sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

STAR OCEAN 3: TILL THE END OF TIME!

Escrito e editado por: Mr.Gameworld

Gênero: RPG
Plataforma: Playstation 2
Ano de Lançamento: 2004
Produtora: SquareEnix/Tri-Ace
Revisão: revolucionária desde os 16 Bits com seu titulo de estréia, Star Ocean (clique para ler minha review), essa série foi crescendo e desenvolvendo diversos conceitos que se tornaram sua marca registrada. Após o enorme sucesso de Star Ocean: The Second Story (também no Blog. Para conferir, clique no link), a série se seguiu com Star Ocean: Till The End Of Time, lançado para Playstation 2 em 2003 e relançado com alguns extras em 2004 (com Director's Cut, na qual a versão americana foi baseada). A história tem inicio em  uma colônia de férias no planeta Hyda IV onde os amigos Fayt e Sophia passavam bons momentos de diversão. Os dois decidem caminhar pelo gigantesco hotel Grantier Resort Hotel. Após uma longa exploração conhecendo as dependências do local, Fayt e Sophia acabam por encontrar uma menina chamada Pepita, que trabalhava em um circo que iria se apresentar no hotel no dia seguinte. Após conhecerem alguns outros lugares, Fayt decide convencer Sophia a experimentar um simulador de batalhas que ele costumava usar (uma espécie de jogo que simulava batalhas reais). Porem, em meio a isso, algo de inesperado acontece: um ataque começa na colônia, obrigando todos ali presentes a abandonarem o local sem mais demora. Ao se direcionarem ao ponto de escape, Fayt e Sophia se encontram também com os parentes de Fayt, que resolvem ficar para trás para dar prioridade aos dois. Inconformado com a situação, Fayt tenta retornar mas é impedido por Sophia e Pepita, preocupadas com a quantidade de inimigos já no local. Ao escapar, Fayt, Sophia, Pepita e todos os outros descobrem que o local para onde foram transportados também estava sendo atacado. Novamente todos escapam. Porem dessa vez separadamente. Fayt acaba sendo transportado para um planeta subdesenvolvido chamado Vanguard III, exatamente onde a verdadeira ação dessa enorme aventura começará! Fayt terá de enfrentar muitos problemas devido à lei que diz que os planetas subdesenvolvidos deviam ficar longe de tecnologias avançadas. Porem, esse será o menor dos problemas do jovem, que agora terá muitas coisas para descobrir: o real motivo por trás dos autores dos ataques em Hyda IV e especialmente o paradeiro de Sophia e os outros que se separaram. E ainda sim, isso será apenas o inicio, pois muitas surpresas aguardam você nesse game! 

Jogabilidade: a jogabilidade de Till The End Of Time de certa forma se assemelha a Second Story (ataques em tempo real, unidos ao uso de Skills e uma livre movimentação nos campos de batalha) porem, com diversas novidade e alterações interessantes. A começar pelo fato de que aqui você terá dois tipos de ataques básicos: um fraco mas normalmente rápido  (que pode ser bloqueado pelos inimigos), acionado pelo botão Xis, e outro mais forte e mais lento (que ultrapassa a guarda dos inimigos) acionado pelo botão Circulo. Os ataques especiais que antes eram chamados de Techs aqui se chamam Battle Skills, e funcionam de uma forma bem diferente da vista nos games anteriores da série. No menu dos Skills você encontrará uma lista com quatro espaços a serem preenchidos com as Battle Skills, sendo 2 para o botão Xis (uma para longas e outra para curtas distancias) e 2 para o botão Circulo (mesma lógica que acabei de citar). Para acionar as Battle Skills nos combates, basta segurar por alguns segundos o botão correspondente à Battle Skill que você deseja utilizar. Vale lembrar que se o inimigo estiver distante de você, automaticamente seu personagem irá utilizar a Battle Skill correspondente a longas distancias do botão que você usou. E é justamente ai que entram os Cancel Bonus! Basicamente quando você utiliza uma Battle Skill, se em um momento especifico segurar o outro botão (se começou com Xis, passar a segurar o Circulo), automaticamente seu personagem executará outro Battle Skills com 175% de bônus de dano. É possível aumentar ainda mais o dano a cada Battle Skill  que você conseguir encaixar. Porém, esse processo é limitado pela sua barra de Fury, que diminui a cada ação tomada por seus personagens e necessita de alguns poucos segundos para encher novamente. Além disso, dentro dos Battle Skills também existem Skills de suporte, como os contra-ataques, por exemplo. Também é possível aumentar os Status de seus personagens (HP, MP, ATK, DEF) através dos pontos que você adquire a cada novo Level. Inicialmente pode parecer complicado, mas em pouco tempo você estará familiarizado com tudo e não terá mais problemas, podendo assim curtir esse extremamente divertido sistema de batalhas!

Pros: excelentes gráficos, além de muito peculiares; trilha sonora sensacional, como já é tradição na franquia desde o SNES; maravilhosa dublagem dos personagens, que têm dezenas de frases que podem ser ditas em meio as batalhas, além das CutScenes muito bem dubladas; sistema de batalhas característico, que mescla o clássico com o novo, chegando assim talvez ao auge desse aspecto dentro da série, em combates que proporcionam diversão que não acaba mais; o enredo é excelente e apresenta diversas mudanças de foco ao longo das várias e várias horas de jogatina, além de trazer surpresas que levam o jogador à pensar em tudo que ocorreu na franquia inteira ao seu final; o game é gigantesco (cerca de 80 horas de jogo sem muito Level Up, o que facilmente justifica os 2 DVDs, algo incomum no Playstation 2) e não me pareceu enjoativo em momento algum; como já é tradição em Star Ocean, você terá mais de um final a sua disposição e também alguns personagens que não poderão ser adquiridos em uma mesma jogada, fazendo assim com que novamente o game se desenrole de diferentes maneiras dependendo do seu grupo (que alias conta com personagens muita variados, como nos demais games, todos muito marcantes e participativos no enredo); o novo sistema de Techs (agora Battle Skills) ficou ótimo, tornando-se simples e e muito interativo após entender-se como tudo funciona.

Contras: achou complicado o sistema de criação de itens nos games anteriores da série? Péssimas noticias: eles resolveram complicar ainda mais as coisas! Agora, além de precisar de sorte, você precisará também de uma quantidade absurda de dinheiro para criar os melhores equipamentos (que alias são fundamentais nesse game, mas do que nos demais, muito provavelmente), o que torna esse processo quase que inviável na primeira metade do jogo. Além disso, você precisará também de NPCs (personagens não jogáveis) para criar os itens mais úteis, pois os talentos de seus personagens não são o suficiente para tal feito. Mais do que nunca eu aconselho o uso de um detonado para isso, pois se não souber o que está fazendo, certamente só irá gastar dinheiro à toa!

Screenshots:











Trailer:
  

Considerações Finais: Já faz algum tempo que a série Star Ocean vem fazendo uma decolagem muito rápida em meu conceito. Desde que zerei o primeiro jogo, comecei a me fascinar por esses games. Fascinação essa que só aumentou com Second Story e que se potencializou com Till The End Of Time! No mesmo clima que já conhecemos dentro da série (com uma boa mescla entre super tecnologia e ambientes subdesenvolvidos, com um enredo muito bom e cheio de teorias cientificas e questionamentos religiosos), o terceiro Star Ocean é realmente um game incrível! Alias, seu enredo é surpreendente, pois com todas as mudanças pelas quais ele passa ao longo de suas quase 100 horas de jogo, você certamente terá muito que ver nessa épica odisseia espacial que agora (assim como todos os games da série) mora no coração do Mr.Gameworld! Recomendado! Comentem! E não deixem de conferir também minha review de Star Ocean: The Second Story (que está ai no link)! Até mais, Gamers! Nos vemos por aqui!


2 comentários:

  1. exelente review exelente review :D
    esse jogo merece

    acho que o sistema de batalha desse jogo eh um dos mais bem feitos para RPG's de ps2 em questão de sistema ativo rivalizando com tales of the abyss :D

    infelizmente o desenvolver da historia pra mim eh um contra =/ mas isso eh uma questão bastante pessoal, e somente eu possuo essa visão (dentre todos os jogadores q eu conheço de star ocean 3 que conheço. 3 pessoas contando comigo e o Mr.gamerworld xD)
    Mesmo assim não sei explicar bem...recomendo fortemente esse jogo a qualquer fã de RPG's
    inclusive o joguei varias vezes
    acho q nem sempre me atrelo a historias

    ResponderExcluir
  2. Time Keeper: Obrigado pela parte do excelente review ^^ Alias, você tem razão: Star Ocean 3 merece, pois é um game realmente muito bom. Como você disse, possivelmente ele tenha um dos sistemas de batalha mais bem feitos do PS2 (para mim competindo com alguns outros). Sobre o Storyline, sinceramente achei excelente e tambem gostei bastante da forma com que ele se desenrola. Mas eu entendo perfeitamente o que você quer dizer, até mesmo porque você não é o unico que tem essa opinião. Creio que as revelações chocantes que ocorrem ao longo do game tenham gerado um certo desconforto em alguns jogadores... mas vamos deixar assim, pois seria péssimo comentar Spoilers aqui XD Shhhhhhhhhhh... HAhHAHAHHAHHAhHAhHAH! Abraço Time Keeper! Volte sempre!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...