quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

XENOSAGA - EPISODE I: DER WILLE ZUR MACHT!

Escrito e editado por: Mr.Gameworld

Gênero: RPG
Plataforma: Playstation 2
Ano de Lançamento: 2003 
Produtora: Monilith Soft/Namco
Revisão: como alguns leitores já devem saber, Xenosaga (essa palavra para mim inclui Xenogears) é declaradamente minha série de games favorita. Gostos à parte, vamos aos fatos: há alguns anos atrás foi lançado pela SquareSoft para Playstation o RPG citado por muitos gamers como o melhor Storyline dos videogames: Xenogears. Já na era Playstation 2, após alguns desentendimentos com a Square, o casal de diretores/designers Tetsuya Takahashi e Soraya Saga resolveram abandonar a produtora e fundar sua Monolith. Então, foi lançado Xenosaga - Episode I: Der Wille Zur Macht ("O Desejo de Poder", traduzido do alemão), onde a Namco acabou por receber todos os créditos. Xenosaga narra fatos ocorridos anos e anos antes de Xenogears. Apesar de não existir um ponto onde a história se liga claramente com Xenogears, Xenosaga sem dúvida abre as asas da imaginação dos seus fãs para teorias em relação às possíveis ligações entre as duas obras. Um detalhe muito interessante é que todas as frases que acompanham os titulos dos games na série são citações do filósofo Nietzsche (frases essas que alias fazem todo o sentido com o enredo dos games, que traz muito da filosofia de Nietzsche em suas entrelinhas). Pois vamos dar continuidade ao review com a formula já tradicional por aqui: o game tem inicio com uma grande expedição arqueológica pelos solos do Kenya, liderada por Matsuda. Em meio às explorações, um dos homens corre para avisar Matsuda que havia encontrado algo. Tratava-se de uma parte de um "quebra-cabeça", onde se encaixava perfeitamente uma "peça" que Matsuda trazia consigo. Ao encaixá-la no local exato, uma gigantesca estrutura se ergue nas águas, tendo em seu centro um enorme objeto dourado. 4000 mil anos se passam. Alguns testes estão sendo feitos em uma Andróide desenvolvida pelas Indústrias Vector (na nave Woglinde, sede da organização), chamada KOS-MOS. A supervisão do projeto fica por conta da jovem Engenheira-Chefe Shion Uzuki, que decide fazer os testes na Andróide por si própria, para certificar-se de que tudo ocorreria conforme o esperado. Justamente nesse ponto você assume o controle dessa aventura  para começar a conhecer melhor Shion e KOS-MOS, assim como os demais membros da Vector, alguns assuntos burocráticos e as ameaças encontradas na galáxia! Prepare-se para um enredo surpreendente, cheio de mistério que vão fazer você não conseguir mais parar de jogar!

Jogabilidade: a jogabilidade de Xenosaga apresenta diversos detalhes que você só vai entender jogando. Mas vou tentar resumir as coisas aqui para você entender mais ou menos como o sistema de batalhas especialmente funciona: no inicio de cada turno de seus personagens, você irá encontrar abaixo da barra de HP deles uma barra chamada de AP. O AP basicamente serve como um limite para suas ações nos combates, pois cada ataque consome uma determinada quantia de AP. Você poderá utilizar diferentes combos entre os botões "quadrado" e "triângulo", podendo utilizar no final dos combos também as Techs com o botão "circulo" (poderosos ataques de finalização, semelhantes aos Death Blows de Xenogears). Porem, para chegar às Techs, você deverá acumular seu AP. Um turno é o suficiente para encher seu AP por completo e existem duas maneiras básicas de fazer isso: 1) defender por um turno (acessando Guard através do menu de batalha, consequentemente perdendo a oportunidade de atacar seu inimigo); 2) atacando apenas uma vez e cancelando sua sequência (assim gastando pouco AP e não perdendo a chance de dar um pouco de dano em seus adversários). Com a barra AP cheia, você poderá executar ao final de suas sequências os Tech Attacks (que sempre são garantia de altos danos)! No menu fora das batalhas você poderá programar seus Tech Attacks ao final de cada sequência (triangulo + triangulo + uma determinada Tech, triangulo + quadrado + outra Tech, e assim por diante). Você poderá também fazer alguns Upgrades em suas Techs, utilizando os T.P (Tech Points) adquiridos ao decorrer da evolução de seus personagens. O mesmo acontece com as magias (chamadas de Ether), sendo que novas magias poderão ser adquiridas com o uso dos E.P. (Ether Points). Também existe um sistema chamado Boost, que em certos combates pode ser sua salvação e garantia de boas estratégias. Basicamente o Boost consiste na possibilidade de dar outro turno (um turno extra) para um de seus personagens. Assim que a barra de Boost estiver cheia (você pode acumular  mais de uma barra completa), você poderá utilizá-lo para fazer com que o próximo turno seja de outro personagem seu, assim fazendo com que seu inimigo demore mais para atacar. E para finalizar, antes que você pergunte (eu sei que você está pensando nisso agora), eu já respondo: SIM! Os Gears também existem em Xenosaga, e se chamam A.G.W.S. (Anti-Gnosis Weapon System). A bordo dos gigantes você poderá utilizar diversos armamentos que podem ser distribuídos por seus corpos (mãos, ombros, costas, etc). Existem muitas armas diferentes para os robôs, que variam de pistolas até lança-chamas! Além disso, os A.G.W.S.s também tem ataques especiais chamados W-ACTs, que funcionam da mesma forma que as Techs (quero dizer acumulando AP), que alias causam danos realmente altos (especialmente se você fizer uma boa escolha de armas).

Pros: bons gráficos, de construção simples mas atrativa; enredo maravilhoso, incrivelmente bem desenvolvido, onde fatos chocantes, emocionantes e cheios de complexidades não faltam. E o melhor é que tudo é muito bem explicado, sem deixar o jogador perdido, mesmo em meio a tanta genialidade; sistema de combates muito interessante, divertido e especialmente muito característico (possivelmente um dos meus favoritos), que ao mesmo tempo que se inova, se mostra respeitoso quanto às suas origens (Xenogears); todos os personagens têm uma enorme importância na história, em alguns momentos ficando difícil até mesmo apontar um real protagonista! Inclusive existem trechos onde você assume o controle somente de um personagem especifico, resolvendo os seus assuntos pessoais; a parte sonora não deixa em nada à desejar, com composições dignas do senhor Yasunori Mitsuda nas músicas (conhecido por outras lendas dos RPGs), efeitos sonoros muito bem produzidos e dublagens excelentes, com Cutscenes faladas e golpes narrados (mostrando as marcantes vozes dos protagonistas); Shion terá uma caixa de e-mails acessada através da U.M.N. onde você receberá diversos e-mails de seus parceiros de Vector, com informações, downloads de novos projetos de equipamentos, etc. Você poderá responder os e-mails de algumas formas determinadas, dando um ar de interatividade muito interessante ao game, estabelecendo uma boa ligação de Shion até mesmo com os NPCs (como a sempre divertida Miyuki Itsumi). 

Contras: os combates a bordo dos A.G.W.S. poderiam ter sido mais bem desenvolvidos e explorados. Existem trechos do game onde o uso deles é fundamental (contra chefes a bordo de seus A.G.W.S.s, para ser mais especifico). Porem, quando existe a possibilidade de não usá-los, eu ainda acho a melhor opção utilizar os personagens (pois ao contrário do que acontecia em Xenogears, em Xenosaga é possivel enfrentar inimigos gigantes e inclusive alguns A.G.W.S.s com seus personagens). O principal motivo dessa afirmação é o fato de que não existem itens de cura para eles. A unica forma de curá-los é usando a opção Guard. Portanto, quem espera demais pelos "Gears" pode se decepcionar um pouco com eles aqui no primeiro episódio de Xenosaga.


Screenshots:











Trailer:


Considerações Finais: Xonosaga é um RPG incrível, que mostra a chegada de uma nova parte da saga que tem como marca registrada um enredo complexo, único e perfeitamente bem produzido em seus mínimos detalhes. Sua jogabilidade também me chamou muito a atenção, pois ao mesmo tempo em que integrou os elementos de combos de Xenogears, também os modificou dando um ar de originalidade indiscutível ao titulo. Quanto a minha experiência com o game: sinceramente eu NUNCA joguei algo que conseguisse me prender tanto assim como a série Xenosaga (não esqueça que essa palavra para mim inclui Xenogears). O enredo é profundo e me fez jogar e jogar para buscar respostas. Somente de escrever o texto e de ver o trailer novamente, pude sentir uma grande emoção ao lembrar do Storyline que mistura tantos sentimentos, que vão desde a tristeza e a perturbação até a alegria e a emoção! E nesse mesmo clima, aproveite para conferir minha review de Xenosaga: Episode II: Jenseits Von Gut und Böse (só clicar)! Obrigado pela visita e nos vemos logo mais! Não esqueçam de comentar!


10 comentários:

  1. Palmas a essa maravilhosa review *____* digna de um fã da serie :D

    kra eu pude ate entender coisas sobre a criação do jogo so ao ler o começo da review
    A serie Xenosaga (incluindo xenogears) carrega de fato uma das historias mais intrigantes q um jogador de rpg com sede de um enredo complicado poderia encontrar
    eh isso oq eu tanto procuro em historias...kda personagem eh bem trabalhado e isso faz com q vc se perca em meio a tantas ambissões, algumas que refletem o passado por ex
    historias como essa e a de chrono cross são indispensaveis a alguem q gosta desse tipo de jogo

    eu também achei exelente o sistema de xenosaga
    infelizmente comecei a jogar pelo 3 =/ mas jah nele me vi impressionado com as surpresas q as batalhas traziam, por ex, um chefe usando um boost na hora q vc queria usar algo pra curar xD esse sistema torna o jogo bem ativo pra um sistema de turnos

    por fim queria parabenizar mais uma vez a sua review ^^ e fico feliz em ser o primeiro a postar um comentario :D
    jogo altamente recomendado xD
    Selo Time Keeper *bish (som de carimbo)* recomendadissimo

    ResponderExcluir
  2. Time Keeper: Fico feliz pelo seu comentário! Alias, sabia exatamente que você seria o primeiro a comentar. Vejo que assim como eu, você compreende perfeitamente toda a complexidade por trás do enredo tão incrivel de Xenosaga! Como sempre (alias, mais do que nunca), obrigado pelo seu comentário! Logo trago as postagens sobre os outros três games (contando com Xenoagears)! Volte sempre Time Keeper. A propósito, acho que não preciso nem dizer depois da minha review que deixou tão claro a minha paixão pela série, mas esse é recomendadíssimo pelo Mr.Gameworld! Portanto, mais um selo de recomendado para Xenosaga! Voltamos a debater o assunto nas próximas postagens!

    ResponderExcluir
  3. Os 3 dvds em um só, e sem cortar nada do jogo? Isso ta suspeito hein.. O:
    Baixei o DVD 1 e 2, e ambos tinham algo em torno de 3,5gb...
    Estou a procura do dvd 3, mas acho que como ja postaram esse, não postarão outro né? =/
    Parabéns pelo site.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não cara. Você não compreendeu minha observação. Caso você não saiba, Xenosaga I é um DVD9 (ou seja: um DVD de dupla camada, com cerca de 9GB). O Download que disponibilizei aqui é um Torrent que comtém a versão do game em 3DVDs normais. Ou seja: o DVD9 original foi dividido em 3DVDs 5. Nada foi tirado do game, pois o DVD9 foi dividido em 3, e não diminuido com recursos de Rip. Ou seja: com um simples clique, você poupa trabalho de baixar os 3 DVDs. O Download que postei tem os 3 DVDs. E vá por mim: já zerei exatamente essa versão e não tive problemas a bsolutamente nada foi cortado do game (basta fazer a soma. 3 DVDs com cerca de 3GB, daria exatamente o tamanho que um DVD9 suporta). Eu jamais me arriscaria a jogar um game da minha série favorita se não tivesse a total certeza de que não houveram cortes. Obirgado por ter gostado do Blog. Continue visitando ai. Abraço. Espero que eu tenha esclarecido sua duvida.

      Excluir
  4. Aaaaaaaaaaaaaaaaaah ta, valeu, foi mal pela pergunta idiota...
    Eu não sabia o que era DVD9, não costumo baixar por torrent...
    Bom, já que você diz, vou baixar então, valeu. ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode cre. É garantido que funciona do inicio ao fim, sem nenhum corte no jogo original. Só se liga na dica que deu: salve com frequencia, pois como o DVD9 foi dividido, o jogo não vai pedir o outro DVD. Ele vai travar e você vai ter que carregar seu save pelo outro DVD.

      Excluir
  5. aonde ta o link do tal download dos 3dvds? to muito atras dessa versao

    ResponderExcluir
  6. aonde ta o link do tal download dos 3dvds? to muito atras dessa versao

    ResponderExcluir
  7. onde que eu vejo o link do torrent?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...