quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

CASTLEVANIA: PORTRAIT OF RUIN!

Escrito e editado por: Mr.Gameworld

Gênero: Ação/Aventura, Side-Scrolling
Plataforma: Nintendo DS
Ano de Lançamento: 2006
Produtora: Konami
Revisão: em 2006 a série Castlevania marcou presença no Nintendo DS com Castlevania: Portrait Of Ruin, que trouxe aos seus jogadores um sistema de jogabilidade muito interessante: o uso de dois personagens simultaneamente (detalhes ao longo da postagem). Pois vamos ao enredo, que alias reviveu fatos de um clássico da série, como veremos logo abaixo: Portrait Of Ruin se passa em 1944, quando ainda ocorria a Segunda Guerra Mundial. Em meio às mortes e o terror da guerra, o lendário Castlevania ressurge das trevas, invocado pelas energias negativas dos espíritos daqueles que tombaram nos campos de batalha. Dois heróis são enviados ao local para investigar o que se passava no castelo do Conde Dracula: Jonathan Morris (filho de John Morris. Para saber mais da história de John, veja aqui a review de Castlevania: Boodlines) e Charlotte Aulin (uma poderosa feiticeira a serviço da Igreja). Já em frente aos portões do castelo estava Vincent, um padre enviado pela igreja para ajudar os dois jovens com alguns mantimentos. Ao avistar Jonathan, Vincent imediatamente se espanta ao ver em suas mãos o lendário Vampire Killer (a arma passada de geração em geração pelo clã Belmont). Porem, Jonathan explica que o poder do Vampire Killer estava limitado, pois os Morris não poderiam ter seu poder absoluto por não serem descendentes diretos dos Belmonts. Agora você assumirá o controle dos protagonistas para descobrir quem está no trono do Castlevania dessa vez e, além disso, descobrir uma forma de banir as trevas do mundo por mais uma vez, mesmo sem os poderes do lendário Vampire Killer! Uma emocionante aventura em mais um Castlevania maravilhoso (como já era de se esperar, pois Castlevania é quase sempre sinal de qualidade)!

Jogabilidade: a jogabilidade desse game é genial! Ao decorrer de sua aventura você poderá intercalar entre os dois heróis (Jonathan e Charlotte) ou mesmo usar ambos ao mesmo tempo, controlando um e deixando o outro por conta do AI do game. O interessante é que Jonathan e Charlotte são bem diferentes entre si, sendo que Jonathan pode usar qualquer tipo de arma (espadas, facas, machados, lanças, chicotes, soqueiras, além das sub-weapons já tradicionais na série), enquanto Charlotte utilizada os livros mágicos (cada um com um ataque diferente), além de poderosas magias! Com ambos ativos, você poderá também utilizar os destruidores ataques especiais chamados de Dual Crush. Além disso, em diversos momentos do game você deverá trabalhar em dupla também para resolver certos Puzzles para avançar em sua aventura. Vale lembrar também que o HP de seu companheiro equivale à mesma barra de MP de seu personagem principal. Ou seja: a cada dano que seu companheiro receber, o MP do personagem que você está controlando irá baixar. Caso seu companheiro morra (quando seu MP zerar), você deverá esperar alguns segundos para seu MP recuperar o suficiente para chamar seu companheiro novamente (o MP se regenera automaticamente). Por isso, é importante fazer um bom uso de seu MP, tendo em mente que os ataques mágicos (para Charlotte) e as sub-weapons (para Jonathan) utilizam MP ao serem usados. Para terminar, devo dizer também que assim como boa parte dos Castlevania pós Symphony Of The Night, diversos itens, acessórios e equipamentos poderão ser adquiridos, sendo que cada um dos dois protagonistas tem seus devidos equipamentos. E antes que eu me esqueça, somente uma dica básica: tenha muito cuidado antes de vender seus itens, pois alguns itens raros serão utilizados em side-quests que podem garantir boas recompensas!

Pros: gráficos muito bons; mais inovação na jogabilidade da série, dessa vez com o uso de dois personagens; trilha sonora incrível (como já é tradição em Castlevania); o game tem mais de um final possivel, sendo que alcançá-los depende de fatos interessantes ao decorrer da jornada; diversos ambientes serão visitados ao longo do game, que vão desde os desertos do Egito até uma grande cidade Européia (tudo isso através de pinturas mágicas que tem o poder de transportar os heróis para os locais em questão), dando um clima muito peculiar ao game; o enredo é muito interessante..

Contras: existe um pequeno defeito no AI do game quando o assunto é o seu companheiro: normalmente o ataque sempre será a prioridade, o fazendo agir quase como um Kamikaze. Isso pode atrapalhar em algumas batalhas contra chefes poderosos. Porem, como seu companheiro não pode morrer (apenas ficará inativo por alguns segundos), o trabalho em equipe continua sendo a melhor opção em boa parte das Boss Battles! Apenas tenha em mente que não há muito que fazer para cuidar de seu parceiro.

Screenshots:











Trailer:


Considerações Finais: Castlevania: Portrait Of Ruin certamente marcou a série! Aproveitando uma história passada de um Castlevania pouco conhecido pelas grandes massas (Castlevania: Bloodlines), o game conseguiu fazer belas citações ao clássico do Sega Genesis (de certa forma trazendo detalhes adicionais, assim complementando seu enredo) mas sem deixar de lado seu próprio foco, com um Storyline muito bem produzido! Quanto à jogabilidade, você já deve ter uma opinião formada somente por ler a parte que a explica nessa review: certamente uma das grandes inovações dentro da série! Mais um game excelente que deve ser jogado por TODOS os fãs de Castlevania! Não perca mais tempo e corra para seu DS para jogar mais um grandioso jogo dessa franquia que nunca perde sua fama! Um fortíssimo abraço do Mr.Gameworld! Nos vemos por aqui, Castlevania-Maníacos!


6 comentários:

  1. Grande game ao qual dediquei horas nos primórdios do meu NDS. Se não me engano é nesse que tem um atque especial q aparecem os antigos heróis portadores do chicote. No DS só não joguei o order of ecclesia ainda, mas parece ser ótimo. Meu brother, não esqueci a review q me pediu, mil perdões pela demora.

    ResponderExcluir
  2. Giovani J.S.: De fato esse é um grande game! E o Order Of Ecclesia será o proximo Castlevania a aparecer por aqui (alias, é o meu favorito). E não precisa se desculpar brother. Quando puder me mande a review e eu posto por aqui. Volte sempre cara! Abração!

    ResponderExcluir
  3. rapaz eu ando mt atarefado com a escola D: so termina dia 25 minhas aulas D:
    achei bem interessante o jogo
    um amigo meu havia falado sobre, mas eu nunk tinha ido procurar por achar bem estranhos jogos pra DS em geral...
    agora jogar de fato o jogo...esta meio fora de questão no momento D:
    tendo em vista todos os jogos q eu tenho pra jogar
    otima review :D eh sempre bom conhecer jogos por aki

    ResponderExcluir
  4. Eu to muito afim de jogar esse game, mas toda vez que chego no EDIT EMBLEM, simplesmente num consigo seguir em frente, fazer um emblema e jogar, é como se só funcionasse o botão "B" que é pra voltar. "/ Ajuda aee galera

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O emblema tem que ser criado através do mouse. Ou você desenha um emblema maneiro com o mouse (o que eu particularmente acho impossivel. Se você conseguir, parabens pela precisão) ou escolher um dos emblemas prontos, clicando nele tambem com o mouse (que equivale a caneta do DS no caso). Jogue esse game que ele é incrivel. Mas isso eu nem precisaria dizer, pois Castlevania e qualidade são duas palavras que andam juntas desde os anos 80. Abração brother! Apareça por ai sempre que puder!

      Excluir
  5. Excelente review as q vc faz, se mostra um verdadeiro entendedor e apaixonado pelos games... Parabens man

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...