quarta-feira, 16 de maio de 2012

CASTLEVANIA: LAMENT OF INNOCENCE!

Escrito e editado por: Mr.Gameworld

Gênero: Ação/Aventura
Plataforma: Playstation 2
Ano de Lançamento: 2003
Produtora: Konami/KCET
Revisão: como sabemos, Castlevania é uma serie que fundamentou seu sucesso no estilo 2D Side-Scrolling, tendo vários de seus clássicos (e considerados por muitos fãs também os melhores da franquia) no estilo 2D. Em 1999 a Konami decidiu fazer suas primeiras experiências no 3D com os dois Castlevania de Nintendo 64, que alias tiveram uma ótima aceitação por parte dos que acompanhavam a franquia (logo trarei review de ambos). Porem, somente em 2003 a produtora conseguiu verdadeiramente agradar os fãs mais antigos, com um game que é considerado por muitos a verdadeira passagem do clima sombrio e vampiresco de Castlevania para o 3D: estou falando de Castlevania: Lament Of Innocence (que de fato expressa o clima sombrio da série muito bem). Mas vamos ao que interessa: tudo tem inicio com uma narração que introduz aos jogadores o Barão Leon Belmont, um poderoso guerreiro que parte para as cruzadas em nome da Igreja, juntamente com seu fiel amigo e sábio estrategista militar, Mathias Cronqvist. Ao voltarem dos combates, Mathias recebe a noticia de que sua esposa Elizabetha havia sido assassinada, enquanto monstros surgem nos domínios do Leon Belmont, que então descobre que sua noiva havia sido capturada e levada para um castelo localizado do outro lado das sombrias florestas da região. Desobedecendo a Igreja (que se negava a lutar por motivos pessoais dos seus guerreiros devido aos combates das Cruzadas), Leon parte em busca de sua amada, abandonando seu cargo de Barão. Porem, ao cruzar as florestas, ele acaba preso no local devido às forças malignas vindas de dentro do castelo. Agora você assumirá o controle de Leon (que receberá a ajuda de um misterioso senhor chamado Rinaldo Gandolfi) para descobrir quem é o comandante das forças do mal que assombram o território e, especialmente, para salvar sua amada Sara Trantoul. Vale lembrar que esse game é considerado cronologicamente o primeiro Castlevania, pois ele se passa em 1094, antes de qualquer outro evento narrado ao longo dos demais games (além de mostrar a origem de algo importantíssimo para toda a historia da série).

Jogabilidade: se existem dois conceitos de jogabilidade na serie Castlevania (pré e pós Symphony Of The Night), poderíamos dizer que Castlevania: Lament Of Innocence consegue ficar entre eles. Primeiramente porque o chicote volta a ter o mesmo destaque dos clássicos, sendo que Leon o terá como arma o game todo, obviamente com suas variações (o chicote com os poderes dos elementos e outro muito familiar). Os produtores certamente souberam desenvolver uma jogabilidade interessante, pois de posse do chicote, Leon poderá executar diversas sequências muito poderosas que serão adquiridas durante seu processo de evolução, sendo que nelas você deve intercalar entre os botões que representam os ataques (fortes e fracos), além de saltos em caso de sequências aéreas. Evidentemente, algumas magias também serão adquiridas, entre elas as magias que são geradas pelas Sub-Weapons (as já tradicionais Cruzes, Água-Benta, Machados, Facas e Cristal). Basicamente tais magias funcionam a partir da combinação de uma Sub-Weapon com um dos sete Orbs disponíveis. Combinando cada Sub-Weapon com um dos Orbs, você terá uma magia diferente, resultando em 35 magias vindas delas! Cada uma delas tem um gasto de corações especifico. Então, fique atento para ter sempre uma boa quantia de corações antes de enfrentar inimigos poderosos. Outro ponto que diferencia Lament Of Innocence dos demais Castlevania mais modernos é o fato de que o mapa do castelo não é inteiro, mas sim dividido em diversas localidades, que por sua vez tem mapas específicos (assemelhando-se ao conceito de fases dos Castlevania mais tradicionais). Todas essas localidades estarão disponíveis em uma sala central do castelo desde o inicio do game, cabendo ao jogador escolher em qual ordem se deve visitá-las. Todos os locais terminam com uma Boss Battle, que sempre recompensam Leon com algo importante (as já citadas Orbs, por exemplo). Após vencer todos os chefes iniciais, uma nova localidade estará disponível, sendo essa a final. Em todos os mapas você encontrará cenários relativamente longos, aonde salas irão se fechar até que você derrote todos os inimigos (nas demais vezes que passar por elas, isso não ocorrerá mais). As tradicionais explorações em busca de salas secretas são encontradas em menor escala aqui. Apesar de salas secretas existirem, elas não são comuns e nem tão difíceis de serem encontradas, fato esse que mostra que Lament Of Innocence tinha mesmo a intenção de ser um game mais linear, voltando às tradições da série.

Pros: gráficos excelentes (especialmente para um game de 2003); trilha sonora excelente, seguindo a tradição da serie; jogabilidade interessante, com uma tendência de manter e trazer de volta os elementos dos mais clássicos Castlevania; o enredo é excelente, com algumas várias surpresas para seus jogadores, todas muito bem apresentadas; o sistema de combos com o chicote é muito interessante, pois dá aos jogadores uma serie de possibilidades para aquilo que inicialmente parecia uma limitação (o uso de apenas um tipo de arma); as magias geradas da combinação Sub-Weapons + Orbs são incríveis, tendo como base os especiais clássicos das Subs, mas elevados a um patamar muito mais alto. Muitas combinações poderão ser feitas, agradando qualquer jogador que queira ver várias magias a sua disposição.

Contras: para mim (discorde quem quiser) o contra de Lament Of Innocence fica por conta dos produtores terem ficado em cima do muro em questão de design do mapa. Digo isso por que o game não apresenta um mapa inteiro, imenso, cheio de localidades interligadas como nos Castlevania pós Symphony Of The Night. Cada localidade tem seu mapa especifico, dando a idéia de que o jogo é dividido em "fases" acessadas por um local único (como eu já havia dito), o que para mim pareceu estranho e desconfortável.

Screenshots:











Trailer:


Considerações Finais: Para quem quer saber, digo que esse é um dos meus Castlevania favoritos, sendo também (sem dúvida) o meu favorito nos gráficos 3D até o presente momento. Na mesma geração, sabemos que Curse Of Darkness e Lament Of Innocence tem elementos bem diferentes, sendo que gostar mais de um ou de outro é somente uma questão de gosto mesmo. Alias, não estou aqui para colocar em guerra os fãs de um ou de outro especificamente. Apenas quero dizer que Lament Of Innocence me chamou mais a atenção por motivos muito específicos, como por exemplo, pela forma com  que ele consegue passar o clima mais clássico de Castlevania através de sua produção 3D (coisa que eu não vejo tão evidente nos demais games da serie com o mesmo estilo gráfico). Preferências à parte, de qualquer forma, para qualquer um que é fã de Castlevania, minha recomendação é a mesma: jogue Castlevania: Lament Of Innocence, pois ele é um game sensacional! Muito bem falado não somente por mim, mas por muitos outros. E tudo isso não é à toa, eu garanto a você! Um fortíssimo abraço a todos os Castlevania-maníacos ligados no PCG.Blogspot! Nos vemos logo mais!


10 comentários:

  1. Ótima review!
    Pra mim, esse é disparado o melhor Castlevania 3D. Eu gosto de todos, inclusive os do N64. Mas esse foi o que mais teve um equilíbrio entre se preocupar em ser um game da nova geração e continuar com elementos dos games antigos... fantástico (bem mais que o Lords of Shadow, na minha opinião)!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por ter gostado da review cara! Eu também gosto muito dos Castlevania de 64, eles são realmente excelentes. Mas como eu disse ao longo de toda a review (e você aparentemente concorda pelo comentário), Lament Of Innocence conseguiu se equilibrar entre o clássico e o novo, o tradicional e o moderno, tendo um clima muito incrivel! Um game sensacional, em todos os aspectos! Valeu pelo comentário e pela visita! Volte sempre brother! Até mais o/

      Excluir
  2. Poxa, faz tempo que não passo aqui pra comentar. Tempo tá difícil pra isso, mas é bom voltar pra comentar sobre esse Castlevania. Esse também é um dos meus favoritos e conquistou um lugar especial entre meus games. Primeiro, por estar fazendo parte da origem de tudo cronologicamente, segundo porque a jogabilidade dele é muito agradável, executar os combos com o chicote é bem fácil e preciso. As OST's, comparando com as do CoD por exemplo, pra mim ficam pau a pau, curto todas, menos de um cenário em específico. Os gráficos são bem agradáveis os personagens principais da trama são bem detalhados, além é claro da boa atmosfera que o game conseguiu criar, fazendo um conjunto bem legal tanto com jogabilidade como som e gráficos. Diferente de CoD, o LoI é um game que creio que possa prender até quem não é fã de Castlevania de início, pois ao menos no meu caso, não me senti enjoado de percorrer os cenários. Apesar de longos, não são tão cansativos. Tem franquias que sofrem pra existir em 3D e manter o peso da tradição de um passado 2D, acho Castlevania um desses casos, mas o LoI consegue ter um ótimo nível e vale a pena ser jogado por fãs e não fãs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá JL Neos! É um prazer ver um comentario teu aqui novamente! Vejo que concordamos em tudo em relação a esse game, pois realmente ele é muito bom. Conseguiu sem duvida nenhuma criar uma atmosfera incrivel no 3D e uma jogabilidade extremamente divertida e de facil adaptação, além do fato já citado de trazer devolta as tradições com uma cara mais moderna, podemos assim dizer. Eu tenho uma serie de motivos para adorar esse game. Além da obra como um todo ser uma belíssima produção, esse é um daqueles games que lembram uma época especial da vida, sabe como é? E concordo com você: Lament Of Innocence pode facilmente agradar os jogadores que de inicio não são fãs de Castlevania, até por ter um enredo que em, minha opinião, aborda temas pouco diferentes dos demais Castlevania. Enfim: um game que deve ser jogado por Gamers no geral, sendo eles fãs da franquia ou não, como tu mesmo disse! Novamente digo que é bom tê-lo por aqui, JL Neos! Volte sempre que possivel, pois sabes que aqui já és de casa! Abração brother! Até mais o/

      Excluir
  3. Lament of innocence talvez seja o melhor jogo no quesito transição 2D para 3D. Mas o melhor pra mim (em comparação ao Curse of Darkness) é o roteiro, literalmente um Castlevania 0, revelando coisas importantes do principio da série. Enfim, um jogo que realmente vale a pena por todos os motivos já comentados acima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida a ideia de tornar Lament Of Innocence um "Castlevania Zero" através de seu enredo foi uma ideia muito bem pensada pela produção do game. É bom conhecer a origem de algumas coisas que são levadas para absolutamente todos os outros games da série. Um abraço Edu! Até mais!

      Excluir
  4. Olá, esse game chama atenção por ser muito bonito apesar de ser do início da era PS2, com visual bem mais interessante que o CoD. A questão do mapa o que me incomoda são os corredores desnecessariamente longos e repetitivos. Na minha opinião é o melhor castlevania 3d (o LoS é um game incrível, mas tem pouco de Castlevania nele...) Ainda não saiu uma conversão 3d de castlevania com o mesmo feeling de Metroid Other M, talvez castlevania só me agrade em 2d.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Giovani! Tudo tranquilo Brother? De fato Castlevania: Lament Of Innocence tem um visual muito agradável, com um clima interessante, o que torna ele um game incrível já começando por isso. Além de tudo tem uma jogabilidade muito boa e tudo mais. Realmente esse ponto dos corredores longos demais não chegou a me desagradar na época. Mas nesse comentário você citou uma questão que especialmente me chamou a atenção: não cheguei a jogar Metroid: Other M ainda, mas já vi o suficiente do Gameplay dele para dar toda a razão à você. A grande realidade é que Metroid talvez tenha já sido mais bem sucedida que Castlevania na primeira transição, ou seja: do 2D Side-Scrolling para o First-Person Shooter (estilos totalmente opostos, e deu muito certo). Agora em Metroid: Other M a serie alcançou seu ponto máximo no 3D, podendo ser facilmente (sem analises muito mais profundas) considerada a melhor conversão de 2D para 3D. E o mais estranho de tudo é mesmo o fato de Castlevania estar se distanciando do que se esperava para um game em 3D da franquia (exatamente como tu disse, Lord Of Shadow é um game INCRÍVEL, mas de fato se perdeu um pouco das origens). Um forte abraço para você Giovani! Valeu pelos comentários sempre interessantes. Volte sempre que puder e até mais Brother!

      Excluir
  5. É um Castlevania que realmente consegue mesclar elementos novos com os antigos :D
    Mas a questão citada no contra pesa pra mim =/
    A história é muito bem contada, mas essa ideia de fases mexe até com a própria. Você se sente em uma espécie de Crash Bandicot naquele cenário para acessar as fases XD
    Colocando na balança esses termos, ainda assim acho esse um exelente Castlevania, melhor que o Curse of Darkness apesar de tudo, na minha opinião, porque como o JL Neos fala, é um Castlevania que não enjoa o jogador, coisa que o Curse of Darkness consegue fazer algumas vezes xD
    Ótima review :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Concordo que a questão das "fases" ficou esquisita. Mas como creio que esse tenha sido um dos pouquíssimos elementos que de fato me desagradou nesse game, então a nota dele para mim é altíssima. E quanto a inevitável comparação com Curse Of Darkness, concordo que ele prende bem mais o jogador em termos tambem de jogabilidade, fazendo o jogador não se enjoar (já haviamos comentado alguns aspectos enjoativos no COD nos comentários de sua respectiva postagem). De qualquer forma, Lament Of Innocence e Curse Of Darkness são dois games sensacionais, que devem ser jogados pelos fãs da franquia. Porém, eu particularmente prefiro o Lament Of Innocence, talvez por motivos muito pessoais. Abraço Time Keeper, my friend! Nos falamos por ai! Até mais cara!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...