domingo, 12 de fevereiro de 2012

TALES OF ABYSS!

Escrito e editado por: Edu-jb

Gênero: RPG
Plataforma:  Playstation 2, Nintendo 3DS
Ano de Lançamento: 2005 (PS2), 2011 (NDS)
Produtora: Namco Bandai
Revisão: Tales of Abyss é o oitavo jogo da série Tales, lançado na comemoração do décimo aniversário da série. Foi lançado em 2005 no Japão para o PS2, sendo nos EUA apenas no ano seguinte. Em 2011 ganhou uma versão para o Nintendo 3DS. O jogo ocorre em Audrant, um planeta dividido entre duas grandes nações que estão a um passo da guerra, o Império Malkuth e o Reino de Kimlasca-Lanvaldear. Essa terra é composta por sete elementos chamados Fonons. A religião predominante é a Ordem de Lorelei, descendente da fonista Yulia Jue e liderada por um Fon Master, sendo este o principal responsável pela manutenção da paz entre as duas nações. A história começa quando Luke fon Fabre, filho de um poderoso aristocrata, é sequestrado acidentalmente por Tear Grants, que pretedia matar Van Grants, mestre de Luke. Luke inicia sua jornada para retornar à sua casa, mas o encontro com o atual Fon Master, Ion, mudará seu destino, lhe permitindo descobrir sua verdadeira origem e rever sua atitude arrogante e egoísta perante os outros. Tales of Abyss apresenta uma história longa e complexa, repleta de revelações. Além disso é um jogo muito grande, sendo necessário pelo menos 100 horas para completá-lo (bem mais para aqueles que gostam de estar sempre com nível alto). O jogo fez bastante sucesso, sendo lançado em 2008 um anime muito bom de 26 episódios  inspirado no jogo.

Jogabilidade: o jogo permite explorar livremente as cidades, que são bem maiores do que as apresentadas na maioria dos RPGs. Além de armas e armaduras é possível comprar ingredientes que serão usados em receitas culinárias. Estas receitas são úteis para preparar refeições que aumentam seus atributos (caso dê certo). No início do jogo, Luke ganha um seguidor chamado Mieu (um desses típicos monstrinhos de anime, mistura de gato, coelho, esquilo...). Mieu ajuda a acessar vários locais em dungeons pelas suas habilidades únicas. Durante as batalhas, quatro personagens participarão (dois ficam de fora), sendo que a inteligência artificial controla três e você controla um. Este, se move livremente pelo plano de luta, pondendo atacar os inimigos, preparar magias (que precisam ser carregadas) ou usar itens. No menu Battle várias táticas podem ser acessadas, como formação de luta, principal golpe utilizado pelos personagens controlados pela IA, quando itens de cura serão usados, entre outros detalhes úteis.

Pros: os gráficos são incríveis, os cinematics são belíssimos, dando a impressão de estar assistindo a um anime. Muito disso pela obra de Kõsuke Fujishima. O sistema de batalhas é confuso no início, mas logo se percebe as inúmeras possibilidades, seja controlando um lutador e indo pra cima dos inimigos, seja controlando um mago e ficando para trás, atacando grupos e curando seus amigos. O enredo do jogo é envolvente, os personagens são muito bem escritos e as 100 horas de jogo passam voando. E, para quem curte isso em RPGs, há uma série de extras, chefes secretos, armas especiais e roupas para seus personagens.

Contras: mesmo tendo um roteiro bom, o jogo coloca muitos conceitos novos do mundo em questão (os Fonons por exemplo). Se o jogador não compreender estes conceitos, se perderá na história e talvez nunca mais se ache. O modo ativo em que as batalhas acontece é extremamente divertido em lutas contra chefes, mas para inimigos comuns, especialmente se você pretende treinar, pode ser chato e cansativo.

Screenshots:



 





Trailer:
 


Considerações Finais: Tales of Abyss é um belo jogo, ideal para quem curte animes. Tem uma história interessante, personagens muito carismáticos e um sistema de batalha divertido, além de muito humor e até um pouco de romance. A trilha sonora é muito bem feita e o jogo é repleto de extras. Enfim, quem procura um bom RPG seguramente não se decepcionará jogando o Abyss, um jogo muito bom em todos os atributos básicos de um RPG clássico. 


8 comentários:

  1. Nossa, um dos jogos que merece uma das notas mais altas dos games. Foi realmente uma revolução em questão de enredo entre todos os Tales e ainda manteve a jogabilide clássica (mesmo com o novo sistema de Free Run), uma surpresa em plena era PS2. Muito boa a review como sempre =D, parabéns, e por favor continuem =D.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Tales of Abyss é daqueles jogos difíceis de se achar contras. É um dos meus RPGs favoritos. Não considero ele genial em nenhum aspecto, mas ele praticamente não comete erros nos elementos que propõe. Sempre tem aquilo de "poderia ser melhor se isso fosse diferente" mas eu não vejo nada assim nele. Valeu pelo comentário.

      Excluir
  2. Do carvaaaaaaaaaaaalho esse jogo :D
    Kaaara eu sei que uma dia eu ia jogar esse jogo, mas isso aconteceu antes do esperado xDDDD Eu ia comprar o Tales of Legendia (na infeliz epoca onde eu comprava os jogos X______X), só que alguem na loja confundiu esse com o Tales of the Abyss e ai eu percebi a diferença na hora do teste mas a mulher num tava nem ai xD levei :3
    Sou apaixonado por RPGs que criam, em profundos detalhes, toda uma teoria que envolve o mundo por onde se passa o jogo (tipo Odin Sphere of course :D)
    O problema é que as vezes pode ser que não se compreenda de fato o que é explanado, porém é só jogar denovo ^^ neh?XD
    Uma das coisas que mais gosto nesse RPG é que ele vai fundo nesse quesito
    Muito bom o sistema de batalha tb *_____* "O darkened storm cloud! Loose thy blade and run my enemies trough! Thunder Blade!!" parei :B
    Alem de tudo isso o jogo ainda traz todo um contexto evocando diversos valores de convivencia
    C'est Magifique como diria Mitsuru em P3
    Ótima review e ótima escolha tb :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O universo de Abyss pode ser bem complicado se tu não joga de forma contínua, isso é verdade. São muitos conceitos novos, hehehe... mas no fim das contas acho que tu deu sorte nesta tua compra por engano, não é?

      Abraço

      Excluir
  3. oia minhas dicas tao saindo :D
    finalmente a saga "Tales of" ta entrando no blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma hora ou outra muita coisa vai começar a aparecer aqui no Blog. Tales Of o pessoal (incluindo você) está pedindo a um tempão. Agradeça ao Edu-Jb por essa excelente review que fez.

      Excluir
  4. A serie Tales of é de fato bem promissora. Agora, de todos os jogos que conheço da serie, sinto que esse título em especial recebeu uma certa atenção diferenciada.
    O jogo tem tantas coisas...fora umas curiosidades onde a que mais me impressionou foi o fato de que todos os Hymns de Tear foram tirados das 7 notas musicais. Eles converteram cada nota em uma som especifico e então criaram todos os Hymns.

    ResponderExcluir
  5. It's going to be end of mine day, however before ending I am reading this great piece of writing to increase my know-how.

    my weblog ... www.xxxsexymilfs.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...