domingo, 22 de janeiro de 2012

ZONE OF THE ENDERS: THE 2nd RUNNER!

Escrito e editado por: Mr.Gameworld

Gênero: Ação/Aventura
Plataforma: Playstation 2
Ano de Lançamento: 2003
Produtora: Konami
Revisão: hoje trago a continuação de um game do qual gostei muito (Zone Of The Enders. Para ler o review que fiz sobre ele há um bom tempo atrás - agora com modificações no texto - clique aqui). Zone Of The Enders: The 2nd Runner (conhecido também como Anubis) foi lançado em 2003 e recebeu bem mais destaque na mídia do que o game anterior. Atenção! Se você não zerou o primeiro Z.O.E., você poderá encontrar Spoilers sobre ele logo abaixo! Clicar no botão e ler o restante do texto é por sua conta e risco!

Jogabilidade: se você jogou o Z.O.E. original, certamente não terá grandes problemas com os comandos básicos aqui no segundo game, pois essa parte da jogabilidade permaneceu praticamente a mesma: você irá utilizar o botão "Quadrado" para ataques normais (o sabre para combates corpo-a-corpo e tiros para combates a distancia) e o botão "Circulo" para as Sub-Weapons. Também é possivel utilizar os Dash Attacks do game anterior, que alias aqui em 2nd Runner se fazem bem mais úteis (sendo que os inimigos estão muito mais ágeis e se defendem bem mais, exigindo dos jogadores táticas mais inteligentes em alguns momentos). Apesar de a jogabilidade ser muito semelhante à de seu antecessor, alguns pontos muito interessantes foram adicionados aos combates: primeiramente devo citar o fato de que diversos objetos do cenário poderão ser utilizados como arma (pilares, chapas de metal, containeres explosivos, etc). Alguns desses objetos também podem ser usados como escudo, evitando danos diretos em Jehuty. Assim como os objetos, também é possivel agarrar os inimigos e usar seus corpos contra outros inimigos. Isso tudo ocorre através do comando Grab (tecnicamente uma Sub-Weapon de Jehuty). Além disso, devo lembrar também que o já conhecido sistema de Level continua presente aqui. Jehuty poderá ganhar Level, fazendo com que sua energia aumente, assim como a barra de Sub-Weapons (fazendo com que você possa utilizar as Sub-Weapons por mais tempo/com mais frequência) e seu poder de ataque! Por isso, não fuja dos combates, pois ganhar experiência para ganhar Level é fundamental!

Pros: os gráficos são excelentes (sem dúvida impressionantes para sua época), com um estilo que faz uma mistura perfeita de Cell-Shading com elementos 3D, resultando em efeitos visual incríveis; as missões são muito mais interessantes do que as do seu antecessor, com uma boa variação de objetivos e Boss Battles que dão um verdadeiro show (tudo isso tornando algumas fases quase épicas. Jogue e você vai entender do que eu estou falando); as animações que ocorrem ao longo do game (em estilo anime) deixam a obra com uma cara muito mais legal; o Storyline é realmente muito bom, cheio de surpresas e emoções; o game é consideravelmente mais longo e mais desafiador que o primiero; você passará por ambientes muito variados ao longo da aventura de Dingo; o modo Versus (disponível após o fim do game) está bem melhor, especialmente pelas correções na câmera (que era muito estranha no Versus de Z.O.E.).

Contras: dependo da situação, a mira automática pode ser o contra do game. Você vai perceber quando precisar destruir inimigos específicos rapidamente para evitar problemas (como os Generators que chamam Orbital Frames até que você os destrua ou em missões onde você deve proteger alguém). Basicamente o grande problema se encontra no fato de que em meio a muitos inimigos a mira tende a fazer uma confusão geral, focando sempre no inimigo mais próximo, sendo que a câmera passa a segui-lo. Resumindo: a melhor solução para mirar em um inimigo especifico é cancelar a mira (segurando L2 por três segundos), ficar o mais perto possível dele e voltar a mirar. Caso contrário, você terá que ficar trocando a mira até fazê-la chegar nele (sendo que inimigos que a câmera não mostra dificilmente serão focados). Mas não precisa esquentar a cabeça, pois essa preocupação não será frequente. Em boa parte do game quem você destruir primeiro é lucro.

Screenshots:







Trailer:


Considerações Finais: Z.O.E. já me pareceu muito bom. Z.O.E.: The 2nd Runner então, é um game excelente! A qualidade da produção visual é indiscutível. O enredo é sensacional, cheio de revelações e emoções que deixam o jogador preso ao jogo o tempo todo, do inicio ao fim. A jogabilidade está aprimorada, talvez corrigindo alguns erros cometidos em seu antecessor (ou talvez sendo o que a jogabilidade de Z.O.E. poderia ter sido). Ação você vai ter de sobra, com muitas Boss Battles que aumentam muito a emoção de pilotar o Orbital Frame Jehuty! Ou seja: não há do que reclamar em Zone Of The Enders: The 2nd Runner, que possivelmente tenha sido um dos grandes games de seu estilo (tanto se tratando de games de Mechs como de Ação/Aventura) em minha modesta opinião! Não deixem de jogar! Recomendadíssimo pelo Mr.Gameworld! Deixem seus comentários!



2 comentários:

  1. Muito bom o review! Realmente, ZOE 2 é um jogo incrível, tenho o meu faz anos e frequentemente estou pegando ele pra jogar. Não é difícil de ser colocado na lista dos melhores do PS2 por quem já jogou. Ver e ouvir a abertura do jogo já dá uma empolgação enorme pra jogar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é cara. Concordo plenamente com você. A unica possibilidade de não gostar desse game é não conhecer ele mesmo. Exatamente como eu disse ao final da minha review, eu considero ZOE: The 2nd Runner um dos grandes em seu gênero. Esse game me emocionou como poucos conseguiram! Valeu por ter gostado da review! Volte sempre! Abraço!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...