quinta-feira, 26 de abril de 2012

ATELIER IRIS: ETERNAL MANA!

Escrito por: Time Keeper
Postado por: Mr.Gameworld

Gênero:
RPG
Plataforma: PS2
Ano de lançamento: 2005
Produtora: NIS

Revisão: Atelier Iris é o grande marco que representa a chegada da NIS ao ps2. Acredito que deva ser seu primeiro RPG nesta plataforma, ou quase o primeiro. Não me lembro de como entrei em contato com esse jogo, talvez se deva ao fato de que eu já respeitava a empresa, por conta de Ar Tonelico. O jogo começa com uma sequencia de cenas que querem deixar o jogador viajando definitivamente, coisa que a NIS adora fazer em seus jogos. No meio das cenas finais você vai participar de um combate onde se da pra ter uma ideia do básico. Voltando ao contexto histórico, seu personagem principal se chama Klein e ele é um alquimista que acaba de ser salvo por Lita, uma garota misteriosa que aparece em várias cenas no começo do jogo. Os dois começam a conversar e logo aparece um clima de humor, coisa que também é bem presente em jogos da NIS. Após esse evento você terá de enfrentar o combate mais uma vez, porem dotado de mais uma possibilidade do jogo, a capacidade de usar a alquimia durante o combate, o que será detalhado brevemente adiante. O foco inicial de Klein é se aventurar pelo mundo, mas à medida que ele vai conhecendo Lita e o mundo ao seu redor, as coisas vão tomando um rumo um tanto mais sério.

Jogabilidade: O jogo possui um sistema simples de batalha em turnos que não podem ser previstos pelo jogador. Você simplesmente tenta deduzir quem vai ser o próximo. Na batalha você pode usar skills, após adquiri-los, que diferem de personagem pra personagem, dando uma importância a todos no grupo e também disponibilizando um verdadeiro leque de possibilidades. Isso prontamente significa que se pode trocar o seu grupo de ataque durante a luta com os reservas. Você também poderá usar alquimia, é claro. Caso não saibas do que se trata, o próprio jogo ilustra pra ti, mas bem... Alquimia é a antecessora da ciência química, onde se acreditava que existia toda a magia que envolvia a junção de coisas que também teriam poderes mágicos, como o elixir da vida. No jogo realmente funciona assim, só que a magia se chama mana. Para coletar mana você devera utilizar seu cajado no campo fora da batalha, ou após derrotar monstros, apenas se derrotado por Klein, para absorver a essência elementar constituinte desses objetos ou dos monstros. Dependendo do objeto você terá mana de um elemento especifico. Quebrando uma pedra, por exemplo, te dará pontos de mana da terra. Alguns outros objetos ou monstros te dão manas de mais de um elemento.  O jogo também conta com seres que são pura mana, também chamados de mana (só pra confundir um pouquinho), que seriam representantes dos elementos. Klein começa com a mana da natureza (trabalha com madeira e agua), e à medida que se joga se encontram outras manas, as quais possuem habilidades para se usar na exploração de campo, tornando o jogo bem mais legal.

Prós: Como acabei de citar acima, a exploração do jogo é um aspecto bem trabalhado, seguindo o estilo de jogos que fazem com que você tenha vontade de explorar um ambiente de novo, para conseguir itens usando habilidades de exploração que você não tinha quando visitou aquele lugar pela primeira vez. O tom de humor no contexto de varias conversas é, pra mim, uma das coisas mais legais no dialogo do jogo, com algumas conversas dubladas. A OST também é mais uma soma aos bons elementos que se pode observar, sendo bem variada e calma. O desenho do jogo é todo em estilo anime, dando um tom legal de se apreciar.

Contras: Como Klein é o único alquimista do grupo, terás dificuldades em alguns combates porque você depende inteiramente dele para criar itens durante a batalha utilizando sua mana. Se ele morrer, você tem que ter algum item pra revivê-lo ou então a sentença de morte lhe foi dada caso não dê pra finalizar os monstros. Esse RPG segue os conformes tradicionais de se achar seus inimigos pelo mapa, me refiro aos “Random Encounters”, identificar os lugares importantes de uma dungeon ou achar itens nela se torna sempre mais cansativo com batalhas aleatórias do que seria se pelo menos lutar fosse uma questão de tocar em monstros no campo.

Screenshots:










Trailer:


Considerações Finais: Eu recomendo o jogo aos jogadores que apreciam uma historia bem trabalhada, expressa nos seus detalhes de uma forma bem humorística, e que estão a fim de jogar um RPG mais simples em Jogabilidade. Mas ele não tem aquela coisa que prende o jogador de fato.


8 comentários:

  1. eu tenho os 3 Atelier do PS2 sou fã da serie estou jogando o Atelier rorona do PS3... e não da pra dizer qual é de fato melhor, de cara o Atelier Iris 1 ja é de grande admiração, o fato tbm é de vc aproveitar praticamente todos os itens que vc pegar e melhora-los, é um otimo RPG digo que é obrigatorio pra quem gosta de RPG de neste estilo....não vou falar dos outros pq vou esperar outro post de ouro como esse \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom os três ^^ Eu gostei muito da mech sword criada no 3, bastante criativa. Eu tinha esquecido esse ponto que levantaste D: Faz muito tempo que joguei os três da série D: Realmente você nunca disperdiça nada.
      Quem gosta de estilo anime no visual e realmente quer um RPG que enfoca conteudo pode considerar a busca terminada após ler esse post xD
      Em breve verás os outros por aqui ^^
      E o Mr. Gamer vai cuidar dos Mana Khemias :D

      Excluir
  2. Grande Time Keeper. Zerei Atelier Iris ano passado e me surpreendi. Não o considero genial sob nenhum aspecto, mas tem uma jogabilidade e uma história muito boas, praticamente nenhuma falha, exceto alguns detalhes como tu bem salientou nos contras. O sistema de itens certamente é o que torna o jogo mais legal, com varias fórmulas e receitas seguindo bem a "febre por alquimia" que havia na época. Bela lembrança e bela review.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é um jogo que você não diz "Oooooooooh melhor jogo que já joguei até agora" mas ele tem seu jeito de conquistar as pessoas :D
      Foi dificil achar contras X_______X admito logo rsrs.
      Valeu ai pelo apoio :D
      E desculpa a demora D:

      Excluir
  3. Continuem assim com otimas reviews!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo apoio ^^ E perdão a demora pelo feedback D:

      Excluir
  4. Primeiramente, perdão pela demora para postar o meu comentário. Mas aqui estou eu agora para dizer a você Time Keeper, que novamente você fez um excelente trabalho com uma belíssima review! Saiba que é muito bom ter sua colaboração por aqui todo o mês, pois você faz reviews excelentes! Novamente, devo dizer que infelizmente, apesar de imensa vontade de jogar Atelier Iris que sua review me fez sentir, tenho coisas demais para jogar (ontem mesmo o Edu-Jb estava a todo o custo tentando me convencer a jogar um certo game, mas fui obrigado a dispensar por enquanto, decepcionando o cara XD hehheheheh). Mas sem duvida Atelier Iris é mais uma possibilidade forte que acaba de entrar em minha lista desde o momento que li seu texto! Esta de parabéns pelas colaborações valiosas que fazes aqui nesse Blog! Um forte abraço para você Time Keeper! Até mais!

    ResponderExcluir
  5. Desculpa a demora pra vir aqui D:
    Achei seca minha forma de escrever, faltando elementos ligativos, sinceramente D: Mas é uma tentativa e agente vai melhorando com o tempo rsrs.
    Agradeço muito sua colaboração com relação a minha colaboração xD
    Quanto ao jogo do Edu, fiquei curioso por você não dizer qual é esse XD
    É um exelente jogo que te faz ir atras do II e do III :D E no III você vê de onde eles tiraram muitas coisas do gameplay presentes em Mana Khemia.
    Valeu ai :D

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...