domingo, 29 de julho de 2012

GRAND THEFT AUTO: VICE CITY!

Escrito e editado por: Edu-jb

Gênero: Ação
Plataforma: Playstation 2, Xbox, PC
Ano de Lançamento: 2002
Produtora: Rockstar North
Revisão: depois que GTA III modificou permanentemente a maneira de produzir jogos de ação, a Rockstar passou a investir pesado em jogos do estilo. Assim, o quarto lançamento da série foi produzido nos mesmos moldes do anterior. Se GTA III havia se baseado amplamente em The Godfather, a grande inspiração de Vice City foi o filme Scarface, além de certos locais da série Miami Vice. Ambientado na cidade de mesmo nome (inspirada em Miami), o game se passa em meados dos anos 80, cheio de referências à tecnologia, moda e música da época. O personagem principal do jogo é o ítalo-americano Tommy Vercetti, liberado após 15 anos na penitenciária por trabalhar para a família Forelli de Liberty City. Temendo os problemas que Tommy poderia causar, o chefe dos Forelli, Sonny, decide enviá-lo em uma perigosa negociação com o cartel de Vice City. Ao chegar na cidade acaba sendo emboscado e tem seu dinheiro roubado. Agora Tommy e seu amigo, o covarde Ken Rosemberg, devem descobrir quem ordenou o roubo e achar uma forma de pagar o poderoso coronel Diaz, o maior chefe da Máfia Colombiana. Inicima então pequenos trabalhos em busca de informação e aliados nessa perigosa negociação. Em seu caminho, Tommy se envolverá com a mafia cubana, haitiana, italiana, recebendo ajuda de Lance Vance, piloto do helicóptero que os carregava no momento da emboscada, e do Coronel Cortez, um importante traficante que logo fica amigo de Tommy. GTA Vice City foge bastante do clima sério criado por seu antecessor, tendo um roteiro ainda mais humorístico e descontraído. O personagem principal tem várias decisões ao longo do jogo, diferente de Claude, que praticamente apenas seguia o que lhe era dito. O jogo fez muito sucesso por conseguir expandir ainda mais as possibilidades da série, sendo por muito tempo o mais vendido do PS2, superado posteriormente por outro lançamento da Rockstar, GTA San Andreas (clique no nome para ver a nossa review), o atual primeiro colocado.

Jogabilidade: não sofreu alterações em relação ao apresentado em GTA III. A alavanca da esquerda controla o personagem enquanto a da direita move a câmera, obrigatoriamente em visão primeira pessoa. Círculo aciona o ataque, com os punhos ou arma equipada, X corre, quadrado salta e triângulo faz o personagem entrar em veículos. L2 e R2 selecionam as armas, R1 mira e L1 centraliza a câmera. Quando se está dentro de carros e barcos, o X acelera e o quadrado freia. Já para helicópteros, uma inovação do jogo, X e Quadrado alteram altitude e a alavanca da esquerda movimenta para frente. O jogo possui apenas um modo de início, sem opções de dificuldade. Os famosos colecionáveis seguem presentes, com saltos únicos, rampage e pacotes secretos. Entre as novidades do jogo temos as propriedades que podem ser adquiridas. Algumas servem para moradia, ainda que seja impossível entrar na maioria delas, havendo possibilidade de salvar e, em algumas, guardar um veículo na garagem. Outras propriedades tem fins de negócios, sendo necessário realizar uma série de missões extras para que elas gerem uma quantidade de dinheiro que pode ser coletado. Em comparação ao anterior, o game conta com mais veículos, armas e a possibilidade de trocar de roupa. A água segue sendo fatal ao personagem. Os gráficos foram bastante melhorados, especialmente no que se refere a cores e sombras. As rádios (um tanto pobres em GTA III) foram muito melhoradas, apresentando diversas estações com músicas capazes de agradar praticamente qualquer gosto, destaque para o Hard Rock/Heavy Metal  e o Poprock/New Wave, como não poderia deixar de ser em um jogo ambientado nos anos 80. A cidade de Vice City é composta por duas grandes ilhas (leste e oeste), unidas por pontes e pequenas ilhas. Como sempre, o jogador começa de um lado (leste) e só poderá visitar todos os pontos da cidade conforme avança nas missões principais.

Pros: o jogo consegue retratar perfeitamente uma cidade litorânea americana nos anos 80, seja pela arquitetura, vestimentas, carros e clima. A diversão é garantida para fãs dos grandes filmes policial e de máfia, com muito tiroteio, explosão, perseguição de carros e fugas. Além disso, como normalmente ocorre na série, o roteiro é bem desenvolvido, com muitas revelações e conspirações. Os extras tornam o jogo muito grande, possuindo ainda um nível de dificuldade mais acessível que o anterior, além de recompensas melhores. A Trilha Sonora é muito bem escolhida e composta pelos grandes clássicos dos anos 80, como Ozzy, Iron Maiden, Dave Lee Roth, Judas Priest, Twisted Sisters, Anthrax, Slayer, Megadeth, Genesis, Duran Duran, Mr. Mister, INXS, Yes, Michael Jackson entre muitos outros sucessos. Por fim, as citações ao filme Scarface são claríssimas, tanto pelo roteiro quanto pelo cenário (comparem a Mansão de Diaz com a Mansão de Montana).

Contras: a jogabilidade se torna complicada em alguns momentos pela incapacidade de mover a câmera enquanto anda, uma vez que ela é sempre utilizada em visão primeira pessoa. As ruas de Vice City são muito estreitas, o que dificulta bastante as corridas. O fato de a água ser mortal a Tommy atrapalha muito quando se está em uma cidade litorânea. Além disso, a troca de roupas, uma excelente ideia, foi mal aproveitada já que não é possível trocá-las em casa, é necessário ir a lojas a cada vez que se deseja alterar o visual.

Screenshots:
 



Trailer:


Considerações Finais: GTA Vice City é um dos grandes jogos da franquia, segue tendo muita qualidade mesmo após o lançamento de vários  títulos mais avançados. Fãs do estilo que possuem forte ligação com a tecnologia/moda/música dos anos 80 encontrarão nele um excelente e envolvente game. O sucesso do jogo colocou a Rockstar entre as grandes produtoras da nova geração, se especializando em jogos de ação no estilo "mundo livre", como vemos nos demais jogos da série GTA, Bully, Manhunt, L.A. Noire, Max Payne, entre outros. Acabou por ser relançado mais tarde em um pacote junto com GTA III, no chamado GTA Double Pack, lançado para o Xbox. Então era isso! Deixem seus mullets, coloquem suas jaquetas com ombreiras e não deixem de conferir este excelente jogo!

2 comentários:

  1. Eu nunca joguei esse jogo, porém ouço apenas elogios a respeito :D Tirando esse fato da água xDDDDDD Acho muito engraçado quando jogadores tentam elaborar suas teorias para explicar coisas nos jogos xD Já ouvi dizer que as águas eram ácidas e tudo xD Mas tudo de brincadeira, claro.
    Acho que o maior desafio de qualquer pessoa/empresa que desejar criar um jogo nesse estilo é justamente pensar em tudo. Claro que TUDO seria a vida xD Mas vá..um modo de dizer. Talvez eles tenham colocado a água como mortal por não aguentarem mais colocar coisas no jogo, sei la '-' Acredito que com títulos sucessivos a série vai expandindo em possibilidades, aos poucos :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente a "água mortal" foi uma limitação técnica, talvez fosse demais mesmo, ou talvez eles tivessem guardado essa para ser uma das muitas inovações de San Andreas. Quanto as explicações de fãs, prefiro uma teoria mais simples: o Tommy não sabe nadar! Ele cai e se afoga, ué. Qual o problema? Hehehe... Esse jogo é bem legal, consegue ser bom mesmo hoje em dia. Valeu Time Keeper, abraço!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...