quinta-feira, 3 de maio de 2012

XENOSAGA - EPISODE II: JENSEITS VON GUT UND BÖSE!

Escrito e editado por: Mr.Gameworld

Gênero: RPG
Plataforma: Playstation 2
Ano de Lançamento: 2005
Produtora: Namco/Monolith Soft
Revisão: após a dedicação que Tetsuya Takahashi mostrou para com o projeto Xeno na produção de Xenosaga - Episode I: Der Wille Zur Macht (para ver o review que fiz sobre ele, basta clicar aqui), o diretor/roteirista decidiu em 2005 lançar o segundo episódio da nova metade de Xenogears, que se chamou Xenosaga - Episode II: Jenseits Von Gut Und Böse ("Além do Bem e do Mal", em Alemão). Porem, Tetsuya parece não ser um cara de muita sorte, pois graças a alguns problemas de administração do projeto, Soraya Saga foi tirada da equipe de produção nesse titulo. Além disso, Tetsuya foi creditado com papel secundário na obra (mesmo novamente tendo escrito o roteiro inteiro e feito um trabalho importante como diretor) por conta de uma nova direção que havia chegado na Monolith. Mesmo com esses infortúnios, o game foi lançado, sendo mais um titulo excelente dessa franquia de Storylines inigualáveis. Episode II trata-se de uma continuação direta de seu antecessor. Portanto, Atenção! Se você não jogou Xenosaga: Episode I, pode encontrar Spoilers logo abaixo. Clicar no botão e ler o restante do texto é um risco seu!

Jogabilidade: aqui nesse tópico irei  me focar mais em apresentar as diferenças encontradas nesse game em relação ao Episode I. Em diversos pontos a jogabilidade continua a mesma: o uso de combos com diferentes botões, os Tech Attacks no final dos combos, uso de magias e itens e sistema de Boost (tudo é encontrado também aqui). Porem, os produtores resolveram complicar um pouco as coisas, criando um sistema chamado de Break, que funciona da seguinte forma: todos os inimigos (absolutamente todos) terão uma guarda que os protegerá de danos altos. Você deverá então quebrar essa guarda fazendo sequências especificas (que variam de inimigo para inimigo). Ao atacar, você verá algumas letras aparecerem no topo da tela (que podem ser A, B e C), representando o tipo de ataque executado por seu personagem. Sempre que as letras aparecerem em vermelho, sua sequência está no caminho certo (sendo que letras em branco reapresentam erros). Sendo assim, será necessário descobrir (muitas vezes por tentativa e erro) a sequência de ataques correta para quebrar a guarda de cada inimigo e memorizá-la, para assim, toda a vez que encontrar o mesmo inimigo em seu caminho, não ter mais problemas em derrotá-lo rapidamente. Como os chefes são consideravelmente desafiadores (alguns extremamente desafiadores, na verdade), o Boost do game anterior se faz ainda mais importante aqui, pois você poderá utilizá-lo como vantagem nos combates da seguinte forma: acumule turnos para seus personagens, quebre a guarda do inimigo e, enquanto ele estiver vulnerável, aproveite para utilizar todos os seus ataques mais poderosos (KOS-MOS é sempre uma boa pedida). Existe ainda o comando Movement, que diferentemente de Episode I, serve tambem para mover seus personagens para tras dos inimigos (ataques pelas costas tem maiores chances de acerto). Porem, tenha em mente que os inimigos podem fazer o mesmo, cercando completamente seu grupo. Outra mudança considerável é o sistema de aprendizado de Ethers e Skills. Seus personagens não terão equipamentos e a unica coisa que aumentará os status deles serão os Skills. Os SPs (Skill Points) servirão para aprender os Skills, assim como os Ethers (magias). Porem, antes de qualquer coisa você terá de gastar pontos para habilitar um determinado grupo de Skills/Ethers, que são divididos por Level. Assim que um grupo estiver disponível, você poderá adquirir os Ethers/Skills daquele grupo com seu SP. Para finalizar, os combates a bordo dos Mechs (nesse game boa parte das unidades são chamadas de E.S. - explicações sobre elas no game) está muito aprimorada, sendo que os gigantes apresentam uma utilidade enorme, com uma serie de possibilidades nos combates.

Pros: inovação gráfica que trouxe mais detalhes ao game (especialmente para os personagens e Mechs), mas que conseguiu manter a característica gráfica de seu antecessor; a trilha sonora é  muito boa; enredo extraordinário, com muitas explicações procuradas pelos jogadores de Episode I, novos mistérios, muitas reviravoltas e muitas emoções, além de alguns trechos que começam a abrir as portas da imaginação dos fãs em relação ao clássico Xenogears; o uso dos Mechs foi melhorado (aliás, absurdamente melhorado). Eles são realmente úteis e acima de tudo necessários, além de apresentarem um design de dar inveja em muitas outras series de Mechs (especialmente se estivermos falando dos E.S.); a preocupação em mostrar muito de personagens em momentos individuais, com longos trechos de história com o foco neles (fato esse que já ocorria no primeiro game) continua evidente aqui. Você conhecerá muito do passado e dos dramas pessoais de cada um deles; as Boss Battles em sua maioria são memoráveis, onde raciocínio é sempre uma exigência; as dublagens são excelentes.

Contras: o sistema de Break certamente foi uma péssima idéia. Ter que toda a vez quebrar a guarda dos inimigos para somente então começar a dar danos de verdade, em certos momentos é um inferno (que torna batalhas contras inimigos medíocres mais demoradas do que deveriam ser); o sistema de aprendizado de Skills e Ethers é uma confusão generalizada. O problema é que são tantas possibilidades que você até se sente perdido, além de correr o risco de gastar pontos em algo que não vale tanto a pena assim (o que pode ser um problema devido ao fato de que os Skills representam um ponto determinante nos Status de seus personagens); a enciclópedia que ajudava a relembrar fatos, significados de termos e nomes de organizações e locais foi cortada do game sem nenhuma explicação lógica; a trilha sonora (apesar de ser muito boa, como eu citei nos Pros) fica atras da incrivel OST  de Episode I, sendo que muitos ligam esse fato a ausência de Yasunori Mitsuda no projeto.

Screenshots:











Trailer:


Considerações Finais: Para mim, Xenosaga é uma obra totalmente a parte de tudo que joguei até hoje. Como eu já havia dito na postagem de Episode I, o enredo desses games conseguiu me prender como nenhum outro. O nível de Xenosaga: Episode II se manteve o mesmo, com um Storyline de uma profundidade e complexidade que não é vista em qualquer game. Filosofia, religião, teorias de conspiração, política. Tudo isso em uma obra de qualidade indiscutível (com garantia de qualidade Tetsuya Takahashi). Apesar de algumas mudanças que podem ter desagradado um pouco, sem duvida esse é um excelente game, tão bom quanto o anterior. Não precisaria dizer que esse eu assino em baixo! Comentem! Logo mais trarei à vocês o terceiro game da série, para então trazer Xenogears (cronologicamente posterior), a verdadeira origem do projeto Xeno! Um abraço a todos os amigos e até mais! E não deixe de passar na minha postagem do título anterior: Xenosaga I: Der Wille Zur Macht (basta clicar)!


6 comentários:

  1. pelo que vc disse parece ser realmente muito bom nunca joguei esse game antes mais acho que vou jogar ele agora vc acha que seria melhor eu começar do primeiro game ou vc me recomenda ir já do segundo games mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Xenosaga são games sensacionais. Se não jogou ainda e gosta de RPGs, tenho certeza que não vai se arrepender. O enredo deles é algo surpreente e a jogabilidade muito interessante tambem. E respondendo sua pergunta: comece pelo primeiro. Ao contrário de outros games, Xenosaga I,II e III são continuações direitas. Onde termina um começa o outro. Então, se você começar pelo segundo, não vai entender nada do enredo (o que seria uma grande perda, sendo que o enredo deles é uma das coisas mais geniais dos videogames). Boa sorte em Xenosaga! Depois que zerar eles, volte aqui e dê sua opinião! Ficarei muito feliz em lê-la! Abraço e volte sempre. Obrigado pelo comentario e pela visita!

      Excluir
  2. Vale pedir opinião de apaixonados da série não xD
    Brincadeira rsrss
    Cara fico feliz demais por você estar escrevendo sobre a sequência da série de jogos que estão acima de todos os outros pra ti :D
    É de fato um jogo que sempre me vem a mente quando quero citar um exemplo de um enredo realmente bem desenvolvido. O único problema foi o fato de terem que resumir a história da série, mas você sente rapidamente toda a complexidade, expressa em vários personagens dotados de histórias intrigantes e objetivos peculiares.
    Tirar a enciclopédia foi dar uma facada nos jogadores mesmo D: Já passei horas lendo a database do III.
    Um fato bem estranho pra mim nesse episódio em especial foi a drastica mudança no design da Shion '-' Ela ganhou um ar de maturidade tremendo só come ssa mudança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é cara. Sem duvida Xenosaga está em um lugar muito especial no meu coração. E sem duvida é um exemplo quando o assunto é enredo. Tudo em Xenosaga me chama muito a atenção. Os vilões tem objetivos extremamente peculiares, fugindo dos mais tradicionais. Os personagens principais tem uma participação nitidamente bem definida no Storyline, todos com suas historias e seus motivos para lutar, bem contados ao longo do game, sem deixar furos. E quanto ao projeto de 6 ter virado 3, creio que talvez tenha sido prejudicial apenas no sentido da enorme carga de informações que os games dão aos jogadores, sendo assim necessario o dobro de atenção para com o enredo. Mas em termos de perdas, não ocorreu nenhuma, sendo que o proprio Takahashi disse que tudo que estaria no que era para ser 6 Xenosaga está nos 3, sem tirar nem pôr. Sem duvida um excelente trabalho foi feito nessa serie. Sobre a enciclopedia, sua observação foi muito boa. Tendo em vista a ausência dela no Episode II, é evidente que o Database do III teria de suprir essa necessidade de informação que ficou no anterior. Sendo assim, é necessario perder bastante tempo lendo o Database do III mesmo, tambem fiz isso. E sobre a Shion, de fato ela mudou bastante, mas não acho que isso me afetou muito. Na verdade ela já era bem madura em questão de personalidade no primeiro game, mas de fato o designe novo contribui para essa "maturidade" que você diz. Mas enfim... obrigado pelos sempre bem elaborados comentários, que nos trazem boas discussões aqui nessa sessão do Pretty Cool Games. Sabes que seus comentários sempre serão bem vindos. Valeu por tudo e nos vemos por aqui! Abração, Time Keeper, my friend!

      Excluir
  3. Olá! Tudo bem? Espero que esteja tudo ótimo!
    Bom, recentemente descobri o Pretty Cool Games através de uma resenha de Xenosaga: Episode I, e, por ser minha série de jogos favorita, fiquei muito surpresa e feliz em encontrar outro Xeno-fã! Por favor, prazer, Mr. Game World!
    Acho tudo no universo de Xenosaga absolutamente fantástico, e ler comentários tão apaixonados de um fã brasileiro, quando o jogo foi e é escassamente difundido por aqui, é emocionante! Costumo dizer que Xenosaga é uma série tão complexa que, quanto mais informação você procura sobre, mais inebriado e intrigado você fica! Os jogos, ainda que um tanto alterados do planejamento original, parecem ter desenvolvido universos por si só. É o tipo de assunto sobre o qual você poderia ficar discutindo e teorizando durante horas e, mesmo assim, desejar fazê-lo por mais tempo para poder solucionar tudo! Além disso, é algo que foge dos clichês de enredo de "conquista do mundo/humanidade", apresentando uma visão de seus supostos "vilões" (que não o são!) como seres que, na verdade, somente almejam objetivos incompreendidos ou que, por vezes, não conseguiram se emancipar do passado e portanto agem incompreensivelmente. Acho que Xenosaga conseguiu lapidar seus personagens e suas missões de tamanho modo que tocou profundamente o coração de todos os fãs, seja em uma experiência como gamer ou em assuntos pessoais, e transmitiu uma mensagem de esperança à todos, como prossegue transmitindo. É somente triste pensar que não houve maiores desenvolvimento e divulgação da série por algumas circunstâncias entre as empresas, mas certamente cabe a nós manter o caminho desta saga tão bela fresco e vivo!
    Espero ter me expressado bem!
    Gostaria muito de, caso possível, manter também algum contato!
    Muito obrigada por escrever estas resenhas!
    Bell

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Emociono-me também, pois acabo de conhecer uma pessoa que entende e vê Xenosaga como eu (ou seja: na visão de alguém que tem a Saga Xeno como games favoritos e consegue compreender toda a profundidade e complexidade desses games). Alias, todas essas características que você acaba de citar compõem não somente Xenogears/Xenosaga, mas sim todas as produções do senhor Tetsuya Takahashi, que produz enredos de uma forma única. De fato tudo é relativo em Xenosaga, pois Takahashi traz ao game uma serie de questionamentos em relação a cada personagem (alias, personagens secundários praticamente não existem, o que me chama muito a atenção. Como eu disse na review, é perceptível uma grande preocupação por parte da produção de fazer os jogadores conhecerem de verdade cada um dos personagens, sejam eles heróis ou vilões). Além disso, o ponto que você citou em relação aos vilões é algo fascinante, pois os motivos para eles serem vilões no enredo nos fazem pensar se de fato eles são maus, pois tudo vem de um passado cheio de assuntos mal resolvidos, frustrações com algo ou alguém, ódios pelas coisas terem chegado a determinado ponto. Sem duvida esses games são geniais e sem duvida também meus favoritos. Digo que nada até hoje conseguiu me tocar tanto, me deixar tão fascinado Você não imagina o quanto eu fico feliz em ver esse comentário por aqui! Sempre é bom conhecer pessoas que são apaixonadas por Xenosaga, que é um game que merece muito mais fama do que de fato tem, por ser uma das maiores obras da historia dos videogames! E essa review (assim as de outros vários games) faz parte justamente disso que tenho como missão aqui no Blog desde que ele surgiu: não deixar jamais as pessoas esquecerem dessas genialidades que temos no mundo dos games! E pode esperar, pois logo trarei Xenosaga: Episode III, Xenogears e os demais games do mestre Tetsuya Talahashi. Muito obrigado pelos elogios em relação a minha review. Isso é importante demais para mim, pois assim vejo que minhas palavras foram suficientes para expressar o que esses games representam para mim! Enfim: muito obrigado pelo comentário, pela visita e pelo apoio! Continue acompanhando o Blog, pois muito mais ainda está por vir! Até mais!

      P.S.: Já que você disse que gostaria de manter contato, posso te passar meu Facebook ou Orkut. Atualmente estou usando mais o Facebook, então, pode me adicionar por lá que estarei à disposição sempre que estiver com tempo: http://pt-br.facebook.com/people/MrGameworld-Pcg/100003722887327

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...