quarta-feira, 21 de setembro de 2011

BERSERK!

Escrito e editado por: Mr.Gameworld

Gênero: Ação/Aventura
Plataforma: Playstation 2
Ano de Lançamento: 2004 
Produtora: Sammy Corporation
Revisão: o anime Berserk sempre foi muito famoso e normalmente é lembrado por ser um dos mais violentos de todos os tempos (além de abordar outros temas com classificação 18+). O game lançado para Playstation 2 não é diferente, pois você vai ver cabeças rolarem a todo o momento! Apesar de ter retratado muito bem a obra de origem em todos os aspectos, o jogo acabou sendo deixado de lado fora do Japão, pois infelizmente não há uma versão em Inglês. Então se você quer jogá-lo, o negócio é arriscar o Japonês mesmo (o que não será um grande problema, pois os menus são bem simples e a historia pode ser explicada pelo anime/mangá facilmente!). O game tem inicio com uma série de imagens vindas da mente do guerreiro Gatts, mostrando a sangrenta batalha entre humanos e demônios em um ambiente marcado por um macabro Eclipse, na qual Gatts foi um dos sobreviventes. Uma serie de rostos familiares aparecem, até que uma marca surge no pescoço de Gatts, que grita o nome de seu antigo companheiro, Griffith. Quando a consciência de Gatts retorna, o guerreiro está em um campo coberto de neve, onde monstros começam a surgir. Após a batalha, ele segue até encontrar o velho conhecido Griffith, que trás consigo muitas lembranças de um terrível passado! Agora você terá boas horas de jogo pela frente, que contam sempre com muito sangue, onde você descobrirá fatos surpreendentes a respeito de todos os personagens envolvidos no enredo desse game, que cumpriu perfeitamente com o papel do anime nos videogames (quem é fã, sem dúvida irá adorar)!

Jogabilidade: em Berserk você vai experimentar uma jogabilidade muito diferente dos jogos de ação que conhecemos e estamos acostumados. O game funciona assim: em todas as fases você terá de enfrentar uma quantidade enorme de inimigos, que não param de surgir até que você faça a porcentagem de demônios zerar (ela pode ser encontrada no menu de seleção de fases. Portanto, não se preocupe com isso em sua primeira visita em uma missão). Sempre é uma boa voltar nas missões já terminadas para ganhar pontos e acabar com todos os demônios, além de pegar certos itens (alguns surgem somente na segunda visita em uma fase, sendo esses importantíssimos para a evolução do personagem!). Os pontos servem para modificar suas armas e comprar novas habilidades, que podem salvar sua vida ao longo do game. Gatts tem basicamente três tipos de ações: 1) O ataque normal, no qual balança sua espada de maneira frenética, acertando todos os inimigos que se aproximam, sendo que o ataque pode ser facilmente direcionado (um fato curioso: a sequência é infinita. Enquanto você estiver apertando o botão Quadrado, Gatts não para de atacar, sempre reiniciando seu ciclo de ataques). 2) As magias, que necessitam da ajuda dos personagens que você encontra ao longo do game. Essas serão variadas, com diversas utilidades, ajudando bastante no progresso do jogo. 3) Os ataques com as armas secundárias, que após serem utilizadas necessitam de um tempo para serem usadas novamente. Existem quatro armas secundárias, sendo um Crossbow (de tiros rápidos) e o Canhão (lento, mas de danos imensos!), além de Bombas  e Lanças, que são arremessadas, todas essas vindas do braço mecânico de Gatts. Além disso, há uma habilidade que quando carregada, aparecerá uma marca na energia do guerreiro. Basta ativá-la e ele executará seus ataques com o triplo da velocidade e força, acabando com absolutamente todos que estiver em seu caminho!

Pros: o game tem um excelente enredo, sendo bem fiel ao anime/mangá; os gráficos ficam longe de serem impressionantes, mas ainda assim são bons (além de reproduzirem bem o clima de Berserk, com todos os personagens bem criados); as batalhas contra os chefes são simplesmente incríveis! Eventualmente ocorrerão cenas muito interessantes nos combates, onde você terá de apertar certos botões para defender, escapar ou atacar de uma determinada forma (tudo isso seguindo o estilo "Quick Time Event"), sempre dando uma emoção a mais para as Boss Battles; a violência do anime ficou perfeita! Acho que só as imagens abaixo já dizem tudo! Você verá sangue para todos os lados, corpos sendo fatiados e cabeças e braços voado pelos ares!

Contras: em certos momentos a quantidade de inimigos irrita, pois para zerar a porcentagem de inimigos nas missões você precisa derrotar muitos deles (não é obrigatório matar todos eles, mas a recompensa em pontos acaba valendo a pena!); a jogabilidade se torna extremamente repetitiva com o tempo, pois a variação é bem pequena, tendo talvez somente as sensacionais batalhas contra os chefes para quebrar o clima de repetição.

Screenshots:











Trailer:















Considerações Finais: Berserk me chamou muito a atenção! Ele conseguiu cumprir muito bem o papel do anime nos videogames, sendo violento, perturbador. Sua jogabilidade pouco convencional também ajuda a torná-lo um título interessante (ainda que feito mais para os fãs). Pena mesmo que foi mais um dos títulos que não teve uma tradução para o Inglês, o que fez com que ficasse no anonimato por aqui. Mas apesar de pouco conhecido, se você curte o anime, vale a pena! E mesmo não gostando muito, vale a pena também caso você queira jogar algo bem diferente do mais convencional! Um game muito bom! E antes que eu me esqueça: vou deixar o link para o canal do Youtube de um cidadão que fez o favor de traduzir todas  as CGs do jogo para Português (clique aqui para acessar). Assim você poderá acompanhar melhor a historia e entender perfeitamente o que se passa caso não entenda Japonês! Até a próxima postagem!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...