domingo, 7 de agosto de 2011

(Z.O.E.) ZONE OF THE ENDERS!

Escrito e editado por: Mr.Gameworld

Gênero: Ação/Aventura
Plataforma: Playstation 2
Ano de Lançamento: 2001
Produtora: Konami
Revisão: Zone Of The Enders foi um game produzido pela Konami logo nos primeiros anos do Playstation 2 no mercado, em 2001. O encarregado para a produção do game foi Hideo Kojima (criador de Metal Gear), que fez questão de colocar um extra nas primeiras cópias do jogo: os jogadores tinham a possibilidade de jogar uma versão Demo de Metal Gear Solid 2: Sons Of Liberty (que seria lançado alguns meses depois), o que realmente foi um grande erro, sendo que os Gamers da época pareciam mais preocupados com a Demo em questão do que com a obra principal. Uma maior atenção só foi dada ao título quando a demo foi retirada de seu conteúdo, após o lançamento oficial do segundo Metal Gear Solid. Mas enfim... erros da Konami à parte, vamos ao que realmente interessa: a história de Z.O.E. tem inicio com a colônia espacial Antilla  sendo invadida por tropas inimigas. Em uma tentativa desesperada de fuga, o jovem Leo Stenbuck entra em um hangar onde acaba encontrando o Orbital Frame (nome dado aos robôs especiais do game) Jehuty abandonado. O menino aproxima-se e acaba caindo dentro do robô, onde o computador A.D.A. (a inteligência artificial de Jehuty) se apresenta a ele. Após alguns combates, o garoto é surpreendido por um ataque de Viola Gyune (uma importante militar do exército BAHRAM) a bordo de seu Orbital Frame, Neith. Após uma breve luta, Viola é chamada devolta por seu superior, e o jovem piloto Leo recebe a missão de transportar o Orbital Frame Jehuty para sua fábrica de origem. Vendo sua colônia sendo destruída e pessoas correndo sérios riscos de vida, o garoto aceita a missão e deposita em Jehuty suas esperanças de salvar os sobreviventes de Antilla (e livrar-se da culpa que o acompanhava por não poder ter feito nada para salvar seus amigos, que morreram em frente aos seus olhos). E assim começa a aventura de Leo e sua maquina de guerra Jehuty, onde você conhecerá também outros personagens que serão importantes no seguimento da história de Zone Of The Enders!

Jogabilidade: em uma visão geral, podemos dizer que Z.O.E. segue uma linha bem simples de ação, onde você utiliza o botão Quadrado para golpes normais (com o sabre para pouca distância e com tiros para longas distâncias) e o Circulo para disparar com as armas secundárias. Diversas armas secundárias serão encontradas ao longo do jogo, sendo que é comum precisar dos PassCodes (códigos que dão acesso às máquinas onde itens importantes são adquiridos) para obtê-las, que por sua vez são normalmente deixados por inimigos especiais que se destacam em meio à grupos de inimigos normais. Também é possível utilizar em meio aos combates os Dash Attacks. Para acioná-los, basta apertar o botão de ataque enquanto estiver utilizando o Dash dos propulsores de Jehuty, assim gerando ataques bem mais fortes e que servem também para esquivar dos golpes de inimigos (lembrando que a lógica dos Dash Attacks é a mesma dos ataques normais: um para longe e outro para perto). Você poderá também usar o comando Grab, para agarrar seus inimigos e arremessá-los em determinada direção, assim causando dano (se jogá-lo em outro inimigo, ambos receberão dano). No mapa principal, você poderá cumprir suas missões obrigatórias e também voltar em locais que você já passou para realizar as eventuais missões extras, onde você deverá salvar algumas pessoas que se encontram em alguns prédios, sem causar muitos danos nas construções do local. É sempre importante estar muito atento às dicas do computador A.D.A., que sempre lhe presenteia com informações importantes para o seguimento da aventura, inclusive revelando algumas estratégias básicas para vencer os poderosos Chefes de fase. Para completar, não posso deixar de citar o sistema de Level, que faz com que Jehuty evolua ao longo da jornada aumentando suas capacidades básicas (barra de energia e de Sub-Weapons, além de dar mais dano em seus ataques). Em resumo: uma jogabilidade simples, mas divertida!

Pros: gráficos excelentes que chamam a atenção para sua época (característica que marca as produções de Hideo Kojima), com um detalhamento interessante, especialmente no desenvolvimentos dos Orbital Frames principais, do protagonista ou de chefes (nesses, é possível perceber cada movimento em suas articulações); as Boss Battles sempre são um desafio à parte, exigindo atenção e cuidado para um bom uso das armas e movimentos de Jehuty; o enredo é interessante (porém, com um grande problema que você verá logo abaixo); a jogabilidade é divertida, com um sistema de combate simples que facilmente agrada os que gostam de games de Ação; os robôs de maneira geral apresentam um Design muito característico, que logo desperta curiosidade nos fãs de Mechas; a trilha sonora não chega a ser excelente, mas ao menos cumpre seu papel, fechando com o clima futurista da aventura, com músicas em um clima eletrônico. 

Contras: o game é curto e os fatos realmente surpreendentes são jogados para as horas (para não dizer minutos) finais da aventura. Quando você começa a entrar no clima da historia, o jogo acaba (uma média de 5 horas para terminá-lo); existe pouca variação nos objetivos das missões, assim como nos cenários, que apresentam estruturas muito semelhantes entre si, e nas músicas, que se repetem com frequência.

Screenshots:






Trailer:

   

Considerações Finais: Zone Of The Enders sem duvida é um jogo interessante! Apesar de ter deixado uma impressão não muito boa por ser curto, simples e por ter ganhado pouca atenção da mídia, ainda sim ele me pareceu muito bom. Se você curte Mechs, sem duvida esse game é uma boa pedida. Além disso, ele se faz fundamental caso você queira jogar o segundo game, The 2nd Runner (que alias é sensacional! Basta clicar para conhecer os motivos!), e entender perfeitamente sua história. Na verdade Z.O.E. é um jogo tão interessante que talvez seu maior defeito seja justamente ser tão curto, deixando as perguntas "É isso?" e  "Já acabou?" no ar ao seu final, quando os créditos rolam. Por sorte, os fãs puderam mais tarde apreciar o  já citado segundo Z.O.E., que diga-se de passagem, é um dos games favoritos desse que aqui vos fala. Deixem seus comentários! Nos vemos em outras postagens! Até mais pessoal!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...