quinta-feira, 7 de junho de 2012

(BIOHAZARD) RESIDENT EVIL!

Escrito e editado por: Mr.Gameworld 
Avalie esse Game!


Gênero: Survival Horror 
Plataforma: Playstation, Windows, Sega Saturn 
Ano de Lançamento: 1996
Produtora: Capcom

Revisão: aproveitando o assunto mais falado dos últimos tempos (Zumbis), vamos com a postagem de hoje! Demorou, mas aqui estou, trazendo a postagem que abrirá os trabalhos sobre uma série que tenho certeza que muitos Gamers ligados no PrretyCoolGames já estavam estranhando a ausência: Resident Evil! Os motivos dos atrasos para essa postagem foram muitos, mas o que importa é que aqui estou com Resident Evil em uma postagem especial no Blog (postagem número 100!). Pois vamos ao que realmente interessa: Resident Evil (lançado em 1996, para PSX, PC e Sega Saturn), foi um dos maiores nomes do gênero Terror dos videogames. Muitos créditos importantes são dados à ele, sendo que o principal é o fato de ter sido praticamente o ponto de partida para o jogabilidade que acabou sendo seguida em quase que a totalidade dos Survival Horrors da época (e também muitos mais atuais), com novos conceitos de câmeras, explorações e ação que fizeram o gênero se popularizar em grande escala! O game tem inicio com o time Alpha da policia especial S.T.A.R.S. (enviado como resgate para o time Bravo, que por sua vez foi enviado anteriormente para investigar os constantes assassinatos nas florestas de Racoon City). Já nas florestas, o time Alpha passa a ser atacado por uma misteriosa criatura. Tentando fugir, o grupo encontra alguns mortos no meio do caminho, até que finalmente encontram refugio em uma gigantesca mansão no meio do nada. Espantados com uma propriedade tão bela em um lugar tão pouco provável, o Alpha Team decide se separar para investigar o local. Barry Burton e Jill Valentine então encontram sangue no chão, indicando que algo havia feito uma vitima nas proximidades da sala de jantar da mansão. Logo a frente, Jill encontra um monstro, com aparência de cadáver humano, devorando um corpo (ou seja: um zumbi, obviamente). Jill corre de volta para Barry, que utiliza sua Magnum para matar o monstro. Algo se passava na mansão, e agora cabe à você descobrir do que exatamente se trata! Quem seriam os Zumbis? O que foi que atacou o grupo no campo fora da mansão? O que faz uma mansão no meio do nada? De onde e como teriam surgido os monstros? Tudo isso você descobrirá jogando esse verdadeiro clássico de PSX/PC/Saturn, tão importante para os games de terror (querem saber mais? Sigam-me na continuidade dessa review!)!

Jogabilidade: os primeiros Survival Horrors que se têm registro são muito anteriores a Resident Evil. Porem, eram games completamente diferentes dos que conhecemos hoje. Resident Evil veio para mostrar uma nova fórmula que conta com enigmas divertidos e com a devida ação que se esperava de um game de terror. Aqui no primeiro jogo se iniciaram muitos dos conceitos que seriam levados para grande parte dos games posteriores da franquia. Para quem conhece a série por outros títulos (dos mais clássicos nesse caso, evidentemente), não terá grandes problemas em se adaptar com a jogabilidade. Você basicamente terá uma gigantesca mansão para explorar, onde terá de fazer uma busca geral por todas as salas encontradas para descobrir onde de fato deve ir, ou mesmo buscar a solução para enigmas e portas trancadas. A movimentação do personagem ocorre no mesmo padrão dos demais Resident Evil de PSX, onde apertando para os lados, seu personagem se vira para aquela direção (sendo que para de fato começar a correr para ela, você deverá primeiramente se virar para depois pressionar para frente). Ao longo do caminho, diferentes armas serão encontradas, assim como suas munições correspondentes. Como o game apresenta um nível de desafio relativamente elevado nas primeiras horas de Gameplay, economia de balas pode ser a grande solução para evitar problemas futuros (que podem facilmente surgir se você desperdiçar tiros para qualquer zumbi que aparecer). Sendo assim, é muito bom treinar a movimentação do personagem, para que assim você possa “driblar” os Zumbis que não apresentam grande perigo. Além de armas e munições, você terá também as ervas medicinais, sendo que elas serão encontradas em três cores diferentes: verde (baixa cura de ferimentos), vermelha (se combinada com a verde, alta cura de ferimentos) e azul (cura o estado de envenenamento). Tais ervas poderão ser administradas, usadas e combinadas pelo menu, que conta ainda com muitas outras opção, como organizar o inventário e examinar itens, além da visualização dos mapas. Vale lembrar que para saber se seu personagem se encontra ferido, basta observar o gráfico que se divide em três estados, dependendo do dano que você receber: Fine (em bom estado), Caution (em estado razoável) e Danger (em estado de perigo, onde qualquer dano a mais pode ser fatal). Os enigmas do jogo são bastante variados, sendo que muitas vezes os próprios cenários podem esconder segredos, como móveis que podem ser arrastados, por sinal um comando clássico na série. Outra marca registrada são os baús que são encontrados nas salas de Save, onde você pode guardar seus itens para liberar espaço em seu inventário, podendo pegá-los devolta sempre que quiser (não importando em qual baú você os deixou). 

Pros: os gráficos (apesar de datados) apresentam várias qualidades para uma visão da época, encontradas especialmente nos cenários, que são muito bem produzidos; existe uma boa variedade de armas ao longo da missão, dando aos jogadores a oportunidade de curtir diferentes armamentos para diferentes inimigos/ocasiões; o enredo é simples, em um clima “Cinema Trash”, mas foi muito bem desenvolvido e serviu como introdução e base para os fatos interessantíssimos dos demais Resident Evil que o seguiram (incluindo o excelente Remake desse mesmo game); os enigmas encontrados ao longo da mansão são muito inteligentes e divertidos, forçando o raciocínio e a exploração (além de muita atenção para o inventário, ou seja: os itens já adquiridos, que por vezes serão utilizados em diferentes pontos da mansão, opostos ao que o jogador se encontra); os tradicionais sustos que fazem você pular do sofá obviamente começaram aqui! Portanto, fique atento ao game, não se distraia, pois assim você poderá curtir essa marca registrada de Resident Evil!

Contras: é impossível não citar (e creio que ninguém irá defender): o filme inicial/final foi uma péssima ideia. Alias, a própria Capcom revelou que o Remake de Gamecube (que alias, logo marcará presença aqui também, até por representar a visão hoje aceita na cronologia da série) em parte foi feito para tapar esses pontos que de certa forma fizeram o game envelhecer com não muito tempo, pois o tal filme não se encaixa nos padrões de hoje (alias, EU interpretaria melhor do que os atores escolhidos para o game...). Quer mais um Contra que o Remake conseguiu reverter? Os diálogos extremante mal escritos e especialmente mal dublados, talvez propositalmente... mas isso nunca saberemos.

Screenshots:









  

Trailer:


Considerações Finais: Resident Evil (assim como eu já escrevi ao longo dessa review) possivelmente tenha sido um dos mais importantes games do gênero terror. Muito do que conhecemos ao longo de toda a trajetória dos Survival Horrors (sejam da geração que forem) veio desse verdadeiro clássico do PSX! Além de tudo, aqui em 1996, nascia uma das maiores e mais bem sucedidas franquias da historia dos videogames, capaz de mobilizar milhões e milhões de fãs com um simples anuncio de novo titulo (entre eles está esse que vos fala, que é simplesmente fanático por Resident Evil, para quem ainda não sabe!). Com certeza um game que merece ser jogado por todos aqueles que apreciam o gênero de games em si e, especialmente, a maravilhosa serie Resident Evil! Deixem seus comentários! E aproveitem para conferir minha review de Resident Evil 2 (mais um clássico, idolatrado por muitos até hoje)! Mais sobre a franquia certamente ainda virá! Me aguardem, Resident-Evil-Maníacos! E cuidado para os Zumbis não comerem os rostos de vocês! Até mais!


6 comentários:

  1. Mesmo sendo um declarado fã de Silent Hill por diversos aspectos que não cabem aqui, Resident Evil é o game de terror mais importante. Conseguiu tirar aquele clima underground e a jogabilidade esquisita dos primeiros (como Alone in the Dark) e acabou sendo copiado por tudo que veio depois. Difícil alguém com um psx ou saturn no final dos anos 90/inicio 2000 que nunca tenha jogado este jogo.

    Muito boa a review, lembra bem os bons pontos do jogo. Não tive a oportunidade de jogar o remake e normalmente sou contra. Mas neste caso sou forçado a admitir que ele merecia uma versão melhorada e sem aquela tosquice inicial e final, porque os atores voltam no fim do jogo para atormentá-lo. Espero que não considere isso um spoiler. Acho que seria mais um aviso. Se bem que eu achava a Jill bem gatinha, hehehe...

    Abraço aos amigos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu diria que a proposta de jogabilidade iniciada por RE teve seu auge em Silent Hill 3 (acho q deu pra entender né^^)

      Excluir
  2. Não tenho muita experiência com Survival Horros, se comparado aos montes de RPGs que eu conheci nessa vida, mas ainda assim é impossivel conhecer alguem com alguns anos de video-game que não conheça esse jogo xD Eu não sei se acontece com todo mundo, porém meu pai me empurrava muito esse jogo. Até quando comprei o PS2 ele escolheu Resident Evil 4 para levar junto rsrsrs
    Acho que o que proporciona um bom gráfico mesmo pra época é o uso do cenário estático, que até é utilizado pelo Castlevania Lament of Innocence :D Um jogo bem depois, que nem do gênero é.
    Os enigmas são muito legais também, agora é sempre bom saber o inglês... Quando eu joguei o RE 2 (meu 1° Resident Evil), eu jogava meio que na doida nessas horas.
    Sinceramente, não fazia a menor idéia de que esse post era o de número 100 xD Acredito que irei tecer mais um comentário desses quando chegarmos a 200 :D Como não posso deixar de citar, pela plena sinceridade, mais uma ótima review para a lista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo cara. Pode até haver alguém que nunca jogou, mas acho que não conhecer é impossível. Esse jogo é um dos maiores sucessos do PSX e, obviamente, o maior clássico para a série Resident Evil. E para quem curte Survival Horrors, é totalmente impossível não gostar desse, pois como eu já disse ao longo do texto, ele inaugurou muito coisa que até hoje é utilizada dentro do gênero. A única coisa que realmente prejudica esse game são as CutScenes em forma de filme Trash dos anos 80, que são realmente muito mal feitas (e com atores patéticos). Na época isso não parecia incomodar, mas hoje em dia da vontade de rir... Mas isso se deixa passar pela qualidade do game em si! Enfim: em game muito bom e importante, sem duvida! Obrigado pelo comentário e volte sempre! Abraço Time Keeper!

      Excluir
  3. Esse game faz parte da minha história. meu primeiro susto em games foi na clássica cena do cachorro pulando a janela. Tive pesadelos imaginando o que estaria atrás dakela porta das crests (wind, star, etc..), mal sabia eu que estava apenas começando... tinha 10 anos qdo terminei esse game em 1997. Muitas horas de jogo até descobrir tudo, sem detonado, sen net... a alegria de derrubar akela estátua e ver q ela quebrou rsrsrs... recentemente joguei a versão do DS, mas ainda não joguei o maravilhoso remake do GC, que já tenho em minha coleção...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que esse game tenha marcado muita gente! A primeira vez que tive contato com ele eu era bem novo tambem. Sem dúvida esse é um dos games mais historicos já lançados. Muitos gamers iniciaram sua trajetória nos games de terror com ele. Mais um daqueles que eu acredito que não exista ninguem que não conhece! Valeu pelo comentário Giovani! Sempre bom ter seus comentários por aqui! Até mais cara, volte sempre que possivel!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...