quinta-feira, 30 de agosto de 2012

MEGAMAN X3!

Escrito e editado por: Mr.Gameworld

Gênero: Ação/Aventura, Side-Scrolling
Plataforma: Super Nintendo, PC, Playstation, Saturn, GameCube/Playstation 2 (X Collection)
Ano de Lançamento: 1995, 1997, 2006
Produtora: Capcom

Revisão: em 1994, a Capcom já havia conquistado o mundo com sua nova série, pois a aceitação de Megaman X e Megaman X2 foi quase que unânime. A alta espera para um terceiro lançamento era mais do que justificável, e esse veio em 1995, um ano após o game anterior. Gerando expectativas gigantescas devido as divulgações que mostravam o retorno de ZERO na franquia, o game chegou para também fazer sucesso (apesar de uma possível decepção que veremos mais abaixo, ao longo da review!). Agora, sem mais demoras, vamos seguir com a fórmula tradicional aqui pelo Blog, com uma introdução à história. Mas, ATENÇÃO! Esse game é uma continuação direta do anterior! Se você não o jogou, encontrará Spoilers no texto escondido logo abaixo! Clique no botão "Leia Mais" com a consciência de que eu não me responsabilizo pelo que você leu sem querer, pois o aviso está dado!

Jogabilidade: seguindo uma tendencia bastante tradicional, em Megaman X3, no controle de X você terá sua arma principal (o X-Buster) e as armas que são dadas pelos Chefes. X também terá seus Upgrades tradicionais de armadura e corações, sendo que as funções dos novos atributos da armadura se assemelham bem mais aos vistos em Megaman X2. Mas não pense que a produção deixou de inovar também nesse título: a primeira grande alteração que pode ser citada é o fato de existirem outras capsulas além das comuns, que dão as novas partes para a armadura. Essas novas capsulas guardam novos Upgrades, que potencializam alguma função da armadura (como diminuição de 50% do dano, um terceiro tiro para o X-Buster e o Double Dash). Ao todo são apenas três, mas além delas, há uma secreta que pode ser acessada nas ultimas partes do game, sendo que essa possibilita o uso de todos os três Upgrades de uma vez só! Além disso, existem também alguns portais que servem para materializar os já conhecidos Robot Ride (os robôs aos quais X pode pilotar, encontrados também em X e X2). Mas ao contrário dos vistos anteriormente, aqui eles tem funções/aparências muito diversificadas, sendo na verdade uma chave para adquirir alguns dos itens de Upgrade. Mas antes de pensar nos itens, você deve primeiro adquirir os próprios robôs para serem materializados nos portais, sendo cada um ativado por um dos quatro itens que os representam. Todos terão suas devidas funções, sendo eles os terrestres Chimera Armor (o tradicional, sem muitas alterações) e Kangooru Armor (melhor para combates), o aéreo Hawk Armor (capaz de planar por curto período de tempo) e o aquático Frog Armor (capaz de movimentar-se nas águas). Além disso, talvez a maior alteração fique por conta de algo esperado desde o primeiro Megaman X: aqui você finalmente poderá jogar com ZERO! Porém, não se empolgue muito, pois o uso do personagem se limita as fases, sendo que ele não pode enfrentar os Bosses! E se ZERO morrer uma vez sequer no game, ele NUNCA MAIS poderá ser usado! Então, realmente ZERO não chegou a ser o que se esperava desde o inicio, infelizmente. Nos demais aspectos básicos de jogabilidade, o game permanece muito semelhante aos seus antecessores, sendo que para mais detalhes, você pode ver minha review sobre eles aqui no Blog (link nos nomes dos games no início do texto).

Pros: os gráficos são excelentes, seguindo o exemplo dos anteriores; a trilha sonora tradicional da franquia, composta por um clima Hard Rock, permanece forte aqui (ainda que a qualidade tanto dos sons quanto das músicas no PSX, especialmente, tenha gerado uma certa polêmica, por serem "digitalizados" demais); o gameplay conta com mais itens e Upgrades, o que pode ser facilmente considerado um ponto positivo por aumentar as buscas por novos itens; para quem ainda não estava satisfeito com a dificuldade de Megaman X2, digo que nesse título você encontrará uma dificuldade de verdade, com Boss Battles bem menos sistemáticas e fases com armadilhas e inimigos mais aprimorados; o enredo (que se foca em mais explicações sobre o surgimento dos Mavericks) é muito bom e empolga o jogador fã da série; ainda que existam muitas limitações nesse sentido, jogar com ZERO é bem divertido, servindo talvez de introdução para o que seria vistos nos próximos games (obviamente, tudo em seus primórdios!); a tradicional ambientação diversa, aqui também ajuda a tornar a aventura muito agradável, sempre com cenários marcantes.

Contras: esse game é cheio de pegadinhas! A primeira está nos Upgrades extras da armadura, encontrados nas já citadas capsulas secretas. Se pegar qualquer um deles separadamente, você perde a possibilidade de adquirir o Upgrade que conta com todos os três em um só (fundamental para derrotar o grande vilão do jogo)! Já a segunda pegadinha está no último chefe. Sinceramente, se você venceu ele sem o Z-Saber, parabéns: você merece um diploma de formado na escola dos videogames! Eu cheguei a conclusão de que é impossível vencê-lo (há menos que você decore seus movimentos), e adquirir o Z-Saber depende de muitos mínimos detalhes que só mesmo um detonado para ajudar! Pelo visto a Capcom não sabe dosar a dificuldade dos games, criando um meio termo entre o "fácil" e o "impossível"! E a última pegadinha fica por conta de ZERO, que  foi claramente deixado de lado pela produção, sendo muito limitado (bem mais fraco que X, inclusive).

Screenshots:












Trailer (Gameplay da primeira fase):


Considerações Finais: Aaaaaaaaah, Megaman X3! Possivelmente o nome mais incompreendido e obscuro da série. Eu sinceramente diria que esse game é sensacional, assim como os dois anteriores (que você pode conferir em minha review, aqui). Certamente, mais um game de poucos defeitos, mas que por conta de alguns detalhes, acabou desagradando alguns fãs, especialmente os que tinham  altas esperanças quanto a ZERO, que acabou não apresentando aquilo que se queria. Mas não há como discutir (independente dos aspectos mais pessoais): Megaman X3 seguiu com a qualidade já experimentada nos anos anteriores, com todas as características que fizeram a sub-divisão X de Megaman chegar no Top das paradas de sucesso do mundo dos videogames na era 16 Bits, sendo ainda hoje considerada uma das série obrigatórias para quem acompanha franquias clássicas, que fizeram sua história na longa (e hoje escassa) trajetória dos games 2D Side-Scrolling! Então, não deixe de jogar mais esse título, pois vale a pena! Então é isso pessoal! Essa foi mais uma review de Megaman X! Logo voltarei com mais, já entrando na era PSX, onde mais sucesso e inovações se fizeram presentes! Muito obrigado pela visita de todos! Nos vemos por aqui! Até mais!



13 comentários:

  1. opa minha resposta para o "Contra" Megaman X3 vou tentar Gravar um video "Faz muito tempo que não jogo" vou tentar zerar sem pegar nenhuma armadura nem coração, como foi feito na ultima vez que joguei megaman X3 e perfect no ultimo Sigma, vou tentar e postar aqui.

    como MrGames bem sabe, eu so comento os contras hahaha \o/

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Terminando meu comentario em relação as musicas.

      As AST "Arranged Sound Track" ficaram uma "MERDA" desculpe a palavra de baixo calão mas ficaram uma merrrrda, recomendo jogar Megaman X3 no Super nintendo.

      Excluir
    2. Pois é Artur. Realmente as músicas ficaram bem estranhas (assim como os sons) fora do SNES. E se tu conseguiu fazer esse milagre de matar o Final Boss sem armaduras e Z-Saber, parabéns! Aquele maldito é muito irritante. Muitos golpes, um minimo ponto à ser acertado... não é fácil. E como eu sempre tenho muitas coisas para jogar, resolvi não perder muito tempo na época que zerei ele (já há uns 3, 4 anos atrás). Mas enfim: valeu pelo comentário Artur! E não tem problema de comentar só os contras, desde que eu saiba que tu não lê SÓ os contras, mas sim toda a minha review XD hheheheheheheheheheheheh! Abraço cara! Volte sempre! Até mais o/

      Excluir
  3. Não comento os prós porque em quase 100% eu concordo com o que está a favor.

    mas é no "CONTRA" que eu comento é onde eu consigo acrescentar haha \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok então, Artur! Bom saber que tu lê tudo XD AhHAhHAhHAhHAhHAHH! Mas fica a vontade pra comentar os contras quando quiser, por mim tudo bem. O importante é participar dessa sessão de comentário! Abraço pra ti cara! Continue acompanhando o Blog, dando seu apoio aqui! Até mais! Nos vemos por ai o/

      Excluir
  4. Sabe que o que mais me decepcionou neste jogo foi o Zero. Ele é meu personagem favorito na série desde sua pequena aparição no primeiro título da série. Joguei os do psx antes do X3, por isso tava acostumado com o Zero ser quase tão bom quanto o X. Claro, como o GW disse, tudo tem seu inicio, não dá pra exigir demais. Mas poderia ser melhor.

    Quanto ao último chefe, se tem uma coisa que o YouTube nos prova é que qualquer um pode fazer qualquer coisa em qualquer tempo sem usar quaisquer itens ou tomar qualquer dano. Basta treinar e se dedicar quase que exclusivamente para o jogo em questão (Devil May Cry e Monster Hunter são os campeões). Mas jogadores ocasionais, que querem se divertir e jogar outras coisas também certamente terão grandes dificuldades e poderão não aproveitar um jogo tão bom. Por isso, até por ter jogado em parceria com o GW, concordo com ele quanto a este "contra".

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é cara. Jogando os de PSX primeiro pesa um pouco mais mesmo a pouca utilidade do Zero. Afinal, como tu disse, o Zero é excelente nos demais games, batendo de frente com o X (mesmo sem um zilhão de armaduras diferentes). Mas enfim: em algum lugar e de algum jeito as coisas tinham que se iniciar. E era difícil esse inicio ser perfeito.
      E tu tens toda a razão: o Youtube está ai para nos mostrar como se joga vários games "Like a Boss", como dizem por ai. Mas eu não costumo treinar para isso. Aaaah! A imensa "lista de Games para jogar"... E que o chefe é difícil pra C@C&T&, isso é fato! Maldito, odeio ele até hoje! XD hehehehehehehehehhehehe.

      Excluir
  5. Jogo incrivel, lembro os vários finais de semana tentando locar essa fita, era muito disputada.Terminei o game pegando todas as "coisas normais" e depois escolhia algum extra chip, só fui descobrir recentemente (14 anos depois) que existia a tal da golden armor hahahhaha, que mancada...não lembro do último chefe ser tão difícil assim, mas tbm posso estar enganado, faz tempo... eu sempre penei mais nos chefões da série normal, principalmente no NES. E por falar em Mega Man, estou gravando uns gameplay pra postar no youtube, finalizei o 1 e o 2 do NES (na versão collection), logo posto.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando postar os gameplay avisa ai, deixa o link, sei lá. Ai dou uma olhada, gosto de acompanhar essas coisas. Fora que logo devo começar o canal do PrettyCoolGames também, onde muita coisa sobre games será apresentada em vídeo. Um plano já antigo, mas que logo deve finalmente sair do papel. Mas enfim: valeu pelo comentário! Abraço Giovani! Volte sempre!

      Excluir
  6. Como comentei em outras reviews de Megaman, eu não tive a sorte de conseguir jogar os primeiros, não consegui contato '-'
    Mas cheguei a ver o começo do 3 (a poucos meses xD):D Joguei com o Zero no começo e achei super overpower, mas se os senhores, que jogaram tudo, estão dizendo que ele deixou a desejar, eu acredito XD
    Edu, Zero também é meu personagem favorito dentre os dois, e dentre os 3, se posso por Axl no meio. Acho muito mais legal jogar com ele :D
    Mals a sumida D: Fui inventar de adentrar nos campos dos MMOs D:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem esquenta que tu já me falou desse MMO ai XD heheheheheheh. Sobre o Megaman X3, digo que tu tem que zerar os primeiros cara! Além de trazerem o inicio da história que se segue nos demais, ainda trazem muitas características interessantíssimas e que também deram inicio ao que foi visto nos demais. E sobre o ZERO, tu deve ter jogado com ele na primeira fase, onde é obrigatório fazer isso, correto? Lá ele é super Overpower, isso é fato... mas pense em um personagem que não pode enfrentar chefes, tem o mesmo golpe durante o game todo e a mesma vida durante o game todo. Esse é o ZERO, que deixou a desejar, infelizmente! Mas como eu disse, tudo tem que ter um inicio! Um abraço Time Keeper! Valeu pelo comentário!

      Excluir
    2. É um aviso XD Pessoas do PCG, não joguem nada on line, you hear me? Vicia bagarai '-'
      Tem um amigo meu que gosta de me mostrar jogos sabe? Ai eu vejo mais o começo mesmo. Sempre tem uma ruma de jogos pela frente, ainda bem :D Imagina ficarmos sem jogos '-'
      Sim, eu joguei com ele :D Achei bem forte e tal. Entendo, ele é estancado. Lembrei da teoria de Lezard Valeth sobre Odin em VP 1 :D Muito legal mesmo.

      BTW.... não sei se é melhor comentar aqui. Pedi pra um amigo meu baixar Xenoblade no PC dele pra testar la. Ele tem uma GTX 550 e um QuadCore, talvez um e8500. Rodou em tempo normal :D Apesar de ter 65% acima..acho que isso era só questão de configuração, porque a velocidade estava impecável.

      Sem problemas :D

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...