domingo, 8 de abril de 2012

PRO EVOLUTION SOCCER 2012!

Escrito e editado por: Edu-jb

Gênero: Esporte
Plataforma: Playstation 2, Playstation 3, Xbox 360, PC
Ano de Lançamento: 2011
Produtora: Konami
Revisão:  a versão atual de PES chegou ao mercado em meio a muita expectativa. Muitas mudanças haviam sido prometidas em relação a jogabilidade e à inteligência artificial, além de times atualizados e em maior quantidade. Como acontecera nos anos anteriores, o jogo foi também lançado para a sexta geração, no ps2. A questão é se as mudanças prometidas atingiriam esta versão. Na questão dos times o jogo seguiu com o problema dos anos anteriores, apresentando muitos times com os nomes e uniformes diferentes dos reais. São licenciados os times da Espanha, Itália, França e Holanda, além da Santander Libertadores. A Premier League conta apenas com o Manchester United e o Tottenham, enquanto a Liga Zon Sagres conta com Porto, Benfica e Sporting. Todos os outros times da Inglaterra e Portugal devem ser editados, assim como a Bundesliga alemã. Graficamente o jogo foi bem trabalhado, com um bom número de faces reais e um modo de edição amplo que permite criar praticamente qualquer rosto. Assim como as versões anteriores o jogo foi lançado em diversas línguas. Novamente a narração brasileira ficou por conta de Sílvio Luiz. Isso desagradou muita gente, que não gosta de seu jeito irreverente de narrar e até comentar as partidas. Já os comentários ficam por conta de Mauro Beting, esse sem muitas polêmicas já que a maioria concorda que se trata de um dos maiores comentaristas da atualidade. A Master League, talvez o mais famoso modo de construir um time até hoje, permanece forte nessa edição, mantendo a qualidade anterior no ps2 e acrescentando muitos novos elementos nos consoles da nova geração.

Jogabilidade: é fiel á jogabilidade clássica desde a época do Winning Eleven, com chute no quadrado, passe curto no X, passe longo no triangulo, passe aéreo no círculo e corrida no R1, havendo mudança da configuração dependendo se o jogador está ou não com a posse de bola. Os jogadores possuem diversos atributos, variando desde velocidade até potência e acerto do chute e qualidade do passe. O jogo oferece a possibilidade de editar praticamente todo o conteúdo, o que é especialmente útil para quem deseja tornar os times não licenciados iguais aos do futebol real.


VERSÃO PARA A SEXTA GERAÇÃO:
Para o ps2 a grande dúvida era se as prometidas mudanças chegariam também em sua versão. A resposta foi simples: não. A jogabilidade praticamente não se alterou, a dificuldade permaneceu a mesma, bem como o fato que você controla a bola e não o jogador, de modo que ele responde muito fácil a qualquer comando, tornando jogadores especialmente habilidosos como Cristiano Ronaldo e Messi praticamente impossíveis de ser parados pela zaga.

Pros: a boa e velha qualidade PES. O jogo segue sendo muito divertido para aqueles acostumados com as versões antigas, apresentando as mesmas qualidades que a versão 2011, bons gráficos, diversos rostos próprios, a possibilidade de jogar a Liga Master e o Rumo ao Estrelato. Durante a entrada das principais seleções é possível ouvir parte do hino de cada país, dando aquele ar característico de Copa do Mundo.

Contras: as prometidas mudanças não ocorreram, então o jogo é basicamente uma versão atualizada do 2011. Além disso, a Santander Libertadores segue como um "universo à parte", não podendo ser editado ou acessado em outros modos que não seja na Libertadores. A dificuldade mínima da AI faz com o que mesmo o jogador casual rapidamente se acostume e comece a aplicar grandes goleadas, acabando com o desafio das partidas.


VERSÃO PARA SÉTIMA GERAÇÃO:
Para ps3, pc e xbox 360 as alterações de jogabilidade são notórias, aproximando cada vez mais o game de um jogo da vida real. O controle se baseia muito mais no jogador, sendo que muitas firulas e giros resultarão em perda da posse de bola. Para a zaga, entretanto, tirar a bola sem falta é muito difícil e entradas maldosas são severamente punidas, como no futebol de verdade. As alterações da Master League, muito polêmicas pela difuculdade inédita na administração do time, dá muito mais realidade ao jogo, sendo mais difícil contratar jogadores e principalmente manter um vestiário harmônico em um plantel repleto de estrelas.

Pros: os jogadores apresentam uma série de atributos revisados, cada vez mais detalhados, com uma série de habilidades especiais. O modo Master League permite entrar na pele do presidente de um clube, podendo fazer contratações que quiser (ou conseguir), além de jogar, alterar formação, e isso tudo tendo que administrar o fato de todo mundo querer jogar, a disputa pelos números de camisa de maior destaque, o salário, a lealdade ao clube, enfim, praticamente a vida de um dirigente real. O modo Rumo ao Estrelato está de volta, permitindo uma visão diferente da fórmula que se controla o time todo. A jogabilidade reformulada se aproxima muito da real, com um jogo mais lento e mais "pegado". Os diversos níveis de dificuldade renovam o desafio mesmo para jogadores fanáticos.

Contras: apesar de poder ser acessada e editada, a Libertadores ainda permanece oculta na Liga Master, não sendo possível negociar jogadores desses times americanos. O grande número de times com nomes, uniformes, emblemas e até jogadores não licenciados decepcionam bastante, sendo necessárias muitas horas para editar tudo nos conformes, o que fará jogadores com complexo de perfeição perder muito tempo antes de efetivamente começar a aproveitar o jogo.

Screenshots:













Trailer:


Comentários Finais: a nova versão de PES apresenta muitas inovações, um sistema de jogo mais realista e um formato de administração de clube bem fiel à realidade. Ainda apresenta muito material não licenciado, o que ainda o deixa um pouco atrás neste sentido de seu rival no mercado. A versão de ps2, infelizmente, não sofreu mudanças significativas, provavelmente não justificando a troca para quem possui a edição de 2011, especialmente se a manteve atualizada. Mas a versão da sétima geração apresenta as melhorias importantes, superando em muito os defeitos já mencionados. PES é um jogo muito famoso entre fãs de futebol desde o tempo do lendário Winning Eleven pela sua jogabilidade que só se aprimora com o passar do tempo. Quem curte PES e quer comentar aqui será muito bem-vindo. Apenas pedimos que não torne o post mais uma discussão de PES x FIFA, já existe discussão demais a esse respeito em outros lugares e, como qualquer um com bom senso pode perceber, não há como afirmar qual é o melhor, é tudo uma questão de preferência.

5 comentários:

  1. Olá :D
    É legal que se abra um espaço para jogadores de todos os generos poderem vir aqui e, alem de conhecer novos jogos, também podem acompanhar jogos dos generos com os quais eles tem mais afinidade, mas falar de futebol é algo que provavelmente pouco fiz na minha vida, senão nunca, pra ser exagerado. Prefiro reter-me a opinar sobre esse ponto, porque senão eu poderia acabar por adentrar em topicos relacionados a sociologia, então restrinjo esse comentário apenas a elogiar as informações postas, bem como a preocupação com mais um genero de jogos.

    ResponderExcluir
  2. Hahahahaha... acho que tenho um amigo que pensa exatamente como tu, Time Keeper... o futebol como o ópio do povo, o circo moderno... acho que é mais ou menos o que tu quer dizer...

    Mas obrigado pelo comentário. Eu, na verdade, sou um grande fã de futebol, inclusive sofro preconceitos por alguns super-fãs de RPG (né, Mr. Gameworld) pelo tempo que passo jogando PES e assistindo futebol. Mas concordo que a maioria das pessoas não sabem apreciar este esporte, transformando o gosto em fanatismo por este ou aquele clube. Tenho um time (na verdade quase que um em cada país, hehehe), torço por ele, mas não moldo minha vida de acordo com as vitórias ou derrotas, tampouco odeio o nosso "arquirrival". Voltando ao PES, o que mais me agrada é o modo de fazer o teu time, o que o torna quase um RPG de futebol, hahahaha... exagerando, claro.

    Abraço e obrigado pelo comentário

    ResponderExcluir
  3. O circo moderno...Isso é semelhante a algo que havia pensado...
    Porque, por exemplo, não podemos viver a vida jogando em torneios de video game e ganhar milhões com isso? Simplesmente pelo fato de que isso não é a atenção das pessoas. Então me levo a crer que o que é importante nessa vida pode ser simplesmente o que é percebido pela maioria. Te mandam estudar pelo mesmo fato, quem sabe.
    Mas eu não reprimo pessoas que curtem da tua forma :D Da forma moderada de ser, alias, qualquer coisa apreciada demasiadamente gera controversias, inclusive o gosto excessivo por RPGs xD
    Quando você falou em RPG de futebol me lembrei logo de blitzball xD

    ResponderExcluir
  4. Hahahahaha... o blitzball. Cara, eu MUITO joguei Blizball. Me lembro que usava o Brother (aliás, que nome horroroso) na meia cancha e apelidei ele de Zidane porque não errava nenhum passe e "chutava" bem de fora da área...

    Concordo contigo que é complicado, caras que tem habilidade com a bola no pé ganham rios de dinheiro enquanto outros tem que se matar trabalhando e estudando e nunca vão chegar nem perto. Mas dane-se, eu gosto, hahahahahaha... não sou tão racional neste caso, hehehe...

    Abração, cara.

    ResponderExcluir
  5. Eu não sei porque eu nunca gostei de tirar os integrantes do Besaid Auchors xD Deve ser porque fica padronizado o time.

    Viva a sociologia xDDD

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...