sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

AMERICAN MCGEE'S ALICE!

 Escrito e editado por: Mr.Gameworld

Gênero: Ação/Aventura
Plataforma: PC
Ano de Lançamento: 2000
Produtora: EA Games/Rogue
Revisão: desde muito criança sou fã do famoso conto Alice no País das Maravilhas. Pois esse game é justamente baseado no conto originalmente lançado no livro de 1862 (porem, pode esperar algo de bem diferente)! Exatamente em 2000, American McGee (designer  gráfico da EA Games)  resolveu assumir por completo (roteiro e designe) a produção de American McGee's Alice, para dar um tom macabro, assustador, violento e perturbador para a famosa obra de Lewis Carrol. A missão foi cumprida com sucesso, pois McGee pensou nos mínimos detalhes para dar esse clima "pesado" para o game (por exemplo: a trilha sonora ficou por conta de Chris Vrenna, baterista original do Nine Inch Nails, banda de Rock Industrial que ganhou reconhecimento nos anos 90 por sua criatividade e pelo clima perturbador de suas canções)! O enredo se inicia com Alice dormindo. Em cima da mesa estava seu gato, que ao fazer um movimento acaba derrubando um lampião próximo à lareira (fazendo com que o local começasse a pegar fogo). Em poucos segundos a casa inteira começa a ser tomada por chamas e a família de Alice acaba morrendo no acidente. Sentindo-se culpada pelo ocorrido, já adulta Alice se encontra em um manicômio, com os pulsos cortados e aparência sinistra. Eis que seu coelho de pelúcia começa a se mexer e Alice acaba sendo levada para o País das Maravilhas. Em meio a um ambiente sombrio e macabro, Alice vai à procura do Coelho Branco que aparentemente  é o único que tem as respostas para suas perguntas, mas acaba descobrindo que o local estava se tornando um caos devido ao controle impiedoso da Rainha de Copas. Guie Alice nessa aventura que vai muito além do que inicialmente se vê, podendo ser facilmente definida com apenas uma palavra: GENIAL!

Jogabilidade: a jogabilidade desse game é bastante interessante. Ao longo da aventura de Alice, você irá se deparar com diversos obstáculos em um mundo psicodélico, como plataformas flutuantes, caminhos que serão construídos conforme os passos da personagem, cordas para você alcançar outro local, fontes de ar  para Alice voar com seu vestido e alguns eventuais enigmas. Tudo isso ocorre em um plano 3D bem tradicional, onde você terá uma ampla visão dos cenários e poderá explorá-los com bastante liberdade. Existe uma boa variedade de armas no game, que alias dão um ar ainda mais macabro para a jogatina (afinal, diga-me: quando você imaginaria a dócil Alice cortando seus inimigos ao meio fazendo o uso de uma faca coberta de sangue?!). Todas as armas que Alice encontrar terão um ataque normal e um ataque secundário. Os ataques secundários normalmente são ataques à distância. Para ter certeza que eles acertarão seus inimigos, você deverá ter como referencia o pequeno ponto azul que está sempre na frente de Alice, que serve como mira (e pode ser controlado apenas pelo mouse). A mira se faz muito importante para combater inimigos aéreos, além de que serve também para visualizar os cenários. Vale lembrar que é sempre muito importante estar ligado nas dicas que o Gato de Cheshire dá a você, indicando através de uma linguagem complicada (exatamente como na obra original) as soluções para seus problemas. Antes que eu me esqueça, devo dizer que o game é bastante desafiador! Por isso tenha em mente dois comandos básicos: F4 para Quick Save, F1 para Quick Load (eles serão seus melhores amigos nessa aventura. Use e abuse dos Quick Saves). Agora que você já sabe como o gameplay de American McGee's Alice funciona, é só aproveitar a viajem nas sombras do "País das Maravilhas"!

Pros: os gráficos do game (apesar de datados) são bons e interessantes, com cenários e personagens  construídos com um designe que aumenta o tom macabro da obra; a OST é sensacional, com musicas sinistras e que fecham perfeitamente com o clima de cada ambiente da aventura; a jogabilidade é interessante, com sistemas de exploração e combate bem elaborados; o enredo é excelente, indo a fundo no psicológico da protagonista (fora o fato de que apresenta diversas citações ao enredo de ambos os livros: Alice no País das Maravilhas e Alice Através do Espelho); todos os diálogos são dublados (sejam eles entre personagens importantes ou não). As  dublagens passam longe de serem perfeitas, mas são boas; as armas de Alice são muito variadas, todas com suas devidas utilidades!

Contras: não é possível utilizar Joysticks (a menos que você use um programa milagroso para isso); tudo pode ser configurado no teclado da forma que você quiser, menos a mira que ficará sempre no Mouse (o que pode fazer você demorar para se acostumar aos combates contra inimigos aéreos especialmente); a falta de precisão dos pulos de Alice inicialmente pode imcomodar um pouco. É dicifil prever com certeza onde a personagem irá cair, pois com minimos toques em uma direção, Alice faz movimentos muito rápidos. Mas não se preocupe: com um pouco de prática você estará jogando de olhos fechados; alguns bugs eventualmente ocorrem, como por exemplo, o desaparecimento das musicas por alguns segundos.

Screenshots:












Trailer:


Considerações Finais: Dessa vez a EA Games e a Rogue ultrapassaram os limites da insanidade, dando sua versão para um dos mais bem sucedidos contos de todos os tempos em uma das obras mais macabras  e mais características dos videogames! McGee foi genial em sua produção, dando um ar bizarro para o game, desde o roteiro até a arte gráfica (que foi possivelmente a maior responsável por transformar o game no que ele foi, com cenários psicodélicos, sempre com um clima sombrio e pesado, além dos personagens, que em sua maioria são feios e desajeitados ou com aparência de maníacos)! Se você é fã de Alice no País das Maravilhas, esse game é obrigatório! Se não gosta da obra em questão, mesmo assim ele pode valer a pena, por ser um excelente game que mistura um clima de terror (podendo talvez agradar os fãs de Survival Horror) com uma jogabilidade bem conhecida nos games de Ação/Aventura. Em minha opinião, uma obra de arte dos games! Deixem seus comentários! Nos vemos por aqui!


10 comentários:

  1. Caramba... que jogo bizarro. Não conhecia mas a ideia parece no mínimo interessante. Realmente tem tudo para ser assutador. Afinal Alice no País das Maravilhas de fato daria um excelente jogo de terror, hehehe...

    ResponderExcluir
  2. Coincidência xDDD eu estou começando justamente a jogar o alice madness returns xD
    bem...nesse jogo também vem disponível esse alice, porem sempre que abro da um erro que envolve o openGL...tentei resolver e não consegui..irei baixar o jogo por aki e ver se consigo rodar :D
    mt bom o jogo edu :D

    ResponderExcluir
  3. opa! exelente review tb :D não posso deixar de parabeniza-lo por isso mr gamer =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Time Keeper. Esse game é muito bom mesmo! E Alice Madness Return é um dos meus grandes focos na nova geração de games. Assim que meu PC estiver em condições de rodá-lo, irei certamente jogar e fazer uma review! E para você Edu, digo que esse vale a pena. Bizarrice e psicodelia como quase nenhum outro game tem! Abraço pra vocês!

      Excluir
    2. essa simplesmente um jogo incrível, não tenho palavras para descrever esse genero. (oh god baixando agora).

      Excluir
  4. Consegui rodar baixando por aki :D
    Nunk tinha visto um crack pra um jogo em forma de executavel '-' ate agora so vi .dll's
    Bem..eu consegui jogar no joystick :D mas claro q usando o programa milagroso mencionado xDDD
    Se chama joytokey. É um programa que converte inputs de controles em teclas do PC :D basicamente você pode fazer com que o seu pressionar do triângulo se torne o pressionar da tecla Z por exemplo..assim vc pode utilizar controles para gerar os botões do teclado no jogo
    Agora eu não cheguei a ver esses combates aereos...não sei se da pra configurar uma mira com o controle...porq da pra tb emular o mouse so q Ainda tenho q ver melhor aki
    Se alguem quiser posta o comentário que eu upo pra o 4shared sei la o programa e minhas configurações

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Valeu pelas informações Time Keeper! É que eu sinceramente não tenho muita paciencia para testar esses "programas milagrosos" como eu mesmo disse na review. Como eu não achei nada de absurdo jogar no teclado, zerei o game assim (até porque o maior problemas mesmo é a mira no Mouse). Mas de qualquer forma, valeu pelas informações sobre o programa. Certamente pode ajudar o pessoal! Informações adicionais sempre são bem vindas! Abração cara!

      Excluir
  5. Eu ainda não consegui jogar. Quando monto a imagem, a opção de jogar fica inacessível e não tenho o serial number pra instalar o jogo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tudo tranquilo? Bem... aqui vão as instruções para a instalação e execução do game:
      1) Baixe os arquivos (que são ISOs dos CDs de instalação), extraia em uma pasta desejada.
      2) Monte a imagem da ISO do Disc 1 (ou grave o CD e coloque no Drive). Uma janela de instalação do game irá abrir.
      3)Faça tudo que for necessário nela, até que o CD2 será pedido. Monte (ou coloque no Drive) a ISO do Disc 2 e continue o processo de instalação.
      4) Quando estiver concluído, volte ao Disc 1, mas dessa vez acesse “Meu Computador” e use a opção “Abrir” no ícone do CD.
      5) Procure a pasta “Crack”, onde você irá encontrar o numero do serial e o arquivo “Alice” hackeado. Copie o arquivo “Alice” dessa pasta e cole na pasta do game (que por padrão é instalada em “Arquivos de Programas”). O arquivo “Alice” original da pasta deverá ser substituído.
      6) Abra o game pelo Ícone e quando o serial for pedido, coloque-o conforme o numero encontrado na pasta Crack.
      Agora é só se divertir com esse game genial e macabro! Espero ter ajudado! Abraço e volte sempre!

      Excluir
    2. Funcionando perfeitamente. Muitíssimo obrigado! Abraço.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...