domingo, 19 de agosto de 2012

ASSASSIN'S CREED!

Escrito e editado por: Edu-jb

Gênero: Ação
Plataforma: Playstation 3, Xbox 360, PC
Ano de Lançamento: 2007
Produtora: Ubisoft

Revisão: uma das séries de maior sucesso da atualidade, Assassin's Creed é um jogo de ação em terceira pessoa que retrata o lendário clã dos assassinos e sua participação em diversos eventos históricos. O primeiro jogo da série se passa em 2012 e tem início quando a Industria Abstergo sequestra o barman Desmond Miles. Seu interesse está no fato de Desmond ser descendente da Ordem dos Assassinos. Através de uma tecnologia chamada Animus, o grupo Abstergo deseja usar a memória genética de Desmond para propósitos em princípio desconhecidos. Desmond é na verdade a 17ª experiência, conforme mais tarde descobre. Durante seu cativeiro ele tem contato com o Dr. Warren Vidic e sua auxiliar Lucy Stillman, especialistas em operar o sistema Animus. A cada sessão no Animus ele retorna ao ano de 1191, na época em que ocorria a terceira Cruzada. Os Cristãos, liderados pelo Rei Ricardo Coração de Leão confrontavam as tropas Muçulmanas de Saladino em busca da libertação da Terra Santa de Jerusalém. Nessa viagem, Desmond reviverá os passos de Altair, um importante assassino da Ordem deste período, que pode transitar livremente entre três reinos enquanto realiza as missões enviadas pelo líder do clã, Al Mualim. Cada período é divido em "blocos de memória", sendo que alguns locais específicos das cidades só estarão disponíveis após novas memórias serem descobertas (recuperadas). Quando não está revendo os passos de seu antepassado, Desmond vive em um espaço limitado, com poucas opções de interação além de seus algozes. No entanto, quanto mais as sessões avançam, mais próximo de Altair ele fica, começando a apresentar seus conhecimentos para tentar desvendar quail o real interesse das Industrias Abstergo em um fato acontecido há muitos anos atrás.

Jogabilidade: o jogo se utiliza de um cenário no estilo mundo aberto, havendo a possibilidade de ir a praticamente qualquer lugar. Todas as cidades são extremamente ricas em detalhes, com ambientes, roupas e arquitetura condizentes com o período. São três cidades principais, Acre, Damasco e Jerusalém. Além dessas existe Masyaf, onde está localizado o templo da Ordem dos Assassinos. Para transitar entre as cidades é possível usar cavalos através das trilhas. Enquanto dentro das cidades Altair pode transitar livremente pelas ruas ou escalar casas, torres e prédios em geral. O mais interessante neste ponto é que as pessoas nas ruas podem estranhar e até comentar, por exemplo, se Altair começar a escalar grandes prédios do nada ou começar a esbarrar em outros cidadãos. Isso também pode atrair atenção de guardas e sentinelas. O assassino usa quatro formas de ataque: os socos, indicados para interrogatórios; a lâmina para assassinatos repentinos; as facas de arremesso para ataque à distância; e a espada, utilizada em lutas abertas, possuindo vários tipos de ataques e táticas aplicáveis. As missões do jogo serão sempre de assassinar algum importante membro das forças árabes ou cristãs, visando, de acordo com o líder dos assassinos, atingir o objetivo maior, a paz. Serão nove ao total, divididas em "memory blocks". Cada um desses blocks permitirá acesso a um determinado ponto das três cidades, havendo opções de extras como outros assassinatos, ajudar a população, ouvir conversas ou interrogar membros do governo para conseguir informações valiosas sobre o próximo alvo. Após concluir um assassinato, a melhor forma de fuga, diferente do que acontece na maioria dos jogos, é se "esconder na mutidão". Usando roupas comuns para o período, Altair pode facilmente evadir-se de seus perseguidores se escondendo junto a um grupo de pessoas. Todas as cidades possuem seus mapas, que estarão inicialmente incompletos. Para refiná-los em seus detalhes é necessário escalar grandes estruturas (View Points) e analisar o território vizinho. Além destes, como é comum em jogos de mundo livre, há uma série de itens (bandeiras, no caso) que podem ser colecionadas enquanto se vaga pelas cidades. Não há opção de multiplayer.

Pros: o jogo é diversão garantida para qualquer um que goste de ação. Escalar os prédios, realizar os assassinatos, fugir, tudo isso é muito legal e garante boas horas de gameplay. Os gráficos do jogo são impressionantes (ainda mais por ser relativamente antigo), principalmente pelos detalhes de cenário e vestimentas. Seja junto à população no chão, seja nas alturas, o jogo tem um excelente trabalho na questão visual e sonora. Além disso, o jogo tem um roteiro surpreendente e explora um período muito interessante da história, o que pouco havia sido feito antes (só me lembro agora do medíocre Knights of the Temple). As lutas são muito realistas, o que é um pouco raro. Sem as devidas técnicas, lutar contra múltiplos oponentes resultará em morte certa, uma vez que não é possível golpear vários inimigos com um balanço de espada.

Contras: os saltos são bastante imprecisos, já que são regulados pelo ângulo que o personagem e a câmera estão em relação ao alvo. Em geral não atrapalha, mas quando se planeja saltar sobre um pequeno pilar pode ser um grande problema, ainda mais se estiver localizada na água, que é mortal. Após concluir o enigma final do jogo o final é tão curto que é traumatizante. Aparentemente todas as milhares de questões levantadas só serão explicadas nos títulos seguintes.

Screenshots:









Trailer:


Considerações Finais: A nova geração especializou em produzir séries que atingiram grande sucesso. Assassin's Creed é uma das que mais sucesso fez e não é para menos. O jogo tem muitos elementos interessantes, é divertido para praticamente qualquer público, tem comandos simples mas sempre mantendo algum desafio. O trabalho de restituição do período é fantástico, sendo que muitos dos nomes citados no jogo são de personagens que realmente existiram naquela época. A série principal possui três jogos (sendo Assassin's Creed 3 previsto para breve!), mas muitos spin-offs já foram lançados e certamente muitos ainda virão. Como todo grande sucesso, o título já superou os videogames e agora aparece em diversas mídias. Mais um grande sucesso de público e crítica que agradará muitos gamers. Não percam!


5 comentários:

  1. Esse game é incrivel, mas realmente é só um aperitivo pra continuar nos outros games. A evolução na série é de cair o queixo, tanto em gráficos, como tudo... to louco pra jogar o 3 em PT-BR. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Giovani, sou um novato na série, mas imagino que os demais serão ainda melhores mesmo. O que da até medo, porque achei esse ótimo! Hehehe... Só me decepcionei no final, dava pra ter colocado algo a mais, sei lá.

      Abraço e valeu o comentário.

      Excluir
    2. É q esse final não acabou amigo^^, continua o Desmond no 2 de onde parou, e a história do Altair será retomada em Revelations.

      Excluir
  2. Achei bem incrível esse sistema de fulga D: Sem contar que as pessoas finalmente reagem ao que o jogador faz xD Sinto muita falta de disso em jogos assim. Um amigo meu me recomendou, mas meu PC não suporta. Suportaria se a placa não supearquecesse tão rápido x______x A história é bem chamativa também.
    Dava até pra jogar Alice Madness Returns na época.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, cara, joguei este game há pouco tempo e garanto que ele é tão bom quanto dizem. E como falam que os outros são ainda melhores, nem sei o que esperar, hehehe... Assim que tiver um sistema que suporte, eu recomendo muito. Abraço.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...