sábado, 30 de junho de 2012

LISTAS: OS 20 OS JOGOS MAIS INFLUENTES!

Escrito e editado por: Mr. Gameworld e Edu-jb


Hoje damos início a nossa série  de "Listas" aqui no Blog, falando dos 20 jogos mais influentes da história dos videogames segundo o PrettyCoolGames.Blogspot! Ou seja: aqueles que mais tiveram importância para as gerações que se seguiram, mesmo que alguns deles não tenham atingido tanta popularidade. Como todas as listas, esta está sujeita a falhas. Cometemos erros? Comente com os jogos que você acha que deveriam ter sido incluídos!

20 - GOD OF WAR
Ano de Lançamento: 2005
Produtora: Sony
Gênero Influenciado: Ação/Aventura e alguns outros em menor escala

Mesmo que o próprio God Of War tenha pegado suas influencias para a criação de seu sistema de jogabilidade de outros games dessa lista, os méritos de game influente devem ser dados à esse sucesso da Sony. Afinal, hoje temos diversos games de vários estilos (não apenas aventura) que utilizam conceitos básicos de God Of War, incluindo um sistema do combos semelhante, golpes de finalização com sequências de botões, cenário incríveis, inimigos gigantes, Boss Battles épicas e diversas cenas sangrentas.
(Para ver a review clique aqui)


19 -SYPHON FILTER
Ano de Lançamento: 1999
Produtora: 989 Studios/Eidetic
Gêneros Influenciados: Third-Person Shooters

Ainda na geração PSX este game apresentou um estilo de jogabilidade consistente e fortemente baseada nos bons filmes de ação. Com missões diversificadas (contra veículos, espionagem, tiroteios e caça a criminosos em Boss Battles bastante estratégicas), Syphon Filter acabou por influenciar diversos games de gerações seguintes, que tiveram como base seus conceitos e os potencializaram para criar suas respectivas jogabilidades. Acima de tudo, Syphon Filter foi um ícone no conceito do tiroteio, por permitir o tiro na cabeça extremamente realista (morte instantânea mesmo que se trate de um chefe), proteção pelo colete e a possibilidade de se defender tomando cobertura.


18 - BALDUR'S GATE
Ano de Lançamento: 1998
Produtora: Bioware
Gêneros Influenciados: RPG de múltiplas escolhas, MMORPG

Foi o primeiro jogo a conseguir adaptar de forma consistente o Advanced Dungeons & Dragons para o sistema virtual. Apresentava muitas opções de caminhos e escolhas morais ao longo do jogo, fazendo cada jogada tornar-se única. Posteriormente a Bioware se tornou especialista nesse tipo de jogo, muito baseado no sucesso do primeiro, um clássico absoluto entre os que jogaram na época. Tinha ainda a opção Multiplayer que permitia que até 8 pessoas jogassem simultaneamente.


17 - DOOM
Ano de Lançamento: 1993
Produtora: Id Software
Gêneros Influenciados: First-Person Shooters

O First-Person Shooter é um gênero de videogames que já existia muito antes de 1993, porém como um protótipo do que os FPS viriam a ser (os que temos hoje, no caso). O game que conseguiu fazer essa passagem para algo definitivo foi DOOM, que por mais absurdo que isso pareça, apresenta uma jogabilidade praticamente igual a que pode ser vista em boa parte dos games do gênero em todas as demais gerações. Basta analisar a visão, a exploração e o estilo de ação para perceber que DOOM foi de certa forma o criador dos FPS, gênero que hoje está em alta como nunca esteve antes.


16- PITFALL
Ano de Lançamento: 1982
Produtora: ActVision
Gêneros Influenciados: Side-scrolling plataforma

Mesmo que no próprio Atari 2600 alguns games já apresentassem uma proposta semelhante à de Pitfall, esse acabou sendo um destaque em sua geração. E o motivo dele estar nessa lista é simples: ele possivelmente tenha sido o game que melhor reuniu todos os elementos que ajudaram a moldar gerações inteiras de games de Side-Scrolling, com uma proposta focada no conceito "Plataforming", com saltos por cima de buracos e utilização de estruturas do cenário a seu favor. Tais conceitos foram levados para o NES e SNES, onde muitos games de extremo sucesso aprimoraram tudo isso. Mas o principio vem desse sucesso do Atari!


15 - TOMB RAIDER
Ano de Lançamento: 1996
Produtora: Eidos Interactive
Gêneros Influenciados: Aventura 3D

O jogo que lançou Lara Croft foi um dos pioneiros do que seria a exploração 3D e influenciou os jogos de aventura seguintes pelos enigmas e armadilhas que deveriam ser superados, além de dar um passo a frente nas plataformas (mesmo que a jogabilidade fosse um tanto desajustada). Marcou também uma geração de jogos lançados para PC, coisa que se popularizaria muito dali em diante. Foi igualmente pioneiro ao mesclar veículos com jogos de aventura, algo comum hoje.


14 - DYNASTY WARRIORS 2
Ano de Lançamento: 2000
Produtora: Koei
Gêneros Influenciados: Hack N' Slash

Da clássica série histórica da Koei, o jogo conseguiu retratar bem o que se esperaria de uma batalha na China Antiga, com gigantescos exércitos participando dos combates. Depois dele, muitos jogos utilizaram seu sistema de luta, com um número cada vez mais absurdo de inimigos na tela e uma jogabilidade baseada em sequências de poucos botões, mas capaz de derrubar diversos oponentes de uma só vez, destaque é claro para os representantes do subgênero Hack N' Slash.


13 -POKÉMON
Ano de Lançamento: 1996
Produtora: Nintendo
Gêneros Influenciados: diversos que utilizam criação de monstros

Você pode pensar "Pokémon não foi o primeiro a permitir criação de monstros". De fato não foi. No entanto soube fazer de modo tão bem sucedido que após 96 muitos jogos usaram o sistema capturar/criar/evoluir monstros, alguns copiando descaradamente enquanto outros utilizando apenas como elemento extra. O interessante é que a influencia se estendeu além dos RPGs, pegando também alguns jogos de ação/aventura. Pokémon foi também um marco importante para o crescimento dos minigames, já que seus principais títulos sempre foram lançados nos portáteis da Nintendo.
(Para ver a review clique aqui)


12 - STREET FIGHTER II
Ano de Lançamento: 1991
Produtora: Capcom
Gêneros Influenciados: Luta

SF II também não foi o primeiro jogo de luta, mas foi inovador por apresentar diversos personagens oriundos das mais variadas regiões do mundo e apresentando diferenciação técnica com golpes tradicionais de artes marciais diversificadas (guardadas as limitações da época, claro). Foi o jogo que impulsionou o mercado dos jogos de luta em geral, e na sua época gerou uma série de clones para SNES e Genesis, mas segue sendo a base dos jogos de luta até hoje. Além disso, sob certo ponto de vista foi talvez o primeiro game a receber expansões.
(Para ver a review clique aqui)


11- THE LEGEND OF ZELDA
Ano de Lançamento: 1986
Produtora: Nintendo
Gêneros Influenciados: Action RPG

Com um sistema de combate consistente (em ataques diretos) e uma exploração focada em ambientes relativamente abertos, divididos em vários caminhos e passagens secretas, o game fez sua parte na evolução do gênero Action RPG. Além disso, saindo um pouco dos RPGs de ação, poderíamos citar Zelda também como uma das maiores influências para o um visual amplamente utilizado nos RPGs em geral, com personagens cartoonizados e extremamente carismáticos (conceito também utilizado nos demais games da franquia, que também foram muito influentes), além do clima baseado em contos de fadas.


10 - FINAL FANTASY
Ano de Lançamento: 1987
Produtora: Square
Gêneros Influenciados: RPG
Final Fantasy foi um marco na historia dos videogames por criar muitos dos conceitos que mudaram os rumos nas produções dos RPGs em geral. Mesmo que o titulo de primeiro RPG seja normalmente dado a Dragon Quest, Final Fantasy criou um sistema de exploração e combates que serviu de base para uma infinidade de games. Por conta disso, podemos dizer também que Final Fantasy foi o grande responsável pela popularização do gênero RPG, que desde seu lançamento passou a ser produzido com muita frequência (especialmente a partir da geração SNES), o que fez algumas séries surgirem e se tornarem imortais! Um ícone para os RPGs que de certa forma impulsionou todos os subgêneros do estilo.


9- SUPER MARIO BROS.
Ano de Lançamento: 1985
Produtora: Nintendo
Gêneros Influenciados: Side-Scrolling mais tradicionais

U m jogo que segue fazendo sucesso hoje em dia nas gerações atuais, mas sua era de ouro foi indiscutivelmente no NES e no SNES. O jogo praticamente criou o conceito de games de Plataforma, onde o personagem deve ultrapassar obstáculos e saltar para as diferentes estruturas do cenário sem cair (estilo que foi dominante nas gerações dos 8 e 16Bits). Além disso, Mario pode ser considerado um dos salvadores da indústria dos videogames por ter ajudado na popularização dela desde seu primeiro lançamento por ter se transformado no maior símbolo da Nintendo.


8- METROID
Ano de Lançamento: 1986
Produtora: Capcom
Gêneros Influenciados: Side-Scrolling

Metroid ampliou a complexidade dos 2D Side-Scrolling, expandindo suas possibilidades de exploração. A movimentação que antes ocorria em cenários que seguiam um eixo apenas horizontal, passou a acontecer em cenários amplos, seguindo os eixos vertical e horizontal, além de suas variações diagonais. Além disso, foi revolucionário pelo sistema de Upgrades das capacidades da personagem, que passou a se tornar frequente, ganhando o nome comum de "elementos de RPG". Vale lembrar também que Samus Aran foi a primeira protagonista feminina no mundo dos videogames!
(Para ver a review clique aqui)


7- TACTICS OGRE: LET US CLING TOGETHER
Ano de Lançamento: 1995
Produtora: Quest/Atlus
Gêneros Influenciados: Tactics RPG

Contando com praticamente a mesma equipe que produziria Final Fantasy Tactics anos mais tarde, este é um grande jogo que nunca ganhou o merecido reconhecimento por ter sido um dos precursores dos Tactics RPGs onde os personagens seguem um estilo gráfico mais cartoonizado. Além dos gráficos, Tactics Ogre serviu de grande influência para a jogabilidade de vários games do gênero, tendo introduzido diversos elementos que de certa forma tornaram o estilo acessível a um publico mais amplo, bastante diferenciado dos jogos de Estratégia.


6- DEVIL MAY CRY
Ano de Lançamento: 2001
Produtora: Capcom
Gêneros Influenciados: Hack N' Slash
O jogo trouxe uma das fórmulas mais bem sucedidas dentro dos games de Ação/Aventura, sendo um dos primeiros games que  seguiu o estilo conhecido como Hack N' Slash, que consiste em batalhas rápidas e com uma quantidade maior de inimigos. Muitos pontos considerados influentes podem ser percebidos em Devil May Cry fora os combates em si, sendo um deles também o seu interessante e peculiar sistema de Upgrades com o uso de pontos, que foi bastante utilizados em Games seguintes de outras franquias.
(Para ver a review clique aqui)


5- DIABLO
Ano de Lançamento: 1996
Produtora: Blizzard North
Gêneros Influenciados: Action RPG, MMORPG

Foi certamente um dos jogos mais marcantes de todos os tempos. Ele redefiniu o sistema dos RPGs ao permitir melhor edição das características dos personagens, sendo possível criar virtualmente qualquer tipo de guerreiro, mesmo que apresentasse apenas três classes à primeira vista. Seu conceito se torna ainda mais divertido ao permitir o 2-Player e dar os primeiros passos rumo ao Multiplayer Online. Junto com Tomb Raider foi um dos primeiros jogos de PC que atingiu gigantesca popularidade, ajudando este a se tornar um sistema cada vez mais procurado pelas produtoras.
(Para ver a review clique aqui)


4- LEGACY OF KAIN: SOUL REAVER
Ano de Lançamento: 1999
Produtora: Eidos Interactive
Gêneros Influenciados: Ação/Aventura 3D

A série Legacy Of Kain veio a mudar os rumos dos games de Ação/Aventura, especialmente pelas inovações na exploração. Ele ajudou a moldar no 3D os conceitos de liberdade de movimentação pelos cenários, onde você pode procurar por locais que possivelmente podem ser acessados sem grandes limitações. O sistema de puzzles envolvendo mover blocos e acionar alavancas foi amplamente utilizado pelos jogos seguintes, sendo Soul Reaver portanto um dos criadores da jogabilidade 3D que conhecemos até hoje. Trata-se também de um importante jogo de PC que ajudou a criar a "onda vampiresca" no final dos anos 90.
(Para ver a review clique aqui)


3- METAL GEAR 2: SOLID SNAKE
Ano de Lançamento: 1990
Produtora: Konami
Gêneros Influenciados: Espionagem

Foi um jogo que jamais recebeu o devido mérito, muito pelo fato de ter sido lançado exclusivamente no Japão. Mesmo com a pouca tecnologia da época, este foi um dos jogos mais revolucionários de todos, por criar conceitos que hoje aparecem em diversos games, como o sistema de radares indicando a presença de inimigos, técnica de espionagem avançadas (como se esconder em baixo de caminhões e outros objetos dos cenários), possibilidade de matar os inimigos sem ser visto, combates contra veículos militares, puzzles para desativar sistemas eletrônicos, páraquedismo, campos minados e exploração em vários cenários (prédios militares, deserto, floresta e pântano).
(Para ver a review clique aqui)


2- RESIDENT EVIL
Ano de Lançamento: 1996
Produtora: Capcom
Gêneros Influenciados: Survival Horrors

Os primeiros jogos de terror datam do NES, mas o estilo Survival Horror surgiu efetivamente com Alone in the Dark. No entanto, o clima estranho do jogo dificultava seu conhecimento pelo grande público. Resident Evil foi o jogo que conseguiu criar um estilo de exploração e resolução de enigmas extremamente divertido e desafiador, reformulando a jogabilidade, tornando-a mais simples e rápida. Foi importante também ao criar o estilo de câmeras que ficaria famosa em boa parte dos Survival do PSX, além do cenário estático. É até hoje o jogo mais famoso do estilo e foi importante por trazer os zumbis de volta às telas.
(Para ver a review clique aqui)



1- GTA III
Ano de Lançamento: 2001
Produtora: Rockstar North
Gêneros Influenciados: Mundo livre e diversos outros

Os primeiros jogos da série foram revolucionários em termos de jogabilidade, ainda que seus gráficos simples e a visão 2D limitassem muito a exploração do ambiente. A terceira edição de GTA criou um sistema ainda mais amplo dentro do 3D, criando o que passou a ser conhecido como "mundo livre", um estilo que permite visitar virtualmente qualquer ponto do cenário, mesclando luta, tiro e corrida com veículos. Suas sequências (destaque para San Andreas) ampliaram ainda mais este conceito, tornando o mais prevalente da sexta geração, com inúmeros jogos similares em todos os sistemas. Acabou por influenciar ainda jogos de outros estilos, como Survival Horror e até RPGs.


É isso aí, pessoal, essa foi a nossa primeira lista! Em breve traremos mais lista sobre outros temas. Quem quiser nos apoiar, participe, comente sobre o que achou da lista, sobre o que ficou de fora ou ainda, dê sugestões sobre outros temas para as próximas! Abraço a todos! Até mais!
Equipe PrettyCoolGames.Blogspot.

 

13 comentários:

  1. Eu nem sabia que o Legacy of Kain era tão influênte assim. Caraca :D heeeeeeh xD
    No caso o tema aqui é: games inovadores que foram "seguidos" por outros?
    Acho que um game que faltou na lista foi o Need for Speed, ou qualquer um jogo de corrida que achem mais influênte. Também porque são muitos gêneros pra abranger, é normal que faltem jogos na lista.

    ResponderExcluir
  2. Como dissemos na lista, Lagacy Of Kain foi dos maiores icones no conceito exploração, de certa forma influenciando muitos dos games de ação/aventura que vieram depois. É só você pensar no que teve antes e depois dele que perceberá a infleuncia. E sim: essa lista justamente representa os games "inovadores que foram seguidos por outros", Afinal, isso é exatamente o que define o conceito de "influencia". E quanto ao Need, poderiamos ter colocado, mas na verdade colocar game de corrida é complicado. Afinal, hoje temos poucas franquias grandes no genero, o que faz com que os Need sigam os Need e os Gran Turismo sigam o Gran Turismo, entende? Não há uma leva de games de corrida que foram infleunciados por eles fora da propria franquia (ao contrario do que acontece com os demais games dessa lista, que levaram seus coneitos para muitos outros games/franquias). Mas enfim: a dica foi bem vinda! E como tu disse, é normal que falte algo em listas. Um abraço e volte sempre!

    ResponderExcluir
  3. Pois é cara, os primeiros jogos de corrida datam do Atari. Os mais revolucionários provavelmente foram aqueles clássicos dos anos 90 dos fliperamas. Mas acaba sendo um universo meio à parte, já que a grande influência de jogos de ação e aventura que tem carros é GTA (até pela questão da jogabilidade facilitada). Mas acho super válida a lembrança, a ideia era mesmo dar a nossa opinião e deixar o pessoal lembrar das coisas que não colocamos. Abraço.

    ResponderExcluir
  4. cara, acho q esse é o primeiro post que consigo discordar em tantos pontos, por exemplo GTA? Essa influencia em daria a Driver 2, q inspirou a franquia GTA a mudar assim, e mesmo assim jamais em primeiro lugar... como pode influenciar gerações mais que Mario por exemplo? E dava pra incluir um prince of persia classico por exemplo, que qdo eu era criança dizia que era do genero "morrendo e aprendendo" (flashback, nosferatu, blackthorne,out of this world)... e qto ao Bobby is Going Home do Atari (1983), uns dos inventores do genero plataforma, com várias telas, coisa rara no Atari...
    mas apesar de discordar, achop isso natural, o blog conyinua ótimo. Abraços

    ResponderExcluir
  5. E isso aí, cara. Gosto muito de listas justamente por essa discussão que elas causam. Acabam invariavelmente sendo arbitrárias e não há uma lista definitiva. Não me lembro de ver uma, seja o assunto que for, que eu concorde em tudo. Por isso deixamos claro que é a nossa opinião e que a discórdia, nesse caso, é muito bem-vinda. Os jogos que tu citou são muito interessantes e eventualmente poderiam ser incluídos, mas nos limitamos a 20. Sobre a questão do Driver 2, o jogo é impressionante e concordo que foi provavelmente ele quem influenciou a exploração "mundo livre de GTA". Mas a nossa ideia não era falar dos jogos mais originais ou inovadores e sim influentes. É possível citar dezenas de jogos que foram influenciados por GTA, muitos deles em estilos totalmente diferentes do seu, o que inclui boa parte do que foi lançado na sexta e sétima geração. Muitos dos jogos da lista não foram os primeiros de seus gêneros (Street Fighter 2, Pokémon, Final Fantasy, Doom) mas foi quem ajudou a popularizar e influenciar o resto. Mas, claro, essa é a nossa opinião. Fique à vontade para discordar, a lista foi feita justamente com esse objetivo!

    Até a próxima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso ai Giovani. Faço minhas as palavras do Edu. E como ele disse, ficamos muito felizes por você discordar, apresentando bons argumentos. E respondendo mais a fundo os demais games que você citou, eu diria que Pitfall foi mais influente por ser de 1982, enquanto o Bobby Is Going Home é de 1983. Talvez, de fato Bobby seja bem mais aprimorado, apresentando algo mais próximo do que os Plataformers se tornaram. Mas ele mesmo de certa forma tirou alguns conceitos básicos do Pitfall, consequentemente sendo influenciado pelo mesmo. E sobre Prince Of Persia e sua influência (ou quase criação) para os Cinematic Plataformers, acho que não caberia nessa lista. Certamente algum dos Cinematics entrará em uma próxima lista, que terá como objetivo os games revolucionários, mas que não chegaram a fazer uma ampla influência. Afinal, isso foi justamente o que ocorreu com esse gênero, sendo que os Cinematic Plataformers acabaram ficando muito restritos, tendo pouquíssimos lançamentos ao longo da historia dos videogames, sendo assim difícil citar algum deles como influente. Mas enfim: novamente, obrigado por discordar. Assim podemos ir mais a fundo nessas questões! Um forte abraço pra você Giovani! Seja sempre bem-vindo! Até mais!

      Excluir
    2. Olá, revendo agora vejo que vcs tem razão quanto a influencia e não exatamente invenção do gênero... porém, GTA em primeiro lugar tá difícil... quem sabe vendo a lista como 20 jogos influentes sem uma ordem específica eu consiga digerir melhor. Abraço

      Excluir
    3. Cara, na real a lista foi analisada baseada em muitos elementos muito subjetivos. Portanto a ordem é realmente o de menos. Nossa ideia foi de que a influência de GTA vai além do seu gênero, diferente do Mario por exemplo. Mas não dá pra afirmar nada assim categoricamente. A ideia é causar polêmica mesmo. Aproveitando: qual tu colocaria em primeiro? Tu disse bons jogos há pouco, gostaria de saber qual consideraria o mais influente.
      Abraço e valeu pelos comentários.
      Ps: tu não curte muito GTA, né? Hehehehe... Brincadeira.

      Excluir
    4. Realmente GTA nunca me atraiu em nada... mas pensando percebi que ta faltando o Mario Kart aí né... não dá pra negar a influencia em todas as outras franquias de mascotes, todo mundo quer ter seu mario kart... outro game que faltou foi o wii sports (que é chato pra caramba), mas influenciou as empresas poderosas a copiar seu novo paradigma... Mas na real, o game que eu colocaria em primeiríssimo lugar seria International Super Star Soccer do SNES, pois foi ele que conseguiu simular a emoção do futebol nos games, a competitividade e etc... já existiam muitos jogos de futebol, mas é graças a ele que hoje temos o PES,por exemplo...
      Abraços

      Excluir
    5. HAHAHAHAHA... muito bom, cara. Achei que eu era o único nerd boleiro... Super Star Soccer foi bem revolucionário, teria dúvidas entre qual foi mais entre ele e o Winning Eleven 5. Acabamos não incluindo games de futebol porque eles acabam influenciando apenas a si próprios, afinal hoje temos apenas duas grandes marcas, PES e FIFA. Mas foi mais uma lembrança Super válida, foi como dissemos acima, usamos determinados parâmetros que pareceu o melhor no momento, mas isso é subjetivo. Super star soccer é realmente um clássico do snes, principalmente para fanáticos por futebol.

      Excluir
    6. Olá, agora deixando de lado as influencias, falando sobre o winning eleven q vc citou, ele é apenas uma sequencia do ISS Soccer, que no japão se chamava Perfect Eleven, daí veio a sequencia Deluxe, que no japão se chamava Fighting Eleven, então veio o PS1 com o primeiro Winning Eleven somente com times do japão... depois evoluiu até hje, PES (q ainda é winning eleven no japão) e FIFA q faz alguns anos já assimilou a jogabilidade do PES. Abraços

      Excluir
  6. Acho que Metal Gear Solid 1 do psx, deveria substituir o de msx. Pois o mesmo não fora tanto jogado no mundão a fora, mesmo por ser bastante antigo, e como disse no post, influenciando gerações futuras. Creio que o Solid tenha sido o maior clássico da série, e com certeza empolgado muita gente a se envolver ainda mais nesse mundo. Assim como eu! mais está bom, a lista está legal, e o importante é por suas idéias na mesa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa observação. Porém, a ideia da lista era mostrar os influentes, independente de serem conhecidos. O que acontece é que você tem toda a razão, sendo que Metal Gear do MSX é um game que foi jogado por poucos. Porém, nosso argumento para colocá-lo nessa lista foi bem simples (o Edu certamente irá concordar, sendo que decidimos tudo em acordo): ele influenciou muito dos games de espionagem, ação, shooters, etc. Muitos elementos influentes (já citados em seu trecho aqui na lista) podem ser percebidos, o que o torna impressionante para sua época. É quase ver como os games de gerações mais novas seriam se fossem beeeeeeeeeeeem mais antigos. Se você jogou sabe do que estou falando. Mas sua observação foi muito valida, sendo que Metal Gear Solid de fato foi muito influente e bem mais famoso. Mas nesse caso falamos mais especificamente dos influentes independente de serem famosos (ainda que a lista tenha apresentado alguns títulos bem famosos).

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...