domingo, 22 de abril de 2012

METAL GEAR SOLID SNAKE!

Escrito e editado por: Edu-jb

Gênero: Aão/espionagem
Ano de Lançamento: 1998
Plataforma: Playstation, GameCube
Produtora: Konami
Revisão: cerca de sete anos após lançamento dos primeiros jogos para o MSX2, Hideo Kojima decidiu dar continuidade à série, surgindo assim Metal Gear Solid Snake. A história é uma continuação direta de Metal Gear 2: Solid Snake (para ver as postagens dos primeiros jogos clique aqui), se passando no ano de 2001. Terroristas ex-membros da FOXHOUND invadem a base de Shadow Moses no Alaska, especializada no desmantelamento de ogivas nucleares. Estes ameaçavam lançar um ataque a um grande centro urbano se suas exigências não forem aceitas. Sem a possibilidade de tomar a base, o Exército americano convoca novamente o especialista em missões solo, Solid Snake, sob comando do coronel Roy Campbell. Snake receberá auxilio de muitos especialistas via codec para cumprir sua missão, como a especialista em dados Mei Ling, seu antigo instrutor McDonell Miller e a especialista em armas Nastasha Romanenko. Logo ao entrar na base inimiga, Snake descobre que o grupo terrorista é liderado por Liquid Snake, um homem que, a não ser pelo cabelo, é exatamente igual a ele. Logo fica claro que a base não servia apenas para a destruição de bombas e que havia envolvimento dela com o novo projeto Metal Gear, iniciando as intrigas, conspirações e reviravoltas, marcas da série desde os primórdios. Dentro da fortaleza de Shadow Moses, Snake encontrará sobreviventes do ataque, que começam a ajudá-lo com informações sobre o local. MGS tem um roteiro muito bem produzido e envolvente, sendo um dos melhores jogos produzidos para o Playstation. Um detalhe interessante é que o jogo aborda muito a questão genética, influenciado pelo projeto genoma lançado nesta época. Em 2004 o jogo ganhou um remake para o GameCube intitulado Metal Gear Solid: The Twin Snakes, com melhores gráficos, algumas cinematics remodeladas e boa parte do elenco de dublagem mantido.

Jogabilidade: a jogabilidade é praticamente igual a do Metal Gear 2 do MSX2, com uma visão de cima e guiando o personagem com o direcional ou alavanca nas quatro direções. O stealth kill está muito bem desenvolvido, sendo possível enforcar os oponentes pelas costas usando o quadrado quando desarmado. O circulo ataca os inimigos com os punhos, o X abaixa e o triangulo permite o modo de visão em primeira pessoa, enquanto L e R trocam de armas ou itens. Na parte superior direita da tela está o radar, que além da posição mostra também a direção que os inimigos estão olhando. O jogo possui um número relativamente pequeno de armas, dispondo apenas de uma pistola, uma metralhadora, um rifle, granadas e os lança-mísseis. As armas são disparadas com o quadrado, mirando quando se segura o botão e disparando quando se solta, coordenando o eixo horizontal por meio de uma mira laser. O rifle é disparado com visão em primeira pessoa. Os demais itens auxiliam em determinados pontos do jogo, como óculos infravermelho, binóculos, rações, detector de minas, cartões de acesso, colete e, claro, cigarros. Por fim, cabe salientar que o jogo tem dois finais, que serão definidos por um único evento próximo ao final do primeiro CD. O final feito definirá o item secreto que será ganho após completar o jogo.

Pros: a qualidade do roteiro é uma marca registrada da série, estando ainda melhor neste jogo. O envolvimento da ciência e as frequentes teorias da conspiração o tornam muito instigante, prendendo o jogador de forma que às vezes é difícil parar de jogar. Os personagens apresentam uma história muito complexa, realista e bem explicada, fugindo bastante do velho Herói x Vilão. A dublagem é outro fator a ser elogiado, presente em todas as conversas, muito bem feita, com diálogos inteligentes e atores bem escolhidos. As Boss Battles são interessantíssimas, todas bem diferentes, sendo necessário estratégias diferentes em cada um, sendo muitas vezes possível vencê-los de várias formas. Fora isso, a trilha sonora é bem composta e precisa. Os itens de apoio são elaborados de forma que você não precisa necessariamente pegar alguns deles mas sua vida fica muito mais fácil se os tiver. Por último, quem curte desafios irá gostar das missões extras, com vários níveis de dificuldade possíveis.

Contras: a jogabilidade pode ser um problema para quem não está acostumado, sendo amplamente criticado por fãs de outras franquias. É difícil às vezes espreitar junto a parede sem que Snake saia correndo. Quem curte jogos de ação propriamente ditos pode ficar um pouco entediado com as longas conversas.

Screenshots:











Trailer:



Considerações Finais: Metal Gear Solid é um dos melhores jogos do psx na opinião do PCG (afinal sei que o Mr. Gameworld compartilha a minha opinião), sendo responsável pela relativa popularidade ganha pela série. Todo o clima desenvolvido pelo game faz com que o jogador sinta que realmente está em um filme de ação. Fora isso, o jogo agrada pela inteligência artificial bem desenvolvida, que necessita táticas de evasão que nem sempre darão certo em todas as situações. As sequências para ps2 e ps3 conseguem manter a excelente expectativa criada por este jogo, fazendo com que Metal Gear seja uma das melhores séries de jogos já produzida, não havendo até o presente momento nenhum jogo que prejudique a serie (entre os escritos pelo Kojima pelo menos). Seguramente um dos melhores jogos dentro desta que é minha série favorita.



8 comentários:

  1. Esse jogo é realmente sensacional. Portanto, eu concordo com sua observação dele ser um dos melhores games do PSX. Fugindo totalmente dos clichês (muitas vezes enontrado em games do seu gênero), ele tem um enredo extremamente surpreendente. Quem começa a jogar, é dificil consegir parar, pois a forma com que todas as conspirações, os questionamentos e outros dos detalhes do enredo são apresentados aos jogadores é realmente um dos pontos fortes dessa obra (assim como os demais Metal Gear e, evidentemente, Zone Of The Enders, provando que roteiros profundos são uma caracteristica nas produções de Kojima). Esse é um game imperdivel simplesmente. Alias, excelente review e bela escolha especialmente na 3° Screenshot (a de baixo na esquerda, no caso). Como sabe, sou muito, muito fã da moça em questão. E não somente pelo motivo mais obvio, mas tambem pela historia sensacional que a envolve (sem mais nomes, sem mais palavras, sem mais detalhes... senão corro o risco de deixar Spoilers sairem através das minhas palavras XD HAhHAhHAhHA). Abraço cara! Até mais! Parabéns por mais essa bela review!

    ResponderExcluir
  2. Valeu pelo comentário, mr. Gameworld. Sabia que concordaria, hehehe. Seguimos portanto na Operação Metal Gear. No caso de MGS 1, acho um dos melhores da série. Seu roteiro é algo raramente visto. E, como tu sabe, a terceira e a quarta foto foram colocadas em tua homenagem, afinal são teus personagens favoritos, por motivos diferentes, hehehe. Para a galera que começou a acompanhar a serie no ps2, recomendo que volte no tempo e jogue os primeiros, afinal a historia é seguida diretamente e se complementa de todas as maneiras. E quem nunca jogou nenhum terá a possibilidade de jogar um jogo genial como poucos. Recomendo para todos os gamers!

    ResponderExcluir
  3. Será que alguém mais percebeu que o roteiro de Metal Gear Solid lembra muito Missão Impossível 2?

    ResponderExcluir
  4. Bah, cara, aí eu fico te devendo, nunca vi nenhum filme de Missão Impossível, tenho problemas com o Tom Cruise, hehehe...

    Mas neste caso tu quis dizer que missão impossível parece Metal Gear, afinal o jogo saiu dois anos antes do filme pelo pouco que eu sei.

    Tu tem como dizer que semelhanças tu viu no filme sem dar spooler do jogo?

    ResponderExcluir
  5. O melhor Game da franquia, na minha opinião.

    Isso sim é espionagem e furtividade no maior estilo do psone. (Y)

    ResponderExcluir
  6. Exatamente, cara, esse é um dos games inesquecíveis do psx. Sou fã de toda a serie e este de fato é um dos melhores, o segundo na minha opinião (o MGS3 é o primeiro). Valeu pelo comentário, Juao Lucas. Volte sempre que puder.

    ResponderExcluir
  7. Metal Gear como um todo é fantástico, não tem um jogo que não envolva o jogador do início ao fim e se sinta no enredo. Mesmo sem ter jogado todos - ainda -, só de ler sobre eles já se nota o quanto isso é evidente. MGS eu joguei faz tempo e mal me lembro da versão original, mas recentemente joguei o Twin Snakes. Assim como suas sequências, é como um filme. Alguns reclamam do excesso de diálogos e cenas, o que não é meu caso, pois cada minutos destas fazem do jogo algo mais especial e cinematográfico. A história trabalhada de maneira que prenda e surpreenda o jogador, tão complexa e rica, é algo único. Além das boss battles interessantes que existem nesse jogo como tu disse, especialmente uma delas em especial em que se precisa usar um método nada convencional pra superar o boss. Acho que não preciso falar o nome dele pra saber qual é xD. Certamente o melhor do estilo que teve pro PS1 e o Game Cube teve a honra de receber esse remake e também sendo o melhor do estilo pra ele na minha opinião. Complicado é falar dele sem dar um spoiler, mas é épico como toda a franquia. Parabéns pelo review!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bah, cara, até me emocionei com o teu comentário. Metal Gear é minha série favorita, e realmente parece um filme. Este jogo é um clássico do psx e gerou três continuações incríveis no ps2 e ps3. Recomendo ao amigo que jogue os que ainda faltam, inclusive os do MSX, não vai se arrepender. A complexidade da história é algo impressionante para uma série de jogos que levou 20 anos para ficar pronta.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...