quarta-feira, 4 de julho de 2012

DEVIL MAY CRY!

Escrito e editado por: Mr.Gameworld

Gênero: Ação/Aventura
Plataforma: Playstation 2, Playstation 3 e XBox360 (HD Collection)
Ano de Lançamento: 2001, 2012
Produtora: Capcom
Revisão: após anos de tradição com franquias de muito sucesso, em 2001, mais uma vez a Capcom acertou em cheio com o lançamento de Devil May Cry, que logo viria a se tornar um dos games mais famosos de sua geração. O titulo não precisou de muito tempo para estar em alta no gosto dos Gamers, que logo passaram a adorar a franquia e o divertidíssimo protagonista Dante, que hoje e um dos mais famosos dos videogames. Pois a historia de Devil May Cry se desenvolve justamente em torno dele, que após o fim de Devil May Cry 3: Dante’s Awakening (o primeiro na cronologia da série. Se não leu minha review sobre ele, clique para ler) passou a trabalhar em sua nova Loja de Extermínio de Demônios, agora chamada "Devil May Cry". Em mais uma noite de trabalho como qualquer outra, Dante recebe uma visita um tanto quanto inconveniente: uma bela moça que quebra a parede da loja à bordo de uma moto e inicia um combate com o protagonista (obviamente, uma luta digna da franquia, com direito a movimentos exagerados e o tom cômico que se tornaria marca registrada). Após o combate, a misteriosa lutadora se identifica como Trish, e afirma que não é inimiga de Dante, mas na verdade veio procurar sua ajuda, pois sabia que ele era filho do lendário Guerreiro Demoníaco Sparda. Trish avisa sobre uma grande ameaça: o senhor do mundo inferior, Mundus (derrotado por Sparda anos atrás), pretendia retornar ao mundo dos humanos para dominá-lo, sendo que seu plano maligno teria inicio em Mallet Island, local onde um enorme Castelo serviria como portal para o retorno de Mundus e seus servos. Sem perder mais tempo, Dante e Trish partem para Mallet, separando-se logo na entrada do local. Agora você assumirá o controle de Dante para desvendar todos os mistérios por trás dos fatos que estão ocorrendo, além de tentar impedir que os planos de Mundus se concretizem!

Jogabilidade: aqui se iniciaram muitos dos conceitos que foram levados para os demais Devil May Cry. A jogabilidade apresenta vários dos elementos de ação (mais especificamente Hack N' Slash, para quem prefere esse termo) que fizeram a fama de toda a série, com combates rápidos e emocionantes! Como todos já sabem, Dante terá sua espada, com a qual poderá executar sequências variadas, definidas principalmente pelo Timing entre o apertar dos botões (fora outros golpes que exigem comandos mais específicos). Além da espada, o herói terá também suas pistolas, que serão uma ótima pedida para ataques à distância. Além delas, muitas outras armas serão encontradas ao longo do caminho (o que vale também para armas brancas), possibilitando estratégias de combate diferentes contra os inimigos dependendo das ocasiões. Assim como nos games mais novos da série, será  possível também comprar (ou mesmo encontrar nas missões) os itens de Recuperação/Upgrades para a Vida e a Magia de Dante. A compra de tais itens será feita no menu Intermission entre cada uma das missões, onde você poderá também equipar as armas que deseja levar para a próxima missão e comprar novos golpes para elas. Para todas as compras você utilizará os Red Orbs (já conhecidos dos outros games), que dessa vez terão estas como únicas finalidades, sendo que os Upgrades de Level dos armamentos ainda não existiam. A exploração já era bastante incentivada aqui no primeiro game. Os cenários escondem alguns segredos e itens, sendo assim necessário sempre estar atento para caminhos alternativos, locais alcançados com pulos mais precisos, etc. Para terminar, devo lembrar que Dante também terá sua transformação (Devil Trigger), que vária dependendo da arma que estiver sendo usada como principal. De um modo geral poderíamos dizer que Devil May Cry foi o principio de quase tudo que foi levado para o resto da série, salvo raras exceções.

Pros: gráficos bons; boa trilha sonora, dando inicio ao clima Rock Industrial dos demais games; jogabilidade interessantíssima para a época, apresentando um sistema de lutas eletrizante e extremamente divertido que ainda hoje parece atual; o enredo é bom (mesmo que relativamente simples), apresentando vilões que seguirão Dante em diversos pontos, com direito a uma bela participação no enredo e Boss Battles divertidas; para os fãs de outros títulos da franquia, é realmente interessante ver de onde tudo surgiu; a famosa variedade de armas é bem grande (tanto para as de fogo como para as brancas), dando várias opções ao jogador.

Contras: em comparação aos demais games da série, esse é o menos estratégico de todos. Os inimigos normais costumam ter um AI bem fraco, seguindo padrões de ataque muito previsíveis. Mesmo as Boss Battles apresentam um nível de desafio abaixo do esperado, sendo que você não precisa fazer muito mais do que atacar (claro que tudo isso eu digo em relação ao modo Normal, que normalmente é o que levo em consideração em minhas reviews).

Screenshots:











Trailer:


Considerações Finais: Devil May Cry hoje só é um nome de respeito devido a esse lançamento. O primeiro game apresentou conceitos tão interessantes (que trouxeram diversão além da conta para o subgênero Hack N’ Slash dos games de Ação/Aventura) que acabou por colocar a série Devil May Cry em uma posição de sucesso de onde não será tirada tão facilmente (mesmo com as atuais polêmicas envolvendo o mais novo lançamento, que querendo ou não, está gerando uma expectativa imensa em muitos Gamers ligados na nova geração). Sem dúvida um dos games mais influentes de seu estilo, que moldou a jogabilidade levada para o resto da franquia, que por sua vez gerou uma série de outros games que utilizaram elementos semelhantes em suas produções. Para quem conhece qualquer outro game de DMC e ainda não jogou o primeiro, saiba que é uma excelente ideia voltar até ele. Um game antigo, do inicio da era de ouro do PS2, mas que não parece nem um pouco ultrapassado em nenhum aspecto! Então é isso pessoal! Muito obrigado pela visita de todos! Nos vemos na próxima postagem! Até mais! E não esqueça de conferir minha review de Devil May Cry 3: Dante's Awakening (só clicar)!


2 comentários:

  1. Devil May Cry é um dos jogos mais legais que joguei do ps2. Tinha um preconceito inicial porque achei que seria vazio, apenas com ação e gráficos, mas me enganei. Não que o roteiro seja sensacional, mas a diversão supera muito o que imaginei. E os cenários são impressionantes, o que eu esperava e não encontrei nos Castlevania. Ainda não joguei o 3, mas me decepcionei bastante com o 2 porque perdeu muito disso.

    Ah, e as referidas Boss Battles são impressionantes, muito bem feitas. Ah, maldito Spider!

    Abraço e bela review

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu cara! Esse game merecia uma review bem feita, sendo que como tu sabe, eu adoro essa série. De fato, o enredo de Devil May Cry pode não ser algo sensacional, mas é muito bom dentro de sua proposta. Já o 3 que tu citou, esse sim tem um enredo muito bom, sendo que isso acaba até mesmo se destacando, mesmo entre a ação perfeita dos combates! Alias, perfeição é a palavra que melhor define o sistema de lutas de Devil May Cry, o que chega a ser impressionante, sendo que estamos falando de um game bem antigo. Tu sabe bem do que eu estou falando, afinal, fizemos a postagem do "Top 20: Games mais influentes" juntos, e esse teve seu lugar muito merecido por lá! Um abraço cara! Até mais!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...