segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

MONSTER HUNTER FREEDOM UNITE!

Escrito e editado por: Edu-jb

Gênero: Ação/Aventura
Plataforma: Playstation Portable
Ano de Lançamento: 2008
Produtora: Capcom

Revisão: Monster Hunter é uma série de jogos da Capcom que coloca o jogador na pele de um caçador em uma era pré-histórica. A série Freedom Unite é da segunda geração do game, lançado para PSP. O jogo rapidamente se tornou uma febre, especialmente no Japão mas também fora dele. A história se dá em torno de um caçador que chega a uma vila de humanos, uma raça ainda conquistando seu lugar no mundo. Esta vila é localizada no meio de vários ambientes selvagens como montanhas de gelo, florestas, desertos, pântanos e vulcões, sendo estes dominados pelos mais variados tipos de répteis, como lagartos, serpes e dragões, mas também alguns insetos, aves gigantes e mamíferos primitivos (em geral herbívoros). Logo no início do jogo você deverá editar o seu caçador, escolhendo sexo, nome, rosto, cabelo, etc. O jogo então se inicia, na vila. Enquanto está na vila, o caçador pode interagir com moradores, se alimentar, dormir, investir no sítio (um local onde é possível ganhar itens gratuitamente) e participar de aventuras solo ou em parceria (com outro caçador através do modo 2 player). Nas missões, o caçador deve buscar determinados itens, realizar algum tipo de fusão ou simplesmente caçar os monstros selvagens. A série Freedom apresenta várias melhorias em relação à geração anterior (para ps2), como melhores gráficos, mais opções para editar seu caçador, número maior de armas e monstros e a vila expandida. O jogo conta com mais de 70 monstros e um número absurdo de missões, sendo que muitas horas serão necessárias para zerar este jogo tendo completado todas elas.

Jogabilidade: o controle do personagem se dá pela alavanca. Na vila e nos cenários de combate quando se está com a arma guardada, R funciona como corrida enquanto L posiciona a câmera. Os comandos variam com o tipo de arma que se está utilizando, sendo que triângulo usa um dos ataques e círculo o outro. A função do X pode ser rolar ou recuar, dependendo da arma. R usa ataque especial, mira ou defende. Quadrado usa o item selecionado. As armas possíveis são bem diferentes, cada uma com sua vantagem e desvantagem. São elas: espada curta e escudo, duas espadas curtas, espada longa, espada gigante, martelo, chifre de caça, lança, lança que dispara, arco e flecha, besta leve, besta pesada. Há dois tipos de armaduras, a do Blademaster, que é utilizada por quem usa as armas como espada, martelo e lança, e a do Gunner, usada pelos arqueiros e atiradores. As armaduras conferem habilidades que podem ser muito úteis para completar as missões. Os itens funcionam para recuperar HP, energia, conferir proteção contra calor ou frio, matar insetos, aumentar ataque ou defesa e assim por diante. Além disso, os ambientes são realmente selvagens, havendo vários perigos que o caçador deve se precaver, como lugares extremanente quentes ou frios, pântanos venenosos, alimentação adequada e por aí vai.

Pros: o jogo é imenso, sendo necessárias muitas horas para conseguir completar todas as missões e enfrentar os monstros secretos. As armas são bem variadas e com diferentes características, de forma que é possível armar táticas diferentes com cada uma delas. Claro que no início a espada longa parece a melhor opção, mas logo se percebe que todas as armas podem ser úteis, dependendo do seu perfil e do monstro que está caçando. As armaduras são muito bem feitas, sendo cada detalhe perceptível quando o personagem a veste. As habilidades especiais conferidas por cada conjunto de armadura influencia muito na batalha, sendo este mais um fator a se pensar, além da defesa conferida.

Contras: o jogo não tem um enredo bem estabelecido. Até tem cenas ao longo do jogo e existe um "final" mas nenhuma história é efetivamente contada. Não é possível entrar nos cenários sem estar em missões, o que limita a exploração do ambiente. Depois de algum tempo as missões se repetem, apenas aumentando o nível de dificuldade e um ou outro fator diferente. Para enfrentar os monstros de missões adiantadas é necessária muita prática, de modo que o jogo não se preocupa muito com o jogador casual. Você precisará ser muito bom neste jogo para conseguir completá-lo, além de ter muito tempo.

Screenshots:



 





Trailer:
 


Considerações Finais: Monster Hunter é um excelente jogo do PSP, não é a toa que é mania, quem duvida pesquise no youtube o gigantesco número de pessoas que postam videos enfrentando todos os monstros com as mais variadas armas. Ele exige muito tempo e prática, de modo que jogadores que buscam apenas passar o tempo vão acabar morrendo diversas vezes. A opção de dois jogadores permite jogar com amigos, organizando táticas avançadas em um modo cooperativo que pode ser muito divertido. Enfim, trata-se de um jogo quase obrigatório para quem possui um PSP e curte aventuras.


2 comentários:

  1. Achei legal a escolha do jogo pra review :D sem contar que ficou otima
    Precisava até observar mais pontos a respeito desse jogo, porque eu nunca o joguei pelo 1° contra citado
    Não consigo jogar um jogo sem observar uma historia sabe? mesmo que eu comece por um jogo tipo "jogo tal 5" sendo os antecessores sequencias diretas deste
    É interessante o trabalho dado aos aspectos da jogabilidade como um todo, me fazendo lembrar de Odin Sphere em alguns momentos xD
    Sei que tem umas versões pra ps2 e parece que até uma pra nitendo wii....não sei se jogarei no futuro D: a historia pesa muito...ainda joguei o modo extra de Phantasy Star porque o jogo tem um enredo principal 1°
    uau acho que esse foi meu maior comentário xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehe... Valeu Time Keeper. Na verdade esse jogo é estranho. Como tu, eu também gosto de enredos (Metal Gear!) e este jogo me decepcionou neste sentido. Mas é indiscutível que o jogo é muito divertido. Honestamente não sei se recomendo. Joguei este jogo no meu psp por 240 horas (isso sem contar as zilhões de vezes que morria e carregava, não contabilizando horas). Como é um minigame, tu joga um pouco, para, joga, para, conforme a possibilidade do teu trabalho. Só que mesmo nessas 240 horas não consegui ver os últimos dragões. O jogo tem um efeito viciante, é difícil parar de jogar. E isso te impede de jogar coisas melhores, com roteiros bons. Tenho psp há quase um ano e zerei 5 jogos apenas, muito por causa deste jogo, hehehe... mas talvez eu que não tenha sabido colocar limites. Além disso o jogo é difícil pra caramba, exige muita paciência. É uma pena, a ideia do jogo é excelente, dava pra colocar um roteiro em cima (mesmo que não fosse grande coisa)e colocar mais interatividade, escolha de caminhos, essas coisas. Mas enfim, resumindo, acho que vale pra minigame, pra console mesmo (tipo wii) com certeza tem coisa mais legal para jogar.

      E um comentário grande exige uma resposta grande, hehehe...

      Abraço

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...