sábado, 17 de dezembro de 2011

SUPER CASTLEVANIA IV!

Escrito por: Raul Lessa
Editado por: Mr.Gameworld

Gênero: Ação/Aventura, Side-Scrolling
Plataforma: Super Nintendo
Ano de Lançamento: 1991
Produtora: Konami
Revisão: considerado por muitos um dos melhores games da série, Super Castlevania 4 é sem dúvidas um marco importantíssimo da série! Após duas sequelas com sucesso misto, a Konami decide trazer a série para a era 16bit da Super Nintendo. Na verdade, Super Castlevania IV é um remake do primeiro Castlevania, mas obviamente com muito conteúdo novo. O jogo possui diversos cenários, inclusive fora do castelo, gráficos 16 bits e a trilha sonora composta principalmente de novas músicas, incluindo uma boa porção de remixes de músicas anteriores da série, como será explicado posteriormente. Além disso, Super Castlevania IV soube explorar bem o sistema 16bit com sprites maiores e mais detalhados. Os inimigos sempre foram algo que me intrigou na série, nesse título, Castlevania vai buscar referências mitológicas, cinematográficas, literárias e folclore ocidental. Inimigos épicos como Frankenstein, Medusa, Múmia, Morte (Grim Reaper), Hydra entre outros. Super Castlevania IV reconta a história do primeiro Castlevania. 100 anos após a guerra contra os Belmonts, Dracula ressuscita novamente trazendo com ele seus monstrengos do submundo. Simon precisa aguçar sua habilidade e muito bem armado com sua arma lendária e o conhecimento passado de geração em geração pelo seu clã, parte na missão de mandar Dracula ao submundo novamente. Dessa vez, Simon se depara com cenários totalmente novos, e diferentes da outra versão, o jogo se inicia muito antes do Castelo e passa por diversos níveis como mansões, cavernas, jardins e no próprio castelo encontra-se algo diferente como novos níveis até encontrar o Conde. 

Jogabilidade: o jogo conta com um avanço imenso na jogabilidade que mesmo por linear contou com progressos significativos como correção da dificuldade absurda da versão anterior: correção do movimento do personagem (que antes era extremamente limitada), Simon pode usar o chicote em 8 direções, além de um movimento especial que lhe permite usar o chicote em qualquer direção, o que corrigia aquela limitação da versão antiga, a mobilidade do personagem durante o pulo (o que antes era impossível). Esse foi o progresso significativo da jogabilidade.

Pros: Super Castlevania IV é sem dúvida um dos jogos mais agradáveis da série, pois não é ridiculamente difícil como seu amigo Rondo of Blood em que Richter é muito limitado no sentido mecânico, sendo assim um jogo de reflexos onde é só você, o chicote e o jogo, o que torna a batalha mais divertida por não ser nem ridiculamente difícil pela limitação e nem por ser tão fácil como seu conterrâneo SotN. Mesmo não contando com todos os milagres gráfico de Dracula X, Castlevania IV além de ter uma magnífica jogabilidade também conta com belos gráficos muito bem detalhados. É sem dúvida um dos melhores Castlevania à moda antiga.

Contras: Não há muito o que reclamar desse título. Apesar de ser um marco importante para a série, Super Castlevania IV poderia ser mais trabalhado em alguns pontos como o enredo, voltou muito ao clichê da série do Belmont que derrota o Drácula. Nesse ponto fica atrás de Castlevania III e Dracula X.

Screenshots:











Trailer:



8 comentários:

  1. Como já disse logo acima, muito boa a review Raul! Esse game é realmente incrivel! Um clássico que merece muito destaque dentro da série Castlevania e tambem entre os games de seu estilo de um modo geral! Valeu pela review Raul! Apareça por aqui sempre que puder! Nos falamos por ai brother o/

    ResponderExcluir
  2. eu discordo do clichê, pois esse é um remake do Castlevania 1, me corrija se eu estiver errado

    ResponderExcluir
  3. Artur Cabal: Você não está errado. Como o proprio Raul Lessa escreveu aqui em sua contribuição para o Blog, Super Castlevania IV é um remake do primeiro game. Quanto ao clichê, creio que o Raul quis dizer que o game poderia ter trabalhado melhor a história, com novos pontos, etc, fugindo um pouco do clichê. De qualquer forma, o game é excelente e dentro da série Castlevania, a palavra "clichê" não representa algo ruim! Abraço Artur! Volte sempre!

    ResponderExcluir
  4. Ae Mr Game World o/
    Obrigado pela oportunidade de fazer essa review de um dos Castlevanias que eu mais gosto! Me fez recordar dos tempos que ainda jogava esse Castlevania(foi o primeiro que eu joguei). Recordar é viver! Se precisar de qualquer apoio não exite em chamar *u*
    Valew a força o/
    -
    Att: Raul Lessa

    ResponderExcluir
  5. Raul Lessa: eu que agradeço pela força que você deu e continua dando para o Blog! Quanto a sua contribuição com essa review de Super Castlevania IV, devo dizer que me fez recordar tambem de bons momentos jogando esse game que alias, tambem é um dos meus favoritos! Volte sempre que puder brother! Abração!

    ResponderExcluir
  6. ótimo review. grande game, as vezes volto a jogá-lo no emulador pra matar a saudade. Como ja citado pelo pessoal, este é um remake do primeiro, por acaso akele Castlevania Chronicle que saiu pra PS1 tbm é uma uma versão dessa história?

    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Giovani J.S.: A quanto tempo cara! Bom ter um comentário seu novamente por aqui! Quanto ao Chronicles, até onde eu sei, ele conta outra aventura de Simon Belmont (pelo que me lembro após Super Castlevania IV). Alias, um excelente game tambem (que como todos os Castlevanis, terá um review por aqui). Perdi as contas de quantas vezes zerei ele XD

    ResponderExcluir
  8. SUPER CASTLEVANIA IV NÃO É SIMPLESMENTE UM JOGO, É UMA OBRA DE ARTE!!! TRADUZIDA POR UMA TRILHA SONORA SIMPLESMENTE ESPETACULAR!!! UMA DAS MELHORES TRILHAS DE TODOS OS TEMPOS!!! O SEGUNDO MELHOR DA SERIE PERDENDO APENAS PARA CASTLEVANIA LORDS OF SHADOW. TAMBEM CONSIDERO O SEGUNDO MELHOR JOGO DO S.NINTENDO PERDENDO APENAS PARA SUPER MARIO WORLD QUE É UM DOS MELHORES JOGOS DE TODOS OS TEMPOS.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...