terça-feira, 27 de dezembro de 2011

CASTLEVANIA: BLOODLINES!

Escrito e editado por: Mr.Gameworld

Gênero: Ação/Aventura, Side-Scrolling
Plataforma: Mega Drive (Sega Genesis)
Ano de Lançamento: 1994
Produtora: Konami
Revisão: como já sabemos, Castlevania teve sua presença garantida em vários videogames. Como o Super Nintendo também fez parte disso, a SEGA não poderia sair perdendo. Então, foi lançado Castlevania: Bloodlines para o Sega Genesis, em 1994. O enredo de Bloodlines tem inicio em 1917 quando Elizabeth Bartley (uma vampira, sobrinha de Dracula - ainda que isso seja discutível) parte em uma jornada pela Europa com o objetivo de ressuscitar o Conde. Com o auxilio dos poderes malignos da bruxa Doltra, Elizabeth espalha demônios por diversos países do continente. Em meio ao caos que a Europa vivia (pois além da maldição de Elizabeth, ainda estava ocorrendo a Primeira Guerra Mundial), dois caçadores de vampiros surgem para combater Elizabeth: John Morris (descendente distante da família Belmont) e Eric Lecarde (que busca vingança por Elizabeth ter transformado sua amada em vampira). Ambos partem na missão de derrotar Elizabeth e Doltra, antes que as trevas tomem conta de toda a Europa e especialmente, antes que Dracula retorne ao mundo dos mortais. Para quem é fã da serie Castlevania, esse game vale muito a pena. Não por trazer muita coisa nova, mas sim por mostrar a jornada de John Morris especialmente, que apesar de não ser um protagonista muito conhecido, acabou por se tornar importante devido às citações feitas a respeito de sua história em Castlevania: Portrait Of Ruin (clique para ler minha review)!

Jogabilidade: para quem já está familiarizado com a série, Castlevania: Bloodlines não trará nenhuma grande novidade, a não ser o fato de que você terá dois personagens para escolher logo no inicio do game. Não existe uma diferença enorme entre eles, pois ambos atacam de forma semelhante. Porem, Morris utiliza o chicote enquanto Lecarde utiliza sua lança (que pode executar ataques em mais direções do que o chicote), fora o fato de que em algumas fases eles farão caminhos diferentes. O sistema de sub-weapons continua o mesmo. Porem, todas as sub-weapons tem um especial, que alias é bem simples (não espere nada no estilo Dracula X), apenas aumentando o numero de armas arremessadas (se estiver utilizando o machado, por exemplo, três machados serão arremessados ao invés de apenas um). Fora isso, a jogabilidade e bem semelhante aos demais Castlevania-à-moda-antiga, sendo muito divertida!

Pros: o enredo é muito bom e apresenta a família Morris aos jogadores (importante para o seguimento da franquia, que traria mais um Morris no Nintendo DS), além de mostrar vilões muito interessantes, totalmente novos na franquia; a ambientação do game é bem peculiar, pois se passa em diversos locais da Europa  como Grécia, França, Itália, Alemanha, Inglaterra e a já tradicional Romênia. Em todas essas localidades, vemos monumentos e construções extremamente famosas (símbolos e pontos turísticos de cada uma das cidades); a ideia do game ter mais de um personagem jogável foi muito boa (o que consequentemente resulta em dois finais e caminhos diferentes); os gráficos são bastante únicos, utilizando os recursos do Mega Drive/Genesis, criando um clima que diferencia-se do experimentado no design dos games do SNES.

Contras: não precisa ter medo de seus inimigos, pois seu pior inimigo será mesmo a jogabilidade. Enquanto os Castelvania do SNES parecem ter apresentado avanços nesse aspecto, Bloodlines parece mais ter voltado no tempo, apresentando comandos atrasados que resultam em uma jogabilidade fraca, com ataques lentos, pulos descontrolados. Isso torna o game um pouco trabalhoso em certos pontos (você certamente passará a odiar ainda mais as Medusa's Head).

Screenshots:











Trailer:



Considerações Finais: Castlevania: Bloodlines é um game fundamental para quem acompanha de verdade a serie e se considera um grande fã (exatamente como é o meu caso), pois além de apresentar fatos, protagonistas e antagonistas pouco convencionais, seu enredo ainda foi utilizado como base para mais um game da série. Apesar de ficar atrás dos Castlevania de SNES em alguns aspectos (em minha modesta opinião, obviamente), Bloodlines é um excelente game e possivelmente apresenta o que eu considero um dos enredos mais interessantes dos "Castlevania-à-Moda-Antiga" (especialmente pelos vilões característicos e convincentes)! Vale a pena experimentar essa aventura e conhecer um pouco mais da história dessa sensacional serie que já mostrou muita coisa ao longo de suas quase três décadas de existência! Um abraço a todos! Nos vemos logo mais! E fiquem também com Castlevania: Portrait Of Ruin (lançado para Nintendo DS), para conhecer um pouco mais da história dos Morris!


7 comentários:

  1. É de fato eu concordo com o contra do jogo, mas quem ja jogou os castlevanias classicos se adapta rapido a jogabilidade, agora quem não jogou os anteriores vai apanhar feio e desistir do jogo que eu acho legal

    ResponderExcluir
  2. Artur Cabal: de fato você tem razão em tudo que disse em seu comentário. É mais facil se adaptar a jogabilidade se você já tiver jogado os clássicos da série. Porem, mesmo para os acostumados, Bloodlines pode apresentar mais dificuldade no controle do personagem se comparado, por exemplo, com Dracula X e especialmente Super Castlevania IV (que em minha opinião apresentam evoluções nesse sentido). Mas esse contra fica longe de tornar o game chato. Sem duvida Bloodlines é um excelente game! Obrigado pela opinião! Volte sempre brother.

    ResponderExcluir
  3. Esse jogo é muito bom, tenho ótimas lembranças do mega drive. tenho uma dúvida sobre o personagem Eric Lecarde, seria ele o mesmo que aparece em Castlevania Judgement, só que bem mais jovem...?
    abraço

    ResponderExcluir
  4. Giovani J.S.: Olá Giovani! De fato esse game é muito bom! Um dos grandes entre os Castlevania clássicos! Quando ao Lecarde, eu respondo que sim. O Lecarde de Bloodlines é o mesmo Lecarde de Judgement. Abraços Giovani! Seus comentários são sempre bem vindos! Volte sempre brother!

    ResponderExcluir
  5. Bah, tava jogando todos os Castlevania meio na ordem mas pulei este! De fato nem sabia que existia, hehehe...

    Valeu pelo post

    Edu-jb

    ResponderExcluir
  6. Bah, zerei o Bloodlines. Sem palavras, superou muito minha expectativa. Um nível de dificuldade bem adequado (pelo menos para um jogador casual como eu), cenários bem feitos... até a jogabilidade me surpreendeu, esperava algo bem pior, tipo o Castlevania original, hehehe...muito legal, principalmente a ideia de jogar por toda a Europa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. A ambientação do game é muito legal. Quanto a jogabilidade, achei ela bem ruim. O controle do personagem, especialmente nos pulos, é bem complicado (problema encontrado em boa parte dos Castlevania Old-School). Ao meu ver (pode ser que tenha sido somente impressão minha) ele só consegegue ser melhor que os de NES nesse ponto, ficando bem atras de Dracula X e especialmente Super Castlevania IV. Mas o game em si é excelente! Isso é certo!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...