). novamente dizendo a matéria ficou incrível, mas senti falta de Brutal Legend, o game de rock mais incrivel de todos os tempos, cujo maior defeito é ser relativamente curto... e tbm do Rock n Roll Racing... (e vcs gostam mesmo de GTA né^^). Abração e continuem assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Giovani! Alias, bem lembrado a parte da Roll. Poderíamos ter incluído sim, erro nosso. Mas o objetivo era citar mais as referencias diretas a bandas ou músicas, entende? E quanto ao resto de seu comentário, só tenho uma coisa a dizer: ainda não é o dia do Rock... nos aguarde =) hehehehehehehhe!

      Excluir
    2. Hehehe... isso mesmo. Nessa semana teremos mais coisas de rock, aguarde. Eu sabia que tu ia comentar porque curte e sabe do assunto. Sinceramente não conheço Brutal Legend, então sentimos muito, afinal os posts muitas vezes são limitados pela nossa experiência. E quanto a GTA, a culpa é minha, hehehe... já discutimos exaustivamente a questão de bom/ruim, influente ou não, mas tu não pode negar que a trilha sonora é ótima (com muito rock). Afinal isso é objetivo, hehehe... Abraço e valeu pelo comentário, sempre presente.

      Excluir
    3. Bem, o Brutal Legend é incrível, prefiro não comentar em poucas palavras, vai ser melhor se vc procurar algo na net... mas só pra tr uma idéia vc é Jack Black em pessoa rsrsrs... e quanto à minha implicãncia com GTA é só implicancia mesmo... é q o tema urbano, crime, gangues, etc não me atrai... e quanto ao meus cometários, estarei sempre comentando, nem q seja pra dizer q não conheço o game kkk. Abraço

      Excluir
  2. Confesso que fiquei surpreso com a materia!!!
    eu que sou fanzaço da serie megaman, essa do X5 havia passado batido!
    Apesar da propria franquia ser uma referencia ao rock, como ja foi dito hehehe

    Senti falta de um guilty gear com suas MILHARES de referencias às bandas de rock

    Parabens pelo blog and keep going!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rick V! Tudo bem? Valeu por ter gostado da matéria! E quanto ao Guilty Gear, não se preocupe, pois sou muito fã dessa série. Então, a hora dele vai chegar, onde as referencias serão citadas em sua review! Guilty Gear é um dos games mais Rock N' Roll que existe, de fato! Valeu pelo comentário! Volte sempre! Até mais!

      Excluir
  3. Tem uma musica no Megaman X3 no Cenario do Neon tiger que parece a musica "my Michelle" Guns n' roses \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, é verdade! Não lembrava bem da musica e fui ver agora mesmo. Lembra muito mesmo! Muito bem lembrado =)

      Excluir
  4. Cara, não sabia de quase nada disso xD Fiquei surpreso por Megaman X5, fazia a menor ideia. Sobre o nome original dele, o Rockman, eu achava que era pra simbolizar que ele seria "Indestrutível", pelo nome Rock significar pedra em inglês mesmo sendo em japa esses títulos. Achava isso, porque no desenho eles resaltam muito que o Megaman é feito de titanio e aquela coisa toda que resiste a tudo e tal.
    Assino embaixo com todas as letras no lance da OST de Alice xD Nunca vi uma lista de músicas que passasse um clima tão pesado quanto as músicas dessa OST. Nem jogos de terror chegam perto ao meu ver, nada mesmo. A OST do Madness Returns traz um clima similar, mas não é a mesma coisa nem de longe.
    Muito bom o info, ótimo trabalho como sempre :D Até mais.

    ResponderExcluir
  5. Olha só, que bacana. Pena que estou pegando o post muito tempo depois do Dia do Rock, mas tranquilo.
    Não sabia das referências no Megaman X5, até pq esse eu não cheguei a jogar. O mesmo pro Spider Man.
    American MCGEE's Alice eu sequer conhecia!
    Final Fight é verdade, hein? Eu nunca tinha feito a ligação aos nomes! Caraca, que bacana!
    Putz, até o meu jogo favorito tem referências ao rock e eu nunca tinha me ligado, Final Fantasy Tactics... muito bom, mesmo!
    GH e RB são covardia mencionar, cada clássico! Curto demais as músicas dos jogos mesmo não sendo rock meu gênero favorito.
    E GTA eu joguei muito o San Andreas e eu sempre deixava na Radio X. Mais uma vez, mesmo não sendo meu gênero musical favorito, era muito bom ficar ouvindo enquanto dirigia pelas cidades. Especialmente nas estradas... hehe!
    Muito bom o post!
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. muito bom o post! parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...