segunda-feira, 5 de setembro de 2011

HAUNTING GROUND!

Escrito e editado por: Mr.Gameworld

Gênero: Survival Horror
Plataforma: Playstation 2
Ano de Lançamento: 2005
Produtora: Capcom
Revisão: se você pensa que já jogou tudo de mais assustador nos videogames e não jogou Haunting Ground (lançado originalmente com o nome Demento), é melhor não perder mais tempo, jogar logo e pensar mais uma vez! O game proporcionou aos jogadores uma sensação de terror que talvez não tenha sido extremamente original (sendo que a formula do game vem de Clock Tower 3), mas os diversos cuidados que foram tomados em sua produção o tornaram extremamente interessante, sendo um dos meus Survival Horrors do coração, para ser bem sincero! Mas antes de mais detalhes sobre a jogabilidade, vamos à historia: certa noite, a jovem Fiona Belli acorda misteriosamente dentro de uma jaula em um assustador castelo (apenas com a lembrança de um acidente de carro em sua mente). Fiona olha ao seu redor e percebe que algo de muito terrível havia ocorrido naquele local, pois a sala estava coberta de sangue e restos de corpos. A garota então percebe que o cadeado da jaula estava aberto e decide sair para tentar fugir do castelo. Assustada, ela percebe um movimento debaixo da mesa, quando então um cachorro pula em sua direção e foge, deixando apenas uma coleira com o nome Hewie. Sem saber para onde ir, Fiona acaba chegando a um quarto, onde é recepcionada por uma estranha e assustadora empregada, que lhe trás roupas adequadas para sua estadia no castelo. A garota então segue perdida nos corredores do castelo, até se deparar com um enorme e deformado homem, que começa a persegui-la. Assim, os pesadelos da bela jovem acabam de começar... e evidentemente, os seus também! Melhor se preparar para sentir o terror e desespero de ser perseguido pelas sombras do misterioso castelo que, diga-se de passagem, não poderia ter uma melhor ambientação!

Jogabilidade: Aaaaah, a jogabilidade desse game! Certamente algo fascinante! Em Haunting Ground você não tem armas e nem se quer tem como se defender de seus inimigos. Aparecerá apenas um inimigo de cada vez (um para cada trecho do game), que irá lhe perseguir até que você consiga despistá-lo por certo tempo. Para fazer isso, você poderá se esconder em diversos lugares do cenário: embaixo de camas, atrás de portas, atrás de cortinas, etc. Mas o que torna o jogo tenso a todo o momento é mesmo o fato de que na maioria das vezes (fora as cenas obrigatórias) o inimigo não ficará em um ponto pré-determinado pela inteligência artificial, mas sim rondando o castelo! Ou seja: você pode encontrá-lo em qualquer lugar! Seu único ajudante é Hewie (o cachorro já citado). Ele sem duvida foi responsável por tornar o game ainda mais genial, pois a interação do cão com Fiona simula muito bem um cachorro de verdade. As atitudes que você toma com ele vão mudar as atitudes que ele irá tomar com você. Por exemplo: se você parar por alguns minutos para elogiá-lo, alimentá-lo ou fazer carícias (após alguma ajuda que ele lhe tenha dado), ele chegará ao ponto de arriscar a própria vida por você em meio às fugas! Por isso, se você não gosta muito de animais na vida real, melhor desligar o videogame agora mesmo e procurar outro game para jogar! Outro detalhe importante que deve ser citado é o nível de medo de Fiona, que funciona da seguinte forma: quanto mais perto (ou por mais tempo) um inimigo ficar da bela garota, mais ela irá se desesperar. Chegará um ponto em que ela começará a correr de maneira estranha, tropeçando a cada passo, tendo também sua visão totalmente prejudicada (tornando a tela branca e preta, cheia de distorções)! Portanto, fique sempre atento para manter-se longe dos inimigos e despistá-los rapidamente, pois com um nível de medo muito elevado, seus problemas certamente irão dobrar! Para finalizar, fiquem de olho nos estranhos pontos luminosos que flutuam em certos locais. Se Fiona encostar-se neles, ela poderá gritar e, consequentemente, chamará a atenção do inimigo que pode estar próximo do local!

Pros: os gráficos são maravilhosos, ficando facilmente entre os melhores vistos no Playstation 2. Alguns detalhes impressionam muito, sendo a parte visual impressionante como um todo (é possível perceber, por exemplo, a belíssima e perfeita movimentação dos cabelos e roupas de Fiona, enquanto a menina corre); o cachorro Hewie com certeza foi uma das mais bem desenvolvidas simulações de um animal nos videogames. Além de graficamente chamar muito a atenção, suas atitudes foram pensadas de maneira minuciosa, sendo que até mesmo a forma de cuidar dele altera tais atitudes (podendo ele ser obediente ou mal criado, dependo do jogador); a jogabilidade é interessantíssima, trazendo um estilo que foge da formula mais tradicional dos games de terror, destacando-se até mesmo em comparação à Clock Tower 3 (de onde inspirações foram tiradas); o clima do game é muito tenso! É difícil descrever em palavras a sensação de estar sendo perseguido por seus assustadores inimigos, sendo que essa sensação foi tão bem produzida que parece se tornar real (não acredita? Jogue no meio da madrugada, quando tudo estiver em silêncio, sem nada para lhe atrapalhar!); o estilo de exploração é diferente do visto em outros games, sendo que além de cobrar atenção dos jogadores para itens, é importante também estar atento para os esconderijos, que podem estar nos mais variados locais; os Puzzles são bem diversificados, e para resolvê-los, é necessário  manter-se calmo (além de raciocinar), tendo em vista que NUNCA é seguro ficar por muito tempo em um mesmo lugar!

Contras: esse "contra" serve mais como um aviso, que pode se tornar um problema se você não tiver cuidado: os esconderijos não funcionam para sempre. Se você não se esconder decentemente e deixar o inimigo o encontrar em um determinado local, da próxima vez possivelmente aquele será o local onde ele irá procurar. Ou seja: se você for pego em muitos locais, será um verdadeiro inferno se esconder! Mas não se preocupe. Isso pode até ser uma vantagem, pois torna o game mais tenso ainda (o que é sempre bom em games de terror)!

Screenshots:


Trailer:















Considerações Finais: Tendo utilizado propostas diferentes das mais comuns, Haunting Ground provavelmente seja um dos games mais bem lembrados de sua geração (no gênero Survival Horror). Facilmente se definindo como uma produção gigantesca, a começar por seus gráficos impressionantes, por exemplo, o game marca por uma quantidade grande de motivos, em especial pelo seu Gameplay que conseguiu trazer à pele dos jogadores a sensação de estar sendo seguido por seres perigosos, com um padrão de inteligencia que surpreende bastante (por ser tão incomum, não seguindo as lógicas tradicionais). E para melhorar ainda mais as coisas, a Capcom ainda trouxe Hewie, que motiva os Gamers ainda mais à  jogar para conhecer mais de seu carisma! Um game excelente! Como poderia ser diferente, não é mesmo? Afinal, estamos falando de uma produção vinda da gigante Capcom (que já tem um longo histórico de sucessos ligados ao Terror)! Não deixe de experimentar Haunting Ground! Certamente depois de começar, você não conseguirá parar! Deixem seus comentários! Nos vemos por aqui, Gamers de Plantão!


2 comentários:

  1. Pra mim é um dos melhores de Survival Horror existentes na história dos consoles. A inteligência dos inimigos é grande (razão pela qual eles começam a te achar mais facilmente com o tempo, o que foi citado como um contra). Alem disso, as cenas que vc pode conseguir no jogo dependendo dos seus atos são muitas (mas essas ações adicionais não interferem no zeramento) O jogo possui 4 zeramentos diferentes, dependendo da maneira de como vc cuida do cachorro, e como você derrota o primeiro chefe (pois Debilitas é deficiente mental, então vc pode escolher entre matá-lo ou não) Esse eu mais que recomendo, assino embaixo. Custei achar ele pra comprar, mas valeu a pena

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você. O contra pode ser contado como um Pro na verdade (exatamente como eu falei no final da sessão). Porem, meu objetivo aqui é apontar defeitos pensando em quem é novo na experiencia com um game. Ou seja: para jogadores menos experientes, a dificuldade de se econder pode se tornar um problema. Obrigado pela vista! Volte sempre!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...