domingo, 3 de junho de 2012

FINAL FANTASY X!

Escrito e editado por: Edu-jb

Gênero: RPG
Plataforma: Playstation 2
Ano de Lançamento: 2001
Produtora: SquareSoft
Revisão: "listen to my story. This... may be our last chance". Com esta frase inicia Final Fantasy X, o primeiro RPG da série lançado para o Playstation 2. Contando com uma equipe composta pelos grandes nomes da Square como Tetsuya Nomura na arte e Nobuo Uematsu na trilha sonora, o jogo se manteve fiel ao universo Final Fantasy, no entanto apresentando muitas diferenças em relação aos anteriores, mais do que qualquer outro até então. Mas isso será discutido mais adiante. O jogo se passa no mundo de Spira e inicia na futurista cidade de Zanarkand. O evento mais popular nesta cidade é o Blitzball, um tipo de futebol jogado totalmente embaixo d'água. O maior craque do momento é Tidus, filho do ex-jogador e ídolo Jetch. Após mais uma boa partida, Tidus vê a cidade sendo atacada por um monstro gigantesco. Enquanto foge, Tidus encontra Auron, grande amigo de seu pai e seu tutor. Após algumas batalhas com os peões do monstro, Tidus se separa de Auron e acaba caindo inconsciente no Oceano. Após algum tempo desacordado ele é resgatado por uma estranha garota loira que fala uma língua estrangeira. Ao se separar dela, Tidus acaba em uma praia, onde encontra Wakka e seu time de Blitzball. Descobre que está em Besaid (um local que jamais ouvira falar) e que a cidade de Zanarkand não passa de ruínas. Descobre ainda que o monstro que viu se chama Sin, uma criatura destinada a destruir cidades para fazer os humanos pagarem por seus pecados. Em cada geração existe um guerreiro com habilidade  de evocar criaturas que será capaz de vencer Sin, o Summoner. No entanto, o preço pela vitória é a vida do Summoner, que garantirá alguns anos de paz até que a criatura renasça. Assim se mantém um ciclo de vida e morte em Spira. A atual Summoner é Yuna Braska, a bela filha do High Summoner Braska que venceu Sin 10 anos atrás. Sem saber onde está  e encantado pela jovem Yuna, Tidus decide segui-la em sua peregrinação para conseguir os Aeons e vencer o monstro. Seguem junto os guardiões de Yuna, o jogador Wakka, a maga Lulu e o Guerreiro Ronso Kimahri, protetor dela desde a morte do pai. Conforme avança pelas cidades, Tidus reencontra Auron e descobre que ele e seu pai foram guardiões de Braska e o auxiliaram na batalha de 10 anos atrás. Sem entender onde está e qual a relação de seu pai nestes eventos, Tidus segue em frente buscando sua origem ao mesmo tempo que tenta ficar ao lado de sua amada Yuna na busca pelo Aeon final e pelas ruínas da cidade de Zanarkand. Mantendo o clima medieval/futurista, Final Fantasy X conseguiu criar um clima obscuro e pesado inédito até o momento na série. Os personagens tiveram um design realista e os ambientes saíram daquele ar europeu tradicional e tiveram inspiração do leste asiático, especialmente as regiões litorâneas. É um jogo exclusivo de ps2 e recentemente foi relançado para ps3 e ps vita através da Playstation Network.

Jogabilidade: mudou bastante em comparação aos anteriors. Primeiro, em relação aos combates, o jogo voltou a forma baseada em turnos, abandonando a barra de ataque que existia desde FFV. Além disso, todos os personagens podem participar de uma mesma batalha e é possível realizar quantas substituições quiser sem penalidades. Isso é especialmente  útil na hora do treinamento. Os cenários foram integrados e não há mais um mapa do mundo, todas as cidades se ligam por estradas. A clássica nave está presente mas serve apenas para "teleportar" os personagens de um lugar a outro, não dá mais para viajar pelo mundo pilotando ela. As classes novamente foram extintas e foi criado o Sphere Grid, um enorme círculo que permite que se aprenda os golpes quando se passa por ele (similar a um jogo de tabuleiro). Cada level permite andar "uma casa" e aprender a técnica presente nela. A localização dos golpes é dividida pelo tipo e cada personagem começa em determinado ponto, então pelo menos no início Yuna será a curandeira, Lulu a maga negra, Auron o Knight e por aí vai. É meio difícil explicar, mas fica simples quando se joga. Os Aeons (antigos Summons ou GFs) também foram reformulados. Agora ao evocá-los eles assumem o lugar do grupo na batalha, não mais apenas dando um golpe e indo embora. O nível deles depende do nível de Yuna. Os gráficos foram totalmente produzidos em sistema 3D, com direito a belíssimos CGs. Os golpes especiais dos personagens, antigos limit breaks, foram substuídos pelos Overdrive, mantendo a mesma lógica de variação de acordo com o personagem. Os Overdrives são utilizados conforme uma barra é completada e é possível acumular para usar em batalhas especiais, como contra os chefes. Este foi também o primeiro jogo da série a ser dublado. Para quem gosta de desafios terá um prato cheio com a versão internacional. Os chefes opcionais, Dark Aeons e Penance, dão muito trabalho, me arriscaria a dizer que mais do que qualquer outro que eu já vi (precisei de 70 horas de treinamento para vencê-los). Por último, o jogo é repleto de sidequests e puzzles, garantindo ainda mais tempo de gameplay.

Pros: a maior vantagem do jogo é a qualidade de seu roteiro, que consegue reunir um bom enredo, personagens cativantes, romance, humor, surpresas e um clima sombrio, tudo isso muito bem balanceado. O roteiro principal do jogo é bem grande e a enorme quantidade de extras e sidequests garantem pelo menos umas 120 horas de jogo para quem quiser fazer tudo e enfrentar os chefes opcionais. Aliás, falando em extras, não há como deixar de falar do Blitzball, o jogo inventado no game que pode ser jogado em campeonatos mais tarde e é incrivelmente viciante. E os referidos chefes opcionais garantem muito desafio, especialmente Penance e seus 10.000.000 de HP. O clima de destruição e o ciclo de morte causado por Sin colabora ainda mais para a profundidade do roteiro. A possibilidade de todos os membros entrar em batalha é muito legal (e pouco utilizada em outros jogos infelizmente) por dar uma ideia de união do time, além é claro de facilitar muito os treinamentos. Por fim cabe ressaltar que a trilha sonora de Nobuo Uematsu está novamente sensacional e que a ideia de controlar diretamente os Aeons ficou muito legal. Afinal quem nunca pensou em controlar o Bahamut em uma luta?

Contras: honestamente pra mim é difícil falar em contras neste jogo. Acho que o principal é que os chefes opcionais são muito difíceis, será necessário 50+ horas apenas em treinamento. E após vencê-los, os últimos chefes morrerão com 3 ou 4 golpes (sem exagero). Conseguir as armas celestiais, praticamente obrigatório para vencer Penance, é um verdadeiro teste à paciência, impossível dizer qual o teste mais difícil de ser feito.

Screenshots:










Trailer:


Considerações Finais: recomendo a todos que leram a review que olhem também o trailer, ele consegue ilustrar bem coisas importantes do jogo. Este é um dia especial pra mim porque este jogo representa muito, talvez o roteiro mais emocionante que eu já joguei. Todos os personagens são importantes, o enredo não comete erros graves, os cenários são marcantes e os extras, como um todo, são muito divertidos. O jogo fez muito sucesso, foi o jogo mais vendido do ano no ps2 e é o oitavo geral hoje conforme lista recente. Foi também o primeiro Final Fantasy a ganhar uma continuação direta, Final Fantasy X-2, que conta melhor a história de Yuna. Um RPG marcante e inesquecível em todos os sentidos, justificando as grandes notas que recebeu tanto do público quanto dos criticos.  Recomendo com veemência a todos os fãs de grandes RPGs.


9 comentários:

  1. Foi meio tenso a maneira como comecei a jogar o FF X. Pra começar - errado -, primeiro joguei X-2. Na época nem era muito ligado em rpg e eu nem liguei pro X xD. Fiquei curioso depois pra saber como rolava mesmo a história do X e conhecer os personagens. Um dos meus amigos tinha o X e tava travado num dos templos, mais ou menos no meio do jogo ou menos que isso. Pedi emprestado e a condição foi tirar da onde tava. Fiz a bobagem de continuar mesmo a gravação dele e peguei o jogo do meio, com chars muito mal trabalhados, eu sem entender direito como funcionava o sistema. Peguei chars noobs, prossegui o jogo como noob e zerei praticamente na cagada porque sinceramente, estavam horríveis as distribuições de habilidades, atributos e etc. E eu aqui também não ajudei muito a melhorar as coisas kk. Acabei nunca devolvendo o game, larguei um meu lá com ele e depois recomecei do zero e ai sim fiz tudo de um jeito melhor e vi como sofri a toa pra passar tudo kk.

    Mas esse jogo é realmente maravilhoso. Difícil não gostar e se envolver com a história de Tidus e Yuna, a atmosfera muitas vezes pesada em certos acontecimentos, batalhas divertidas, poder controlar os Aeon's diretamente - uma das coisas que mais curto nesse -, várias horas pra gastar, se divertir, se irritar morrendo pra um Malboro fdp - acho que morri mais pros Malboros do que pros bosses normais e opcionais kkk -, entre várias outras coisas. Simplesmente não consigo jogar esse e passar a abertura com a bela música em piano, tenho que ouvir até o fim sempre. Assim como acho muito boas as ost's do X em geral, principalmente o battle theme padrão e outra música tocado em piano que era da Via Purifico. Sinceramente não consegui gostar de maneira nenhuma do Blitzball, só joguei quando precisava. De início eu não curti também o Sphere Grid, até por ver como tava ruim os chars
    na primeira vez que joguei. Mas quando peguei do zero, já tava acostumado e depois fiquei mais a vontade e foi natural. Ponto negativo mesmo é o vício que esse jogo dá e o tempo que precisa pra sustentar o vício, haha.

    Valeu pela review Edu, mais uma vez o blog me trazendo boas lembranças com as reviews, hehe. Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Bah, cara, o Malboro era tenso. Ainda hoje eu gelo quando leio "Bad Breath", hehehe... A história desse jogo é sensacional, meu segundo favorito entre todos os jogos que já joguei. Um roteiro absurdamente bom que trará boas lembranças sempre que o jogo for citado, como aconteceu contigo, JL Neos. Recomendo a todos, seja pela primeira vez, seja em um replay (o que estou me segurando para não fazer nesse exato momento, hehehe).

    ResponderExcluir
  3. Caraca existem pessoas no mundo que curtem a OST de FFX :D Eu me maravilho com a múscia da abertura, e da Via Purifico também *uuuuu*

    "listen to my story. This... may be our last chance"...Cara...Essa frase marca muito. Chega a causar arrepios nos que jogaram o jogo, e conhecem todo o peso que ela carrega.
    As vezes eu escrevo sem nexo algum entre paragrafos, mas é que eu não sei o que colocar 1° XD Mas bem, acho que a coisa mais incrível nesse jogo é a temática que critica o jeito de viver de muitas pessoas. Existem muitos que consideram jogos coisas de criança (sem exagero algum, já fui vítima), porém não conhecem o que alguns jogos trazem consigo. Esse carrega um protesto contra formas de viver estipuladas por uma sociedade conservadora, na qual continuar a viver desse jeito é inutil. As vezes rever conceitos que parecem ser a "Verdade" nos coloca em um lugar privilegiado.
    Fora todos os momentos em que você ri muito enquanto joga xD E as partidas de Blitz Ball, que eu curti particularmente xD
    Esse só não fica como o melhor FF que já joguei, porque Aerith me comove demais no VII.
    Um exelente jogo para comentar Edu. Você me fez lembrar de muitas coisas agora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, cara, a frase inicial e a música de abertura são espetaculares. Também me deu arrepios quando escrevi. Alias, coloquei o jogo no meu ps2 para ver se me lembrava direito da frase e quando me dei por conta estava em Besaid com o time do Wakka. Esse jogo tem um roteiro muito bom, com uma grande critica politico-religiosa, que alias segue forte no X-2, ainda que o jogo em si perca bastante em qualidade.

      Valeu o comentário, TK, e acredite, tu não é o único que se emociona com a trilha sonora desse jogo. Desnecessário dizer que transformei o blitzball em um tipo de Pro Evolution Soccer, hehehe...

      Abraço, cara.

      Excluir
  4. Muito foda xD Tenho que usar essa palavra xD
    É verdade. O X-2 Segue com a grande queda do paradigma, mas começa a focar outras coisas D: Não gosto quando um RPG faz com que o mundo inteiro gire em torno de alguns personagens. No X-2 eu vi um pouco isso. A continuação de Tales of Symphonia tem muito mais disso pra oferecer :P

    TK é?XD Me senti parte do anime Angel Beats agora xD
    No final a pessoa só precisa invadir pela esquerda, passar a bola pra Tidus e usar a Sphere ou Jecht shot, fazendo o gol sempre xD

    ResponderExcluir
  5. Olá, passando aki para ler algunas reviews e comentar. Eu sou super fã de todaa série FF, mas na série principal joguei até o IX apenas, tenho em minha coleção o X, o X-2, o XII e o XIII, mas ainda não consegui jogá-lo, pouco tempo que ta sobrando pros games ultimamente... dos FF que citei aí, esse X é o q mais me atrai, parece muito bom, vou começar por ele...

    ResponderExcluir
  6. O X é o meu favorito, joguei todos do 1 ao X-2. Tô enrolando com o XII porque ele me lembra de um trauma (Vagrant Story).

    Tu com certeza vai gostar, mas ele demora. Se tu venceu os Weapon do VII e VIII e o Ozma do IX, vai querer enfrentar os Dark Aeons, o que precisa muito mais tempo ainda. Mas mesmo que seja "só" pra jogar a história normal o jogo é sensacional.

    ResponderExcluir
  7. Opa, com certeza vou querer matar esses Dark Aeons... estou terminando o FFIV de novo, dessa vez no remake do DS, talvez o FFX seja meu próximo RPG, mas tbm estou com muita vontade de jogar Eternal Sonata (que parece ser o único RPG de verdade do PS3^^). Me explica esse trauma do Vagrant story, um dos meus games preferidos do PS1...

    ResponderExcluir
  8. Pois é, cara, eram outros tempos, eu mal tinha começado nos RPGs, tinha acabado de zerar o FFIX, meu primeiro rpg "de verdade" (adoro Pokémon, mas não conta como rpg, hehehe)e fui para Vagrant Story porque achei a caixinha muito legal. Eu me aventurei pelos calabouços, tentando fazer umas espadas, mas todo mundo me dava uma surra! Além disso as cidades eram todas vazias, começou a bater uma depressão. E tem mais aquele negocio do risco (ou algo assim) que eu nunca entendi. Muita gente de respeito fala bem desse jogo, então tenho certeza que o problema foi comigo, até porque era inexperiente nesses jogos. Mas ai nunca tentei de novo, tenho essa dívida. E o FFXII é muitíssimo semelhante, como tu deve saber, por isso revivi meu trauma, hehehe...

    E se vai querer enfrentar os dark aeons reserva umas 120 horas na tua agenda, hahaha.

    Abraço.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...