sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

PERSONA 3!

Escrito por: Time Keeper
Postado por: Mr.Gameworld

Gênero: RPG
Plataforma: Playstation 2
Ano de Lançamento: 2006
Produtora: Shin Megami Tensei/Atlus

Revisão: Persona 3 foi um dos meus primeiros jogos de PS2, me interessei em vê-lo por ter terminado o 2 (para PS1) mesmo tendo-o terminado sem saber quase nada de inglês. Esse jogo me encantou na 1ª jogada (amor à primeira vista). Vi aspectos totalmente diferentes em um RPG. O jogo começa com um estudante que foi transferido para uma escola em outra cidade, onde ele pretende ficar em um dormitório organizado por estudantes da mesma, devido a negócios que ocupariam muito tempo de seus pais. Em caminho ao dormitório, ele se depara com cenas estranhas após seu relógio marcar 00:00. Chegando ao seu novo lar, ele encontra um garoto estranho que o pede para assinar um contrato. É aí onde podes selecionar o nome do seu personagem. Você conhecerá duas das suas companheiras de dormitório, as estudantes Mitsuro Kirijo e Yukari Takeba, que nada parecem saber a respeito do garoto misterioso. Começa então sua nova jornada como estudante. Ao jogar, você saberá melhor o que acontece e seu objetivo é descobrir o motivo e a razão por trás desse mistério. O jogo não foca somente esse contexto, você tanto investiga quanto leva uma vida normal de estudante, podendo fazer amizades, estudar pra provas da escola, namorar, sair pra comer a noite, uma serie de coisas que tornam o jogo incansável e viciante.

Jogabilidade: Em suas investigações você contará com a ajuda de seres mitológicos, os chamados personas, que são as manifestações do seu interior. Elas podem ser representações divinas ou demoníacas (o que desemboca um grande conhecimento sobre crenças e mitologias ao jogador). É bem necessário o uso das personas para poder explorar as fraquezas dos inimigos ao máximo, pois elas possuem ataques elementais (magias de fogo, gelo, raio... etc), mas cuidado! Uma persona que tem um elemento como afinidade, sendo consequentemente forte contra ele, pode ser fraca contra outros, e essa fraqueza pode ser explorada pelo seu inimigo. Infelizmente só o personagem principal pode mudar de persona, enquanto os outros terão de usar a mesma persona até o fim, porém isso estimula o uso de cada um deles dependendo da situação. O jogo conta com um sistema de turnos e telas de batalha onde você pode utilizar-se de ataques convencionais ou pode chamar sua persona para fazer o trabalho. Existem duas maneiras de se começar um combate. A primeira é atacando o inimigo no campo com uma arma (Estocs, arcos, katanas). Dessa forma o jogador garante um turno extra na frente dos inimigos. Também se pode começar um combate ao ser tocado por um inimigo que lhe viu, mas acho que ninguém vai querer começar as coisas desse jeito. Além de perder a vantagem, podes ter uma desvantagem de um turno. E acredite, pode ser o fim apenas por conta desse deslize. A criatividade dos golpes e o entrosamento dos personagens com dublagens durante a luta que fazem um show a parte. Seu grupo consiste em ate no máximo 4 integrantes, porem você só pode controlar o principal, os outros agem por si em virtude das ordens que você da a eles. Por outro lado, tens a possibilidade de formar laços de amizade durante suas visitas a vários lugares pela cidade, ou na própria escola. Esse é o sistema inédito em jogos chamado de Social Link. Os social links são extremamente necessários para sua jornada, pois eles fortalecem as várias facetas que o personagem principal possui, e isso significa aumentar a força de uma determinada classe de personas.

Pros: Como falei lá em cima, o jogo conta com um sistema totalmente novo e bastante empolgante. As musicas dão o devido contraste a cada cena do jogo. Seja em sua vida normal, ou em meio aos mistérios por trás do jogo. Você pode traçar caminhos diferentes ao decidir o tempo que você irá dedicar aos estudos ou as certas pessoas, o que não deixa o jogo repetitivo mesmo após termina-lo. Além de ele possuir mais de um final.

Contras: Seu personagem é o foco do jogo. Se ele morrer em meio a uma batalha, os outros 3 podem estar vivos mas é game over pra você. Como os outros personagens não são controláveis pode esperar falhas no AI deles, às vezes eles tomam decisões diferentes das que você queria que eles tomassem. O fato de o jogo possuir apenas uma dungeon pode desestimular alguns jogadores.

Screenshots:











Trailer:


Considerações Finais: Persona 3 é um jogo que vai trazer um novo conceito sobre RPG’s pra que jogar. Não é a toa que ele ganhou 3 prêmios em seu lançamento. Além disso, você ainda pode prestar atenção em alguns elementos que a Shin Megami adora abordar em seus jogos, que no caso seria a abordagem sobre tabus. Só jogue esse jogo nas suas férias porque você vai ter problemas pra acordar cedo no outro dia de aula. 


8 comentários:

  1. Belo review Time Keeper! Como eu disse ali nos agradecimentos, fiquei com muita vontade de jogar (infelizmente a lista é grande XD)! Valeu pela contribuição para o Blog, a de agora e obviamente o apoio de sempre! Sabe que aqui você já é de casa! Abração do Mr.Gameworld! Nos falamos por ai Time Keeper!

    ResponderExcluir
  2. Eu queria tar no seu lugar sabe? rsrs
    mts jogos pra jogar..mta coisa nova rs
    de titulos de rpgs eu fiz uma parte consideravel =/ os q eu mais gosto
    estou me sentindo vc aki xD recebendo os agradecimentos XD
    "Volte sempre" XDDDDD

    ResponderExcluir
  3. HAHAhHAhHAhHAhAHHAHHAhAH! Nem se preocupe, porque vai ter essa oportunidade mais vezes \o/! Certamente quando eu precisar de mais reviews dos leitores, irei correr para falar com você! Ae você vai poder me dizer o "Volte sempre novamente" XD! Abração!

    ResponderExcluir
  4. Bela escolha de jogo, Time Keeper. Te parabenizo duplamente: primeiro pelo post; segundo, por ter zerado o Persona 2, hehehe.... não sei se sou eu, mas foi um rpg que virei só porque tinha começado mesmo. Zerei o 3 primeiro, aí quis ver os outros.

    Persona 3 é realmente um excelente jogo, muito divertido e mantem a temática de apocalipse dos rpgs da Atlus, mas com um clima menos sinistro que os outros, como os Shin Megami Tensei 1, 2 e 3 (Nocturne). Parabéns pela lembrança.

    E ao Mr. Gameworld recomendo que jogue este jogo assim que possível (mas não é uma "dívida" hehe). E eu aguardo o momento certo que zerar o 4 que promete ser ainda melhor.

    Abraço

    Edu-jb

    ResponderExcluir
  5. Edu-Jb: De fato o amigo Time Keeper fez um excelente trabalho em sua review. Quanto à jogar Persona 3, pode deixar que esse se encontra no Top da minha lista de prioridades (pena mesmo que muitos estão lá HAhHAhAHh). Já tinha vontade de zerar esse game pelo pouco que conhecia, e depois de ler a review do Time Keeper fiquei com mais vontade ainda! Abração Edu! Volte sempre e sinta-se me casa brother!

    ResponderExcluir
  6. Obrigado :D
    Vejo que tens uma boa afinidade com a shin megami *_____* tb admiro mt suas produções :D
    Nem comentei no post mas a dublagem dos personagens sempre me surpreendeu tb

    o Nocturne eh bem legal tb :D to apanhando pra termina-lo no modo hard XD

    Também recomendo q esse jogo seja visto imediatamente xD
    Principalmente por ser um rpg tão diferente

    E pra ti edu reforço tua ideia de jogar o 4 :D simplesmente o melhor rpg q eu jah joguei ate hj rs

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho a versão Fes e da para jogar sem o persona 3 desde do inicio igual ao persona 3. Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  8. "Só jogue esse jogo nas suas férias porque você vai ter problemas pra acordar cedo no outro dia de aula." REALMENTE XD Haha, se eu me lembro bem minha experiência diárias com P3 FES começava as 10h da manhã e terminava as 10h da noite xD, eu realmente adorei esse jogo e me emocionei bastante.

    O texto está bom mas eu sinto que ele podia ser ainda melhor, mas enfim ^^ P3 é um dos meus RPGs favoritos, eu nunca tinha jogado um jogo assim antes, ele que me iniciou na franquia que infelizmente eu ainda não conheço tão bem assim.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...