quarta-feira, 1 de agosto de 2012

ESPECIAL: A EVOLUÇÃO DOS VIDEOGAMES!

O INÍCIO
Os jogos de videogame, tão populares atualmente, na verdade passaram por uma longa jornada até chegar na geração que conhecemos hoje. Os primeiros jogos foram produzidos em 1958 nos Estados Unidos, uma versão bem simples de tênis. A partir daí o conceito foi avançando, de modo a popularizar a ideia. Inicialmente, a chamada Primeira Geração dos Consoles contava com sistemas completos, desenvolvidos para rodar apenas os jogos específicos já associados. O mais famoso talvez tenha sido o "Pong", lançado pela recém nascida Atari. Consistia em uma máquina grande parecida com os fliperamas que rodava um jogo similar ao ping pong, jogado por duas pessoas. Eram bastante caros para a época e inviáveis para comércio para a população em geral. No Brasil esta geração chegou com os telejogos produzidos pela Philco em 1977.













Para fins históricos, a primeira geração acaba em 1977 com o lançamento dos sistemas que associam uma placa externa para rodar os jogos (cartuchos). A seguir listamos os mais populares e importantes videogames lançados, em ordem cronológica:


ATARI 2600
Ano de Lançamento: 1977
Geração: Segunda
Jogo mais vendido: Pac Man
Histórico: o mais lendários dos videogames até hoje, lançado no Brasil em 1983, é considerado um dos grandes ícones dos anos 80. Vendeu cerca de 30 milhões de cópias, contando com jogos clássicos até hoje como Pac Man, River Ride, Space Invaders, Hero e Pitfall. A Atari dominou o mercado de 1977 até 1982. Neste ano vários concorrentes similares ao Atari 2600 surgiram no mercado. Na tentativa de superá-los, foi lançado o Atari 5200. Este apresentava, no entanto, problemas em alguns jogos e o controle não respondia bem. Ainda assim teve boas vendas. O fim da geração Atari ocorreu em 1983, quando o mercado estava saturado com vários videogames, todos muito parecidos, de modo que a competição acabou prejudicando a todos. O golpe final foi o surgimento de um concorrente pesado, já da 3ª geração. A empresa tentou competir lançando o Atari 7800 mas era tarde demais, a era de ouro havia acabado.


MSX
Ano de Lançamento: 1983
Geração: equivalente à Terceira
Jogo mais Vendido: faltam dados
Histórico: O MSX é na verdade um microcomputador, lançado inicialmente no Japão por uma representante da Microsoft. Operava pelo sistema MSX-DOS e tinha, entre outras possibilidades, função de rodar alguns jogos específicos. O MSX teve várias versões desde a original (83), MSX-2 (86), MSX 2+ (88) e MSX Turbo R (90). Foi descontinuado em 1995, com a popularização do Personal Computer e o sistema Windows. Antes do lançamento do NES, o MSX era o sistema de jogos mais popular no Japão, sendo que as séries Metal Gear e Bomberman foram produzidas pensando neste sistema. Posteriormente ainda recebeu versão dos principais títulos não exclusivos lançados para o NES, como Final Fantasy, Dragon Quest, Castlevania e Contra. O MSX "renasceu" apenas em 2001 com o surgimento de um emulador próprio que permitia rodar seus jogos. O MSX chegou a ser comercializado no mundo nos anos 80, incluindo aqui no Brasil pelas empresas Sharp e Gradiente.


NINTENDO ENTERTAINMENT SYSTEM
Ano de Lançamento: 1983
Geração: Terceira
Jogo mais Vendido: Super Mario Bros
Histórico: o NES (Nintendo Family Computer - Famicom - no Japão) marcou o início da terceira geração e o nascimento de um novo conceito de jogos, não mais apenas baseados na diversão mas também em roteiros bem produzidos. O NES representou o surgimento de várias séries famosas até hoje. O que garantiu o sucesso foi o contrato de exclusividade da Nintendo com as produtoras de jogos recém surgidas na época, como a Capcom (Street Fighter, Megaman), a Konami (Castlevania, Metal Gear) e a Square (Final Fantasy), além de séries geniais produzidas pela própria Nintendo (Zelda, Metroid e Mario).  Foi também para o NES que surgiu alguns gêneros famosos hoje como os beat'em up e o RPG (Dragon Quest) e representou a migração do domínio da tecnologia dos videgames dos Estados Unidos para o Japão.
SEGA MASTER SYSTEM
Ano de Lançamento: 1985
Geração: Terceira
Jogo mais Vendido: Alex Kidd in Miracle World
Histórico: o Master System foi o primeiro videogame da Sega, lançado para competir com o Famicom. No entanto, as parcerias estabelecidas pela Nintendo impediram que os principais títulos chegassem ao Master, sendo ele um fracasso no Japão e nos Estados Unidos. Em outras regiões do mundo, entretanto, ele fez bastante sucesso, chegando a ter jogos exclusivos na Europa. No Brasil, foi lançado em 1989 e fez bem mais sucesso que o NES, tendo várias versões de jogos nacionais, entre eles o da Turma da Mônica.

SEGA MEGA DRIVE
Ano de Lançamento: 1988
Geração: Quarta
Jogo mais Vendido: Sonic the Hedgehod
Histórico: se a Sega havia perdido na geração 8 bits, foi ela a chegar primeiro na quarta geração (16 bits). Lançado com o nome de Mega Drive no Japão e Genesis nos EUA, foi um videogame revolucionário em vários aspectos, principalmente pela opção de ser expandido para um sistema 32x através do Sega CD além de ter sido o "criador" do sistema de censura por idade nos jogos após o lançamento de Mortal Kombat. Após o lançamento de Street Fighter 2, um controle de seis botões foi produzido, sendo o de três deixado de lado. O Mega concorreu diretamente com o SNES, tendo produzido muitos jogos clássicos.

GAMEBOY
Ano de Lançamento: 1989
Geração: Quarta
Jogo mais Vendido: Tetris
Histórico: a Nintendo novamente pretendia inovar, e lançou no final dos anos 80 o Game Boy, um minigame que combinava os atributos do NES mas com possibilidade de ser portátil. Funcionando com apenas duas pilhas comuns, o Gameboy logo ganhou o mundo. No princípio seu grande fator limitante eram as cores (amarelo e preto) e o fato que muitos se queixavam de dor nos olhos após muito tempo de uso. Esse defeito foi corrigido em versões futuras.

NEO GEO
Ano de Lançamento: 1990
Geração: Quarta 
Jogo mais Vendido: The King of Fighters '95
Histórico: foi a vez da produtora SNK se lançar ao mercado. O resultado foi o Neo Geo, um videogame com ótima qualidade gráfica e sonora, voltada especialmente para os jogos de luta da produtora, como Fatal Fury, Art of Fighting, King of Fighters, World Heroes entre outros. Apesar de não vender tanto quanto seus concorrentes, é um console idolatrado até hoje por fãs e colecionadores.

SEGA GAME GEAR
Ano de Lançamento: 1990
Geração: Quarta
Jogo mais Vendido: Sonic the Hedgehog
Histórico: na tentativa de competir com o Game Boy da Nintendo, a Sega lança o Game Gear. Teve famosas versões de Tetris, Sonic e The Lion King, além de versões de alguns jogos do Master System e do Mega Drive mais futuramente. Acabou não alcançando sucesso porque o Game Boy já dominava o mercado, além de ser consideravelmente mais barato. Recentemente foi anunciado que o N3DS terá relançamentos de alguns jogos do Game Gear.
SUPER NINTENDO ENTERTAINMENT SYSTEM
Ano de Lançamento: 1990
Geração: Quarta
Jogo mais Vendido: Super Mario World
Histórico: um dos mais importantes videogames já produzido, o SNES chegou ao mercado para concorrer com o Mega Drive. Possuía um chip de video mais avançado, o que permitia os notórios melhores gráficos quando comparado com seu rival. O SNES manteve-se à frente por continuar com as velhas parcerias com a Konami, Square e principalmente Capcom, que rapidamente se tornou a maior produtora de jogos da época, com clássicos como Street Fighter 2, Megaman, Megaman X, Final Fight, Breath of Fire e X-Men. Os sucessos da produtora ganharam continuações, com Super Metroid, Zelda a Link to the Past e Mario. Alguns jogos foram inclusive capazes de chegar aos limites da capacidade do console, como Star Ocean e Tales of Phantasia. Foi também inovador por ter o primeiro jogo pré-produzido com gráficos 3D, Donkey Kong Country.

3DO INTERACTIVE MULTIPLAYER
Ano de Lançamento: 1993
Geração: Quinta
Jogo mais Vendido: Return Fire
Histórico: produzido pela Panasonic, foi o primeiro console da quinta geração. Apresentava processador 32 bits e já utilizava o CD como mídia. No entanto encontrou o mercado saturado, completamente dominado pelo SNES e pelo Mega Drive, não atingindo grande sucesso ou reconhecimento.

ATARI JAGUAR
Ano de Lançamento: 1993
Geração: Quinta
Jogo mais Vendido: Alien vs. Predator
Histórico: o Jaguar representou a última tentativa de recolocar a Atari entre as produtoras de videogames. No entanto seu fracasso também se deveu ao domínio dos já consagrados SNES e Mega Drive, o que representou o golpe final na companhia. Um detalhe interessante é que o sistema do Jaguar já usava processador 64 bits! Ainda assim, muitos o consideram uma lenda urbana.

SEGA SATURN
Ano de Lançamento: 1994
Geração: Quinta
Jogo mais Vendido: Virtua Fighter 2
Histórico: o inovador Saturn foi sucesso no Japão, mas não conseguiu atingir o mesmo nos EUA. Apesar de um sistema poderoso, alguns detalhes impediam o máximo aproveitamento de suas capacidades. Teve vários jogos famosos, entre eles Street Fighter Alpha, Virtua Fighter (o criador desse novo modelo de luta, mais realista) e muitos RPGs, entre o qual destaca-se Phantasy Star, Albert Odissey, Shining Force 3 e Princes Crown

SONY PLAYSTATION
Ano de Lançamento: 1994
Geração: Quinta
Jogo mais Vendido: Final Fantasy VII
Histórico: também em 94 a Sony se lança ao mercado dos consoles com o Playstation (Playstation Xperience, psx), sendo este um dos mais vendidos de todos os tempos. Não demorou muito para o psx dominar o mercado da época pelas parcerias da Sony com as três grandes produtoras: a Square, que lançou uma lista interminável de excelentes RPGs (Final Fantasy VII, VIII, IX, Tactics, Xenogears, Chrono Cross, Star Ocean, Legend of Mana, Parasite Eve, entre outros); a Konami, que produziu pérolas desse período (Castlevania SotN, Metal Gear Solid Snake, Winning Eleven, Suikoden, Silent Hill); e a Capcom, que seguiu lider de mercado após o lançamento de Resident Evil, o jogo responsável por popularizar o gênero de terror e que influencia uma série de jogos até hoje, além de manter os já consagrados Street Fighter, Megaman e Breath of Fire. A Sony também foi importante para melhorar o sistema de controles, com a primeira versão do Dual Shock. 
PERSONAL COMPUTER
Ano de Lançamento: anos 70, 1995
Geração: constante evolução
Jogo mais Vendido: The Sims
Histórico: os primeiros projetos envolvendo computadores são realmente antigos, em torno dos anos 70 pelo que se sabe. No entanto, a popularização só ocorreu com o lançamento do sistema Windows de 1995, que permitiu a previsão de Bill Gates que cada pessoa ou família teria seu próprio computador pessoal. Assim nasceu o PC, inicialmente como um sistema para trabalhos e estudo, mas que rapidamente se tornou uma importante forma de lazer. E muito disso vem de sua capacidade de rodar jogos! O que inicialmente era um sistema muito simples tornou-se cada vez mais elaborado, permitindo que um número cada vez maior de jogos chegasse ao PC. Destes, o mais clássico entre os gamers talvez seja Diablo. O mais famoso, entretanto, foi a série The Sims, que inaugurou a vida virtual e colaborou para os relacionamentos à distância. Com o tempo outros sistemas operacionais surgiram para competir com o Windows, como o Linux, e o Mac da Apple, ainda que o primeiro permaneça como líder no quesito games.
NINTENDO 64
Ano de Lançamento: 1996
Geração: Quinta
Jogo mais Vendido: Super Mario 64
Histórico: a Nintendo demorou mais para entrar na quinta geração e o fez com o muito esperado Nintendo 64. Apresentava como diferencial, pela lógica do nome, processador 64 bits, sendo mais avançado que seus dois principais concorrentes. No entanto, seguia limitado pelo uso de cartuchos e um sistema difícil de adaptar para as produtoras. Isso explica a baixa quantidade de jogos desenvolvidos para o sistema, sendo que o console sequer tem uma versão do clássico Metroid, o que decepcionou muita gente. Um grande clássico é o Zelda Ocarina of Time, até hoje um dos mais conceituados games da série.


GAMEBOY COLOR
Ano de Lançamento: 1998
Geração: Quinta
Jogo mais Vendido: Pokémon Gold & Silver Version
Histórico: se a Nintendo não havia se dado bem nos consoles de quinta geração, nos minigames ela reinava soberana. O lançamento de Pokémon Red e Blue para o GB tornou inviável a permanência das cores como eram. Assim nasceu o GBC, quase que voltado exclusivamente para Pokémon, tanto que uma edição especial com o Pikachu foi lançada. A cada versão lançada o sistema se afastava de um "passatempo" e se aproximava de um console como qualquer outro.

SEGA DREAMCAST
Ano de Lançamento: 1998
Geração: Sexta
Jogo mais Vendido: Sonic Adventure
Histórico: na tentativa de bater o Playstation e o Nintendo 64, a Sega lança o primeiro videogame da sexta geração. O Dreamcast foi um videogame precurssor por ser lançado bem antes dos demais da sexta geração. Chegou a fazer sucesso por algum tempo, mas o lançamento do novo console da Sony acabou com suas chances no mercado, acabando também a era da Sega como produtora de videogames.

PLAYSTATION 2
Ano de Lançamento: 2000
Geração: Sexta
Jogo mais Vendido: Grand Theft Auto San Andreas
Histórico: o Playstation 2 chegou ao mercado com muita expectativa. Apresenta um sistema moderno e rápido e uma variedade de jogos impressionante, contando com várias marcas exclusivas como God of War, Final Fantasy X e Devil May Cry, além de versões dos principais títulos lançados no período, como GTA III e GTA San Andreas, o mais vendido até então. O PS2 foi o videogame mais vendido de todos os tempos, sendo que é também o mais duradouro, uma vez que segue sendo produzido até hoje, o que totaliza incríveis 12 anos no mercado até o momento. Ainda que a maioria dos jogos não chegue mais ao PS2, alguns ainda ganham versões anuais, como os rivais PES e FIFA. O console também permite conexão com a web a partir de um adaptador, sendo os primórdios da playstation network.

GAMEBOY ADVANCE
Ano de Lançamento: 2001
Geração: Sexta
Jogo mais Vendido: Pokémon Ruby and Sapphire Version
Histórico: o último produto da linha Game Boy, apresentava um sistema rápido e potente, o que é exemplificado nos bons gráficos de seus jogos. A tela LCD com boa resolução também auxilia neste fator. Apresenta compatibilidade com jogos de seus antecessores, por isso foi muito aclamado por manter os clássicos. Novamente, a mais recente versão de Pokémon foi o jogo mais popular, mas o sistema possui também versão para todos os maiores clássicos da Nintendo como Metroid e Zelda, além de outros títulos importantes da geração 2D como Castlevania e Megaman.

NINTENDO GAMECUBE
Ano de Lançamento: 2001
Geração: Sexta
Jogo mais Vendido: Super Smash Bros Melee
Histórico: também em 2001 a Nintendo lança seu novo console, com um formato diferente dos demais (de onde vem o nome "cubo"). Apresentava compatibilidade com o recém lançado GBA. Ganhou versão dos principais títulos da Nintendo e da Capcom, inclusive alguns jogos exclusivos de Resident Evil. O interessante é que a Sega, rival dos tempos em que disputavam o mercado dos consoles, tornou-se uma grande parceira da Nintendo nesta época. 

XBOX
Ano de Lançamento: 2001
Geração: Sexta
Jogo mais Vendido: Halo 2
Histórico: a Microsoft também resolveu se lançar ao mercado dos consoles lançando o Xbox. Apresentava um sistema operacional muito semelhante ao de um PC, facilitando muito para as produtoras na hora de lançar jogos, compatíveis com os dois sistemas. A microsoft também criou uma rede para seus jogadores, a Xbox Live. O Xbox fez muito sucesso, especialmente nos EUA.

NINTENDO DUAL SCREEN
Ano de Lançamento: 2004
Geração: Sexta
Jogo mais Vendido: New Super Mario Bros
Histórico: A nintendo manteve seu domínio nos portáteis, lançando o inovador Nintendo DS. Apresentava como novidade as duas telas, permitindo uma exploração mais complexa do ambiente de jogo. O DS recebeu versões dos principais títulos da nintendo, com destaque para Pokémon, Zelda e Metroid, além de excelentes versões de Castlevania e muitos bons RPGs. Apresenta compatibilidade com a versão anterior (GBA) e pode acoplar vários acessórios como fones de ouvido, mp3 player entre outros.

PLAYSTATION PORTABLE
Ano de Lançamento: 2004
Geração: Sexta
Jogo mais Vendido: Monster Hunter Freedom Unite
Histórico: O PSP marcou a entrada da Sony no mercado dos minigames, concorrendo diretamente com o NDS. Apresenta um sistema muito potente, o que associado com sua incrível tela de LCD permite uma qualidade gráfica comparável aos consoles tradicionais. O PSP recebeu versão das principais marcas exclusivas da Sony como Metal Gear Solid, God of War, Silent Hill e GTA. O interessante é que vários jogos do PSP fizeram tamanho sucesso que acabaram relançados para o ps2. Recebeu também versão de vários RPGs de sucesso de gerações anteriores, destaque para Star Ocean, Final Fantasy Tactics e Lunar. O PSP apresenta várias funções inatas, como tocar video, mp3, visualizar fotos, entre outros.

XBOX 360
Ano de Lançamento: 2005
Geração: Sétima
Jogo mais Vendido: Halo 3
Histórico: A Microsoft foi a primeira a desenvolver um sistema da sétima geração, o Xbox 360. Apresentando compatibilidade com o Xbox, o Xbox 360 preocupou-se em evoluir a Xbox live, permitindo compra e download de jogos e a opção do multiplayer online. Novamente por sua aproximação com os PCs, os grandes jogos de computador foram lançados também para o console. O Xbox 360 conta com diversos acessórios, destaque para o Kinect, um sistema capaz de capturar os movimentos dos jogadores, dando introdução à interatividade nessa nova fase dos sistemas.

PLAYSTATION 3
Ano de Lançamento: 2006
Geração: Sétima
Jogo mais Vendido: Call of Duty Modern Warfare
Histórico: Para a nova geração s Sony lança o ps3. Assim como a Microsoft a Sony apostou na Playstation Network, uma rede gratuita para quem possui ps3 que permite baixar demos, comprar jogos, mandar mensagens para amigos e jogar online. Tem compatibilidade com o PSP e teve os principais jogos de ps2 e psx relançados na PSN por preços promocionais. Dos videogames da sétima geração o ps3 é o que mais se manteve na linha tradicional, apresentando como principais vantagens a grande quantidade de jogos exclusivos, como os esperados God of War 3, Metal Gear Solid 4, Yakuza 3 e 4 e a famosa série Uncharted, além é claro de versões dos principais títulos lançados neste período.

NINTENDO WII
Ano de Lançamento: 2006
Geração: Sétima
Jogo mais Vendido: Wii Sports
Histórico: Diferenciando-se de seus principais rivais, a Nintendo lançou o Wii, que tem por principal característica a sua interatividade, muito por causa de seu controle Wii Remote, que permite sensibilidade nos movimentos realizados pelo jogador. Como de costume, todos os principais títulos da Nintendo tiveram lançamentos para o Wii, sempre destacando Pokémon, Super Mario, Metroid e Zelda. No entanto, o que mais fez sucesso neste console e o fez o mais vendido da atual geração são os jogos interativos, destaque para o Wii Sports, o mais vendido de todos os tempos, fazendo do Wii um videogame popular mesmo entre pessoas que normalmente não jogariam videogame.

NINTENDO 3DS
Ano de Lançamento: 2011
Geração: Oitava
Jogo mais Vendido: Super Mario 3D Land
Histórico: O primeiro console da oitava geração apresenta uma série de melhorias em relação a geração anterior com diversos aplicativos. De certa forma, o 3DS (como o nome já indica) é uma versão aprimorada do DS, que apresenta games com uma qualidade gráfica extremamente superior. Além disso, o 3DS tem um direcional analógico (inexistente no seu antecessor) que permite uma jogabilidade muito mais ampla. E para dar um verdadeiro sentido para o nome do videogame, devemos citar a grande questão por tras do Nintendo 3DS: sua capacidade de gerar imagens tridimonsionais sem a necessidade do uso do famoso oculos 3D. Sem dúvida uma revolução.

PLAYSTATION VITA
Ano de Lançamento: 2011
Geração: Oitava
Jogo mais Vendido: Uncharted: Golden Abyss
Histórico: Assim  como o 3DS representa uma melhoria do DS, o PS Vita tambem representa uma melhoria do PSP. Ambos trouxeram para os portateis os gráficos da atual geração. O PS Vita apresenta uma série de inovações em comparação a seu antecessor nos portateis (fora os já citados gráficos), como por exemplo sua tela sensivel ao toque (Touch Screen). Além disso, o console vem com entrada para cartão de memoria, microfone (possibilitando a comunicação entre jogadores em jogatinas online pela PSN) e dois direcionais analógicos, que possibilitam um gameplay mais agradável, trazendo uma facilidade maior em ajuste de cameras e movimentação do personagem simultaneamente. Juntos, PS Vita e 3DS representam a maior potencia grafica dos portáteis.


Então é isso pessoal! Essa foi uma postagem pensada como comemoração do aniversário do Blog! Longas pesquisas foram feitas, e estamos satisfeitos em ter aprendido juntamente com vocês sobre a história dos videogames, do inicio até os tempos atuais. Espero que vocês tenham gostado dessa postagem especial de aniversário do PCG.Blogspot! Caso tenhamos esquecido algum videogame importante, deixe nos comentários, pois assim podemos quem sabe ainda incluí-lo no texto. Muito obrigado pela visita de todos! E caso você ainda não tenha lido, aproveite para passar na postagem que conta um resumo da história do Blog, desde 01 de Agosto de 2011 até agora! Basta clicar aqui, para conhecer tudo que rolou nessa trajetória que acaba de completar seu primeiro aniversário e seguirá rumo à outros, com certeza!

26 comentários:

  1. Uma exelente ideia fazer uma postagem assim :D
    Sinceramente, não sabia nem 30% do que li xD Agente sabe por cima, que veio video game tal, mas não as intenções, a tecnologia que usaram. Agora sei xD Fora que muitos aparelhos eu não conhecia. Jamais cheguei a ouvir ou ler sobre esse MSX nem aqui e nem na net. O Jaguar também nem conhecia.
    Existe um video game que não vi na lista, só que talvez seja cedo demais para incluí-lo, porque ele ainda vai ser lançado, mas já existe bastante informação sobre o que ele promete.
    Aqui uma matéria sobre ele: http://www.tecmundo.com.br/jogos/26607-ouya-o-console-que-pode-virar-o-jogo.htm
    Como é mencionado no link, ele é bem esperado por que procura atender ao que as pessoas (pelo menos em maioria) gostariam de ver em um console. Um portátil, mas que pode ser conectado a uma TV LCD, usando HMDI; E ele opera com um sistema operacional xD E é o famoso Android. Isso permite que ele possa até evoluir como PCs em termos de software. Também pretende tornar todos os jogos do seu banco de dados (algo como a PSN ou a Live) gratuitos. Ai é onde se encontra a polemica dele xD
    Bem..caso não o conheçam, leiam sobre :D Tanto o Mr. G e o Edu, como os leitores.

    ResponderExcluir
  2. Falei falei e esqueci de por o nome do dito cujo xD
    Se chama Ouya.
    Ia falar pra o Mr. G sobre ele no Facebook, mas esqueci '-' Confesso xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante de fato, mas realmente é cedo demais para citá-lo. Depois quando eu tiver um tempo sobrando aqui, dou uma lida no texto completo, mas vamos ver, pode ser que essa seja uma aposto de sucesso no mundo dos games. Mas pelas características que tu deu aqui no comentário, parece que será um console que encontrará as barreiras dos exclusivos, com a ausência de títulos sensacionais encontrados em PS3, XBOX360, PS Vita e 3DS, por exemplo. Isso faria com que a aquisição não valesse tanto a pena, mas pode ser que eu esteja completamente errado. Vamos ver! Mas de qualquer forma, uma boa contribuição, valeu pelo material! Não sei se tu viu na postagem da história do Blog, mas para encurtar meu nome, usem Mr.GW =) \o/ *-*

      Excluir
    2. Também acho bem cedo inseri-lo, mas sei lá, com um tempo podes colocá-lo na lista :D É um console realmente interessante. Sabe.... Eu acho que ele tem grande chances de até monopolizar o mercado dos games '-' Sério mesmo. Talvez eu também esteja errado no caso de ele não receber jogos conhecidos e tal, só que a ideia dele atrai pessoas demais, e isso pode fazer com que os próximos contratos sejam feitos com essa empreza! D: E os classicos que são produzidos por outras emprezas podem acabar aparecendo no banco de dados dele, caso algum interessado e bem informado crie algum emulador usando o Android, ou converta o jogo de alguma forma. Os proprios produtores do console afirmam que ele pode ser totalmente customizado a vontade. Também já tem noticias falando que o remake do FF III já vai ter espaço no Ouya. Só não sei se a ideia de por jogos de graça vai dar certo. Pode ser que os fabricantes de jogos não gostem disso. Quando leres mais vai notar que eles pensam em estratégias pra fazer as empresas de jogos não sairem por baixo. Se elas vão dar certo ou não....
      Sem problemas Mr. GW XD Nos vemos por ai o/

      Excluir
    3. Pois é Time Keeper, pelo visto o console é uma promessa mesmo. Mas tu tem toda a razão na parte da distribuição de games de graça, sendo que isso com certeza não vai agradar grandes produtoras. E no momento, mesmo com as grandes promessas que parecem bastante convincentes em relação a ele, acho, sinceramente, que esse será mais um dos casos que já existiram várias vezes ao longo da história dos videogames (citados no nessa postagem): ele encontrará um mercado saturado, com potências de verdade. Hoje XBox360 e PS3 competem e vencem de maneira absurda, cheios de motivos garantidos para se comprar eles, como os títulos exclusivos que possivelmente nunca deixarão de ser exclusivos. Fora eles, temos o 3DS e o PS Vita dominando o mercado de quem prefere os portáteis. Resumindo: o tal do Oyua vai encontrar serias dificuldades de fazer sucesso, pois o sucesso está dividido entre 4 videogames diferentes! Mas vamos ver. Como eu disse, posso estar falando um monte de besteiras aqui e poderei voltar a trás e da o braço a torcer para essa promessa. Isso só o tempo pode definir! Abraço Time Keeper! Até mais!

      Excluir
    4. Tava conversando com um amigo... Acho que a única forma de alguém pagar pra ter algum item em um jogo e tal, considerando essa uma forma de abastecer as empresas, seria com jogos on line. Acho que ninguem daria dinheiro pra ter um item em um jogo off. E não da pra por um jogo on line nesse console xD A menos que o limitem muito e tirem a comunicação entre os jogadores, já que ele não tem teclado. Fora que nem sei se o console tem conexão com a net xD
      Ele vai encontrar os grandes mesmo. Eu mesmo gostaria de ter um Ps3 no futuro. Pelo menos quando blu-rays forem completamente acessíveis.
      Talvez a história dos video games mude muito, talvez não. Clima de tensão e suspense agora xD
      Até mais cara :D Fica na paz :D

      Excluir
  3. Muito boa a matéria. Muita coisa que eu não sabia, como o jogo mais vendido para o Master System e Game Gear, duas plataformas que gosto demais. E foi legal relembrar quando a SEGA e a Nintendo começaram uma parceria forte que até hj está durando. Época do GC e do GBA, como foi estranho ver Sonic Advance a primeira vez no portátil.
    A sacanagem é considerar jogo vendido com console como jogo mais vendido, mas sei que isso é dado que vc encontra em todo canto mesmo. Coisas da Big N que não mudam.
    Só uma correção, o Master System não foi exatamente o primeiro console da SEGA, mas uma evolução do primeiro, que foi o SG-1000.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu cara. Pode ser mesmo uma sacanagem incluir game vendido com o console como mais vendido, mas essa postagem trabalhou com dados oficiais, ou seja: o que as produtoras consideram. E se tu for pensar, um game vendido com o console de certa forma está sendo vendido literalmente, pois gera custo adicional na compra, assim caracterizando a compra do console e do game em um mesmo "pacote", podemos assim dizer. E quanto a correção, agradeço também, fica ai a dica pro pessoal aqui. Alguns erros aqui e ali sempre serão encontrados, pois em uma pesquisa tão longa e trabalhosa, fica dificil não cometer nenhum erro sequer. Enfim: valeu pela visita e pelo comentário. Até mais! Nos vemos por aqui!

      Excluir
  4. Super Nintendo Forever!!! Bem que a Nintendo (e suas parceiras) poderia fazer mais games 2d incriveis nos moldes de New Super mario Bros para WiiU, imaginei um novo game de cada uma das grandes séries que fizeram o SNES inesquecível... nem precisaria se preocupar com a concorrencia, como já hje... qualquer gamer de verdade precisa de um Wii e um PS3/XBox360/PC tunado... ma so wii tem seu lugar garantido. Abraços

    ResponderExcluir
  5. Pois é cara, games 2D atualmente fazem falta (e viva a Vanillaware pelas maravilhas que nos concede!). Mas a realidade é que a era 2D se foi, temos que aceitar isso. E nem podemos culpar as produtoras por isso, pois muitas dificuldades são encontradas na produção dos games 2D, pois o carregamento das telas deve ser muito mais rápido. Esse é só um exemplo, e no caso, estou falando de Games 2D mesmo, com gráficos típicos do 2D, não os 3D Side-Scrolling. Os 3D Side-Scrolling ainda podem ser produzidos facilmente, mas parece que é um investimento que infelizmente não é prioridade para as grandes produtoras. Alias, pretendo fazer uma postagem com algumas pesquisas que fiz sobre 2D ter sumindo com o tempo, é um assunto bem interessante de se discutir. Mas enfim: o SNES certamente é eterno, e o Wii é um grande videogame! Um abraço pra ti Giovani! Volte sempre que puder! Até mais!

    ResponderExcluir
  6. 3d sidescrolling ja me deixa muito satisfeito, como Trine que é uma obra prima... e quando vi o Trine 2 quase surtei com a evolução gráfica...

    ResponderExcluir
  7. Hje lendo a matéria pela segunda vez senti falta do Crash bandicoot que merecia ser citado na parte do PS1, afinal foi o mascote da Sony antes de chegarem Kratos e Drake. Mas estou passando pra perguntar sobre o MSX, nunca joguei nada dele, vcoes poderiam passar um link para um emulador e dizer se há algum jogo que valha a pena ser jogado? Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, é como o Mr. GW disse, os jogos do MSX que eu lembre saíram pro NES, exceto Metal Gear e alguns Bomberman. Mas o eu recomendo veementemente são os dois primeiros jogos da série Metal Gear. Se tiver um tempo lê a review que fiz deles uns meses atrás, no marcador ação tu acha. Os jogos são muito a frente do seu tempo mesmo. Mas quanto a jogar, acho mais fácil jogar o Subsistence do ps2 (em breve comentaremos)que é mais acessível. Abraço

      Excluir
    2. Vleu pela dica pessoal, achei o emulador do MSX2 e baixei os Metal Gear. Baixei tbm um Castlevania exclusivo que a pagina oficial da série no facebook dizia ser a versão definitiva do primeiro Castlevania (que teve a versão NES; a versão SNES, conhecida como Super Castlevania IV no ocidente; a versão Chronicle de psx e alguma outra que não me lembro), ou seja, a saga do Simon contra o dracula.
      Abraços

      Excluir
    3. Admito que desconhecia uma exclusividade de Castlevania para MSX. Mas na verdade, a história de Simon se repetiu várias vezes, sendo que a cada lançamento, a Konami não se decidia qual delas deveria ser levada em conta como uma oficial. Mas como elas seguem uma mesma lógica (apenas com algumas modificações) acreditasse que cada um vê como verdadeira aquela que preferir. A não ser que estejamos falando do bizarro Haunted Castle... conhece esse? Se não conhece, em breve tu vai conhecer aqui no Blog por algumas das próximas partes da polêmica série "Games não Recomendados". Mesmo com o enorme respeito que tenho por Castlevania (como tu já deve saber por algumas reviews, uma das minhas séries favoritas), serei obrigado a colocar o Haunted Castle nessa série, pois não há motivos para defender aquele jogo (tanto que as criticas negativas atropelam as minimas forçadamente positivas).

      Excluir
  8. Verdade, Crash Bandicoot merece ser citado, muito bem lembrado, Giovani! Fica ai pro pessoal! Como eu disse para o amigo ali de cima, também cometemos erros, pois a pesquisa foi longa e extremamente trabalhosa. Em meio a tanta coisa, é difícil não esquecer de algo. Portanto, pedimos a compreensão e colaboração do pessoal para acrescentar algo por aqui. Quanto ao MSX, caso tu goste de Metal Gear, a série se iniciou por lá (ao contrário do que muitos pensam), sendo que o segundo game é exclusivo e não teve lançamento para o NES. Porém, ambos os games foram relançados um tempo depois no PS2 em Metal Gear Solid 3: Subsistence. Fora Metal Gear, não lembro de algum grande título do MSX que não tenha passado também pelo NES, mas pode ser que o Edu-Jb conheça mais alguma coisa e acrescente aqui pra nós, vou falar com ele! E sobre os links, desde a mudança que eu fiz na política do Blog, não passamos mais eles. O máximo que posso fazer é dizer que pelo que sei (não conheço muito bem, para ser sincero) é que o emulador se chama BlueMSX, então, está dada a dica! Mais do que isso não posso fazer. Abraço pra você Giovani! Volte sempre que puder!

    ResponderExcluir
  9. Demorei um pouco pra vir comentar a matéria, mas vamos lá kk
    Tava ansioso por essa e como é bom relembrar os videogames antigos. Mesmo já conhecendo, vê-los e ler ainda que um pouco deles, já é o bastante pra ter pensamentos sobre os que já tive e os que eu ainda quero ter.

    Mas falando por cima, ver qualquer coisa sobre o Dreamcast me causa tristeza. Me arrependo até hoje de ter trocado ele. Ok, foi por uma boa causa, dei ele como moeda de troca num Ps2 em 2002, acho. Dreamcast que foi também uma das maiores tristezas dos videogames, a morte prematura dele e também da Sega na briga de consoles foi tensa. Aliás ele, antes do Ps2 e Xbox, já contava com sua rede online, a Seganet. Só um complemento sobre a derrota dele, foi o massacre pelo titã da Sony antes mesmo dele ser lançado, pois só o anuncio do console já fez a moral e vendas do Dreamcast começarem a cair. Quando lançou então foi-se o sonho. Segunda derrota da Sega pra Sony, já que o Saturn também tomou um sacode do Playstation.

    Outro que conquistou minha atenção recentemente foi o primeiro Xbox. Eu NUNCA me interessei de fato nem por ele, nem pelo atual X360. No máximo tinha ficado com vontade de jogar Halo 2 na época de lançamento pelas jogatinas online. Quando ganhei essa caixona preta a alguns meses, fiquei realmente impressionado por como o console era interessante e possuíam recursos que realmente deixavam os concorrentes da época no chinelo. Isso me deu certa raiva por não tê-lo aproveitado e descoberto seus encantos no auge de sua vida. Realmente, ler numa revista e ver as especificações, são bem diferentes de ter ele em mãos xD
    Além de ter começado com o uso de hd interno pra salvar os games e músicas, poder usar suas próprias músicas em jogos específicos é algo realmente especial que eu queria ter aproveitado antes. E a Xbox Live que começou a popularizar de fato as partidas onlines e atingiu o auge no X360 realmente é o destaque máximo dele.

    Putz, é tanto console, tanta coisa, prometo que só vou falar mais um pouco kkkk
    Os consoles Nintendo são diferenciados pra mim, mas no caso só vou deixar lembrança pros meus dois favoritos, GC e N64. N64 é a minha paixão, primeiro console meu de verdade e que tive ótimas experiências com jogos que até hoje servem de referência e que marcaram, como Zelda OOT, Super Mario 64 e o lendário 007 Goldeneye. Além de ter a conectividade com alguns jogos de Gameboy usando o Transfer Pak, apesar de focar mais nos Pokémon's. Pena que conta com o Superman 64, um dos piores jogos do universo u.u Já o Cube foi um sonho meu durante um bom tempo no auge da sexta geração e amei vários jogos dele. Apesar de detestar os mini dvd's e não gostar tanto do fato de não ser capaz de reproduzir nada além dos jogos - tirando a versão Q da Panasconic -, ele foi fantástico no que focava, com vários jogos divertidos e desafiantes. Contar com uma grande sequência de RE, trazer Metroid em grande estilo ao mundo 3D, multiplayers viciantes em partidas de Super Smash Bros, Mario Kart - que por sinal já eram viciantes no antecessor-, a continuação e aprimoramento das conectividades de console de mesa + console portátil, enfim, foi um valoroso combatente na guerra da sexta geração, apesar da concorrência extrema.

    Bão, já falei demais da conta SAUHAUHSUHSA
    O bom de ver matérias assim, é que as pessoas podem lembrar de consoles e experiências que já tiveram, não importa a idade. Alguém mais velho pode lembrar do seu batido Atari e do tempo que passou jogando, os não tão velhos do seu Mega Drive, Snes e por ai vai. Mesmo que a pessoa não seja um gamer hoje em dia, alguma vez na vida certamente, uma boa parcela das pessoas pode comentar: "Ah, eu já tive um console 'X' e eu jogava bastante".

    Parabéns pela matéria e pelo trabalhão que deve ter tido, Mr GW o/
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, JL Neos, fazer essa matéria deu um trabalho para mim e para o Edu-Jb, em longos trabalhos para produzir as imagens e os textos aqui presentes. Fizemos várias pesquisas, revisões no texto, etc. Mas esse trabalho todo valeu muito a pena, pois assim podemos até mesmo aprender junto sobre muita coisa legal e curiosa. A data (aniversário do PrettyCoolGames) pediu algo assim, que trouxesse recordações boas para o pessoal, que aqui poderá agora encontrar informações sobre os principais consoles que já disputaram seu espaço no mercado dos games. Alias, gostei de ver esse seu comentário. Sem dúvida o maior comentário que já vi aqui no Blog, mas isso é bom mesmo! Muito legal saber de sua história com os videogames. Em parte, isso era o que procurávamos com essa longa matéria. Alias, em teu comentário, tu trouxe algumas informações adicionais que, por motivos de óbvios, não apareceram no texto (se tivéssemos entrado em TODOS os detalhes, essa postagem teria ficado ainda maior... o que normalmente em Blogs não dá muito certo, por postagens grandes demandarem muito tempo para ler). Fizemos aqui uma postagem focado em entretenimento mesmo, com o principal objetivo de reviver esse espirito Gamer que tu citaste, mesmo naqueles mais velhos, que talvez hoje não joguem mais, mas vendo essa postagem, poderão relembrar seus tempo de videogames e jogatinas. Alias, curioso isso... você já deu uma olhada em meu perfil na aba "Quem Somos" localizada na barra abaixo do cabeçario do Blog? Meu primeiro videogame foi o Atari cara! E eu tenho 21 anos, o que quer dizer que eu estava "um pouco" atrasado no mundo dos videogames XD hehehehhehehehehehe. Mas voltando ao foco principal: temos por ai muitos videogames, sendo que cada Gamer tem lá sua história particular com cada um deles, suas preferencias, suas paixões. E isso é legal! Eu mesmo (como dito no já citado perfil em "Quem Somos") tive uma época muito boa da minha vida no PSX, que foi o videogame que me fez jogar muitos RPGs lendários (alguns presentes aqui no Blog e outros que com o tempo virão), fazendo também com que eu voltasse em alguns games de SNES, que na época eu só via o Edu-Jb e o meu irmão jogando juntos (os caras que foram os grandes responsáveis por eu ter me tornado um Gamer, desde pequeno). Alias, o Edu deve lembrar de alguns meses que os cartucho dele ficaram aqui em casa XD heheheheheheheheheheheheheh. E ao longo de toda essa história que tenho com os videogames, muita coisa me marcou muito, e assim foi certamente com todos os Gamers. Afinal, qual Gamer não tem as melhores lembranças daquelas épocas de muito desafio com seus games favoritos de épocas passadas, onde a internet não estava ai para dar uma "mãozinha", não é mesmo? Qual Gamer não tem boas recordações de outras areas da vida que bem a tona ao lembrar da época de algum videogame/game que tenha passado por suas jogatinas? E isso são os videogames cara: para alguns, simples aparelhos de diversão. Para outros, eternas memórias que ficarão! E é isso ai cara... a longa história dos videogames é algo espetacular! E fica aqui um grande registro disso! Foi nisso que pensamos ao longo de todo o planejamento dessa postagem: trazer em um único lugar uma grande fonte de pesquisa em português para o pessoal que acompanha o Blog, para reviver memórias, para aprender! Então, muito obrigado pelo teu comentário, que como sempre, trouxe muito assunto para essa sessão! Um fortíssimo abraço pra ti JL Neos! Continue nos visitando sempre que puder, pois tua presença aqui é sempre bem vinda! Até mais brother! Nos vemos por aqui o/

      P.S.: Vou realmente pesquisar sobre esse Superman 64... porque o negócio pelo visto vai entrar certo nas próximas postagens da série "Games não Recomendados"! Afinal... não é a primeira vez que vejo você falar mal desse game XD hehehehehehehehehehehehehe!

      Excluir
    2. Caro JL Neos! Primeiro, cara: parabéns! Tu acaba de ganhar o titulo de "o maior comentário do blog na temporada 2011-2012"!!! Somos tipo o futebol europeu, nossa temporada começa no meio do ano, hehehe...

      Cara, muito bom ler o teu comentário. O objetivo aqui é justamente esse, relembrar os videogames que foram marcantes de alguma forma. Claro que não tivemos nem 20% desses, mas quem tem um pouco mais de idade (tenho 26) já jogou quase todos eles na casa de amigos ou parentes. Foi assim que conheci o Saturn, o Dreamcast, o Mega Drive e o Xbox, sistemas que nunca possui. Todos tem jogos interessantíssimos, pena que é impossível conhecer todos, hehehe...

      Valeu o comentário, cara, apareça sempre que possível. Abraço

      Excluir
    3. Eu tava reparando o grantexto também xD
      Tantas observações sobre tantos consoles. Acho que é como você disse Edu. Quem tem uma idade maior conseguiu entrar em contato com vários aparelhos. Adiciono o fator "local" também, porque morar na paraíba é tenso no quesito tecnologia. Só tive contato mesmo com video games mais conhecidos. Comecei classicamente no SNES depois Ps1 e Ps2 pronto xD O Xbox ainda joguei só que na casa de um amigo, dai nem explorei as capacidades do aparelho. Só joguei no Dreamcast uma vez, e foi um jogo que foi lançado pra Ps1 também. O Capcom vs SNK.
      Ainda cheguei a ver um N64, NDS e N3DS, mas sóóóóóóó vi '-'
      Reforço os parabéns do JL. Ótima ideia Edu, Mr. GW.

      Excluir
  10. E sempre tem um jogo da Vanillaware aí no meio heim xD vocês ganharam alguns pontos de respeito por causa disso.

    O post é bem legal, gostei de aprender sobre os games.Eu soube que FF VII foi um enorme sucesso mas WOW o jogo mais vendido do PSX, como muitos dizem "Se tivesse um remake para algum console de mesa a SE ia ganhar uma boa grana"

    Infelizmente os únicos consoles que eu tive são o SNES e o meu amado PS2 :X fora esses eu joguei o resto em emuladores.O PS2 tem ótimos games e é o console que eu mais joguei, mas mesmo assim eu ainda sei apreciar jogos mais antigos xD eu adoro o clássico Chrono Trigger, e algum dia eu vou baixar um emu de PSX para aproveitar essa geração que eu perdi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E faz muito bem, Júlio. O psx tem jogos impressionantes, destaque é claro para seus geniais RPGs.

      Já o PS2 é o videogame mais impressionante até hoje, difícil achar um gamer que nunca tenha tido um, até pela quantidade absurda de jogos, muitos dos quais de grande qualidade. Abraço

      Excluir
    2. Sim, eu já li tanto sobre o "grandioso" FF VII, me falaram que Xenogears, Parasite Eve entre outros RPGs do PSX também são épicos, eu sou um fã de RPG, já joguei vários no PS2 e em emulador só alguns.Além de que o mundo não é feito só de RPG, eu sempre quis jogar os REs mais antigos xD

      Abrass o/

      Excluir
    3. Bah, nem fala, cara. Os primeiros RE pra mim são os melhores até hoje! E tem ainda Silent Hill se tu curte mais terror mesmo, além de Metal Gear Solid (não posso deixar de citar) e Castlevania Symphony of the Night, provavelmente o meu side-scrolling favorito. Então os RPGs valem muito a pena mas tem MUITA coisa em várias áreas no psx que merecem atenção!

      Excluir
    4. Gostaria de recomendar aki Suikoden 1 e 2, da Konami, que no meu paladar são os melhores RPGs de todos os tempos (procura pela net e tu vai ver que tem muuuuita gente que concorda comigo), claro que sou fã de Chronno e de Final Fantasy, mas Suikoden é especial... a jogabilidade é simples, prende, a história é tensa e intensa, com personagens marcantes fugindo do cliche herói e vilão. Eu considero Suikoden uma mistura de Game of Thrones com Rurouni Kenshin. Fica a dica. Abraço

      Excluir
    5. Opa, vlw Gio, um amigo meu já me falou que o Suikoden de DS é épico, mais uma pra minha lista :B

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...