domingo, 13 de maio de 2012

AGE OF MYTHOLOGIES: TITANS

Escrito e editado por: Edu-jb

Gênero: Estratégia
Ano de Lançamento: 2003
Plataforma: PC
Produtora: Ensemble Studios
Revisão: Age of Empires é um famoso jogo de estratégia para PC, pemitindo ao jogador o controle de diferentes nações e unidades. Após duas edições bem sucedidas, a produtora iniciou o desenvolvimento de séries paralelas. Entre elas, talvez a de maior sucesso tenha sido  Age of Mythologies. O jogo se passa nos tempos antigos, sendo possível controlar 3 povos, gregos, egípcios e nórdicos. O grande diferencial desta edição é que o foco não está apenas nas unidades de batalha e no trabalho dos povos, mas sim nos deuses que protegem a região. O personagem principal é Arkantos, um herói atlante presente na batalha contra Tróia. Após a queda desta cidade, Arkantos inicia sua busca pelo motivo pelo qual o senhor dos oceanos Poseidon deixou de apoiar seu povo na batalha. A jornada leva ele e seus homens a viajar por todo o território grego, egípcio e escandinavo. Age of Mythologies alcançou uma popularidade razoável, sendo lançado algum tempo depois a expansão Titans, que trazia  novas unidades, um novo povo, os atlantes, e novas divindades, os Titãs logicamente. Mesmo sendo um jogo bastante antigo, apresenta ainda uma série de fatores muito interessante como falaremos a seguir.

Jogabilidade: o básico é semelhante a dos anteriores (mais ou menos na mesma linha do Warcraft). O controle principal dos seus homens se dá principalmente pelo mouse. A cada batalha você deve armar um Exército, sendo na maioria delas possível construir fortificações para seu acampamento. As condições para vitória podem ser destruir o acampamento inimigo, tomar uma cidade, matar determinado monstro ou proteger alguma coisa. Para desenvolver as unidades é necessário construir a estrutura obrigatória e ter os recursos necessários, não havendo número máximo desde que não falte recursos. Já para conseguir as unidades mitológicas é necessário conseguir atenção dos deuses e nisso o jogo é muito fiel às origens de cada religião. Os deuses gregos demandam a construção de templos e adoração pelos camponeses. Os egípcios devem construir monumentos em homenagem aos seus. Os nórdicos devem partir para a batalha, ganhando pontos quando mata algum soldado inimigo ou quando morre. Já os titans garantem proteção quando constroem cidades. O modo principal conta com 32 batalhas e mostra a história de Arkantos. O modo Atlantes, exclusivo da expansão Titans, conta com mais algumas batalhas e narra a história do filho de Arkantos guiando os sobreviventes de Atlântida após o fim da ilha.

Pros: as unidades mitológicas tornam o jogo mais interessante, sendo que elas variam conforme os deuses que se optou por adorar. Esse é provavelmente o maior ponto forte do jogo, já que permite controlar Colossos, Minotauros, Medusas, Gigantes do Fogo e do Gelo, Hidras, Escaravelhos gigantes entre muitas outras criaturas. O jogo possui 4 níveis de dificuldade, o que o torna mais acessível a iniciantes ao mesmo tempo que permite desafio aos veteranos. A aliança de Arkantos com heróis de outros povos dá variabilidade ao storyline, havendo importantes mudanças nas estruturas e unidades controladas a cada batalha. Além disso, é  possível salvar a qualquer momento,  enfrentar novamente qualquer batalha e pesquisar objetivos e dicas facilmente.

Contras: como quase todos os jogos de estratégia, ele acaba sendo repetitivo, obrigando o jogador a fazer a mesma coisa diversas vezes, além de esperar horas até que algum prédio ou modificação fique pronta. Fora isso, os acampamentos, que podem ser transformadas em verdadeiras fortalezas, serão totalmente abandonados ao fim das fases, não havendo uma forma de voltar às cidades construídas.

Screenshots:











Trailer:


Considerações Finais: Age of Myhologies é um dos grandes jogos de estratégia já produzidos, é um verdadeiro prato cheio para fãs do estilo, recebendo altas notas em praticamente todos os sites especializados da época. Por ser antigo tem pré-requisitos baixos, então virtualmente qualquer um poderá rodá-lo em seu PC sem maiores repercussões e sem ter que se preocupar em preparar o computador para rodar jogos. Mesmo já tendo sido lançado muitos jogos mais modernos e expandidos, este permanece como um dos mais divertidos,  justamente pelas unidades míticas e apoio dos deuses. Recomendado para fãs do estilo que ainda não experimentaram e para aqueles que já jogaram mas querem matar a saudade de invadir o território inimigo com um exército de Colossos Dourados.

3 comentários:

  1. Aparecendo xD
    Acho muito interessante esse tipo de jogo :D Jogava muito mesmo o War Craft the Dark Saga pra Ps1. Só ficava irritado quando tinham muitas coisas no cenário e ai começava a dar o famoso lag.
    Esse jogo deve ser o que? WCDS x 10³. Vendo que durante todo esse tempo eles pensaram em muito mais coisas e desenvolveram estratégias para driblar esses lags.
    Um amigo meu também me falou que esse jogo remete um grande conhecimento sobre culturas e sistemas mitológicos caso o jogador se interesse em saber a origem de algumas entidade que são apresentadas no jogo.
    É um jogo tentador de se jogar.
    Obrigado pela review Edu :D

    ResponderExcluir
  2. Pra quem curte estratégia este jogo é muito legal. Tem várias citações a mitologias e de fato tem informações sobre os principais deuses. Mesmo sendo um jogo antigo ainda é um dos meus favoritos do estilo, junto com Civilization talvez. Se bem que o jogo de estratégia que eu sonho ainda está por ser produzido, tem muita coisa que pode melhorar, hehehe...

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Pow meu amigo me trouxe esse jogo ontem ^^ Lembrei logo do post aqui.
    Eu joguei :D Caraca é muito legal o jogo. Você ainda tem que pensar em cada caracteristica de cada unidade para poder usá-la contra os inimigos certos.
    Eu instalei a expansão também e rodou aqui, mas depois de umas 3 vezes começou a dar um erro D: "Failed to initialize" é o que aparece apenas. Já instalei por cima, removi e instalei denovo e nada D:
    Irei procurar melhor como resolve isso.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...