quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

SECRET OF MANA 2 (SEIKEN DENSETSU 3)!

Escrito e editado por: Mr.Gameworld

Gênero: RPG
Plataforma: Super Nintendo
Ano de Lançamento: 1995
Produtora: SquareSoft
Revisão: depois do enorme sucesso também no Super Nintendo com Secret Of Mana (clique para ler minha review), a SquareSoft decidiu dar continuidade a série Mana (Seiken Densetsu) com Secret Of Mana 2, que apesar do que o nome sugere, não chega a ter uma ligação direta com o game anterior. Apesar do sucesso nas terras Japonesas, por algum motivo o game nunca teve um lançamento oficial em inglês. Mas não se preocupe, pois alguns fãs fizeram uma excelente tradução para o game! Agora, como já é tradição nessa sessão do Blog, vamos à um pouco da história: antigas lendas do continente diziam que há muitos anos atrás, a Deusa de Mana havia derrotado as Bestas de Mana, selando-as em pedras mágicas poderosas, conhecidas como Mana Stones (representadas pelos elementos correspondentes de cada uma das Bestas). Logo após esse feito, a deusa entrou em um sono profundo aos pés da lendária Árvore de Mana, afim de recuperar seus poderes. Alguns anos se passam e o poder de Mana começa a desaparecer. Então, seis bravos guerreiros surgem, cada um habitante de um Reino. Todos os Reinos do mundo estavam envolvidos em problemas, devido às mudanças no planeta (causadas justamente pelo enfraquecimento da Árvore de Mana, que garantia estabilidade para o mundo). Em meio à isso, você terá de escolher três dos seis guerreiros, sendo que o primeiro que você escolher será justamente o que iniciará a história! Independente de suas escolhas, seu destino será o mesmo: defender seu Reino, proteger o que resta das forças de Mana e dar um fim nos vilões que pretendem obter o poder absoluto, para conquistarem o controle de todo o continente! O futuro de todos agora estará em suas mãos! E o melhor de tudo: você escolhe seus guerreiros, conforme suas preferências! Melhor ir se preparando para simplesmente um dos melhores RPGs de todos os tempos, que além de tudo, é Replay garantido (como veremos ao longo do texto)!

Jogabilidade: logo no inicio do game você deverá escolher 3 entre os 6 personagens disponíveis. O primeiro que você escolher será seu "personagem principal", que dará inicio a história e encontrará os outros 2 ao longo do caminho. Tratando-se de combates e exploração, se você jogou Secret Of Mana, já deve imaginar como esses aspectos funcionam nesse game, pois as alterações não foram enormes. Você executa ataques diretos usando um botão e pode usar magias/itens através do menu correspondente. Além disso, você poderá utilizar ataques especiais (semelhantes aos ataques carregados do jogo anterior), que utilizam uma barra encontrada abaixo do HP de seus personagens, composta por diversos pontos. Quando eles estiverem cheios, você poderá usar o especial, que certamente fará toda a diferença em batalhas contra chefes, especialmente! Agora vamos aos pontos em que Secret Of Mana 2 realmente mudou em relação ao seu antecessor: existe um sistema de classes muito interessante, que permite que seus personagens escolham entre classes Light ou Dark. A primeira mudança de classe poderá ser feita no Level 18. Estando nesse Level, basta encontrar uma das Mana Stones (as gigantescas pedras de Mana encontradas em algumas Dungeons) e mudar sua classe. Duas opções estarão disponíveis, sendo que uma representa uma classe Light e outra uma classe Dark, cada uma com suas vantagens. A segunda mudança de classe ocorre no Level 38. Para realizá-la você precisará ainda de itens específicos, que são gerados através da plantação de semente nos vasos das pousadas (as sementes que geram os itens de mudança de classe são chamadas de ”??? Seeds”, e serão encontradas nas áreas finais do game). Estando no Level 38 e tendo os itens em mãos, você poderá trocar a classe de seu personagem para sua classe final! As classes finais disponíveis dependem de sua escolha anterior (na primeira mudança), podendo ser Light/Light, Light/Dark, Dark/Dark, Dark/Light (todas elas com suas magias, status e características diferentes). Além disso, o game ainda tem diferentes finais e 3 possibilidades de últimos chefes (determinados pelo seu personagem principal). Basicamente cada casal de personagens define um último chefe. Mas você não precisa escolher ambos os personagens do casal, pois somente um já basta. Então, faça suas escolhas e prepare-se para uma história diferente a cada jogada! Vale lembrar também que um World Map (no estilo mais tradicional, com visão diferente do resto do game) foi adicionado à aventura, onde você contará com a ajuda de alguns animais amigos para cruzar diferentes regiões!

Pros: os gráficos são sensacionais, utilizando-se de uma tecnologia de cores mais vibrantes do que a vista em outros games do SNES (o que o torna um forte candidato aos melhores gráficos do videogame); boa trilha sonora, seguindo um clima semelhante ao do game anterior; "Possibilidades" talvez seja a palavra que melhor defina o jogo. Além de logo de cara você poder optar entre 6 personagens diferentes (cada um com suas próprias características, armas, status e estilo de luta), ainda existem as mudanças de classes para cada um deles, que mostram uma série de possibilidades que tornam a jogatina mais emocionante, sendo que cada uma das classes apresenta diferentes magias e especiais (além de terem seu próprio visual, alterando o design inicial do personagem); cada personagem tem seu final, sendo que dentro desse final, diferentes cenas podem ser mostradas, dependendo dos outros dois personagens escolhidos como companheiros. Além disso, ocorre também a variação dos vilões Finais que serão enfrentados (incluindo os sub chefes e o próprio Final Boss), fazendo correspondência com o Storyline de seu protagonista, gerando combates únicos e inesquecíveis (alias, o mesmo vale para todos os chefes, do game inteiro!); os inimigos gerais são mais variados ainda do que os vistos no game anterior, com monstros muito diversificados para cada região do mapa; a ambientação da jornada, com territórios para todos os gostos, é de encher os olhos dos Gamers; a grande quantidade de magias continua existindo, sendo que dessa vez, todas tem sua utilidade bem definida (você certamente usará muitas delas)!

Contras: o já referido sistema de plantação de sementes (que geram itens de mudanças de classe) seguem um sistema Random para seus resultados. Quando trata-se dos itens de mudança de classe, não há muito problema. Mas quando você quer conseguir as armas/armaduras finais, adquiridas com a plantação das "Weapon/Armor Seeds", as coisas ficam mais complicadas! As chances de adquirir os itens certos só são grandes se você acumular muitas dessas raras sementes, voltando para plantá-las todas de uma vez, sem Loadings. Senão (se for plantando aos poucos), é provável que por algum motivos estranho até mesmo itens para personagens que nem estão no seu grupo sejam gerados!

Screenshots:












Trailer:



Considerações Finais: Seiken Densetsu vem crescendo em meu conceito cada vez mais. Sou fascinado por esses games! E esse especificamente mostrou muito do que a série pode oferecer! É inegável o fato de que para o SNES, ele estava até mesmo a frente de seu tempo, com possibilidades que não acabam mais (tanto no que se trata de Storyline como nos aspectos de jogabilidade). A possibilidade de ver o Gameplay rolando de maneiras diferentes em cada jogatina, através de um enredo que, em qualquer uma de suas variações, é excelente, é algo realmente incrível! Jogando por uma segunda vez, o jogador sente o jogo como se fosse a primeira, o que torna o game incansável! E como se não bastasse, novamente a SquareSoft trouxe o modo Multiplayer do jogo anterior, possibilitando uma emocionante jogatina com seus amigos nessa grande aventura que deixou sua marca bem definida na era 16Bits (por toda a sua surpreendente produção)! Não deixe de jogar esse gigante do SNES, que pode até mesmo ser considerado um dos grandes expoentes para o atualmente muito popular estilo de RPGs Multiplayer (mais focados em múltiplas escolhas, de caminhos e personagens)! Uma lenda dos videogames! Depois de ter sua primeira vez, certamente logo após terminar, já estará pensando em zerá-lo mais uma vez! Comentem! Muito obrigado pela visita de todos! Até mais, Gamers! Fiquem também com minha review de Secret Of Mana (só clicar)!

P.S.: Aqui está um guia de classes bem interessante que pode ajudar você em sua escolha em meio as bifurcações que levam as classes finais: http://squarehaven.com/games/Super-NES/Seiken-Densetsu-3/guide/classes/duran/. Nas abas da página, você encontra ainda um guia de itens! 


10 comentários:

  1. Esse jogo é perfeito. Zerei com cada char, mais de uma vez para pegar cada classe. Eu até considero as weapon/armor seeds um ponto forte do jogo, porque torna mais desafiador conseguir os equips mais fortes. Se fosse para comprar na loja perderia a graça. Para pegar o melhor tem que se esforçar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leo, bem vindo ao Blog! De fato esse game é sensacional, um dos meus favoritos! E sobre o "Contra" que citei, ele de fato pode ser relativo. Como as reviews do Blog tendem a focar diversos públicos (iniciantes no game em questão e os já profissionais também), os contras normalmente também são pensados com essa proposta: avisar ambos os lados sobre diversos elementos do game. Eu me diverti pegando as armas, concordo que é um desafio interessante. Mas alguns podem não pensar assim, sendo que a dificuldade para pegar especialmente as armas pode ser visto como um contra. Mas enfim, muito obrigado pela visita e também pelo comentário! Volte sempre e sinta-se sempre a vonatde para deixar tua opinião, pois aqui no PrettyCoolGames a opinião dos leitores sempre é bem-vinda! Abraço cara, até mais! Nos vemos por aqui!

      Excluir
  2. cara ainda não corrigiram a tradução desse jogo?

    ResponderExcluir
  3. cara ainda não corrigiram a tradução desse jogo?

    ResponderExcluir
  4. infeliemsnte a traduçao em portgues trava o jogo meu tenho o super ufo,e nao sei porque esse jogo rava em portugues no ufo ,em in gles roda de boá !tenho varios jogos como crono etc etc todos em portugues e todos perfeitos até o final

    ResponderExcluir
  5. Hmm, é até legal ter algumas traduções mas se elas forem mal feitas, é melhor o original ou em inglês mesmo... caso de Chrono Trigger, que foi muito mal feita.
    A tradução de Secret of Mana (1)tb tem seus defeitos mas ainda é um pouco melhor que Chrono.

    Sobre a tradução de SK3... aguardem rs

    ResponderExcluir
  6. e aew já tem a tradução do seiken densetsu3 ?

    ResponderExcluir
  7. A que possui tradução tem bugs pra karai,e reinicia alguem sabe uma traduzida sem erros

    ResponderExcluir
  8. A que possui tradução tem bugs pra karai,e reinicia alguem sabe uma traduzida sem erros

    ResponderExcluir
  9. Boa noite! por acaso, coloquei pra rodar essa rom em meio a uma pasta com muitos jogos de snes que baixei. Acabei curtindo muito o jogo, mas infelizmente trava, conforme li comentários aqui sobre a rom traduzida. Alguém já corrigiu esse bug?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...