quinta-feira, 28 de junho de 2012

VALKYRIE PROFILE: LENNETH!

Escrito e editado por: Mr.Gameworld

Gênero: RPG
Plataforma: Playstation, PSP
Ano de Lançamento: 1999, 2006
Produtora: Enix/Tri-Ace (PSX), SquareEnix (PSP)

Revisão: em 1999 um grande RPG deu as caras no PSX: Valkyrie Profile. Produzido pela Enix em parceria com a Tri-Ace (que já haviam produzido os dois títulos iniciais de Star Ocean), o game acabou tornando-se um sucesso, sendo até hoje idolatrado e lembrado como um dos ícones de sua época e estilo. Muitos aspectos do game foram responsáveis por isso, sendo que você conhecerá todos eles em detalhes ao longo dessa review. Agora vamos à historia: Valkyrie Profile seguirá os passos da Valquiria Lenneth, que é convocada por Odin para comparecer no Palácio de Valhalla em Asgard (a Terra dos Deuses). Chegando ao local, Lenneth é recebida com emoção por Frei, que diz que Freya e Odin estavam esperando-a. Ao entrar no Palácio, Odin diz a Lenneth que a Cabeça de Mimir havia profetizado que o fim dos Deuses se aproximava, sendo que a temida batalha entre os Aesirs e Vanirs conhecida como Ragnarok aconteceria em breve. Então, uma importante missão é dada à ela: descer até Midgard (a Terra dos humanos) para buscar almas de bravos guerreiros que tombaram em suas lutas, para assim torná-los soldados do exercito Einherjar, os humanos autorizados a pisar em Asgard. Lenneth ganha então sua armadura de Valkyria e parte para Midgard acompanhada da Deusa Freya, que ensina a ela sobre a capacidade de prever o fim próximo dos guerreiros da região, podendo assim buscá-los em seus momentos finais para dar-lhes a oportunidade de uma "nova vida". Os primeiros recrutados de Lenneth serão Arngrim (um arrogante, destemido e habilidoso mercenário de Artolia) e Jelanda (a princesa de Artolia), que após serem ligados pelo destino, terão um trágico fim. E será em meio às tragédias que você entrará em ação para começar o game de verdade, assumindo o papel de Lenneth na difícil e dolorosa missão de conseguir os guerreiros perfeitos que lutarão a seu lado no dia do grande Ragnarok! Prepare-se para um game envolvente, capaz de prender qualquer um que procure um enredo profundo e uma jogabilidade inigualavelmente intensa! Vale lembrar que o game ganhou um remake para PSP em 2006 (que recebeu o nome de Valkyrie Profile: Lenneth), que contou com novas animações para certos diálogos ocorridos ao longo da historia.

Jogabilidade: Valkyrie Profile tem um sistema de Gameplay muito interessante. Fora das Dungeons/Cidades você terá um World Map onde você controlará Lenneth através de seu vôo. A visão no World Map é bastante ampla e não existem obstáculos como em outros RPGs. Para abrir novas localidades (sejam eventos com os personagens ou Dungeons), você deverá sempre utilizar a meditação de Lenneth. Cada capítulo é dividido em períodos, que determinam seu tempo de conclusão, sendo que cada evento consome um determinado número de períodos. Sempre é bom ter atenção para aproveitar os períodos para algo útil, especialmente em capítulos naturalmente mais longos. Já nas Cidades/Dungeons, a perspectiva muda para Side-Scrolling, algo incomum em RPGs. Mais especificamente nas Dungeons, inclusive alguns elementos de plataforma serão encontrados (como saltos por alguns obstáculos). A exploração sempre é um ponto fundamental, sendo que muitos itens e caminhos podem estar escondidos. Tal exploração será ajudada pelos cristais de gelo que Lenneth pode criar (através do botão Quadrado), sendo que esses podem ser posicionados em paredes ou no chão, possibilitando a personagem chegar a qualquer lugar determinado como acessível (além disso, os cristais servem para congelar os inimigos por alguns segundos, evitando batalhas indesejadas). As batalhas ocorrem da seguinte forma: sempre que um inimigo aparecer em seu caminho, um combate começará assim que você entrar em contato com ele (para ganhar vantagens, é bom entrar em contato atacando pelo botão Xis). Logo de cara você perceberá que os botões do Joystick são mostrados no topo da tela. Cada botão representa um dos seus guerreiros. Ao apertar o botão correspondente a um deles, esse partirá imediatamente para cima do inimigo, executando seu ataque padrão (ou disparando flechas e magias, caso seja um arqueiro ou mago). Algumas armas dão a possibilidade de combos mais longos, com mais Hits para um mesmo personagem. O objetivo dos Combos basicamente é encherem a barra de Hit, que possibilita o uso dos Purify Weird Souls (ataques especiais que dão danos imensos!). Sempre é bom aprimorar a técnica de enviar os guerreiros para o ataque todos em sequências, encontrando também o timing entre os ataques, para assim criar combos infalíveis! Bem diferente de outros RPGs, além do EXP que é dado pelas batalhas (para os personagens ativos no combate), uma boa quantia de EXP também será dada como recompensa por resolver Puzzles ou mandar os Artefatos (encontrados no final das Dungeons em baús azuis) para Odin. Essa EXP será importante, pois poderá ser distribuída entre os personagens que você preferir, podendo garantir aos menos evoluídos alguns Leveis.

Pros: gráficos excelentes, em um belo estilo 2D (com cores vibrantes e detalhes muito bonitos); o game tem mais de um final, sendo que ao decorrer do processo de alcançá-los, fatos completamente diferentes ocorrem, o que facilmente garante uma segunda jogatina; o sistema de batalhas é sensacional, intenso a todo o momento, com uma mistura perfeita entre menus e ação direta (certamente fica entre meus Battle Systems favoritos!); a quantidade e variedade de personagens é muito grande. Você terá a sua deposição Samurais, Magos, Arqueiros, Pistoleiros, Espadachins, Lanceiros, etc; o enredo é excelente, com questionamentos filosóficos e psicológicos sobre a existência e a fé humana, além dos sentimentos que motivam cada guerreiro a lutar; a trilha sonora é impecável, com destaque para o estilo Rock apresentado nas Dungeons e temas de batalha; as dublagens são maravilhosamente bem produzidas, com frases e diálogos dignos de serem decorados.

Contras: ter que mandar personagens para Asgard no final de cada capitulo (a fim de garantir bons resultados) é algo que pode incomodar na primeira jogada. Digo isso por motivos mais do que óbvios: você acabará aproveitando pouco certos personagens, sendo que as demandas de Freya são muito especificas, exigindo Status que por vezes só poderão ser alcançados por personagens muito específicos, muitas vezes alguns interessantes. Mas pense pelo lado positivo: você certamente vai querer zerar o game mais de uma vez (aliás, isso será quase inevitável, sendo que motivos você terá de sobra para não jogar somente uma vez). 

Screenshots: 










Trailer:


Considerações Finais: Como eu já havia dito, Valkyrie Profile é uma das obras mais respeitadas da historia dos RPGs, que conquistou muitos fãs. Tanta paixão por parte desses fãs não é por nada, pois motivo para apaixonar os jogadores de RPGs Valkyrie Profile tem (e muitos). Um game perfeito para quem procura uma jogatina repleta de emoção e diversão, com um sistema de batalha que fará você sentir prazer em controlar cada um dos guerreiros do Einherjar de Lenneth. Além disso, o jogo apresenta um enredo cheio de pontos para refletir sobre temas como a vida e a morte, a existência humana, etc. E se você gosta de Mitologia Nórdica, não precisa pensar nem mais um segundo antes de ligar seu PSX ou PSP e jogar essa grande obra da Enix (que mostrará alguns dos famosos mitos, criaturas e Deuses da Mitológia em questão)! Certamente um dos melhores RPGs de PSX e, particularmente, um dos meus favoritos de todos os que já joguei! Em breve voltarei com os demais games da franquia! Um forte abraço a todos os leitores e até mais!



7 comentários:

  1. Um jogo maravilhosamente maravilhoso XD
    Quando joguei esse jogo pela 1ª vez não sabia de quase nada de inglês. Foi dificil, mas algo no jogo me puxava muito, talvez era a dinâmica dos combates.
    É de fato um jogo com uma jogabilidade um tanto diferente dos outros. Eu não sabia que tinha que mandar einherjars para Asgard de inicio xD
    Além de conhecer diversas histórias sob diversas circunstâncias (isso se o jogo for jogado por alguem que entenda inglês, claro), o jogador tem a chance saber o que o jogo realmente quer mostrar, ou não xD
    Exelente jogo para fazer uma review :D Realmente um jogo memorável.

    ResponderExcluir
  2. A primeira pessoa que me falou desse jogo foi o teu irmão, e ele era especialmente chato nesse jogo. Quando joguei entendi porque. O sistema de batalhas é o mais legal que eu me lembro (junto com sua continuação Silmeria). Tudo tem que ser planejado nos mínimos detalhes, inclusive a ordem de quem vai atacar. Fora o fato que treinar para ficar overpower é praticamente impossível (eu até dei um jeitinho) por causa desses períodos. Ou seja, o jogo te impede de tornar ele chato! A não ser, claro, que alguém ache muito legal ficar 40 horas treinando, sempre tem...

    Enfim, cara, taí o registro de um jogo idolatrado por uma minoria que o conhece mas que merece maior fama e reconhecimento. A história é muito envolvente e surpreendente, foge muito do que você espera no início do jogo. Ou não, dependendo das escolhas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falando em Valkyrie Profile 2 XD Acho o jogo muito bom mesmo, mas poderia ter sido mais bem trabalhado em alguns detalhes. Não sei se a Enix mudou sua forma de trabalhar depois que se juntou a Squaresoft. No jogo você percebe coisas bestas como: Os passos de Alicia nas cidades só possuem som quando ela anda pra direita. Pode parecer pedir muito, mas dúvido que essa garfe ou outras teriam sido cometidas se fosse um Final Fantasy.

      Excluir
    2. Pois é Edu. Obviamente eu tambem conheci o game pelo meu irmão, mas isso já era mais do que obvio. Eu lembro que fiquei fascinado com tudo nesse no logo a primeira vista. Algum tempo depois fui eu mesmo jogar, e a paixão por essa grandiosa obra da Enix cresceu ainda mais! Seria simples dizer que esse fica tranquilamente entre os favoritos dos favoritos, como minha review deixou mais do que claro. Um abraço cara! Até mais!

      Excluir
    3. E quanto ao ponto que você citou sobre o segundo game, Time Keeper, creio que isso seja um detalhe mesmo. Algo que não diria nada para mim, sendo um ponto que não me incomodaria e não serviria para definir uma mudança no modo de trabalhar de uma produtora. Até mesmo porque a produção de Valkyrie: Silmeria é um espetaculo, assim como o primeiro aqui apresentado. Um abraço pra você e até mais cara!

      Excluir
    4. Isso pesa pra mim cara :/ Existem revisões e revisões nos trabalhos. É muito difícil achar erros em livros, por exemplo, isso também vale pra jogos. Na verdade isso signfica pra mim um modo de deixar de trabalhar xD Valkyrie Profile 2 é um bom jogo, mas, cara xD Entre deixar certas coisas passar e não deixar...é melhor não deixar xD Não posso ter a ousadia de afirmar causas de efeitos, por isso falo com insegurança a afirmação, mas os efeitos remetem em alguma coisa. Minha hipotese é que o jogo não teve a devida atenção.
      Caraca acabei de ver as estatisticas aumentando, não sabia que aumentava sem atualizar a página xD

      Excluir
  3. Pó eu joguei e chegei perto do final do 1cd, difícil joga e entender certas coisas. Uma falta de inglês atrapalha muito quem ta jogando, façam um tutorial explicando o jogo mais detalhado.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...