segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

(PROJECT ZERO) FATAL FRAME!

Escrito e editado por: Mr.Gameworld

Gênero: Survival Horror 
Plataforma: Playstation 2, XBox
Ano de Lançamento: 2001
Produtora: Tecmo

Revisão: para quem busca algo de realmente assustador e inovador dentro do mundo dos Survival Horror, eu poderia dizer que Fatal Frame (Project Zero ou simplesmente Zero em outras regiões do mundo) é umas das melhores opções. Tudo nesse game foi pensado para tornar o clima extremamente tenso a todo e qualquer momento, tanto que deixou sua marca na geração PS2 como um game de terror para quem tem nervos de aço! Além disso, ele trás um estilo de Gameplay que realmente fugiu de todos os padrões estipulados dentro de seu gênero (veja em Jogabilidade). O enredo do game se inicia em 24 de Setembro de 1986, com o jovem Mafuyu, que em certa noite decide investigar a supostamente assombrada Mansão Himuro em busca de seu mentor que havia desaparecido no local. Conforme Mafuyu anda pelos sombrios corredores da gigantesca mansão, as especulações sobre o local começam a se confirmar: o jovem começa a ser assombrado por espíritos aparentemente inconformados com sua presença. Armado com a Câmera Obscura (uma câmera fotográfica que tem a capacidade de materializar e consequentemente capturar espíritos), Mafuyu consegue livrar-se de um deles, porém, acaba sendo atacado em seu caminho de volta por algo bem mais poderoso. Após três semanas do desaparecimento de Mafuyu, sua irmã mais nova, Miku Hinasaki decide ir em busca de seu irmão na mansão. Logo que entra no local, Miku encontra o espírito de uma misteriosa garota, e encontra logo à frente a Câmera Obscura deixada por seu irmão, que a partir desse momento será sua única arma nessa perigosa missão em um território infestado de negatividade vinda dos espíritos à procura da salvação de suas desgraças deixadas no plano material (não importando quem sofrerá ao decorrer dessa busca)! Assim tem inicio o game de verdade! Melhor se preparar, pois você irá conhecer macabras histórias envolvendo rituais e torturas sofridas pelas pessoas que hoje vagam pela terra em sua forma espectral!

Jogabilidade: como eu havia dito anteriormente, Fatal Frame apresenta uma jogabilidade bem pouco convencional dentro de seu estilo. Essa afirmação pode se confirmar de várias maneiras, a começar por um dos pontos mais geniais de seu sistema: não existe a famosa divisão por salas. Ou seja: apesar de existirem diversas portas, passagens e escadas, o cenário será único. O que eu estou querendo dizer com isso? Se você estiver sendo seguido pelos espíritos (que atravessam paredes, obviamente), eles poderão lhe seguir por qualquer lugar, pois aqui você não será salvo por um Loading ao entrar em uma porta. Isso certamente aumenta a tensão do game, fazendo o jogador se sentir constantemente vulnerável! Você terá à sua disposição alguns itens de cura e sua arma será sempre a Câmera Obscura, na qual você poderá fazer diversos Upgrades (aumentando seu foco, sua sensibilidade e até mesmo seu dano). Esses Upgrades poderão ser feitos com o uso de pontos que você ganha durante os combates com os espíritos malignos e também fotografando alguns espíritos "bem intencionados" que aparecem rapidamente ao decorrer do jogo (é necessário ter bons reflexos e precisão para pegá-los a tempo). A câmera basicamente funciona da seguinte forma: ao pressionar o botão que a aciona, você terá uma visão em primeira pessoa (a visão da lente), que terá uma indicação diferente em seu centro. Justamente esse ponto é o que você usará como mira, para dar dano nas assombrações que surgirem em seu caminho. Quanto mais tempo você ficar mirando com o centro da lente corretamente focado no fantasma, mais dano você dará nele quando disparar (é possível ter uma noção do momento certo de disparar guinado-se pelos pequenos Kanjis que aparecerão na parte mais baixa da tela. Quanto mais deles aparecerem, mais alto será o dano executado). Tal disparo é chamado de Core Shot. Vale lembrar também que atacar um fantasma no exato momento em que ele estiver atacando você poderá salvar sua vida, pois isso acionará o Zero Shot, que evita que você seja atacado, além de resultar sempre em bons danos (esse momento é indicado com uma mudança de cor do centro da lente, de azul para laranja)! Por todos esses motivos, não ataque desesperadamente, até mesmo por que a câmera também tem munição (no caso os seus filmes). Alias, existe mais de um tipo de filme, sendo alguns mais poderosos. Por isso, sempre tente economizar os filmes mais fortes para combates com fantasmas perigosos e mais especificamente para os chefes! 

Pros: os gráficos (além de complementarem o clima do game) são excelentes, especialmente se levarmos em consideração o ano em que o jogo foi lançado, tão cedo; o enredo é muito bom, trazendo um clima puramente baseado em rituais malignos, com uma ambientação que nos leva diretamente ao Japão e suas crenças; diversos gritos, sussurros e gemidos podem ser ouvidos constantemente, deixando SEMPRE aquela impressão de "Tem algo por perto!"; a ideia de um cenário inteiro foi certamente uma ideia genial, pois isso aumenta o medo ainda mais (nos fazendo acostumar com o fato de tecnicamente não existir um lugar 100% seguro); existe a possibilidade de controlar Miku sem nem se quer precisar ficar mexendo no analógico de seu controle para cada minimo movimento. Isso ocorre quando ela está correndo. Pressionando o botão de correr, você apenas precisará direcionar a menina para onde você quer seguir. Isso acaba com aquela movimentação esquisita encontrada em alguns dos Survival Horrors, onde seu personagem precisava primeiro se virar para somente depois de fato começar a se movimentar naquela direção (o que atrapalharia bastante para correr dos inimigos); a jogabilidade inovadora, baseada em uma única arma usada através de um sistema que marcou praticamente um novo conceito que se tornou característica da franquia, faz com que o game se torne ainda mais interessante.

Contras: os comandos são um pouco complicados e você poderá demorar algum tempo para se adaptar à eles. O principal problema na jogabilidade fica por conta da velocidade com que a câmera se movimenta de um lado para o outro (ou de cima para baixo). Ou seja: tentar virar 360 graus para procurar o fantasma com a câmera aberta pode ser um grande erro. Melhor mesmo é fechar a câmera e quando tiver contato visual com a assombração, abri-la novamente para focar em seu inimigo. Pequenos contratempos, mas nada que chegue a atrapalhar de verdade o andamento do jogo.

Screenshots:











Trailer:




Considerações Finais: Creio que Fatal Frame seja um dos mais bem pensados Survival Horrors já lançados. Tudo ficou perfeito no clima do game, que apresenta muita cultura Japonesa, ambientes perfeitamente bem desenvolvidos, que assim como quase tudo no game, ajudam a tornar seu clima extremamente assustador (e nesse caso, leve a palavra "assustador" ao seu mais profundo significado)! Nada se compara a estar em meio a uma gigantesca mansão do Japão, assombrada por vários e vários fantasmas que, acima de tudo, podem te seguir por qualquer lugar! Além disso, o enredo é perturbador, mostrando vários rituais macabros e impiedosos! Sem duvida um game genial de uma série que se tornou uma paixão do Mr.Gameworld! Desligue  todas as suas luzes, ligue seu PS2 e sua TV, coloque Fatal Frame para rodar e descubra se depois de algum tempo de jogo, conhecendo cada um de seus inimigos, você ainda terá coragem de ir até a geladeira buscar algo para comer! Um forte abraço a todos! Nos vemos por aqui! E não esqueçam de comentar e conferir também minha review do segundo game, Crimson Butterfly (só clicar no nome)!


7 comentários:

  1. Ero-marco

    Ohhh, bom post cara. Aproveitando, me vem uma dúvida, como fiquei sabendo que graficamente o Fatal Frame 3 é melhor, eu comprei ele primeiro, porém queria saber, ele é continuação dos outros 2 ou todos são histórias independentes? E logo após o 3, vc receitaria eu pegar o 1 ou o 2? Ah, e sobre o contra que vc colocou, o bom do 3 que ele tira essa lentidão com a câmera, se vc segurar L2 vc roda a câmera mais rápido, apesar que de qualquer maneira é melhor sair do modo câmera mesmo. Valeu e ótimo post

    ResponderExcluir
  2. Bah, acho que Fatal Frame foi um dos primeiros jogos de ps2 que ouvi falar, quando eu ainda estava com meu psx. Realmente excelente jogo, bastante assustador, com roteiro baseado nos clássicos do cinema de horror japonês que até então, pelo que eu sei, ainda não tinham aparecido nos videogames. Depois ficou até comum, com os outros Fatal Frame, Siren e por aí vai.

    A ideia de uma "câmera que captura espíritos" também é um clássico, aumentando a sensação de vulnerabilidade. Pessoalmente, sempre achei difícil "sentir medo" em um jogo quando estava armado com pistolas .45, espingardas calibre 12, rifle de precisão, lança-mísseis, hehehe...

    Me intrometendo e dando minha opinião ao amigo acima, o Fatal Frame é melhor em vários aspectos e pode sim ser considerado uma continuação dos dois primeiros, mas não uma continuação direta (tipo God of War 1 e 2). Eventos dos primeiros foram lembrados em alguns pontos no 3, o que tu nao deve ter entendido quando jogou, claro. Então não deve estragar o clima de jogar os outros.

    Abraço

    Edu-jb

    ResponderExcluir
  3. Edu-Jb: como eu disse ao longo de todo o meu review, Fatal Frame reuniu vários conceitos para deixar um clima de tensão enorme (em minha opinião os games mais assuatdores que zerei até hoje). Claro que, dentro do mundo dos Survival Horrors existem diversas formulas para assustar os jogadores, ficando impossivel fazer comparações. Fatal Frame resolveu fazer algo diferente de tudo isso, conseguindo criar suas marcas registradas no terror dos videogames. Sabe que sou apaixonado por esses games! Abração Edu! Volte sempre!

    P.S.: Não se preocupe em se "intrometer", como você mesmo disse. Aqui no Blog comentarios são livres e sempre bem-vindos, e quanto mais comunicação rolar entre os gamers, creio que mais legal as postagens ficam.

    ResponderExcluir
  4. Ero-marco

    De fato, valeu pela intromissão Edu,kkkk e sim, não entendi muito bem o tal do Yuu na hist, ele morreu e talz, mas sei la, de fato falta umas coisinhas, mas pelas anotações da personagem dá pra entender. E ja que vcs falaram, vou ver se pego o 1 depois de zerar 3. Valeu

    ResponderExcluir
  5. gostei muito do site e otimo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Victor! Valeu cara, que bom que gostou. Seja muito bem vindo e sinta-se a vontade para retornar e comentar tambem sempre que quiser. Os trabalhos aqui não param e estão sempre a todo o vapor. Muita coisa ainda está por vir. Aqui tem games para todos os gostos. Abraço. Até mais.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...