quarta-feira, 28 de março de 2012

DARKWATCH!

Escrito e editado por: Mr.Gameworld

Gênero: First-Person Shooter
Plataforma: Playstation 2, XBOX
Ano de Lançamento: 2005
Produtora: Capcom/High Moon Studios
Revisão: quando se fala em First-Person Shooter, certamente a primeira coisa que vem em nossas mentes são games baseados em guerras históricas ou em combates futuristas. Mas não é só disso que o gênero é feito. Darkwatch veio justamente para confirmar essa observação, trazendo um tema interessantíssimo (afinal, um First-Person Shooter no maior estilo Velho Oeste foi uma idéia realmente genial, não acha?). O Storyline de Darkwatch seguirá os passos do fora da lei Jericho Cross,  um Cowboy que tem como trabalho o roubo de trens que passam na região do Arizona de 1876. Em certa noite, Jericho entra em um trem esperando encontrar um carregamento valioso. Porem, algo de inesperado ocorria dentro dos vagões da máquina: um grupo de mortos-vivos havia surgido, matando os passageiros. No ultimo vagão (ainda pensando no dinheiro que poderia ganhar com o carregamento) Jericho detona um enorme cofre com alguns explosivos. Um portal imediatamente se abre revelando um vampiro milenar chamado Lazarus, que voa em direção ao Cowboy, mordendo-o e transformando-o em vampiro. Para combater Lazarus, Jericho recebe a ajuda de Casidy (da organização Darkwatch). Agora que Jericho está amaldiçoado, existe somente uma esperança para ele: acompanhar Casidy até a sede da Darkwatch, para descobrir uma forma de livrar-se da maldição de Lazarus, além de se preparar para a missão de mandar Lazarus de volta para o mundo dos mortos!

Jogabilidade: o gameplay de Darkwatch utiliza todos os conceitos básicos dos First-Person Shooter, necessários para fazer um bom game do gênero. Com um dos analógicos você movimenta seu personagem e com o outro sua mira. Duas armas poderão ser levadas durante as missões, sendo que frequentemente outras armas serão encontradas em determinados locais (assim dando mais escolhas para os jogadores). Também é possivel utilizar ataques físicos em seus inimigos, que alias são realmente úteis para momentos de desespero (quando você é cercado, por exemplo). Apesar de apresentar diversos elementos familiares, Darkwatch começa a se diferenciar de seus "parentes" nos saltos. O game se estende para um conceito de exploração maior do que normalmente e visto em outros jogos  do estilo, com caminhos encontrados em locais mais altos, que são alcançados com os pulos de vampiro do protagonista (que costumam ir tão longe que podem quase ser definidos como um vôo ao invés de um pulo). Além disso, existem algumas missões que ocorrem em um plano terceira pessoa, onde você deverá controlar o Cowboy montado em seu cavalo Shadow ou um tanque de guerra da Darkwatch (fato que sozinho já daria um destaque e um ar de inovação para o game). Existe também um comando muito importante: a visão de vampiro de Cross, que faz com que a tela fique vermelha por completo, destacando apenas os inimigos e as armas encontradas. Ela pode se fazer muito importante tanto para localizar novos armamentos (que as vezes ficam disfarçados pelo cenário) ou para encontrar inimigos que estão atirando em você de algum ponto estratégico (dificultando seu trabalho de achá-lo através da visão normal). Para completar, devo citar também a existência de algumas habilidades especiais que são adquiridas através das atitudes que você toma com as vitimas humanas. Se escolher as atitudes de crueldade (o caminho da mal), você irá adquirir habilidades normalmente de ataque. Se escolher as atitudes de bondade (o caminho do bem), você ganhará como recompensa habilidades mais voltadas à defesa. Faça suas escolhas e guie Jericho Cross no caminho que achar mais justo!

Pros: os gráficos são bons; as armas são sensacionais (apesar de não serem reais, foram bem desenvolvidas), além de muito variadas; as missões com perspectiva terceira pessoa dão uma cara única para o jogo; como todo o pistoleiro que se preze, de posse do revolver Redeemer, Cross poderá utilizar a técnica conhecida com "Fanning", que consiste em atirar rapidamente batendo no martelo do revolver (você com certeza já viu Clint Eastwood fazer isso em algum dos seus filmes). Sempre esperei isso em um game de Cowboys; os inimigos são bem variados e trazem seres de diversas culturas, indo de Cowboys zumbis até as sedutoras mensageiras da morte: as Banshees!

Contras: mirar com perfeição e se tornar um atirador de elite é uma missão quase impossível em Drakwatch. O game parece mesmo ter sido feito para combates sem muita estratégia (isso não inclui as missões de Sniper - que alias são raras - que foram desenvolvidas com o propósito de serem mais estratégicas). Isso ocorre especialmente pelo fato de que os inimigos movimentam-se demais. Por mais rápido que você seja no gatilho, Jericho parece não conseguir acompanhar a velocidade do game. A solução é atirar sem muita preocupação com a precisão dos tiros (ataques físicos também são uma boa saída sempre).

Screenshots:


















Trailer:

Considerações Finais: Darkwatch talvez não seja a melhor opção para aqueles que gostam dos First-Person Shooter mais estratégicos, onde você pode usar táticas como se esconder, procurar locais onde você tenha vantagem sobre seus inimigos, etc. A ação de Darkwatch acontece muito rápido, nem mesmo dando tempo para você pensar em estratégias. Mas apesar disso (esquecendo comparações) o game é muito bom! Afinal, uma coisa ficou bem clara: a intenção de Darkwatch é justamente ser diferente, tanto em sua temática como em seu estilo de jogo. Se você gosta de filmes de Cowboys, vampiros, mortos-vivos e games First-Person, Darkwatch é uma excelente escolha (justamente por reunir todos os elementos citados em um único lugar). Quem diria que o clima vampiresco da Transilvania um dia chegaria ao Velho-Oeste Americano, não é mesmo? Deixem seus comentários! Nos vemos em minha próxima postagem!


9 comentários:

  1. Uau, achei bem interessante a história (vale ressaltar que o "uau" não é em questões de subestimação, mas sim pelo fato de que é uma história deveras plausível em seus conformes).

    Eu acredito que iria me dar muito mal jogando esse jogo xD Sou do tipo economico ao extremo quando se fala em atirar xDD Em Resident Evil 4 eu so faço tocar no controle com aquela TP (TP, neh?D: aquela metralhadora) pra que ela so de um único tiro na cabeça do zumbi e ai eu uso aquele chute de Leon xDD Quando o zumbi cai eu faço de tudo pra mata-lo na faca enquanto ele não sobe xD Já consegui dar facadas no rosto pra conseguir dar o chute, mas é perigoso e assim ter armas no jogo nem sentido faria D: Tirando os chefes, claro D:

    Fugi do tema XD
    Ótima review :D Inexplicavelmente, acho esse jogo a cara do Xbox D:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Darkwatch é muito interessante cara, especialmente por conseguir ser original em um estilo que tende a seguir sempre uma mesma linha (isso não foi uma critica, mas sim uma observação). Gosto de First-Shooter Person, mas admito que estava a procura de algo diferente. Foi quando achei o Darkwatch e resolvi jogá-lo. TP? Você usa a TP tambem? Acho que sou o unico que acha aquela arma completamente inutil XD Mas enfim... Resident Evil 4 é uma historia para outra postagem... hehehheheheh! Valeu pela visita e pelo comentario Time Keeper! Apareça por ai quando puder cara. Abração!

      Excluir
  2. É verdade o jogo parece ser bem original, começando pela história em si.
    Eu acho que não sou muito pra esse tipo de jogo D: Pelo menos não com a ação toda de Call of Duty D:
    Parece que eh TMP o nome da metralhadora...Tenho quase certeza.
    Que nada ela é legal XD A recarga dela tem 50 balas, ou seja, 50 chutes xDDDD
    É sim um ótimo jogo :D Ainda irei jogar o 5.
    Que nada cara esse trabalho que merece :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conversa tomando outro rumo LOL
      Eu desprezei a Red9 D: Sei lá acho que eu passei a usar outras armas e dai a vendi D: Gosto da linha de Shotguns também :D Quando fica feia a situação dá pra abrir caminho.
      Acho muito legal a 2ª Shotgun (se chama Riot Gun ainda lembro XD)
      Mine Thrower é aquela arma que solta um explosivo que detona com uns 3 segundos? Muito boa xDDD
      Chefe em Resident Evil é tenso xD
      Era o que eu tava observando rsrsrsrsrs
      Um FAQ Walkthrough XDDDD

      Excluir
    2. Eita! Foi mal... deletei meu comentario sem querer lá e fiz essa sua resposta não fazer nenhum sentido para quem não viu meu comentário deletado. Mas enfim... sabemos do que estamos falando. Mas nem esquenta, porque vamos ter muito o que conversar quando eu postar RE4. Parece idiota dizer isso, sendo que nenhum RE foi postado até agora, mas RE é minha serie de Survival Horror favorita e possivelmente uma das favoritas no geral. Porém, o atraso nas postagens de RE estão ocorrendo porque preciso zerar o RE: ZERO antes de qualuqer coisa, pois se eu não seguir a ordem cronologica dos fatos em minhas postagens, será um inferno esconder Spoilers depois. Melhor começar pelo começo! Mas já dou uma dica: a red9 é reconhecidamente uma das armas mais fortes do jogo se ela estiver com tudo no máximo e com aquele apoio do braço. problema é que assim ela acaba ocupando um pouco mais de espaço. Mas ainda assim vale a pena.

      Excluir
  3. Esse foi um dos poucos jogos que tenho que não concluí. Gosto de vampiros, curto velho oeste, mas por alguma razão, não me empolguei tanto pra jogá-lo até o fim, faltou algo pra mim. O jogo não é ruim mas também não achei uma maravilha mesmo com a proposta interessante. Acho que isso ocorreu também pela overdose de FPS's que tive na época desse, joguei tantos num tempo pequeno que tava cansando e o Darkwatch pagou o pato. Mas de toda forma, foi bom lembrar dele, apesar de ter até apagado meu save, um dia terei que terminá-lo, é questão de honra u.u. Parabéns pelo review, já valeu pra eu me lembrar de procurar onde deixei ele aqui em casa. kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá JL Neos! Tranquilo cara? Bem: essa é minha missão aqui. Relembrar os games para o pessoal. De fato isso ocorre mesmo, pois jogar FPSs muito frequentemente (um atrás do outro)se torna um processo cansativo (minha modesta opinião, é claro). Não que eu ache isso ruim (pois cada jogo é um jogo), mas FPS é um estilo que não tem muita variação, por mais que os games apresentem propostas novas. Por isso, sempre é bom dar um tempo entre um e outro para assim aproveitá-los melhor. Mas enfim: Darkwatch sem duvida é uma boa pedida, justamente por conseguir fugir do que se tornou tradicional no estilo. Obrigado pelo comentário e pela visita brother! Nos vemos por ai! Até mais! Abraço!

      Excluir
  4. Me interessei bastante por esse jogo... não sou fã de FPS, mas sou fã de faroeste e monstros. Exceto o Call of Juarez 1 e 2 (que são incriveis), o ultimo fps que eu tinha jogado foi medal of honor underground do ps1 qdo era novo rsrsrs.
    O blog ta otimo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O jogo é bom cara, vale a pena. Alias, eu diria que mais até para quem não é um grande fã de FPS do que para quem é. Não sei se tu consegue entender o que eu estou querendo dizer? O fato é que esse jogo é bem menos estratégico, com um foco maior nos tiroteios mesmo, sem pensar muito (não consigo imaginar um jogador viciado em Modern Warfare 3, por exemplo, sendo um fã de Darkwatch). Isso o torna um game interessante e muito divertido, além de diversas outras peculiaridades que ele mostra (a começar pela já citada tematica), que quebra um pouco a tendencia que os FPS tem de seguirem um mesmo padrão. Valeu por acompanhar os trabalhos aqui Giovani! Sabes que é sempre bem vindo! Abração cara! Continue ligado ai que muita coisa ainda esta por vir! Até mais o/

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...