quinta-feira, 8 de março de 2012

METROID: ZERO MISSION!

Escrito e editado por: Mr.Gameworld

Gênero: Ação/Aventura, Side-Scrolling
Plataforma: Gameboy Advance
Ano de Lançamento: 2004
Produtora: Nintendo
Revisão: abrindo os trabalhos sobre mais uma das minhas séries favoritas, trago até vocês uma review sobre Metroid: Zero Mission, lançado para GBA em 2004, que ao contrário do que muitos pensam ao lerem o titulo do game, trata-se na verdade de um Remake do primeiro game (lançado para o NES em 1986, que por consequência também será tema dessa review). A aventura tem inicio com um chamado de emergência para a belíssima caçadora de recompensas Samus Aran. Tratava-se de um chamado da Federação Galáctica, que havia sido atacada pelos Piratas Espaciais que acabaram roubando amostras da forma de vida conhecida como Metroid. Sabendo da boa fama de Samus como caçadora (conhecida por ser a mais competente em seu trabalho), a Federação dá à ela a missão de entrar na atmosfera do planeta Zebes para impedir a evolução e procriação dos Metroids, destruir o ser bio-mecânico conhecido como Mother Brain e, além disso, dar um fim nos planos dos Piratas Espaciais, que pretendem usar os Metroids como forma de energia para a criação de armas biológicas (para serem usadas contra os opositores). Prepare-se para um Remake simplesmente perfeito de um clássico do NES que fez uma revolução em 1986, lembrado como o primeiro game a apresentar uma complexa exploração dos cenários e, além de tudo, por ter sido o primeiro a apresentar uma protagonista feminina (portanto: Remake muito merecido)! Assim começou a importantíssima participação das mulheres nos videogames!

Jogabilidade: se você já está acostumado com o sistema de jogabilidade da série Metroid, certamente já deve imaginar como as coisas funcionam em Zero Mission. Você terá um sistema de mapas muito bem elaborado, que indica diversas localidades que podem ser exploradas com uma liberdade imensa e pouca linearidade, com muitas passagens secretas, obstáculos que exigem certos armamentos/habilidades para serem ultrapassados e os famosos Power-Ups, que aumentam as capacidades da armadura de Samus com novos poderes, habilidades especiais e energia extra (características essas que definiram o Metroid original como o game mais influente do gênero Side-Scrolling). Como já é tradição na franquia, Samus terá uma grande diversidade de armas em sua missão, como mísseis, tiros especiais, bombas e a Morph Ball, que faz com que a armadura de Samus diminua para a forma de uma bola que pode passar por locais de espaço limitado, inacessíveis com o tamanho normal da bela caçadora. Em certo ponto, todas as áreas já exploradas irão se conectar através de portas, elevadores ou até mesmo passagens secretas em alguns casos, sendo possível retornar à elas quando se desejar. Para salvar seu progresso, você contará com as Save Room, sendo que você poderá também usar a Gunship para isso (a nave de Samus, que ficará estacionada em certo ponto do mapa). Algumas alterações significativas foram feitas em relação ao game do NES, como a presença de novos Mini-Bosses, novas áreas e também um trecho onde você assumirá o controle de Samus sem sua armadura (o primeiro game da série em que isso é possivel), sendo que assim a caçadora de recompensas ficará mais vulnerável aos ataques dos inimigos e também não terá seus armamentos (assim como a Morph Ball, tendo que arrastar-se pelos túneis). De uma forma geral, esse game foi uma revolução em sua versão original e um Remake realmente de respeito em aqui em Zero Mission!

Pros: os gráficos são muito bons, desenvolvidos com Sprites muito característicos, belos detalhes nos chefes/inimigos e cenários muito interessantes (quase tudo feito com o objetivo de lembrar o primeiro Metroid); a trilha sonora é muito boa, com algumas regravações das canções do NES; a parte do game onde você joga com Samus sem sua armadura foi uma modificação muito significativa em relação ao jogo original, dando uma cara bem diferente para a jornada no planeta Zebes (além de ter sido importante para moldar o visual da Samus que conhecemos hoje, em Metroid: Other M, por exemplo); após o termino da aventura, você poderá jogar o game original. E o melhor: com a possibilidade de Saves (você não precisará mais arrancar seus cabelos!); assim como em todos os demais games da franquia, o sistema de exploração é exemplar, com ambientes muito diversos que contam com muitos segredos, sendo esse sistema lembrado como grande influência para a franquia Castlevania, por exemplo, que com o tempo passou a seguir características semelhantes.

Contras: pode ter sido apenas impressão minha, mas o game me pareceu um pouco curto (se comparado com Metroid: Fusion e especialmente Super Metroid); você só conseguirá muitos dos itens (os Power-Ups de vida, especialmente) quase no final do game, fazendo com que eles não façam muita diferença.

Screenshots (Zero Mission):










Screenshots (Metroid NES):








Trailer:



Considerações Finais: Metroid: Zero Mission sem dúvida deveria servir de exemplo para os produtores da indústria dos videogames. Nada como ter um Remake feito com perfeição de um game clássico, desenvolvido com a capacidade gráfica de outra geração, mas sem deixar os jogadores esquecerem de que a obra em questão trata-se de um Remake. Os produtores conseguiram unir diversas características de outros games da série e criar suas próprias, assim dando origem a mais um dos sensacionais games dessa franquia, que certamente é mais do que uma obrigação para os apreciadores dos clássicos! Metroid é simplesmente uma maravilha dos games! Não deixem de jogar Zero Mission (o mesmo vale para os demais Metroid)! Deixem seus comentários! Abraço a todos e até a próxima!


10 comentários:

  1. O jogo inteiro você joga com Samus?? Então quer dizer que na foto que tem alguem em uma armadura amarela..eh ela??
    Morriiiiiiiia e não sabia que era uma mulher xD
    É serio eu li sua introdução dizendo que tinha haver com mulheres e tal e depois olhei pra imagem....rsrsrs
    Interessante isso de ter sido o 1° jogo que fez esse tipo de enredo, mas não será que existiam outras emprezas com isso já em mente? Bem..dizem que existe uma grande lacuna entre pensar e fazer.
    Otima review :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não te culpo por não ter se dado conta de que a pessoa por trás da armadura é uma mulher. De fato é dificil saber se não conhece a série, pois nos games mais antigos de Metroid, de fato a armadura não tinha nada de feminino. Mas se você observar, apartir do Super Metroid (do SNES), eles começaram a dar uns traços mais femininos para ela. Não da pra ver muito bem por que ela está com os braços na frente, mas já nas imagens do Zero Mission (e mesmo no jogo em si) é possivel perceber uma armadura que define bem mais as curvas da Samus. Cada vez mais eles foram se preocupando com isso. Hoje, com o Metroid Other M do Wii, não precisa nem conhecer Metroid para perceber nas primeiras imagens que é uma mulher. Alias, se ainda não jogou nenhum Metroid, certamente esse é um game que recomendo muito, pra todos. Vale lembrar que foi essa série (desde o NES, mas especialemnte com Super Metroid, já do SNES) que deu vida ao lendário e idolatrado Symphony Of The Night. Toda a lógica de exploração, Upgrades, mapas, passagens secretas, etc... tudo que temos em Symphony Of The Night e nos Castlevania mais recentes foi inspirado e teve sua base nos Metroid. Por isso afirmo com tanta certeza que Metroid foi a série mais revolucionária e influente do gênero 2D Side-Scrolling.

      Excluir
    2. Quer dizer que todo Metroid você joga com uma mulher? Ou pelo menos qualquer variação desse?
      É serio que o Castlevania SotN possui elementos desse jogo?
      Agora é bem dificil eu parar pra jogar um jogo que não tenha muita preocupação com a história sabe? Ao que me parece este deve ser mais voltado a uma diversão (caso não seja fale xD). No caso do Castlevania SotN eu joguei pela 1ª vez quando era pequeno.

      Excluir
    3. Metroid tem uma boa historia sim cara. É verdade que o Zero Mission pode ter deixado a desejar em muitas explicações, pois ele não alterou em nada o enredo do primeiro game. E aqui entre nós: por mais que se goste dos games de NES, não tem como cobrar um enredo genial de um game daquela época. Como Zero Mission seguiu os passos do Metroid original, ele se focou em manter o enredo original, que serve como uma especie de apresentação da Samus. Mas o enredo do Metroid é bom cara. Se jogar alguns games da série certamente vai perceber isso. Quanto as influencias para Symphony Of The Night e todos os Castlevania que vieram depois dele, com certeza são confirmadas. A exploração na serie Metroid é absurdamente complexa, de uma genialidade incrivel (afinal, Super Metroid, por exemplo, é de 1994).

      Excluir
    4. Ah então eles também se preocuparam muito com a história.
      Pelo que parece eles devem ter levado muito tempo desenvolvendo esse jogo.
      Caras comprometidos e originais.
      O problema todo é o mesmo de vocês dois xD Também estou com muitos jogos pra jogar... Inclusive agora que to meio que sem tempo pra fazer outra coisa senão estudar e o tempo vago ando dedicando muito a série Tales XD
      To vendo que a conversa pra baixo é pros experts xD
      Abraço ai a todos :D

      Excluir
    5. "To vendo que a conversa pra baixo é pros experts xD" Eu ri disso. Capaz cara. Fica a vontade pra entrar na conversa tambem ^^ Bem... pelo visto estamos todos com o mesmo problema: muita, muita, muita coisa para jogar! Mas como eu digo, com o tempo agente vai jogando tudo que queremos. Afinal, temos uma vida toda para isso, não é mesmo? Legal você estar se dedicando a serie Tales. Tambem tinha algumas serie para concluir, mas acabei travando algumas delas por conta de outros games... resultado: mais series para seguir heheheheh. Desse jeito ficaremos loucos! Abração Time Keeper! Até mais amigo!

      Excluir
  2. Eu amo essa mulher!!! desde a infãncia no Super Nes rsrsrs. Esse game é perfeito, terminei ele no emu de GBA no PSP. Tem alguns itens que pareceram impossíveis de pegar sem recorrer ao save state pra tentar dezenas de vezes o mesmo pulo...
    Agora espero a review do Other M que na minha opinião é o melhor game do Wii.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Giovani. Acho que é impossivel não amar a Samus Aran! Uma caçadora de recpompensas de sucesso, com uma armadura altamente tecnológica que virou um simbolo no mundo dos games... e além de tudo, ela é simplesmente uma das garotas mais lindas da historia dos games! Uma verdadeira deusa dos videogames! Mas enfim. Pode aguardar o Metroid Other M, assim como todos os outros games da série, pois logo eles virão. Isso é uma obrigação para mim como Blogueiro e Gamer que escreve sobre o assunto. Afinal, Metroid é uma paixão minha, pelo visto sua tambem, e tambem de milhoes de outros Gamers! Abração Giovani! Valeu pelo comentario! Volte sempre e sinta-se em casa!

      Excluir
  3. O primeiro e único game da série Metroid que joguei foi o Fusion e na época viciei naquele cartucho, zerei várias vezes, mas infelizmente não tinha conseguido o cartucho do Zero Mission, até porque meu GBA deu defeito xD. Ver o review me fez ter vontade de jogar esse, problema é o que já tenho pra jogar. Mas por coincidência, dois que já estão na minha lista são os Metroid Prime 1 e 2 pro GC que comprei e tô esperando chegar. Quem sabe não acabo virando mais um fanzão de Metroid xD
    Haja tempo pra jogar tudo que tá entrando na minha lista D:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é um problema cara... isso é um problema... Pelo visto estamos na mesma, pois minha lista de games para jogar já é gigantesca tambem (e deve crescer ainda mais final do mês, quando eu comprar meu novo PC). Mas a vida de Gamer de verdade é assim: muitas coisas para jogar, muitos games para se apegar, etc. O Fusion é realmente sensacional! Não há do que reclamar daquele game, que de fato é viciante! Mas, em minha opinião, o Zero Mission não fica muito atras não, pois é excelente tambem. Como eu disse, além de ser sensacional como um Remake (por ter trazido para outra geração o Metroid original), ele ainda é sensacional por suas proprias caracteristicas. Esse é imperdivel. E uma coisa é certa: você certamente se tornará um fanzão de Metroid. Alias, não precisa nem jogar muitos para já se tornar, pois essa série é tão genial, tão influente, tão bem produzida e tão divertida que poucos games já te fazem se apaixonar! Metroid: Zero Mission, é demais. Metroid como um todo é demais! Abração, JL Neos! Valeu pelos comentários de sempre. Volte sempre e sinta-se a vontade para deixar suas opiniões. Elas sempre serão bem-vindas e tambem respondidas. Logo, aos poucos, vou trazendo todos os Metroid para o pessoal!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...