domingo, 15 de janeiro de 2012

CASTLEVANIA: ORDER OF ECCLESIA!

Escrito e editado por: Mr.Gameworld

Gênero: Ação/Aventura, Side-Scrolling
Plataforma: Nintendo DS
Ano de Lançamento: 2008
Produtora: Konami
Revisão:  em 2008, mais inovações se fizeram presentes na série Castlevania com o lançamento de Castlevania: Order Of Ecclesia, para Nintendo DS. Fora os já tradicionais elementos de RPG  (adicionados à série há anos atrás, com Symphony Of The Night), Order Of Ecclesia ainda trás diversos conceitos que o tornam um Castlevania muito característico, além de apresentar também um clima que para muitos pode representar uma volta as origens. Mas isso veremos mais além. Que tal um pouco da história? Pois então vamos a ela: após séculos de tradição, o lendário e renomado clã Belmont desaparece. Em meio a uma possivel ressurreição do Conde Dracula, diversos novos clãs e ordens começam a surgir, sendo que entre elas destaca-se a ordem que dá nome ao game: Order Of Ecclesia. Uma das seguidoras e guerreira fiel da ordem é a belíssima Shannoa, que acaba por ser escolhida pelo líder da organização (chamado Barlowe) para ser a hospedeira de um poderoso tipo de magia: o Dominus, que tinha sua base nos poderes do próprio Dracula, sendo assim uma das poucas formas que ainda restavam na tentativa de banir Dracula do mundo dos mortais. Sem perder mais tempo, Shannoa parte para a sala onde é feito o ritual. Porem, a escolha de Barlowe acaba gerando revolta em Albus (companheiro de Shannoa na Order Of Ecclesia), que desejava ser o hospedeiro no lugar de Shannoa por julgar-se mais capacitado para tal poder. Agora você assumirá o controle de Shannoa para fazer alguns treinos com seus novos poderes! Prepare-se para mais um Castlevania incrível! E prepare-se mais ainda para diversas surpresas que formam o enredo desse, que é o Castlevania favorito do Mr.Gameworld!

Jogabilidade: como eu havia dito anteriormente, Castlevania: Order Of Ecclesia apresenta alguns conceitos únicos que o tornam um game muito característico dentro da série. Vamos então a alguns pontos que justificam minha afirmação: para começar, o sistema de Glyphs (como são chamados os diversos poderes relacionados ao Dominus que você encontra ao longo do game) funciona de uma maneira bem diferente das armas mais tradicionais dos demais Castlevania. Basicamente os Glyphs dão a Shannoa a possibilidade de invocar diversos tipos de armas, e podem ser combinados nas duas mãos dela. Ou seja: você poderá, por exemplo, ter o Glyph que invoca uma espada em uma mão e o que invoca um machado em outra, podendo intercalar entre duas armas em meio aos combates. A combinação de armas semelhantes (Espada + Espada, por exemplo) possibilita o uso de um poderoso e incrível especial, que invoca uma gigantesca arma com quase o triplo do tamanho da protagonista! Além dos Glyphs de armas (que incluem Espadas, Machados, Arcos, Lanças, Martelos, Foices, entre outros), existem também os Glyphs de magia, sendo que esses também poderão ser combinados entre si ou mesmo com as armas (gerando especiais com resultados diferentes). Muitas combinações poderão ser feitas entre seus Glyphs, algumas gerando ataques especiais realmente muito devastadores, capazes de vencer inimigos poderosos sem maiores dificuldades (porém, para tais combinações, certo estudo dos Glyphs - e sorte para ganha-los - será necessário)! Existe uma grande variedade de Glyphs, sendo alguns adquiridos através das fases e outros deixados pelos inimigos (alguns bem raros de conseguir). Assim como nos demais Castlevania pós Symphony Of The Night, é possível também usar itens, equipar armadura e outros itens que ajudam a aumentar os status de Shannoa, além de alguns Glyphs de Support que tem finalidades muito variadas (até mesmo um par de belíssimas asas negras será concebido à Shannoa pelos poderes do Dominus!). Vale lembrar de um outro grande detalhe: Order Of Ecclesia se passa em diversos locais, fora do tradicional castelo, sendo que cada um deles tem um mapa especifico. Fora das fases, existe um grande mapa (o World Map do game), por onde você poderá acessar os locais que já visitou e, obviamente, novas localidades. O mapa é bem grande e apresenta uma grande variedade de ambientes, sendo que muitas vezes será necessário retornar aos locais mais antigos para obter novos Glyphs (que dependem de outros mais avançados para serem adquiridos) ou mesmo para buscar itens para realizar as Side-Quests.

Pros: os gráficos são excelentes, com belíssimos Sprites e cenários desenvolvidos com muitos detalhes de deixar qualquer fã de 2D impressionado; a trilha sonora é impecável (isso eu nem precisaria citar, pois estamos falando de Castlevania); o sistema de Glyphs tornou o game muito divertido e característico, acima de tudo, além de dar aos jogadores uma infinidade de possibilidades, gerando diferentes estilos de luta e estratégias contra os inimigos; os diferentes ambientes encontrados ao longo do jogo tornam a jornada de Shannoa muito interessante, sendo o World Map uma proposta muito bem pensada; o enredo é excelente e muito bem desenvolvido, sendo certamente um dos mais profundos da série; algumas Side-Quests poderão ser realizadas durante o game, que partem de um vilarejo onde você poderá ajudar certas pessoas com determinadas tarefas (como encontrar itens específicos) para em troca ganhar boas recompensas; as Boss Battles (assim como nos demais Castlevania) são incríveis, sendo os chefes normalmente muito detalhados e, por vezes, gigantes em comparação a Shannoa; a jogatina apresenta um clima sombrio, vampiresco de verdade, no mais puro estilo tradicional, agradando os fãs mais antigos da série.

Contras: um velho problema já encontrado em outros games da série pode ser percebido também em Order Of Eclesia. Ele não apresenta um grande nível de dificuldade (especialmente de sua metade em diante). Isso não ocorre pelo fato dos inimigos serem fracos, mas sim por não ser difícil transformar Shannoa em uma Deusa através de bons Leveis e uma boa escolha de equipamentos/Glyphs (mesmo que ocorria em Symphony Of The Night em minha opinião, onde Alucard ficava forte demais com bastante facilidade). Mas nada que chegue a atrapalhar a aventura, que ainda sim tem seus desafios e, além disso, é consideravelmente longa! 

Screenshots:











Trailer:


Considerações Finais: Quando vi os primeiros trailers do game, uma coisa já havia ficado clara para mim: Order Of Ecclesia tinha tudo para ser um dos grandes títulos da série Castlevania. Ao começar a jogá-lo, tudo se confirmou. Quando o terminei, tive a certeza de que ele havia se tornado o meu Castlevania favorito (por toda a inovação e por alguns motivos pessoais). Independente de gostos, sem dúvida o game é incrível e vale muito a pena para todos aqueles que acompanham essa lendária série dos videogames! Apresentando um enredo excelente, gráficos extremamente agradáveis e bem desenvolvidos e um estilo de jogabilidade divertidíssimo, Order Of Ecclesia certamente é um game muito marcante! Bons e inesquecíveis momentos de diversão e emoção esse game me proporcionou (assim como tantos outros Castlevania, mas dessa vez, mais do que nunca!)! Um abraço à todos os leitores! Não se esqueçam de comentar! Até a próxima, Gamers de plantão!



11 comentários:

  1. Meu querido e Saudoso Castlevania Order of Ecclesia meu xodózinho esse ai, inicialmente o jogo tem um nivel de dificuldade bom, exige você a manipular melhor as esquivas e ataques rapidos, porém na metade do jogo a coisa muita fica realmente um pouco facil, uma coisa que chama a atenção são os equipamentos utilizados, praticamente todos osequipamentos você usa mesmo sendo os mais fracos, podendo variar como um bom Espadachim ou como um bom mago, pois aumenta os status para magica ou espada dependendo...

    otimo Castlevania

    ResponderExcluir
  2. Realmente o jogo é exelente ^^ não poderia ser diferente a se tratar de um castlevania :D
    comecei a jogar o jogo atraves do blog :D estou intrigado com os misterios apresentados
    achei legal tb o fato comentado pelo Artur ai em cima. Vc pode se optar por estilos de luta ou ate unir magia e ataques fisicos como estou fazendo
    1° jogo de DS que realmente me prendeu...e q me fez ir atras de um emulador pra ele

    ResponderExcluir
  3. Dificuldade o jogo realmente não tem. Mas o forte dele são outros aspectos tais como história, trilha sonora, sistema de armas/magias com glyphos, modo de exploração diferente dos outros castlevanias, e a novidade que mais gostei foram as quests, até hoje tenho medo do gato uauahuahauhuhuahauh. Quanto a história, eu acho que o Portrait of Ruins ainda é um pouquinho melhor, mas fora isso, o Order of Ecclesia até agora é de longe o meu Castlevania favoorito, falta só jogar o Circle of the Moon pra ter certeza disso. [:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas olha só! Mais um que tem como Castlevania favorito o Order Of Ecclesia? Achei que eu estava sozinho nessa... bem-vindo ao clube, Set XD hehehhehe. Pois é cara: qualidades não faltam nesse game, exatamente como minha review já deixou bem claro. Os gráficos, a trilha sonora, o enredo, a ambientação, o sistema de combate, os chefes, a enorme variedade de Glyphs, etc. São muitas qualidades mesmo, que geram muitos motivos para ele ser meu favorito. Portrait Of Ruin tambem é um excelente game (alias, se não viu minha review sobre ele, aqui está o link: http://prettycoolgames.blogspot.com.br/2012/01/castlevania-portrait-of-ruin.html), não perde em praticamente nada para o Order em minha opinião. Mas tudo isso é uma questão de preferencia mesmo, e Order Of Ecclesia me marcou bem mais por motivos muito pessoais. Um excelente game, mas isso eu não precisaria nem dizer né? Afinal, Castlevania é sinal de maravilhas nos games quase sempre! Abraço, Set! Sinta-se em casa!

      Excluir
  4. Valeu a indicação do game Mr. Game World. Só para lembrar bloguei contigo no CoD. Não conheço o jogo ainda, mas fiquei curioso. O trailer é muito afú, e os comentários ajudaram. Poderiam me indicar um link para baixar o emulador e o game? Só tenho PC, jogo tudo por ele! Valeu e abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que isso cara, não tem porque agradecer! Estou aqui para ajudar no que tu precisar! Que bom que tu te interessou pelo game, afinal, como te disse lá no CoD, esse é meu Castlevania do coração ^^ Porém, peço desculpas para você, pois aqui no Blog atualmente estamos seguindo uma politica de não dar links para os games, por questões de Downloads de certa forma impedirem algumas expansões do Blog em alguns meios de divulgação. Mas o emulador ainda temos, basta tu acessar esta página: http://prettycoolgames.blogspot.com.br/2011/10/emulando-nintendo-ds.html. Então é isso Wagner! Prazer poder trocar opiniões sobre games contigo! Boa sorte pra ti no Castlevania: Order Of Ecclesia! Quando terminar, volte aqui nessa postagem para dar uma opinião pós-game, OK? Um forte abraço pra ti, brother! Seja sempre bem vindo aqui no Blog, obrigado por acompanhar, comentar e apoiar nosso trabalho! Até mais, nos vemos por aqui!

      Excluir
    2. Valeu mesmo, dou um jeito de achar o game. Voltarei sim, em breve, pois pelo visto todos tem bom gosto por games, inclusive você, então aqui trocamos idéias. Abraços pra ti também.

      Excluir
  5. Iaí Mister!
    O enredo de Castlevania nunca chegou a me cativar muito, sempre me passava aquela impressão de superficialidade, mas Ecclesia não, eu adoro o gameplay e acho o enredo bem feito também, a relação entre Shanoa e Albus, Ecclesia, a vila, eu gostaria de ver a Shanoa protagonizando mais um Castlevania, mas isso pode gerar um jogo não tão bom quanto o outro.Eu acho variedade bacana e o sistema de Glyphs é bem variado, mesmo eu tendo transformado a Shanoa em uma feiticeira, eu sempre andava com um set de glyphs mágicos, geralmente elementais.

    Eu não diria que Ecclesia é fácil-q na verdade eu acho ele bem mais difícil em comparação a outros Castlevanias(não os mais antigos, é lógico), mais desafiador que o PoR eu sei que é-q

    Algum dia eu espero ter a cópia original deste jogo xD, vale a pena, até ganhou prêmio de melhor plataformer né.Té mais cara o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O enredo de Castlevania costuma ser previsivel, isso é fato. Não que eu não goste disso, porque eles conseguem trabalhar muito bem encima disso, sempre criando uma surpresa ou outra, ou um personagem novo que coloca mais história na franquia. Mas sem dúvida, o enredo desse game é muito marcante, porque envolve uma série de fatos que vão bem além do que se espera normalmente de um Castlevania, gerando um envolvimento emocional maior da parte do jogador para com a protagonista. Ainda que Symphony Of The Night seja um espetáculo nesse sentido também (alias, em todos os sentidos! Meu segundo Castlevania favorito, alias), Order Of Ecclesia me chamou bem mais, por tudo que existe no game. Quanto a dificuldade, achei o Portrait Of Ruin bem mais difícil. A questão é que com as combinações certas de Glyphs, Shannoa pode ser tornar forte demais, semelhante ao que acontecia com Alucard com bons equipamentos e Level. E isso tira um pouco da dificuldade do jogo. Mas isso é o de menos. Para mim, jamais seria um ponto que o prejudicaria em uma visão geral, até porque com certeza, ele segue sendo desafiador. Alias, nada o prejudica! Simplesmente sou apaixonado por esse game!

      P.s.: Desculpa perguntar, mas você não tem Facebook? Se tem, curte a página do Blog lá: http://www.facebook.com/PrettyCoolGamesBlog. Sempre tem novidades sobre o Blog e outras coisas mais, além de recapitulações de postagens antigas! Esteja convidado à curtir! Abração cara! Té mais o/

      Excluir
    2. Tenho não cara, eu excluí meu FB esse ano D=, se eu tivesse eu até ia lá curtir.

      Até que eu manjava do glyphs, ia sempre nas fraquesas dos inimigos, mas a Shanoa aguenta menos dano que o Johnatan, pra mim esse era o fator que me fez morrer algumas várias vezes-q, mas olhando por esse lado, dava pra contornar esse fator fazendo algumas quests, digo, ao fazer essas quests é possível ganhar alguns lvs e gold pra comprar equipamentos bons, eu meio que fazia isso, mas ainda sofria as vezes com certos inimigos.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...