domingo, 11 de março de 2012

STEAMBOT CHRONICLES!

Escrito por: Time Keeper
Postado por: Mr.Gameworld


Gênero: RPG
Plataforma: PS2
Ano de lançamento: 2006
Produtora: Atlus

Revisão: Adoro escrever sobre bons jogos que ninguém conhece. Primeiro porque se você não tem mais nada pra jogar e está procurando alguma coisa legal, não precisa procurar mais. Depois porque acho que ele mesmo merece um espaço. Esse é o tipo de RPG que explora muito elementos do cotidiano, os quais irei citar mais adiante, que o torna muito bom de jogar. A história começa em uma praia onde você é acordado por uma garota que foi até lá coletar ervas para ajudar a melhorar o estado de sua mãe. Quando você tenta sair da praia acaba percebendo que alguma cosia derruba uma pedra, impedindo sua passagem. Na tentativa de escapar dali você finalmente vai entrar em contato com uma Trotmobile, que é revolucionária invenção dos arredores. Ela consiste em uma espécie de robô só que com algumas peças que são usadas em carros ou em outros veículos. Como o personagem sobreviveu a uma espécie de acidente, você irá, ao longo do jogo, desvendar o que aconteceu, enquanto vai se familiarizando com o lugar e fazendo amizades com várias pessoas.

Jogabilidade: Como falo acima, esse jogo dispõe de vários elementos bem legais que expressam certa “simulação de cotidiano”. Nele o jogador precisa sempre estar de estomago cheio e dormir periodicamente pra começar. Para ter dinheiro você pode vencer as batalhas normalmente, mas também se pode optar por outros meios como trabalhar usando sua Trotmobile para conseguir itens necessários como madeira e vender, se juntar a arena de Trotmobiles, virar um músico e ganhar esmola na cidade (é sério) ou participar de eventos musicais mais importantes, estes últimos permitem a você tocar vários tipos de instrumentos. Para controlar a complicada facílima Trotmobile você vai ter que se acostumar com muita coisa. Cada perna da Trotmobile é relacionada a um analógico do seu controle. Para andar para frente, por exemplo, você precisa por os dois pra frente. Se você usar só um, o robô vai começar a girar e você não quer fazer isso nos combates, né? É difícil... Eu sofri, mas com um pouco de paciência você se torna um mestre no assunto. O jogador pode usar a força dessas máquinas para segurar coisas, pular e gerar impulsos para andar mais rápido. Tudo isso consome gasolina (what?), que você pode restaurar coletando bônus de inimigos (que seria mais ou menos roubar a gasolina deles) ou indo a postos especializados em vários pontos do jogo. Para lutar você pode utilizar várias armas que se encaixam nas Trotmobiles, mas elas possuem uma durabilidade. Fazem-se reparos delas e da máquina inteira também nesses postos.

Prós: Excelente Jogabilidade que dispõe de vários caminhos que fazem do jogo ser empolgante do começo ao fim. Mais de um final, sendo que eles são escolhidos na metade do jogo! Ou seja, você vai ver várias cenas completamente diferentes no decorrer do jogo que dependem das suas decisões. Customização de personagem que se baseia na mudança de roupas, e também da Trotmobile com desenho de logos ou em pinturas. Dublagem excelente e uma OST extra composta por músicas cantadas.

Contras: Acredito que muitas pessoas podem até desistir de jogar por conta da dificuldade que é controlar as Trotmobiles. Para isso peço que tenham perseverança. Em alguns pontos do jogo você precisa verdadeiramente fazer viagens, passando por praticamente 50% dos cenários do jogo, que podem durar até 30 minutos dependendo também da sua maneira de controlar o seu robô. Existem pessoas que não jogariam esse jogo pelo fato de ele ter elementos de mecha (gênero de jogos/animes que envolve robôs e coisas do tipo). 

Screenshots:











Trailer:


Considerações Finais: Minha dica é que você, que está lendo isso nesse momento, vá a procura desse game e comece a jogar. O jogo é simplesmente magnifico, contando com uma história que vai lhe trazer muitas surpresas. É você jogando e já cantando as músicas do jogo. Contra indicado em caso de suspeita de anti-mecha.


12 comentários:

  1. EXCELENTE REVIEW! Perdão pelo Caps Lock, mas ficou muito boa a review mesmo. De fato (como já haviamos conversado anteriormente) eu nunca tinha ouvido falar desse game. Por tudo que você citou em seu texto, já percebi que o game é excelente. Trabalhar, pedir esmola, ser um musico, abastecer o Mech. Conceitos muito interessantes certamente! De fato, me parecer ser uma verdadeira simulação do cotidiano (não temos Mechs ainda na nossa realidade, mas você entende o que eu quero dizer XD). Quanto a movimentação do robô, me lembrou o Robot Alchemic Drive (onde os analógicos tambem representam as pernas, e você precisa mover um de cada vez, simulando o caminhar real mesmo). Mais um game para a minha lista... se ela não fosse tão grande, juro que jogaria agora mesmo ): Mas enfim... Parabens novamente! Fazes um bom trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Ei valeu :D
    Só conheci esse jogo porque um amiiiigo conheceu de um amiiiigo rsrs Tive sorte.
    Sempre gostei de observar esses detalhes em jogos :D Da pra você fazer muita coisa mesmo, e esse jogo não poe seu personagem principal como mudo, como alguns jogos (na tentativa de fazer com que você se sinta no jogo) fazem, só que ele mostra que não é preciso disso tudo para alcançar isso.
    É legal que a pessoa pensa inicialmente que o jogo copiou a forma de Guitar Hero de simular os instrumentos, mas logo se percebe, ao tocar alguns outros, que não é bem assim rsrs Cada instrumento tem seu jeito e você realmente se sente tocando (caso consigua D:).
    Acho que você não ia levar muito tempo pra aprender a se mexer no jogo :D
    Eu no seu lugar deixava baixando ai na dele e quando você menos esperar já terminou de baixar :D Legal que mesmo com todos esses elementos bem pensados o jogo ainda detona na história.

    ResponderExcluir
  3. Cara, fiquei curioso por esse jogo agora, pelo que disse, tem um conteúdo bem interessante e se tem Mech já ganha pontos comigo, por mais que seja difícil controlar xD. Pena que tô com uma lista beeeeeeeeem considerável de coisas pra jogar e nem sei o que jogarei primeiro D:
    Ter de menos é ruim, mas ter demais gera indecisão [?]
    Senão tentava esse ai agora. Pode não ser agora, mas certamente jogarei. Isso é uma das coisas que mais me agrada no PS2, sua biblioteca de jogos é tão gigante que sempre tem um que não conhecemos e vamos descobrindo pesquisando ou com amigos e acabamos encontrando verdadeiros tesouros. E me parece que esse é um deles.
    Parabéns pelo teu review Time Keeper, deu pra ter uma bela noção de como é esse game o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom poder trazer um jogo que ninguém conhece por isso rsrsrs
      Já conheci jogos que terminei recentemente por aqui inclusive :D É sempre bom ter mais jogos em mente.
      Mas é bom que se tenham muitos porque aos poucos agente vai jogando o que se tem pra jogar, fora que ficariamos sem o que jogar caso tivessem poucos.
      Caso queiras tentar esse jogo te digo que vais gostar muito :D
      Ei é cara.. no meu caso um grande exemplo é o jogo Ookami, que inclusive tem uma review nesse blog :D Caso não tenhas jogado é mais um altamente recomendado.
      Ei valeu xD

      Excluir
    2. Eita fui ver la a página de Ookami vi seu comentário xD Parece que você não deixa escapar nenhuma grande raridade dos games :D

      Excluir
    3. Hsahuauhsuhsauhsa
      É, Okami é um jogão mesmo. Bem, não sei se deixo escapar alguma, mas ao menos tento não deixar xD
      Nessas de procurar pelos jogos já achei muita coisa boa, mas também já peguei muita coisa chata, mas faz parte, é bom conhecer sempre mais.
      Certamente vou tentar o Steambot quando der
      e muito provavelmente vou gostar.

      Excluir
    4. Gostei de sua observação JL Neos: "Nessas de procurar pelos jogos já achei muita coisa boa, mas também já peguei muita coisa chata, mas faz parte, é bom conhecer sempre mais". Penso exatamente assim. Alias, muitas vezes, essas coisas chatas que você citou podem até que acrescentar algo em nossos conceitos sobre games tambem. Existem, por exemplo, games muito bem falados que não conseguiram me agradar 100%, assim como games mal falados me agradaram muito por certos motivos. Por sinal, pretendo trazer um dos "mal falados que me agradou" nessa quarta-feira. Sempre é bom experimentar novos games cara. Estou com você nessa! Quanto ao Steambot Chronicles, pretendo jogar ele quando der tambem. A excelente review do Time Keeper deixou as coisas muito claras. Certamente é um game que não desagrada e tem muito a acrescentar! Abraço aos amigos!

      Excluir
    5. Eu concordo com o Mr. Gamer nessa questão.
      É bom pelo menos jogar esses jogos pra pelo menos poder ter uma noçãozinha do jogo. Eu, por exemplo, tive que jogar o Breath of Fire Dragon Quarter até um certo ponto pra ver que o jogo realmente valia a pena, mas de 1ª impressão...eu realmente tava pra não jogar mesmo.
      Essa dos games bem falados também acontece..no meu caso foi mais um vendedor que tava falando bem do jogo...esses caras quase sempre vão falar o melhor possível de tudo só pra você levar o bendito jogo.
      Obrigado novamente xD
      Agente se vê por ai.

      Excluir
    6. É verdade! Sempre quando me é possível, tento ao menos jogar uma vez os jogos antes de tirar uma conclusão e ver se eu não gostaria mesmo. Raramente desisto de um mesmo que seja ruim, tem que ser bem tenso mesmo, tipo o Superman 64, acho que nenhum ser consegue gostar daquele [?].
      Um exemplo de jogo que geralmente não é tão apreciado e que acabei curtindo foi o Dynasty Warriors - Série Warriors em si tirando sua divisão Gundam -. Todo mundo sabe da repetição e mesmice que envolvem esses games, mas graças a eles, desenvolvi muito interesse pelas histórias dos períodos abordados na China e no Japão e por consequência foi dando vontade de continuar jogando mesmo com sua repetição eterna a cada novo título xD
      Sobre os jogos bem falados, acontece comigo também, não são todos que atendem minhas expectativas. Pra mim, todo game merece uma chance ou duas pra gente ver o que tem de bom ou de ruim e assim ir conhecendo mais, tirando os casos evidentes de tranqueiras xD

      Excluir
    7. Você faz justamente o que eu faço aparentemente. Quando começo um game, vou até o final (tirando os que são impossiveis de aguentar, como você mesmo disse), pois assim podemos tirar conclusões mais exatas e ter mais argumentos para defender e criticar os games. Esse Blog, por exemplo, é todo como um diário sobre os games que zerei. Minhas opiniões muitas vezes foram argumentadas, mas não tenho problema algum com isso, pois muitos games dividem opiniões, sabe? Creio que justamente essa discussão que rola é o que torna o mundo dos games algo tão legal, e nos faz experimentar tantos games. Acho que todo o gamer já foi atras de um jogo que falavam muito mal nem que seja por curiosidade. Eu já fiz isso, zerei muitos deles e sinceramente, em varios casos, eles me agradaram. A realidade é que gosto é gosto. E Time Keeper: Nos perdoe por estarmos fugindo do assunto do game em si XD Sua postagem nos fez filosofar sobre o mundo dos games! heheheheheheh!

      Excluir
    8. Sem problemas xD Filosofia é uma arte simplesmente essencial :D
      A serie .Hack// quase que foi descartada por mim, por ter achado o jogo muito estranho...Quase que eu fazia uma besteira D:
      Outra foi ter achado estranho Soul Calibur e ter sugerido trocar por outro jogo com um amigo D: Ia burrando ai também D:
      É verdade eu lembro sobre um alerta do Mr. Gamer aqui no blog xD Parece que foi a review de Drakengard xD Mesmo assim a pessoa tem que pelo menos tentar enxergar os principais elementos do jogo.

      Excluir
    9. Não foi exatamente um review (pois essa esta guardada aqui, e sera postada assim que eu zerar o 1), mas de fato estavamos conversando sobre Drakengard e eu de fato lhe disse que zerei ele simplesmente porque havia começado... por que realmente o game não chamou muito minha atenção. Soul Calibur é um excelente game cara. Sou completamente viciado no III. Já a serie Hack// não tenho muita experiencia... mas está na minha lista, certamente (a lendária lista gigante do Mr.Gameworld), pois eles me parecem interessantíssimos. Creio que a review que serviu de "alerta" que você se refere é a do Demon Chaos, o game dos 60.000 inimigos por tela, como as proprias divulgações do mesmo diziam. Game interessante pra caramba nos primeiros momentos... mas depois, se torna uma repetição sem limites.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...