quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

PARASITE EVE!

Escrito e editado por: Mr.Gameworld

Gênero: Action RPG
Plataforma: Playstation
Ano de Lançamento: 1998
Produtora: SquareSoft 
Revisão: hoje venho escrever sobre o primeiro game de mais uma das minhas séries favoritas. Ainda na época de SquareSoft (Square separada da Enix), a produção de RPGs estava a todo o vapor (pois como sabemos, incontáveis grandes títulos do gênero foram lançados pela produtora). Eis que a Square decidiu criar algo um pouco diferente do convencional, misturando elementos de Action RPG com um clima de terror dos Survival Horror, assim dando origem ao primeiro Parasite Eve. Nele você assumirá o controle da belíssima Aya Brea, policial do Departamento de Policia de Nova York, que logo no inicio do game chega a uma Opera (comemoração de Natal, exatamente na véspera da data, 24 de Dezembro) em um encontro com um rapaz. Ao entrarem no local o espetáculo tem inicio. Porem algo de inesperado acontece: quando a atriz chamada Melissa Pearce começa a cantar, todos os espectadores têm uma combustão instantânea. Os únicos sobreviventes são Aya e seu acompanhante. A policial então sobe até o palco onde enfrenta Melissa, que começa a mostrar seus poderes. Aya então segue Melissa pelos bastidores do espetáculo, onde acaba descobrindo que algo de muito estranho ocorria no local: os animais (como os ratos, por exemplo) haviam sofrido mutações, transformando-se em criatura monstruosas. Agora é com você descobrir o que se passa e quem realmente é Melissa (e qual a ligação dela com o ocorrido no espetáculo), além de desvendar o motivo de Aya ter sobrevivido. Sem dúvida esse é um game que merece muito destaque. Ao longo dessa reivew você saberá mais dos motivos dessa afirmação e conhecerá diversos conceitos interessantíssimos que essa obra trás para sua tela!

Jogabilidade: apesar de poder ser definido como um Action RPG (especialmente pela forma que a ação ocorre, sem abrir telas para combates), as ações de Aya serão limitadas por uma barra de tempo que deverá ser carregada por completo antes de executar os disparos com suas armas (ou usar itens, magias, etc), chamada de Action Time Bar (ATB). Cada uma das armas terá um tempo de carregamento diferente, um número específico de disparos por ataque e uma área de ataque diferente. Quando sua ATB estiver carregada, ao apertar o botão de ataque imediatamente a área de ataque de sua arma irá aparecer. Se um inimigo estiver dentro dela, basta pressionar o botão novamente para atirar nele (se mais de um inimigo estiver dentro da área, você poderá escolher em qual deles quer atirar). Como eu havia dito, o numero de disparos por ataque varia de armas para arma, sendo que algumas atiram mais rápido (dando mais de um tiro por ataque) mas dão menos dano, assim como outras atiram devagar, porem causando grandes danos! Por isso, sempre é bom ter uma boa variedade de armas à sua disposição, assim tendo mais opções na escolha de seu armamento (especialmente nas Boss Battles, onde bons equipamentos podem fazer toda a diferença). Como não poderia ser diferente em um RPG, Aya ganhará Level. Ao decorrer de sua evolução, ela também ganhará os "Bonus Points", que servirão para aumentar seus atributos ou até mesmo os atributos de seus equipamentos. Além disso, ao longo do game você encontrará itens que são chamados de "Tools", que servirão para modificar suas armas, deixando-as mais poderosas. Na verdade você não terá muitos problemas com a jogabilidade de Parasite Eve, pois o game flui muito bem, com uma jogabilidade bem simples para quem já está acostumado com RPGs.

Pros: os gráficos são interessantes, com cenários bem produzidos em detalhes que chamam a atenção (porem, os personagens parecem causar um contraste estranho com o ambiente); a trilha sonora é muito boa, fechando muito bem com o clima de suspense e investigação que é passado ao longo da aventura; o enredo é sensacional, com diversas teorias cientificas, surpresas, clima de tensão. Além disso, Parasite Eve trouxe um clima muito cinematográfico para os jogadores de RPGs (clima esse que pode ser percebido especialmente nas cenas em que Aya está se direcionando para algum local com a viatura da policia, conversando com seus parceiros de trabalho sobre diversos fatos ocorridos ao longo do jogo, lembrando muito alguns filmes e series de investigação criminal); a grande variedade de armas, todas com características bem distintas, ajuda a tornar o game ainda mais interessante; o sistema de batalhas é muito divertido e de fácil adaptação.

Contras: a administração dos itens as vezes é bem complicada. Digo isso especialmente porque o game não tem um sistema de agrupamento de itens iguais (por exemplo, se você tiver cinco Medicine 1, eles não serão mostrados no inventário como Medicine 1 x5, mas ocuparão 5 posições deferentes).  Seu inventário será uma verdadeira confusão durante certo período do game, as vezes obrigando você a descartar alguns itens adquiridos nos combates! Mas com o tempo as coisas vão se ajeitando, pois você poderá aumentar a capacidade de itens de seu inventário.

Screenshots:










Trailer:


Considerações Finais: Definitivamente esse está entre os games que mais marcaram a minha vida. A forma com que o enredo é explorado, contado em detalhes, deixando os jogadores presos em cenas que lembram bons filmes de investigação policial, foi algo realmente muito bem pensado pela SquareSoft. A jogabilidade é diversão garantida, com inúmeras possibilidades de armas para você se aventurar no papel de Aya Brea. Só de escrever esse review já me bateu uma saudade imensa dos bons momentos que passei, observando atenciosamente cada detalhe do desenrolar da historia desse verdadeiro clássico dos Action RPGs! Se você ainda não jogou, corra e não perca mais tempo. Dou minha palavra: você não vai se arrepender em nenhum segundo de jogo! Não deixem de comentar! Um abraço a todos os gamers ligados no Pretty Cool Games! Até mais! 


10 comentários:

  1. Você não sabe o quanto eu já ouvi falar nesse jogo e não joguei xD
    Me parece um jogo muito interessante. Agora você sabe né?D: Ando com muitos jogos (fora os que eu não gravei pra jogar no PS2 ainda). Novamente irei passar por esse jogo sem jogar xD Mas quem sabe um dia?=D
    Lembrei do começo de Odin Sphere quando li sobre a admininstração dos itens.
    "Se você ainda não jogou, corra e não perca mais tempo" Me perdoe mas eu ri lendo essa frase xD Melhor não explicar porque XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Time Keeper. Eu entendo perfeitamente o que você passa. As vezes temos tanta coisa para jogar que sempre temos que sacrificar algum game (especialmente se estivermos falando de RPGs, que exigem tempo e dedicação), mesmo que saibamos que estamos perdendo um game muito interessante. E esse é justamente o caso de Parasite Eve, pois como eu deixei claro ao longo da review, é um game interessantíssimo! Coloque ele na sua lista de "próximos games para jogar", pois esse vale a pena mesmo. Ainda mais você, que pelo que te conheço, sei que gosta de um enredo bem contado e que prende. Vai gostar de Parasite certamente. Abração Time Keeper! Volte sempre que puder!

      Excluir
  2. caraca pode crer to jogando Xenosaga PTBR, como não lembrei de Parasite Eve caraca, muita gente me recomendou baixando pra conferir suahusahusha vlw pelo lembrete..Parasite eve vamos ver se é isso tudo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quase certeza que você não vai se arrepender de jogar. Se gosta de RPGs e de cinema de investigação e suspense, é simplesmente IMPOSSÍVEL não gostar de Parasite Eve. Caso não goste da segunda opção citada, somente gostar de RPGs já é o suficiente. Excelente game cara! Depois que zerar ele, volte aqui para dar uma opinião mais a fundo (mesmo que não goste - o que eu sinceramente tenho certeza que não vai acontecer - pois aqui sempre estamos abertos para boas discussões sobre games)! Abrção Artur! Volte sempre que puder brother!

      Excluir
  3. Putz, essa é uma das minhas dívidas. É minha prioridade um assim que eu concluir Grandia, o que parece cada vez mais distante...

    Bem como tu disse, Parasite Eve surgiu no meio da explosão de RPGs da Square (FF 7-9, Chrono Cross, Xenogears, Star Ocean só para falar dos mais famosos), mas também absorveu o terror de Resident Evil e a ação de Syphon Filter e Metal Gear. O resultado é um jogo extraordinário, meio indeciso em seu gênero é verdade, já que defini-lo vira quase uma discussão filosófica (que já tivemos muitas vezes).

    Só zerei o 2 até o momento, o mais interessante é que a jogabilidade muda completamente entre os 3. Mas talvez justamente isso faça deles tão bons jogos, às vezes cansa jogar séries de jogos que são praticamente o mesmo jogo com os cinematics diferentes. Não vou falar abertamente ao que estou me referindo para não ser excomungado do mundo dos videogames por heresia, hehehe...

    Excelente review, exatamente o que este jogo merecia.

    Abraço aos amigos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso ai cara. De fato Parasite Eve mudou muito a sua jogabilidade entre os três titulos. Alias, eu particularmente vejo isso como uma grande aventura em um caminho perigoso. Digo isso porque a aceitação de mudanças drasticas pode afastar aqueles que preferem o tradicional. Porem, a Square foi realmente muito feliz nesse arriscado caminho, pois o nível de um game para o outro não decaiu em nada (o The 3rd Birthday não cheguei a jogar muito, como tu já sabe. Mas pelo pouco que conheço dele, já deu para ter a total certeza de que ele honrou o nome Parasite Eve). Um dos games da minha vida (tanto o 1 quanto o 2)! RPG + Terror + Investigação Criminal. Definitivamente uma união que é dificl ver por ai! Abração brother!

      Excluir
  4. Tá aí um game que sempre me assombrou, pois nunca consegui me dedicar a ele, da ultima vez tentei no PSP mas a Iso tava com problema e travava sempre em uma parte, desde então me faltou animo para recomeçar...^^. mas sei que nunca alcançarei a paz antes de terminar esse jogo rsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se chega a esse ponto de "não alcançar a paz antes de terminar esse jogo" XD hehehhehehe. Mas sem dúvida esse é um game sensacional cara. Bem... não preciso dizer, pois pelo que vi em seu comentário, já conhece o game o bastante para saber como ele é bom. Tente se animar ae e comece a jogá-lo quando puder cara. Certamente vai valer muito a pena e você poderá respisrar aliviado ^^ Abração Giovani! Apareça por ai sempre que puder brother! Até mais!

      Excluir
  5. esse jogo marcou minha infançia grandes tenpos aqueles que eu e meus amigos se reunião para jogar, Ate hoje jogo para lenbrar aquela epoca, e inesplicavel o q sinto quando jogo esse game alexdearie@LIVE.COM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parasite Eve é um clássico. Marcou a vida de muita gente, em épocas diferentes, por motivos diferentes. E nada como relembrar essas época e motivos, que foi justamente a intenção dessa review, assim como as demais reviews desse Blog. Meu objetivo é e sempre será trazer a tona essas boas lembranças que os games trazem para cada um de nós, através de minhas reviews que mostram muito dos meus sentimentos em relação aos games que aqui falo. Muito obrigado pelo comentário! Volte sempre! Abraço!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...