sábado, 28 de janeiro de 2012

THE LEGEND OF ZELDA: A LINK TO THE PAST!

Escrito e editado por: Mr.Gameworld

Gênero: Action RPG
Plataforma: Super Nintendo/Gameboy Advance
Ano de Lançamento: 1991, 2002
Produtora: Nintendo
Revisão: The Legend Of Zelda sem dúvida nenhuma foi uma das franquias mais bem sucedidas da história dos videogames. A cada lançamento a série foi crescendo mais e mais, assim se tornando não somente um simbolo da Nintendo (atualmente presente em praticamente todas as imagens de divulgação da produtora) como também um dos maiores ícones dos Action RPGs. Em Legend Of Zelda: A Link To The Past (lançado originalmente para SNES em 1991, que mais tarde, em 2002, ganhou uma versão de GBA) você assumirá o controle de Link, que logo no inicio do game recebe um chamado telepático da Princesa Zelda avisando que o castelo do Reino de Hyrule estava em perigo. Preocupado com a situação, Link decide ir até lá. Ao entrar no castelo, o garoto  encontra seu tio gravemente ferido, que lhe pede para salvar Zelda que estava presa no calabouço. Chegando ao local, Link liberta Zelda e a leva até uma passagem secreta que acabava no santuário, exatamente onde a grande ameaça que assombrava o mundo é revelada: Agahnim, um poderoso mago que usurpou o trono de Hyrule com o objetivo de adquirir o poder do Tri-Force (o artefato divino que realizava os desejos de quem o tocasse) e quebrar o selo para libertar o demônio Ganon, preso no Mundo Negro há milhões de anos. A única esperança está na Master Sword (a poderosa espada que combate todo o mal)! Você deverá ajudar Link nessa aventura em busca dos artefatos necessários para obter a Master Sword, antes que os planos de Agahnim se cumpram e Ganon retorne ao mundo!

Jogabilidade: nesse game você irá encontrar uma jogabilidade muito interessante, que acabou por influenciar alguns games que vieram depois dele. Os ataques ocorrem em tempo real (assim que você aperta o botão correspondente). Inicialmente Link terá como equipamentos principais sua espada e seu escudo, e logo ganhará suas armas secundárias. As armas secundárias variam bastante, indo de um arco até poderosas magias. Você poderá também levar com você algumas poções mágicas (elas deverão ser compradas) para se curar, que são depositadas nos potes que você irá encontrar ao longo do game. A exploração dos cenários certamente é um dos pontos fortes da jogatina, pois você terá um mapa imenso onde você poderá circular com muita liberdade (com a possibilidade ir e voltar para praticamente qualquer lugar quase sempre que quiser). Além disso, existe um item que será de extrema importância em sua aventura: um espelho mágico que faz com que Link possa viajar para o Mundo Negro de Hyrule. O que é realmente interessante nisso é que os dois mundos são até certo ponto semelhantes em suas estruturas, porem diferentes no posicionamento ou nas condições de certos locais, o que faz com que você tenha que intercalar entre os dois mundos com frequência para buscar soluções para seus problemas e acessar locais antes nunca visitados. Além do espelho, alguns outros itens também serão necessários para avançar no game, sendo que eles tornam a exploração ainda mais interessante (como por exemplo os pés-de-pato, que estende as buscas de Link para as águas)! Certamente você terá de usar o cérebro, pois em alguns momentos as soluções podem não ser tão óbvias, com Puzzles interessantíssimo!

Pros: os gráficos são excelentes para sua época, com uma bela definição de cores que chega a impressionar; a trilha sonora é boa (apesar da pouca variação de canções), dando um clima divertido para o Gameplay; a jogabilidade é divertidíssima e muito peculiar; existe uma grande variedade de armas, itens e inimigos (além de muitos chefes que alias são muito bem produzidos); a interação com os cenários que o game proporciona é algo realmente notório, pois além de existir uma grande liberdade de movimentação, ainda existem diversos segredos nos mapas (paredes rachadas, passagens secretas de baixo de plantas ou pedras, etc) que podem esconder diversos itens importantes para sua jornada.

Contras: não vou dizer que é impossível, mas é realmente bem difícil encontrar todas as partes dos corações de vida sem fazer o uso de um detonado. Alguns deles estão escondidos em locais tão pouco óbvios que você precisa passar por eles centenas de vezes para se dar conta de que existe algo escondido (e em outros casos você acaba descobrindo até mesmo por acaso); algumas Dungeons são muito grandes e cheias de inimigos perigosos que dão muito dano, por vezes terminando com uma Boss Battle realmente dificil. Se morrer, pode se preparar para começar a Dungeon desde seu ponto inicial (por isso, sempre tenha poções com você).

Screenshots: 










Trailer:



Considerações Finais: Lembro-me que desde pequeno eu adorava esse game. Creio que esse tenha sido um dos primeiros RPGs que eu conheci (e joguei). Com certeza um game sensacional! Tenho toda a certeza de que muitos gamers são também apaixonados por The Legend Of Zelda: A Link To The Past, game que marcou a história... Ou melhor: game que fez história no mundo dos videogames (devido a sua jogabilidade característica e influente)! Um dos grandes clássicos do SNES! Esse é obrigatório! Um fortíssimo abraço a todos! Nos vemos logo mais! Comentem!



6 comentários:

  1. Não tenho dúvidas em afirmar que este foi não um dos primeiros, mas O primeiro RPG que eu vi, joguei e zerei, há um bom tempo atrás. Foi o que me apresentou o gênero e não decepcionou. Infelizmente naquela época RPGs eram de difícil acesso (me sinto muito velho agora), de modo que só fui jogar de novo quando ganhei meu primeiro computador. Por isso perdi as contas de quantas vezes zerei este jogo. E cada vez descobria algo novo, algum caminho opcional, coração, enfim. Bons tempos, hehehe... excelente jogo, simples, objetivo e extremamente divertido. Altamente recomendado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve se sentir orgulhoso por ter o cartucho desse game. Eu não cheguei a sofrer com o fato de ter que comprar cartuchos de games raros (os RPGs, para ser mais especifico), pois quando comecei a comprar meus jogos já era a época do PSX, onde tudo era relativamente mais facil (apesar de ter penado para conseguir alguns games que tenho hoje. Legend Of Dragoon, por exemplo). As vezes com a facilidade que a internet nos proporciona, acabamos esquecendo de como em outra época foi dificil conseguir jogos. Zelda: A Link To The Past foi dos primeiros RPG que eu conheci (por ver você e meu irmão jogarem), juntamente com Mystyc Quest (que eu lembro que meu irmão chegava a locar para jogar). Hoje um simples clique nos leva devolta aos tempos de SNES. Viva a tecnologia, que nos da tantas oportunidades que não teriamos sem ela!

      Excluir
  2. Zelda do Snes, estou em casa^^! Em 1997 troquei meu cartucho World Heroes (joguinha meia boca de luta)por Zelda com um amigo que não sabia o que fazer no jogo... tenho até hoje na minha coleção, fica na estante ligada no SNES, ao lado do N64 com Ocarina, e do Wii com skin do Twilight Princess. A Link to the Past é um dos poucos games que me considerava mestre naquela época rsrs, como eu tinha a fita podia explorar. Nessa época eu só tinha Mario World, Zelda e Contra, bons tempos.

    ResponderExcluir
  3. Não sei qual a idade de vcs, galera, talvez eu seja mais velho, talvez não, eu sempre estive um pouquinho atrás da onda mundial nos video games, meu primeiro foi um Atari 2600, que tinha lá em casa desde sempre, em 1995 conheci o Turbo Game (genérico do NES), ali conheci coisas incríveis como Mega Man,Castlevania, Mario 3. Em 1997 tive meu SNES, foi aí que paixão por RPG começou quando peguei na locadora Mario RPG e Chrono Trigger, mas só pude terminá-los anos depois (é diícil manter o save com fita de locadora). Em 2000 vendi o Snes e comprei um PS1, comecei a jogar os Final Fantasy, quase chorei quando vi Chrono Cross no camelô, e mais tarde a versão do Chrono Trigger (finalmente pude terminar), e então conheci minha série preferida de RPG: Suikoden. Comecei pelo 2, depois pela primeira vez tive que juntar grana pra comprar um game original, o primeiro Suikoden, que já era extremamente raro, encomedei de uma loja de SP (sou do RS). Hoje tenho uma coleção legal com varios consoles e jogos comprados ou ganhados, geralmente de pessoas que não valorizam. Tenho coisas que valeriam ouro se eu quisesse vender, mas não vendo, como o Castlevania japones do Saturn. Quanto ao blog, ta cada vez melhor, ja faz parte da rotina diária dar uma passada aki. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa cara. Muito obrigado pelo apoio que você da aqui. Parabens pela coleção tambem. Deve realmente ser muito legal ter varios videogames e jogos, incluindo as raridades que você citou. Agora, acabei de perceber uma coisa: vocês se deram conta do que essa postagem fez? Revivemos nossa trajetória como gamers, tudo isso graças a esse clássico que marcou a vida de muitos de nós, faz de videogames e especialmente de RPGs. Isso é justamente o que os melhores games tem a capacidade de fazer: trazer boas recordações e ficar em nossa memória para sempre! Valeu pelos comentários Giovani! E ao contrário do que você disse no primeiro comentário, aqui você é sempre de casa (não somente quando o assunto é The Legend of Zelda) ^^ Volte sempre brother! Abração pra você!

      Excluir
    2. E aí, Giovani! Pois é, cara, minha trajetória nos games é mais ou menos como a tua. Por muito tempo jogava no Atari do meu primo. Ganhei meu primeiro videogame, o Snes, em 1997 e joguei muitos jogos. No entanto, como eu disse, RPGs eram de difícil acesso e Zelda era o único que eu tinha. Em 2001 ganhei meu primeiro computador, que era bem ruinzinho, por isso não podia jogar nada muito pesado (Diablo por exemplo nem pensar). Isso me obrigou (algo muito bom hoje) a jogar jogos do Snes, Gameboy e até do NES qu eu nunca tinho tido oportunidade. Em 2002 ganhei meu psx, iniciando a jogar a série Final Fantasy, minha favorita até hoje.

      Caramba, estamos mesmo revisitando nosso passado, hehehe... e parece que muito começou justamente com este Zelda!

      Abraço aos amigos.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...