quarta-feira, 14 de março de 2012

CHAOS LEGION!

Escrito e editado por: Mr.Gameworld

Gênero: Ação/Aventura
Plataforma: PC, Playstation 2
Ano de Lançamento: 2003
Produtora: Capcom
Revisão: Chaos Legion foi o game lançado em 2003 pela Capcom como uma adaptação do romance de mesmo nome originalmente escrito por Tow Ubukata (criador de animes e mangás). Certamente esse foi um game que poderia ter sido um titulo de destaque, especialmente pelo seu enredo interessante, assim como os personagens, o clima e a ambientação (que fazem uma mistura inusitada e incrível entre elementos da mais pura arquitetura medieval com diversos elementos um tanto quanto avançados tecnologicamente). Porem, as constantes comparações com outro titulo da Capcom acabaram rebaixando Chaos Legion no conceito da mídia e até mesmo de alguns jogadores. Em seguida, na continuidade da review veremos um pouco mais a respeito disso. Agora é hora da história: Chaos Legion seguirá a trajetória de Sieg Wahrheit, um guerreiro da ordem conhecida como Knights of The Dark Glyphs, que dominavam os poderes proibidos dos Glyphs da escuridão (um poderoso tipo de magia, de uso perigoso). A mando da organização Order of  St. Overia, Seig parte em busca de seu antigo companheiro de batalhas e melhor amigo no passado, Victor Delacroix (que se rendeu aos poderes da escuridão, por culpar Sieg pela morte de sua amada Siela), apontado como o responsável pelos recentes assassinatos dos membros da Order Of St. Overia na Capital Sagrada, além de ser o principal suspeito no roubo do livro proibido chamado Apocrypha Of Yzarc (que continha os segredos sobre os três Glyphs Sagrados). A partir desse momento, você assumirá o comando de Sieg, que contará com a ajuda de seus Legions nessa aventura (explicação logo abaixo), além da belíssima Arcia Rinslet, integrante da ordem Maidens Of Silver.  Para mim, um game muito interessante. Porem, aconselho uma leitura atenta ao resto da review, pois assim você poderá chegar a conclusão se esse é o game que você procura ou não.

Jogabilidade: Chaos Legion faz uma mistura em sua jogabilidade, unindo elementos de Devil May Cry com o conceito de exércitos de inimigos tradicional, por exemplo, em Dynasty Warriors. Em todas as missões você terá de enfrentar uma quantidade grande de inimigos por tela, sendo que você receberá a ajuda dos Legions que você ganhará em sua jornada. Os Legions basicamente são seres invocados pelos poderes de Sieg (que os invoca através de sua luva mágica). Eles seguirão você para onde for ajudando nos combates automaticamente. Você poderá também ordenar algumas ações para seus Legions através do botão Triângulo (mesmo que eles estejam desativados, fora do campo de batalha. Nesse caso, um ataque especial será executado, onde o Legion fará um ataque em dupla com Sieg, normalmente). Os Legions variam muito entre si e vão de espadachins até arqueiros. Todos os Legions podem ter suas capacidades aumentadas (ATK, DEF, etc) através dos Upgrades, que são feitos com o uso da experiência dos combates. Com os Upgrades será possivel até mesmo aumentar o numero de Legions que serão invocados por Sieg (dando a você a possibilidade de formar um grupo de Legions para combater seus inimigos)! Os Upgrades também alteram as características do próprio personagem, aumentando seu HP, seu MP, ATK, DEF e até mesmo, dando novas habilidades de ataque. Vale lembrar que você poderá equipar dois tipos de Legions para cada missão, sendo que somente os dois que foram levados na missão ganharão experiência. Por isso, sempre é uma boa variar de Legions equipados, pois assim você conseguirá fazer Upgrades em todos eles. Deixando os Legions de lado, vamos falar de Sieg: os ataques do protagonista ocorrem através de combos com o botão Quadrado, seguindo uma formula bem tradicional. Sieg também contará com alguns outros ataques, sendo que os melhores dependem do uso e do Upgrade dos Legions. Em uma missão você assumirá também o controle de Arcia. Com ela, você não poderá usar os Legions, mas terá a sua disposição uma sequência de chutes (bem mais rápida do que as espadadas de Sieg). Obviamente, como uma Maiden of Silver perita no uso de armas de fogo, Arcia também poderá usar duas pistolas, que possibilitam também a execução de um poderoso especial! 

Pros: os gráficos são excelentes, com uma definição muito boa, coloração extremamente peculiar e detalhes interessantes no designe dos personagens, Legions e inimigos (além das Cutscenes, que são excelentes); o uso dos Legions é muito interessante, pois eles são bem diferentes entre si e possibilitam diferentes táticas contra seus inimigos (além de gerarem um grupo considerável, chegando até 6 ajudantes em alguns Legions); o enredo é excelente. Apesar de apresentar poucos personagens, todos eles foram encaixados perfeitamente na trama, que conta com diversas visões, flashbacks e mais uma serie de pontos que tornam o Storyline interessante e bem desenvolvido; mesmo que seja por apenas uma missão, é muito divertido controlar Arcia (que apresenta comandos bem diferentes de Sieg).

Contras: a jogabilidade é um pouco repetitiva (você não precisará de muito mais do que uma missão para entender exatamente como o game irá funcionar até o fim, exceto pelos Legion que exigem um estudo maior por parte do jogador). O principal problema vem do fato de que os ataques de Sieg têm uma variação mínima, pois apesar de existirem diversos tipos de ataques, muitos deles não valem à pena em meio a muitos inimigos (o que os torna inúteis); a trilha sonora, apesar de fechar perfeitamente com o clima do game, não varia muito, sendo que as canções se repetem com bastante frequência.

Screenshots:











Trailer:




Consideraçãoes Finais: Em muitos dos sites que fizeram parte das minhas buscas por informações sobre esse game, me deparei com analises e notas um tanto quanto ruins. Acredito que o grande inimigo de Chaos Legion tenha sido mesmo o fato de que os produtores nem tentaram esconder a vontade de fazer um titulo muito inspirado em Devil May Cry. Graças as constantes comparações, Chaos Legion ganhou pontos negativos em boa parte da mídia. Mesmo assim decidi jogá-lo, porem esperando algo abaixo da média. Quer saber minha opinião? Achei o game interessante, certamente a quilômetros de distância acima do que eu esperava pela imagem ruim que descreviam, além de ser, para mim, bem original alias. Porem, não posso dizer que é um titulo que recomendo para todos (devido a alguns não terem paciência para games com jogabilidade um pouco repetitiva). Resumindo tudo: Chaos Legion pode ser uma boa pedida. Entretanto, essa afirmação pode valer ou não para você dependendo unicamente do que você espera de um game de ação. Apenas quero dizer que no caso especifico de Chaos Legion, em minha opinião, os produtores conseguiram dar a volta por cima da linearidade com um enredo muito bem desnvolvido, um clima muito peculiar (ambientação, estilo gráfico, designe dos personagens, trilha sonora, etc), um belo uso de ajudantes nos combates e algumas Boss Battle simplesmente espetaculares! Eu particularmente gostei bastante desse game! Deixem seus comentários! Até mais pessoal!


16 comentários:

  1. Eu QUASE comprei esse game uma vez. Na época, tava indeciso entre levar ele ou Valkyrie Profile 2, nem preciso dizer qual levei na ocasião xD
    Que nem você, também vi notas e comentários não muito animadores sobre ele, mas ainda assim me senti curioso pra jogar pois sempre tento achar algo desse gênero que me agrade de alguma forma e os bem recomendados não trouxeram essa satisfação pra mim na maioria. Um exemplo foi DMC 3, que é um jogão, mas não me deixou tendo aquela satisfação ao jogar, apesar de ter zerado algumas vezes. É um negócio meio estranho mas enfim XD. Comparações as vezes ferram muito com um game, principalmente quando comparado com um game que foi um estouro, no caso DMC, porém geralmente não ligo pra elas. Muitas vezes eu jogo só pra ver mesmo se são tão semelhantes quanto alguns afirmam kkkkk
    Voltando ao Chaos Legion, eu realmente tinha esquecido desse jogo, tava perdido nas memórias e agora tu me lembrou dele mas não sei se vou "correr" pra jogá-lo. É de um gênero que eu gosto, mas já me surgiu na lista pra jogar algumas coisas que me chamam mais a atenção. Nunca se sabe, um dia jogarei mas não tão cedo se depender da lista xD
    Aliás, belo review cara, gostei principalmente da maneira como deixou claro com suas palavras que o Chaos Legion pode ser ou não o que procura, mesmo tendo gostado e estado acima do que imaginou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tive um caso semelhante, mas não com DMC, pois essa é uma das minhas franquias favoritas. Meu caso de "game super bem falado que não me chamou tanto a atenção" ficou por conta de God Of War, que me agradou muito ate um certo ponto, mas hoje, mesmo que tivesse um PS3 em mãos, God Of War não estaria nem na lista dos 15 primeiros games que eu iria zerar. Agora sobre Chaos Legion, agradeço muito por você ter gostado da review e acima de tudo me sinto extremamente feliz por ter te lembrado desse game, mesmo que você não tenha pressa para jogá-lo (ainda sim, lembranças sempre são validas em minha opinião. Quem sabe, novas possibilidades de games para jogar no futuro, não é mesmo?). Quanto ao fato de deixar claro que pode ou não ser algo que os leitores procuram, acho que isso é algo que costumo fazer em boa parte de minhas reviews, por exemplo, apontando os Pros e os Contras. Creio que muitas coisas que agradam à alguns, podem desagradar à outros. Acho que minha missão aqui é apontar em detalhes minhas experiencias em cada game que zerei, assim demonstrando o que eles representam para mim, o que me agradou ou desagradou neles. E pode ter certeza absoluta de uma coisa: comentários como os que tens feito me fazem gostar ainda mais do trabalho que faço por aqui, pois não a nada mais legal do que poder discutir (no bom sentido, obviamente) com os leitores sobre games. Valeu pelos comentarios de sempre, JL Neos! Volte sempre brother! Abraço!

      Excluir
    2. Fico feliz por não ser o único que não fica satisfeito sempre com os jogos mais "pop's" xD
      Rapaz, vou te falar que o primeiro GoW me agradou bastante, tirando o falta de um new game +, mas o 2 me desanimou. Se bem me lembro, era pra ter sido um jogo único, mas pelo sucesso resolveram dar sequencia - se eu tiver falando bobagem disfarça porque não lembro mesmo direito xD - tanto que só fui jogar ele em 2010! O GoW 3 então nem tenho vontade de jogar, já vi reviews e gameplays mas nada me animou. Se eu comprasse o PS3, certamente não seria visando ele - apesar de que jogaria cedo ou tarde.
      Voltando ao jogo foco aqui agora né xD
      É, agora não seria uma prioridade ele na lista, mas vou ver se dou um jeito de baixar e gravar pra já ter aqui. As vezes testo e curto e ai empolgo. Apesar de já ter coisas pra jogar na frente, eu dou um teste de pelo menos 20 mins em cada jogo novo pra ver o que mais me empolga e vou mudando a prioridade dependendo dos casos kkkk
      Me diz, é longo o game? Quantas horas tu levou mais ou menos pra zerar ele?
      Bom que me lembrou desse game, até falei sobre ele com uma amiga e ela já foi dando aquele incentivo xD
      De fato, os pros e contras sempre ajudam a dar uma ideia aos leitores, mas nesse review em especial, gostei da maneira como colocou sua opinião sobre. Reviews sempre legais o/
      Eu que agradeço por você ceder este espaço pra todos poderem se lembrar de games do passado ou mesmo conhecer novos. Olha que não sou de participar de fóruns ou blogs, só aqui tive vontade de comentar. Pode ter certeza que continuarei sempre por aqui de olho nas novidades o/

      Excluir
    3. Quando eu disse que God Of War inicialmente me agradou, eu quis dizer que agradou mesmo. Serio cara: cheguei a zerá-los (cada um dos dois) 2 vezes, sendo uma sozinho e outra com um primo. Porem, hoje em dia, pensando bem, GOW é um titulo que não me faz sentir muita coisa. Eu faço como você: conforme vou conhecendo novos games, vou dando uma olhada pra ver como eles são e conforme eles vão me interessante, a famosa "lista de prioridades" vai se alterando HAhHAhHAhHAhHAhHAhHa. Quanto ao Chaos Legion, eu levei cerca de 10 horas para zerá-lo. Porem, não tome isso como tempo padrão, pois eu parei em alguns pontos para evoluir meus Legions (até mesmo alguns que não tanto a pena assim) mas não parei para evoluir o Ultimate Legion. Portanto, você pode levar mais de 10 horas ou menos de 10 horas, dependendo do que pretende fazer no game. Vamos ficar com algo entre 8 e 12 horas. Creio que não mais e não menos do que isso. Fico feliz, de verdade, por você ter visto aqui no Blog um bom espaço para comentar. Muito obrigado pelo apoio cara. Isso vale muito pra mim! Nos vemos por aqui cara! Abração!

      Excluir
  2. OHOOOOOOOO NOOSA CHAAAAAOS LEEEEGION o jogo que dai pra frente veio muita coisa parecida, quem dirá God of War sauhsahuhusasa ja passei muito extress jogando Chaos Legion jogasso cara cheguei encher os olhos de emoção caraca vou baixar DENOVO com certeza...sem palavras kkk SEM PALAVRAS...OBRIGADASSO POR RELEMBRAR agradeço pra caraaaaaaaaaaaaaaaca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, e ai Artur! Tranquilo brother? Poxa cara. Fico feliz em ter relembrado esse game à você. O game é bom mesmo! Mas não precisa agradecer não cara. Eu fico feliz em poder relembrar bons games que muitas vezes se perdem em meio a nossas tantas experiencias com os games. Essa é minha missão aqui no Blog, desde que ele começou! Continue acompanhando aqui cara! Muitos otimos games serão relembrados e apresentados por aqui brother! E aproveite o Download, pois a permanencia deles aqui no Blog ainda está incerto. Abração! Até mais! Volte sempre!

      Excluir
  3. Grande Pretty Cool Games que eu não vejo a um tempo ^^
    Malz ai a sumida =/ A vida anda me privando a net D:

    Conheci esse jogo na casa de um amigo... Ele gosta de comprar jogos com bons graficos e tal, mas ele joga todos os tipos de jogos mesmo assim.
    Pelo que eu tinha visto a movimentação do jogo me lembrava FF VII Dirge of Cerberus e eu tinha achado um pouco repetitivas as batalhas, também um pouco dificeis.
    Agora lendo essa review me faz prestar atenção na propria história do jogo... Me parece ser muito boa '-'
    É uma pena quando um título é fortemente comparado a outro. É errado o simples fato de comparar xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisa se desculpar por ter "sumido", até mesmo porque nem faz tanto tempo assim. Mas fico feliz de ver um comentario sei por aqui, como sempre. Dizer que Chaos Legion não é repetitivo seria uma mentira. Mas no caso dele especificamente, a repetição não me atrapalhou e não me desmotivou em absolutamente nada. O enredo do game é excelente, alguns pontos da jogabilidade mesmo conseguem chamar muito a atenção (até mesmo desfarçando o clima "repetitivo" da jogatina). Vale a pena jogar esse game, de verdade! Pena que ele acabou sendo injustiçado pelas comparações. Concordo com você nessa: a menos que um game seja literalmente uma cópia descarada de outro, é errado comparar. Por mais que o game tenha influencia de outro titulo, se ele sabe trazer suas proprias caracteristicas, as comparações só servem para ferrar com tudo. Abraço Time Keeper! Nos vemos por aqui! Até mais!

      Excluir
  4. Esse jogo não me cativou muito, joguei apenas o inicio, e como citado me pareceu repetitivo, lembrou Drakengard.... talvez no futuro eu volte a ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, não há como negar que o game é repetitivo. Mas eu não vejo essa repetição como algo que prejudique o game, pois ele apresenta uma serie de possibilidades que o fazem fugir dessa mesmice (os diferentes Legions e as possibilidades que eles dão são um exemplo). Quanto ao Drakengard e a comparação com Chaos Legion, de fato ela tem um fundo de verdade, sendo que ambos bebem da mesma fonte, seguindo a jogabilidade que se popularizou com Dynasty Warriors (com muitos inimigos em uma mesma tela, etc). Porem, Drakengard me pareceu milhões de vezes mais repetitivo, sendo que até mesmo voar em um dragão começa a se tornar uma chatice com pouco tempo de gameplay (mais detalhes em uma outra analise XD). A repetição em Drakengard o comprometeu, o que não acontece com Chaos Legion (tudo isso em minha modesta opinião, obviamente), pois ele soube dar o seu ar de originalidade em diversos aspectos, até mesmo em seu visual e enredo. Vale tentar novamente no futuro Giovani. O game é interessante. Muito obrigado pelos comentários de sempre! Obrigado por acompanhar ha tanto tempo o Blog e pelo apoio que você dá por aqui! Volte sempre brother! Abraço!

      Excluir
  5. Oi, lendo este post, fiz o download deste game e estou adoranduu, minha primeira vizita aki no blog, e sempre q puder venho ver as novidades!! um grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Primeiramente, muito obrigado por visitar o Blog! Sinta-se em casa e volte sempre que puder pois muitos reviews e muitas novidades estão por vir. Isso aqui tudo é só o começo de um longo trabalho que virá pela frente! Alias, me sinto feliz por ter influenciado você à ir atras desse game e jogá-lo. Realmente Chaos Legion é um game sensacional! Novamente, obrigado pela visita! Até mais!

      Excluir
  6. esse certamente e um dos melhores games que ja joguei e zerei gosto da jogabilidade,do cenario,gosto da trilha sonora da historia o diferencial das legiões e e esse conjunto que na minha opinião faz desse jogo ainda melhor que o famoso DMC,e minha primeira visita ao blog,pretendo acompanhalo e comentar mais vezes,valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelo comentário, Big Brayan! Seja muito bem vindo aqui nessa sessão, pois sempre estaremos dispostos a responder às opiniões dos leitores! Eu particularmente gostei muito desse game também! Então, compartilhamos opiniões muito parecidas quanto a ele, como minha review já deve ter mostrado (apesar da recomendação não ter sido geral. Afinal, como um autor de análises, sempre é importante pensar em todos, sendo assim bom avisar sobre algo que desagrada o pessoal). Mas enfim: novamente, obrigado pelo comentário! Volte sempre que puder! Abraço! Até mais o/

      Excluir
  7. O que mais me chamou a atenção nesse jogo, foi o estilo gótico que sua arte apresenta (nos menus se vê mais nitidamente o estilo gótico da arte). Sou fã de jogos que apresentam tal estilo (castlevania que o diga). Mas o que muitos não gostam é o jeito de missões fechadas, em linha reta como chaos legion o é. Realmente esse tipo de jogabilidade não é uma das melhores. Em compensação, as legions são da hora, com upgrades variados e que realmente fazem diferença ao serem comprados. O que mais me incomodou é que apesar de ter muitos inimigos em tela ao mesmo tempo, poderia ter uma maior variedade também.

    ResponderExcluir
  8. olá, ao passar do jogo percebi q eu conseguia um numero de exp, mais isso n cotava nos legion, deduzo q seja do sieg, mais n consigo add nos seus atributos, se eu estiver certo, e esse exp for do sieg, como posso add nele?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...